CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data:16 a18 de abril de 2012
Tema: Dia do livro Semestre: 1º Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.
Atividades de rotina
Competências:
* Reconhecer e valorizar o livro infantil;
* Exercitar atividades que envolvam o tema livro.
Incentivação:
-Mural
-Música
-História
Habilidades:
*Conhecer e valorizar o livro infantil
Desenvolvimento:
Conversa informal sobre o tema abordado.
Atividades:
16/04 - História e música
17/04-desenho livre
18/04 - Recorte e colagem ( Dia do livro)
Música para o dia do livro infantil
LER É PRECISO
Ler, ler vamos ler
Ler, ler é saber
Ler, ler é preciso ler
Ler, ler é aprender
Ler, ler é sonhar
Ler, ler é viajar
Ler, ler é emocionar
Ler, ler é conquistar
O livro é o professor do professor
Quem escreve livro é escritor
Para escrever um livro
Quantos outros foram precisos?
O livro é só o começo de uma história
É o espelho da memória
Registro de conhecimento
Ao longo do tempo
(música de Helena Cabral
O dia 18 de abril foi instituído como o dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livro”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa. Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Projeto Dia do Livro
OBJETIVOS:
- Estabelecer as diferenças existentes entre as personagens;
- Reconhecer a importância da leitura para estimular a criatividade (reconhecimento sucinto);
- Descrever as características físicas das personagens dos contos e fábulas;
- Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura;
- Expressar-se oralmente demonstrando clareza, seqüência lógica;
- Participar no estabelecimento de critérios de classificação de elementos;
- Demonstrar criatividade em atividades que envolvam desenho;
CONTEÚDOS:
- Leitura
- Expressão oral
- Classificação
- Sequênciação
- Coordenação motora fina, desenho
- Expressão gestual e corporal
- Coordenação motora fina
RECURSOS:
- Lápis de cor
- Canetinha
- Tesoura
- Cola
- DVD de vídeo
- Papel chamex
-Livros
Pesquisa feita no blog http://mentesbrilhantes.arteblog.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário