sexta-feira, 23 de março de 2012

PROJETO:ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL/PLANO DE AULA

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data:09 a 13 de abril de 2012
Tema: Alimentação saudável(Alternativa) e saúde
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Conhecer sobre hábitos de alimentação saudável,
*Entender benefícios para o corpo através da alimentação,
*Compreender os malefícios de uma alimentação desregrada,
*Identificar uma alimentação saudável(Alternativa);
* Exercitar atividades que envolvam o tema abordado

Incentivação:

-Mural
-Música
-História

Habilidades:

*Conhecer e valorizar uma alimentação saudável(Alternativa;

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.
Iniciar a aula com alguma história ou notícia sobre alimentação saudável, discutir com os alunos sobre os hábitos errados de alimentação, se eles conhecem esses erros. Levar para a sala recortes de jornais e revistas de alimentos industrializados como salgadinhos e refrigerantes e de alimentos saudáveis como frutas e legumes.
As crianças irão produzir cartazes mostrando os alimentos que possuem muita gordura, açúcar e sal e os alimentos saudáveis. Dispor revistas e tesouras para que as crianças busquem tais alimentos.


Atividades:

09/04 - História e DVD ( caixa surpresa) e confecção de cartazes
10/04-Colagem de crepom(suco natural) e música
11/04 - Colagem ( banana)
12/04-Pinte as frutas usando cores indicadas
13/04-História (branca de neve) e pinte a fruta envenenada

Projetos desenvolvidos:

Alimentação saudável(Alternativa);

                  
JUSTIFICATIVA:

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta.
                                     

OBJETIVO GERAL:

Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.




 OBJETIVOS:

*Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;

 *Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
* Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

* Valorizar o momento reservado à alimentação.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)




Conversa e registro (desenhos, mural e histórias) sobre a alimentação preferida das crianças;

Registro dos alimentos por eles;

Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;

Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;

Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;

Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;

Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;

Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam uma piramide que represente uma alimentação saudável;


PRODUTO FINAL



Finalizaremos o projeto saboreando uma salada de frutas,contendo as frutas preferidas dos alunos.
AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo e também através de relatório organizado pela professora.

BIBLIOGRAFIAMARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável (Internet).BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

                                              
HISTÓRIA DAS FRUTINHAS AMIGAS


Era uma  vez uma frutinha chamada pêra e ela tinha muitos amigos, vamos conhecer? Eu sou a pera  verde. Uma fruta linda e deliciosa. Vou apresentar a vocês alguns amigos, todos muito coloridos, saborosos, mas às vezes esquisitos.
São ricos em vitaminas e sais minerais, o que é muito bom para a saúde.
Eu sou o abacaxi. Minha casca é dura e verde, mas quando estou maduro fico amarelado. Minha poupa é macia e suculenta. Sou muito gostoso, posso virar sucos e doces. Sou muito nutritivo e ajudo na formação dos ossos, para a criança ficar bem forte e saudável.

Já sabem, né! Eu sou a laranja. Sou laranjada por fora e amarelinha por dentro, muito rica em vitaminas. O limão, a lima e a tangerina são meus parentes. Viro um delicioso suco.

Amiguinhos, agora que vocês já sabem quem somos, que tal pedir a mamãe para ajudar a procurar figuras de frutas e brincar de “Você sabe quem eu sou?”. Depois, vocês podem fazer um passeio pelas feiras, sentindo o cheiro, a textura e as cores das frutas. Podem também ajudar a escolher as compras, sem apertar as frutas, e quando chegarem em casa, lavar uma por uma e guardá-las para a mamãe, que depois poderá fazer belos sanduíches, saladas e vitaminas. Hummmmmmmm, que delícia!




4 comentários:

Rosa Barros disse...

parabéns pelo trabalho realizado, vc é 10.

Diário da Claudia disse...

parabéns, gostei muito do trabalho. Bjus

Larissa disse...

Adorei o projeto !
Parabéns !
Estou pensando em fazer algo parecido com esse se eu conseguir o emprego na sala de maternal.

Abraços,
Larissa.

TATY disse...

ADOREIII ,MUITU INTERESSANTE VAI AJUDAR MUITO EM MINHA CARREIRA....
BJUS TATY

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE