terça-feira, 17 de abril de 2012

História de Monteiro Lobato/ Projeto dia do Livro e plano de aula

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data:16 a18 de abril de 2012
Tema: Dia do livro Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

* Reconhecer e valorizar o livro infantil;
* Exercitar atividades que envolvam o tema livro.

Incentivação:

-Mural
-Música
-História

Habilidades:


*Conhecer e valorizar o livro infantil

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.


Atividades:


16/04 - História e música

17/04-desenho livre

18/04 - Recorte e colagem ( Dia do livro)

Música para o dia do livro infantil

LER É PRECISO

Ler, ler vamos ler
Ler, ler é saber
Ler, ler é preciso ler
Ler, ler é aprender
Ler, ler é sonhar
Ler, ler é viajar
Ler, ler é emocionar
Ler, ler é conquistar
O livro é o professor do professor
Quem escreve livro é escritor
Para escrever um livro
Quantos outros foram precisos?
O livro é só o começo de uma história
É o espelho da memória
Registro de conhecimento
Ao longo do tempo

(música de Helena Cabral



O dia 18 de abril foi instituído como o dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.


“Um país se faz com homens e com livro”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa. Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.



                                                          Projeto Dia do Livro

 


OBJETIVOS:

- Estabelecer as diferenças existentes entre as personagens;

- Reconhecer a importância da leitura para estimular a criatividade (reconhecimento sucinto);

- Descrever as características físicas das personagens dos contos e fábulas;

- Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura;

- Expressar-se oralmente demonstrando clareza, seqüência lógica;

- Participar no estabelecimento de critérios de classificação de elementos;

- Demonstrar criatividade em atividades que envolvam desenho;


CONTEÚDOS:

- Leitura

- Expressão oral

- Classificação

- Sequênciação

- Coordenação motora fina, desenho

- Expressão gestual e corporal

- Coordenação motora fina

RECURSOS:

- Lápis de cor

- Canetinha

- Tesoura

- Cola

- DVD de vídeo

- Papel chamex

-Livros

                            Pesquisa feita no blog    http://mentesbrilhantes.arteblog.com.br/

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