quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dicas para trabalhar com maternal e sugestões de atividades

Quinta, 27 de janeiro de 2011
Dicas para trabalhar com maternal
Sugestões de Atividades:
- Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.

- Higiene Bucal após as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.

- Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.

- Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.

- Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.

- Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

- Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

- Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).


- Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

- Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.

- Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.

- Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

- Apresentação das cores.

- Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

- Contos de histórias curtas.

- Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.

- Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

- Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.

O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.

- Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.

- Traçados simples: Coordenação Motora.

- Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.

Estímulos para os bebês:
“O adulto precisa apresentar o mundo”

• Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte, yakult...
• Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
• Bolinhas de cheirinho feito com meia calça
• Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
• Tampas de Nescau com figuras.
• Cds com figuras, furado e usado como móbile.
• Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
• Janelinhas das sensações.
• CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
• Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
• Varal das sensações.
• Cestos dos tesouros.
• Pendulo com bola e elástico colado no teto.
• Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
• Tnt, brincar colar gravuras em cima contar histórias...
• Marcadores textuais na história narrada pelo educador como: “aí, daí, então, depois, acabou”.
• Tambor com latas, usando balão e tnt com bastante cola como tampa, rolo com celofane numa ponta para olhar e falar.
• Cabides de fita e tampas com gravuras.
• Gravuras na altura da criança, no chão, teto...
• Propor sons: pam pãrarã, pim,pirim pimpim.
• Incentivar as crianças a tocarem a parte do corpo que diz a música.
• Móbile de abelha material: novelo de lã asa de balão e antena de palito no anzol, imitar o som da abelha zum, zum...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Justificativa

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a paixão. Quando se fala de Copa do Mundo todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está todas as nações se unem e acompanham este grande evento.

Objetivo Geral

O desenvolvimento deste projeto mostrará para o aluno a diferença entre os países, em relação ao modo de se vestir, alimentação e música.
O desenvolvimento deste projeto tem em vista um trabalho interdisciplinar. É possível desenvolver diversos conhecimentos através deste evento, pois o futebol tem um grande espaço em nossa cultura e é preciso lembrar que um evento como a Copa reúne vários países sem a descriminação das diferenças como: raça, religião, classe social etc.

Objetivos Específicos

-Divulgar, valorizar e conhecer as culturas do Brasil, Itália (Mat. A) e França (Mat. B);
- Visualizar danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;
- Identificar os países através da bandeira e cores;
- Compreender e Respeitar o trabalho coletivo.

Período de Realização: Maio à Agosto 2010.

Metodologia

- Será usado o laboratório de informática,sala deaula e data show.
- Exibição dos trabalhos e fotos no mural da escola.


Temas transversais

Ética: Abordagem da união dos povos através da copa, respeito entre os alunos e as regras, trabalhar o conceito de que nem sempre se vence. Através das derrotas traçamos novas estratégias.

Meio Ambiente: Pesquisa sobre os lugares e as mudanças por causa da copa (enfeites), localizar pontos positivos (torcida) e negativos (sujeira).

Pluralidade Cultural: Verificar se possui costumes dos outros países que nós herdamos. Pesquisar alguns ídolos e montar um painel dos ídolos do futebol da vários países para apresentação em sala de aula.


Matemática

- Quantidade de jogadores no campo de futebol.

Língua Portuguesa

- Hino Nacional (confecção do hino com figuras relacionadas às palavras).

Artes

- Reprodução de uma maquete –campo de Futebol;
- Música Partida de Futebol do Skank;
- Confecção de 1 jogador de futebol do país trabalhado.
Desenvolvimento do Projeto

Sugestão de atividades

*Em um primeiro momento será realizada a seguinte pergunta:
Qual o significado da copa para VOCÊS?

*Para iniciar o projeto os alunos farão uma pesquisa sobre a copa: onde será a copa 2010, Jogadores convocado, imagens sobre costumes, músicas, comidas e pontos turísticos. Após a apresentação, os alunos irão confeccionar a bandeira do Brasil que ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e o significado da Bandeira).

*Será realizado um debate: “Qual a importância do futebol para a família?” Cada resposta será anotada para a confecção de um painel.
Após o debate os alunos irão para a sala de informática.

*Através da pesquisa os alunos identificarão onde fica a Africa .
Após a localização será confeccionada a bandeira do país que ficará exposta na sala (com seu respectivo significado).


*Conhecimento das músicas da África, momento de muito aprendizado para o conhecimento de um novo ritmo musical.



*Conhecendo um pouco da cultura da África,como costumes, roupas e pontos turísticos. Através de fotos e vídeos.

*Culinária: os alunos irão conhecer um pouco das comidas típicas
- África

*Confecção de maquete-campo de futebol. Este trabalho será feito em grupo.

*Reprodução do ponto turístico, Confecção do mascote, Etc.


Copa do Mundo: A filosofia do futebol

O Futebol
Esse esporte sem igual
Une o povo Brasileiro
Na busca de outra Taça:
Grande sonho Nacional .

O Futebol
Esse esporte sensacional
Transformou toda a Terra
Numa grande comunidade.

Que esse esporte fraternidade
Possa dar outra contribuição :
Servir de inspiração
Aos ideais de solidariedade
E ilumine a raça humana
Nos caminhos da humanidade.

Que o Futebol possa conter
O esporte e o ideal !

Viva o Brasil
E o Futebol Nacional
Que Brasil carregue sempre
A Taça fraternal .

Paz na Terra
E glória ao Futebol Mundial
Que ele tenha por objetivo
A Confraternização Universal !

segunda-feira, 20 de julho de 2009

PROJETO "FOLCLORE"







TEMA
Folclore
DURAÇÃO
Agosto de 2009

AUTORA:
Maria Aparecida Rodrigues Marques

CLIENTELA
Maternal II-B e Jardim I -B

ÁREA DE CONHECIMENTO
*Identidade e Autonomia
*Linguagem Oral e Escrita
*Matemática
*Artes
*Natureza e Sociedade
*Música
*Movimento

JUSTIFICATIVA:
O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
OBJETIVOS:
• Repassar valores culturais.
• Conhecer e Resgatar a importância do Folclore.
• Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
• Socializar.
• Estimular o ritmo.
• Desenvolver a linguagem oral e escrita.
• Desenvolver a criatividade.

DESENVOLVIMENTO:
No primeiro momento, trabalharemos Identidade e Autonomia, fazendo uma investigação com os alunos sobre os conhecimentos preexistentes sobre o assunto. Diante de explanações e questionamentos será feita uma listagem com os resultados obtidos:
- Roda da conversa (crianças em círculo)
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas.
Iniciaremos o projeto contando história sobre algumas lendas:
- Lenda do Saci
- Lenda da mula sem cabeça
- Lenda do Boto
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Curupira
Trabalharemos com as lenda, contando-as e reproduzindo-as através de desenhos .
Na aula de Artes confeccionaremos máscaras variadas ( saci, sereia, curupira, caipora).
Na área de Matemática trabalharemos com jogos de memória, confeccionados pelos próprios alunos.
Também em Artes modelaremos o cachimbo do "saci-pererê" e o "Bumba-meu-boi".


SUGESTÃO DE HISTÓRIA


Era uma vez em uma floresta vários personagens lendários, que resolveram promover uma festa a fantasia para comemorar o dia do Folclore.
Começaram os preparativos: a decoração, a comilança e os convites.
O Sabiá se encarregou de levar os convites.
Tudo foi organizado na caverna da Cuca.
O Curupira foi responsável pelos doces e quase botou fogo nas panelas
A Iara trouxe os enfeites: pedras coloridas , conchas, estrelas-do-mar e peixinhos.
Chegou a grande hora. Os parentes, amigos e todos os lendários foram chegando.
O DJ era a Mula-sem-Cabeça que estava enlouquecida para agitar a galera.
Logo entrou o Saci Duas Pernas, o Lobiboi, a Iara Pocotó, o Curuiara, a Mula-com-Cabeca, o Bumba Tatá e outros conhecidos e desconhecidos.
A Iara falou:
- Todo mundo dançando! Vamos lá galera!
A bruxa Caxuxa gritou:
- Mexam o esqueleto!
O Boi-da-Cara-Preta mugiu:
- Não pisem nos pés dos meus filhinhos!
A festa estava muito divertida e foi até o amanhecer.
Dançaram até cansar e a caverna ficar vazia. Foi uma festa sensacional!
Há! O Boto-Cor-de-Rosa comeu todo


Aproveitaremos a aula de Linguagem Oral para trabalharmos com parlendas. Pseudo-leitura.

Uni duni tê
Salamê minguê
Um sorvete colorê
O escolhido foi você.
Lá em cima do piano
Tem um copo de veneno
Quem bebeu , morreu
O culpado não fui eu.
Lá na rua vinte e quatro
A mulher matou um gato
Com a sola do sapato
O sapato estremeceu
A mulher morreu
O culpado não fui eu.
Batalhão lhão lhão
Quem não entrar é um bobão
Abacaxi,xi,xi
Quem não sair é um saci
Beterraba, raba,raba
Quem errar é uma diaba
Borboleta, leta, leta
Quem errar é um capeta.
Hoje é sábado
Pé de quiabo
Amanhã é domingo
Pé de cachimbo
O cachimbo é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Chifra a gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo.
Um, dois, feijão com arroz
três, quatro, feijão no prato
cinco, seis, no fim do mês
sete, oito, comer biscoito
nove, dez comer pastéis.
Quem foi a cotia
Perdeu a cotia
Quem foi pra Pirapora
Perdeu a hora
Quem foi prá Portugal
Perdeu o lugar
Quem foi à roça
Perdeu a carroça
Rico trigo
Um, dois, três
Lá vou eu!
Cadê o toucinho
Que estava aqui?
O gato comeu
Cadê o gato?
Fugiu pro mato
Cadê o mato?
O fogo queimou
Cadê o fogo
A água apagou
Cadê a água?
O boi bebeu
Cadê o boi?
Foi amassar o trigo
Cadê o trigo?
Foi fazer o pão
Cadê o pão?
O padre pegou
Cadê o padre?
Foi rezar a missa
Cadê a missa?
Já se acabou.

Ainda na aula de Artes, exploraremos a parlenda (recorte e colagem) e em Linguagem Oral, repetiremos as parlendas várias vezes para a memorização.
Também aproveitaremos esta aula para trabalharmos com adivinhas, lançando desafios de perguntas:
*O que é, o que é?

Em casa está calado,
No mato está cantando
(machado)
Nasce no mato,
Na mata se cria,
Só dá uma cria.
(bananeira)
Tem asa e não voa
Bico e não belisca
Anda e não tem pé.
(bule)
Quatro na lama,
Quatro na cama,
Dois parafusos,
E um que abana.
(vaca)
Verde come folha,
Encarnado come sangue,
Doce como o mel,
Amargo como o fel.
(café)
Tem dente, mas não come,
Tem barba, mas não é homem.
(alho)
Cai da torre,
Não se lasca,
Cai na água,
Se espedaça.
(papel)

Cai da torre,
D'água nasce,
Na água cresce,
Se botar n' água,
Desaparece.
(sal)
Uma bola, bem feita
De bom parecer,
Não há carpinteiro,
que saiba fazer.
(lua)
Do tamanho de uma bola,
Enche a casa até a porta.
(lâmpada)
Quando estamos em pé,
Ele está deitado,

No eixo Música e Linguagem Oral trabalharemos com as cantigas populares e conversaremos sobre as brincadeiras que fazem parte do Folclore.
Cantigas de roda
Ciranda cirandinha
Ciranda, cirandinha,
vamos todos cirandar,
vamos dar a meia-volta,
volta e meia vamos dar.
Ó senhora dona clara,
entre dentro desta roda,
diga um verso bem bonito,
diga adeus e vá-se embora.
Caranguejo não é peixe,
caranguejo peixe é,
caranguejo só é peixe
na enchente da maré.
O anel que tu me deste
era vidro e se quebrou,
o amor que tu me tinhas
era pouco e se acabou.
Vai embora, vai melão,
vai melão, vai melancia,
vai jambo, sinhá, vai jambo,
vai jambo, sinhá, bem doce.
Senhora dona sancha
Senhora dona sancha,
coberta de ouro e prata,
descubra seu rosto,
que eu quero ver sua cara.
Que anjos são esses
de noite e de dia
que andam me rodeando,
-padre-nosso, ave-maria.
Somos filhos de um rei
e netos de um visconde
que mandam que se esconda
debaixo de uma ponte.

Garibaldi

Garibaldi foi à missa
com o cavalo sem espora.
O cavalo tropeçou.
Garibaldi pulou fora.
Garibaldi foi à missa
com o cavalo sem espora.
O cavalo tropeçou.
Garibaldi pulou fora.
Garibaldi foi à missa
com o cavalo sem espora.
O cavalo tropeçou.
Garibaldi lá ficou

Se esta rua fosse minha

Se esta rua,
se esta rua fosse minha,
eu mandava,
eu mandava ladrilhar,
Com pedrinhas,
com pedrinhas de brilhantes,
só pra ver,
só pra ver meu bem


ATIVIDADES
Artes: quebra-cabeças sobre personagens das lendas, modelagem com massinha, jogo da memória, máscaras, montagem de um livro sobre o Folclore, oficinas de artes: montagem de pipas, bilboque, cata-vento,etc.
-Textos (poesias).
-Músicas.
-Cruzadinha.
-Atividades matemáticas.
-Histórias.
-Caça-palavras.
-Jogos e brincadeiras.
-Liga-pontos.
- Caixa de livros na sala de aula
- Rodas cantadas
- Jogos e brincadeiras
- Fantoches de dedo
- Painel na sala
- Jogos de encaixe de provérbios
- Dominó de adivinhas
- Dobradura de personagens lendários
Conceitos atitudinais
*Interesse e respeito pela sua cultura.
*Preservação pela tradição de seus costumes.

Sugestões de Brincadeiras:
• Amarelinha
• Bolinhas de sabão
• Bilboquê
• Gosta desse
• Passa anel
• Boca de forno
• Balança caixão
• Cabra cega
• Jogo da velha
• Seu reizinho mandou
• Boca de leão
• Viva o bandor
• Meia, meia lua
• Vai e vem, etc...
Questionaremos com os pais, quais as brincadeiras que eles já brincaram com seus filhos, resgatando assim as brincadeiras de antigamente.
No eixo Movimento, poderemos então trabalhar as brincadeiras propostas pelos alunos.

RECURSOS:
Materiais:
*Livros de Histórias sobre folclore;
*Materiais para confecção de máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, lastex.
* Massinha para modelagem;
*Materiais para oficina de Artes: garrafas plásticas, vazias (de refrigerante), papel sulfite, seda, fantasia, palitos de churrasco, cartolina, cola, tintas diversas.
*DVD - Sítio do Pica-pau Amarelo.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Livros :
• Dia- a - Dia do Professor
PINTO Gerusa Rodrigues e
LIMA Regina Célia Villaça Lima
Editora FAPI LTDA
Volume 3

ANEXOS:
Sites de pesquisas:

WWW.aprendemimosodosul.com.br
www.ifolclore.com.br
www.folclorebrasileiro.com.br

ATIVIDADES PARA O PLANO DE AULA -ESTAÇÕES DO ANO











domingo, 19 de julho de 2009

Projeto “Brincado, Descobrindo e aprendendo na Escola”


Projeto “Brincado, Descobrindo e aprendendo na Escola”
Público alvo: Maternal II-B e Jardim I-B
Duração: 2º bimestre.
Professora: Maria Aparecida R. Marques

Justificativa:
O projeto Jogos e brincadeiras visam trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.
O desenvolvimento deste projeto pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade.
Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir".(Jean Piaget)
Objetivo Geral:
• Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.
Objetivos Específicos:

Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de:
• Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;
• Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;
• Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
• Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
• Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;
• Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.
• Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
• Reforçar a importância do brincar.


• Conteúdos (Opções de Jogos)
• Quebra-cabeça com figuras,
• Dominó das letras,
• Jogo da memória com alimentos,
• Boliche;
• Peãozinho;
• Produção de massinha;
• Brincando com quebra-cabeça de madeira.

Brincadeiras dirigidas com regras simples:
• Cobra-cega;
• Andar de trem;
• Corre cotia;
• Batata quente
• Põe a mão na cabeça (musica da raposa);
• Vamos passear (jogo simbólico);
• Dança da cadeira;
• Dança com bexigas;


Ao longo do ano devem ser trabalhadas atividades lúdicas, procurando estimular o raciocínio lógico das crianças, onde podem confeccionar vários jogos, motivando-as a interagirem com o grupo. As aulas transformam-se em brincadeiras significativas, que possibilitarão as crianças construírem e conhecerem cada vez mais a si, a seus colegas, e ao meio no qual estão inseridas.
Recursos Utilizados: Cartolina, papelão, canetinhas, tinta guache, cola, farinha de trigo, palitos de sorvete, revistas, folhetos de supermercados entre outros.
Sugestões de Jogos:

1)- Quebra-cabeça com figuras

Objetivo:
Estimular a atenção, concentração e a capacidade de análise e síntese visual.

Procedimentos:
Selecionar figuras, que as crianças achem interessantes na revista recortá-las, colá-las em uma cartolina ou papel cartão, em seguida determinar as formas como serão divididas e recortadas em alguns pedaços. Em seguida a proposta é brincar de montar novamente as figuras encaixando as peças no lugar certo.


2)- Dominó dos números e quantidades

Objetivo:
Familiarizar as crianças com os números e suas respectivas quantidades, promovendo a discriminação e a comparação das diferenças;
Desenvolver a concentração.

Procedimentos:
O jogo foi confeccionado com caixas de pasta de dente, no total 27 peças por jogo de dominó, as peças foram compostas de números e quantidade, no momento do jogo as crianças observaram e encaixaram cada número próximo a sua quantidade. Todas as peças devem ser jogadas até que o dominó esteja exposto por completo para visualizarmos no chão.

3)- Jogo da memória com frutas,

Objetivo:
Desenvolver o raciocínio lógico, atenção, concentração, a memorização e principalmente a capacidade de observação.

Procedimento:
Recortar quadrados no tamanho 15X15 no papelão, onde devem ser desenhadas algumas frutas, escolhidas pelas crianças. As figuras devem ser confeccionadas em pares. Além de desenhar e pintar o material é muito divertido de brincar.

4)- Boliche

Objetivo:
Desenvolver noções de quantidade e seqüência numérica.

Procedimento:
Confeccionar um boliche com 12 garrafas pet, contendo a seqüência numérica de 1 a 12.
Ao apresentar o jogo os alunos irão se familiarizar com os numerais e em seguida, ao jogar, devem ser incentivados a contagem do numero de garrafas que foram derrubadas.

5)- Piãozinho;

Objetivo:
Desenvolver a concentração e a coordenação motora.

Procedimento:
Fazer canudinhos com revista, depois enrolá-los no palito de churrasco, colando-o próximo ao lado pontiagudo.


Sugestões de brincadeiras:


1)- Cobra-cega

Objetivo:
Estimular o desenvolvimento da percepção tátil.

Procedimento:
Todas as crianças deverão sentar-se na roda, uma delas será escolhida para ser a cobra-cega, esta terá os olhos vendados, ficando no centro da roda ao comando da educadora começara andar até chegar em uma criança passando as mãos em seu roto, cabelo e em seguida tentar identificá-la, esta dará continuidade ao jogo.


2)- Andar de trem;

Objetivo:
Contribuir para a socialização e a integração das crianças enquanto brincam.
Contribuir para o desenvolvimento da linguagem;
Contribuir para o desenvolvimento da expressão corporal.

Procedimento:
As crianças deverão andar com as mão no ombro do amigo, em forma de trem cantando a música e realizando os gestos propostos de acordo com a música: "Eu vou andar de trem".


3)- Corre cotia;

Objetivo:
Desenvolver a praxia global (coordenação motora) e agilidade corporal.
Procedimento:
As crianças sentarão em uma roda e cantarão a música "Corre cotia", uma será o comandante e outras respondentes, o comandante terá nas mãos um lenço e colocará (na ultima frase), atrás de uma criança. Essa criança deverá pegar o lenço e correr para pegar a que colocou esta deverá se sentar rapidamente no local da outra, e assim sucessivamente.


4)- Batata quente

Objetivos:
Contribuir para a socialização das crianças;
Desenvolver a atenção e a agilidade enquanto brincam.
Material:
Uma bola, ou algo para ser a batata quente.
Procedimento:
As crianças deverão permanecer sentadas no circulo, voltadas para o centro. Uma delas escolhida por sorteio começa a brincadeira sentada de costa para o grupo e cantando "batata-quente, quente,.....queimou". A criança que estiver com o objeto na mão neste momento deverá continuar cantando.


5)- Põe a mão na cabeça (musica da raposa)

Objetivo:
Contribuir para o desenvolvimento corporal identificando as partes do corpo;
Contribuir para a socialização das crianças e para o desenvolvimento da linguagem enquanto cantam a música.

Procedimento:
Ao cantarmos a música da raposa às crianças deverão repetir os gestos mostrando as partes do corpo nela referidas.


6)- Vamos passear (jogo simbólico).

Objetivo:
Desenvolver da imaginação e da fantasia, assimilação da realidade ao "eu".
Procedimento:
Através do "faz de conta", estimularemos as com algumas brincadeiras utilizando os materiais da sala.
Pois na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", ainda mais quando expressa corporalmente as atividades.
Faremos de conta que estamos em uma floresta, e daremos inicio ao nosso passeio por esta aventura que imaginaremos juntos.


7)- Produção de massinha;

Objetivo:
Desenvolver a criatividade e a coordenação motora.
Procedimento:
Fazer a massinha com farinha de trigo, demonstrando todas as etapas para as crianças, em seguida dividir entre elas a massinha, pedindo-lhes que façam uma escultura para que possamos deixar secando para expormos no dia da apresentação do projeto.


Avaliação:

O brincar é de suma importância no desenvolvimento infantil por este motivo é importante desenvolver um projeto focado em jogos e brincadeiras.
Em todas as aulas as crianças devem ser convidadas a sentarem-se na roda de conversa, onde se discute sobre os mais variados assuntos (final de semana, meu brinquedo favorito, minha família, os combinados, a chamada entre outros); em seqüência apresenta-se à proposta, falando sobre o projeto e a atividade a ser trabalhada no dia vigente.
Todos devem saber o tema do projeto e o que este significa, todos devem ter acesso aos diversos tipos de jogos e brincadeiras, tanto livres como de regras simples, promovendo assim o desenvolvimento do raciocínio lógico de todo o grupo, respeitando a etapa desenvolvimento individual de cada criança.


Referência Bibliográfica:
• Livro do professor, Sistema de Ensino –Aprende Brasil - EDITORA POSITIVO.
• WWW.aprendemimosodosul.com.br
• Brandão, Heliana - O livro dos jogos e das brincadeiras para todas idades - Ed. Leitura.
• Revista nova escola - ano XXI nº 18 dezembro 2006 ed. Abril.
________________________________________

PLANO DE AULA - FESTA DO MUNICÍPIO DE MIMOSO DO SUL-ES



“CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus”.
Data: 06 a 09 de julho de 2009
Assunto: Festa do Município.
Período: Maternal –II-B , Matutino
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques e Julio Cezar de Oliveira

OBJETIVOS:

*Conhecer e Valorizar história do Município
*Conhecer e Identificar os pontos turísticos do Município;

*Socializar;
*Estimular a criatividade;


INCENTIVAÇÃO:

* Música
*Passeio

*História


DESENVOLVIMENTO:

- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam interagir.

ATIVIDADES:

06/07 – História ( Do município) e brincadeiras dirigidas;
07/07 – Pintura ( Pontos turísticos do município) e música;
08/07 – Passeio para conhecer o local da festa
09/07 - Desenho livre

1. História


Situada no extremo Sul do ES, Mimoso do Sul recebeu muitos imigrantesAlemães durante o século XIX. Já recebeu as denominações de Ponte de Itabapoana, Monjardim e São Pedro entre outros, até o nome atual deMIMOSO DO SUL. Tem grande potencial de crescimento, privilegiada pela sua posição geográfica fica a 44 km de Cachoeiro de Itapemirim- ES, 87 km de Campos dos Goytacazes- RJ e 173 km de Vitória, com grande facilidade de entrada e escoamento de produtos, é a principal produtora de café do Sul do Espírito Santo, sendo o café e a agropecuária de corte e leitera a principal fonte de renda da cidade desde o século XIX. As indústrias da cidade basem-se em beneficiamento de Mármore e Granito, a produção é voltada para o mercado externo. Nascida entre montanhas, de topografia acidentada, rica em minerais, pedras preciosas e água doce, de clima agradável e com vários pontos turísticos.

O Mimosense de maior destaque foi o ator Stênio Garcia.
O comércio se destaca com produtos da terra, alguns feito artesanalmente, como por exemplo, a goiabada cascão, o grande Camarão da Malásia.
O esporte mais praticado na cidade é o futebol que tem como destaque o time da cidade o Mimosense Futebol Clube , que já revelou grandes nomes do futebol brasileiro como: o zagueiro Odvan que atuou no Vasco , o atacante Ademilson que atuou no Botafogo e no Fluminense.
2. Turismo

Museu São Pedro
Uma região rica em casarios históricos é o distrito de São Pedro que possui 41 patrimônios históricos e culturais. O distrito é também muito conhecido pelo tradicional Festival de Sanfona e Viola de São Pedro , em que ocorrem anualmente apresentações de atrações nacionais da música sertanejos e violeiros da região.

A festa da cidade, que acontece em data móvel, tem início geralmente na segunda quinta-feira do mês de julho. Já o Festival de Sanfona e Viola de São Pedro tem início entre a última semana do mês de julho ou na primeira semana do mês de agosto. Durante a festa são realizados passeios ecológicos, a descida do rio Muqui do Sul de caiaque e caminhada até São Pedro, no programa "Caminhos do Campo".
Na época do carnaval, acontece um dos melhores carnavais do Espírito Santo com os desfiles dos blocos de ruas que animam os foliões.

Pontões
Um dos principais pontos turísticos de Mimoso do Sul são o mirante doCristo Redentor , a Cachoeira das Graças , o pico dos Pontões(localizado no distrito de Conceição do Muqui) e a pedra Estrela D'Alva , onde, em dias claros, se avistam as praias de Marataízes .
3. Geografia
Mimoso está localizado à 173 km de Vitória, na mesorregião Sul-Espíritossantense. Seu relevo é relativamente acidentado com 69% de sua área acima dos 600m. Possui 867 km de extensão territorial sendo a terceira maior em extensão territorial do Sul do ES, perdendo apenas paraAfonso Cláudio e Cachoeiro de Itapemirim.
Os pontos mais altos são: PONTÕES com 1.938 metros de altitude, localizado no distrito de Conceição do Muqui. O pico do ESTRELA DALVA com 1.050 metros de altitude, localizado no distrito de São José das Torres. Pico do FAROL com 800 metros de altitude, localizado em São José das Torres e o pico da TORRE DE TV com 700 metros de altitude, localizado em Mimoso do Sul.
3. 1. Hidrografia
A cidade pertence a bacia do Rio Muqui e Rio Itabaopana.

3. 2. Rodovias
• ES-177
• ES-391
• BR-101
• ES-297
4. Administração
• Prefeito: Angelo Guarçoni (2009/2012)
• Vice-prefeito: Pedro Costa
• Presidente da câmara: Hércules Maurício (2007/2008)
5. Economia
A Participação na economia do estado com seu pontencial de produção decafé conilon e arábica no distrito de Conceição do Muqui e ainda a agropecuária de corte e leiteira. As indústrias da sede são as de serragem e beneficiamento de mármore granito. A produção é basicamente voltada para o mercado externo: Mercosul, Itália, Alemanha, Indonésia e Japão no mercado mundial. E relações comercias internas com Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Nordeste. O solo do lugar é rico em mármore, granito, pedra preciosas e sobra lugar para águas marinhas (pedra preciosa).
Até 2010 o governo do estado investirá em recursos para Mimoso do Sul. Alguns dos investimentos feitos já implantados pelo governo fedral são:Posto da Polícia Rodoviária Federal será o maior posto de fiscalização da América Latina; Usina hidrelétrica em Ponte do Itabapoana, fará abastecimento de energia em Mimoso e Apiacá.
6. Suas distâncias
• Vitória: 173 km
• Colatina: 287 km
• Linhares: 310 km
• Cachoeiro de Itapemirim: 44km (via Muqui), 56 km (via BR 101)
• Muqui: 15 km
• Rio de Janeiro: 328 km
• Belo Horizonte: 355 km
7. Ligações externas
• Página da prefeitura
8. Referências
1. ↑ Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
3. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
4. ↑ Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

PLANO DE AULA - ESTAÇÕES DO ANO


“CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus”.
Data: 01 a 03 de julho de 2009
Assunto: Estações do Ano.
Período: Maternal –II-B , Matutino
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques

OBJETIVOS:

*Identificar as estações do ano;
*Saber identificar o tipo de vestuário e alimentação adequado às estações;
*Desenvolver a linguagem oral;
*Estimular a criatividade;
*Socializar;
*Desenvolver a atenção e o
raciocínio

INCENTIVAÇÃO:

* Música
*Poemas;

*Fantoches;;

*Livro das Estações;

*Artes;
* Brincadeiras

DESENVOLVIMENTO:

- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir.
Conversar sobre as Estações do ano.

ATIVIDADES:

01/07 – História ( As estações do ano) e brincadeiras dirigidas;
02/07 – Pintura ( As estações do ano) e música;
(03/07 – Confecção do livro

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