segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Plano de aula:Cidade, Campo e Moradia/ Folclore

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Cidade, Campo e Moradia/ Folclore
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 14 a 24 de agosto de 2017

Sequência Didática

Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.

Competências:
 *Conhecer nossa cidade e seus pontos turísticos;
*Conhecer e diferenciar o meio urbano em que vivem, do meio rural, buscando entender as outras culturas como diferentes e igualmente rica.
* Conhecer o número 9 e a Letra C e M.
*Conhecer o conceito de folclore e os elementos mais característicos do folclore brasileiro.

Habilidades:
*Valorizar o trabalho rural, despertandoa admiração pelo homem do campo, Percebendo inclusive a independência campo-cidade.
*Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da nossa cidade;
*Conhecer alguns pontos turísticos;
*Conhecer vários tipos de moradias.
*Ampliar conhecimento de letras e números;
*Identificar os personagens do Folclore.

Conteúdo(s) 
Cidade, Campo e Moradia/ Folclore

Desenvolvimento
14/08– 1º momento /Atividades de rotina

Hoje vamos falar sobre Cidade (História da nossa Cidade).
 Roda de conversa sobre nossa cidade, onde eles moram... Lugares da cidade que eles conheçam, locais que gostam de visitar, onde moram amigos e parentes, onde realizam atividades sociais, o bairro onde nasceram e outras informações que relacionem locais da cidade com a vida cotidiana dos alunos.
Recorte colagem (diferentes tipos de cidade);

15/082º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa (conhecimento prévio)
Na minha cidade tem Supermercado!
Na minha cidade tem Igreja!
Na minha cidade tem Rádio!
Na minha cidade tem Escola!
Na minha cidade tem Posto de Saúde!
Na minha cidade tem Padaria!
Na minha cidade tem Bombeiro!
Na minha cidade tem Praça!
Na minha cidade tem Prefeitura!
Na minha cidade tem Sorveteria
!

-Pintura (Cidade) e Desenho livre

16/083º momento /Atividades de rotina
 Roda de conversa:  Momento da História: Contar a FÁBULA DO RATINHO DA CIDADE E DO RATINHO DO CAMPO .

- Recorte e colagem (Campo)

17/08-4º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Qual a diferença entre o campo e a cidade? Como é a vida no campo? Você mora na zona urbana ou zona rural?

-Pintura (campo).

18/08-5º momento /Atividades de rotina
*Roda de conversa
Chamamos de casa ou moradia o local construído pelo ser humano com a função de proteger, dar conforto e segurança ao indivíduo e à família.
As pessoas geralmente vão organizando seus espaços de moradia da forma que gostam ou da forma que julguem mais prática para viver. Isso faz com que casa fique bem parecida com quem a habita, tornando-se um local aconchegante e gostoso para viver.
*História dos três porquinhos;
 *Recorte e colagem (Moradia);

21/08-6º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa, comentando sobre o tema que será estudado. Explicando aos alunos que está aula é continuação da aula anterior, vamos recontar a história dos Três porquinhos e refletir sobre diferentes tipos de moradias. Comente com os a alunos que todos tem uma casa para morar, não importa se é grande ou pequena, o que realmente importa é que nela tenha paz, saúde e muita união das famílias.

* Massinha de modelar (moradia);

22/08-7º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Folclore, como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

 * DVD (lendas do folclore), desenho livre e apresentação no varandão (A linda rosa juvenil).

23/08-8º momento /Atividades de rotina
* Roda de conversa sobre o tema abordado: Levar para a sala de aula jornais, revistas e propagandas. Solicitar aos alunos que recortem imagens de casas parecidas com a deles e as colem no mural. Essa atividade poderá ser feita em duplas ou em grupos.
Após a atividade, conversar sobre as diferenças entre as casas e explicar aos alunos de que materiais que são feitas.

*Faça um X na casa que mais se parece com a sua;

24/08-9º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa.
Pergunte aos alunos:
 *Vocês sabem o nome do bairro onde moram?
* Ele fica perto ou longe da escola?
* Seus pais trabalham no mesmo bairro em que moram?
* Você gosta de morar no seu bairro?

- Atividades de rotina/ Recorte e cole o que você vê na cidade.

Atividades:
14/08-Recorte colagem (diferentes tipos de cidade);
15/08- Pintura (Cidade).
16/08- Recorte e colagem (Campo)
17/08-Pintura (Campo)
18/08-Recorte e colagem (Moradia)
21/08- Massinha de modelar (moradia);
22/08- DVD (lendas do folclore) e apresentação no varandão (A linda rosa juvenil)
23/08- Recorte e cole a casa que mais se parece com a sua;
24/08- Atividades de rotina/ Recorte e cole o que você vê na cidade.

Recursos/ material de apoio de 14  a 24 de agosto.
  Papéis diversos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Hidrocor, Máquina fotográfica, pincéis, Painéis, DVD, Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, Pen drive...

Avaliação:

 Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Reciclagem


Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino
Tema: Reciclagem
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 16 a 28 de Junho 2017

Sequência Didática
Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Estabelecer algumas relações sobre o Meio Ambiente e as formas de vida que  ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies para a qualidade de vida.
*Despertar o interesse dos alunos para a reciclagem
*Conscientizar sobre a importância da coleta seletiva na comunidade.
*Conscientizar sobre a preservação ambiental, redução de consumo e redução de lixo.
*Identificar letra  R.
 Habilidades:
 * Saber o que é reciclagem e sua importância.
*Identificar os materiais que podem ser reutilizados.
     *Relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal; Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico).
*Mudar as atitudes de consumo para colaborar com o planeta;
*   Sensibilizar os alunos a auxiliarem no cuidado com a escola, não jogarem lixo no chão;
*Ampliar conhecimento de letras e números;

Conteúdo(s) 
Reciclagem e Lixo.

Desenvolvimento

16/06 – 1º momento /Atividades de rotina
Hoje vamos falar sobre reciclagem. Reciclar é coletar e modificar um material que possa ser transformado em novos produtos. Temos um papel vital na educação ecológica, pois é geralmente na escola, que as crianças entram em contato pela primeira vez com a função individual que temos em preservar e manter o nosso planeta.
-Video da Turma da Mônica (Um plano para salvar o Planeta) e desenho livre.
-Massinha de modelar

19/062º momento /Atividades de rotina
Fazer uma proposta para a sala.
Vamos reciclar?
Observar a reação de todos.
Deixar que perguntem o que quiserem.
Este primeiro momento servirá para avaliar quais conhecimentos os alunos possuem sobre o tema e preparar as próximas aulas.
-É assim que se faz! Vamos separa o lixo?
-Massinha de modelar

20/06-3º momento /Atividades de rotina

Existem muitos materiais disponíveis sobre reciclagem. Escolher a forma de apresentá-los aos alunos (Notebook e cartazes). Explicar sobre os materiais que podem ser reciclados e os que não podem, as cores usadas nos postos de coleta de materiais reciclados e as curiosidades sobre reciclagem.
-Pinte cada lixeira com sua cor correspondente. Depois,  ligue cada tipo de lixo reciclavel à lixeira em que deve ser despejado.
-Massinha de modelar

21/06-4º momento /Atividades de rotina

Rever os conceitos do que pode e do que não pode ser reciclado. As cores, seus significados e o material correspondente. Esta revisão será importante para atividade que vamos fazer. Apresentar atraves de paineis as cores das lixeiras.
-Pinte a lixeira de acordo com a legenda e depois ligue os objetos na lixeira correta.

22/06-5º momento /Atividades de rotina

Solicitar que juntos escolham em qual local da sala ficará a base para coleta dos materiais recicláveis. Solicitar que os alunos tragam de casa para próxima aula, materiais para serem colocados no posto de coleta( para confeccão dos brinquedos).

-Ligue corretamente os objetos que cada criança separou para ser reciclado;


23/06-6º momento /Atividades de rotina
 -Agora vamos aproveitar e confeccionar alguns brinquedos.
- Pinte o que pode ser reciclados/Confecção de brinquedos reciclados;

26/06-7º momento /Atividades de rotina
-Recorte colagem de objetos que podem ser reciclados;
-Vamos continuar cofeccionando  brinquedos e cartazes para exposição.

27/06-8º momento /Atividades de rotina
- Quebra cabeça
-Vamos continuar cofeccionando cartazes (Mural Ecológico) e brinquedos reciclados;

28/06- 9º momento /Atividades de rotina
 -Hoje vamos treinar a letra R e organizar nossa Exposição (Objetos confeccionados pelos alunos)


Atividades:

16/06-Video da Turma da Mônica (Um plano para salvar o Planeta) e desenho livre.
19/06-É assim que se faz! Vamos separa o lixo? (Massinha de modelar).
20/06- Pinte cada lixeira com sua cor correspondente. Depois,  ligue cada tipo de lixo reciclavel à lixeira em que deve ser despejado.(Massinha de modelar).
21/06- Pinte a lixeira de acordo com a legenda e depois ligue os objetos na lixeira correta.

22/06-Ligue corretamente os objetos que cada criança separou para ser reciclado;

23/06- Pinte o que pode ser reciclados/Confecção de brinquedos reciclados;

26/06- Recorte colagem de objetos que podem ser reciclados/Confecção de briquedos reciclados;
27/06- Quebra cabeça/Confecção do Mural Ecológico e brinquedos reciclados;
28/06- Vamos treinar a letra R, Exposição/Desfile (Objetos confeccionados pelos alunos).

Recursos/ material de apoio de 16/06 a 28 de junho.

 CDs/ som, Sucatas, Papéis diversos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Hidrocor, Máquina fotográfica, pincéis, Painéis, Vídeo,
Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, Tecidos, Globo terrestre
Garrafas pets, Sacos de lixo, Latões de lixos, revistas, Pen drive, Tintas e papéis diversos nas cores: azul para papel/papelão, vermelho para plástico, verde para vidro, amarelo para metal e marrom para matéria orgânica.
Etiquetas com o nome de cada material a ser reciclado (Papel, Vidro, Metal, Plástico e Matéria orgânica).

 Avaliação:

 Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas

terça-feira, 30 de maio de 2017

Festa Junina/Arraiá do Cocoricó

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Festa Junina/Arraiá do Cocoricó
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 29 de maio a 01 de junho de 2017



Eixos de Trabalho:

Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.

Competências:
Enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas, através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.
Conhecer alguns aspectos que deram origem as festividades juninas; 
*Identificar a Letra C e número 6;
Habilidades:
 *Investigar os saberes prévios do educando sobre as festividades juninas, promovendo roda de conversa para reflexões desses saberes;

*Ampliar conhecimento de letras e números;

Conteúdos:

*Festa Junina;
*Músicas juninas;
*Comidas típicas;
* Introdução da letra C e número 6;             
*Recorte e colagem;
*História.

 Desenvolvimento:

29/05 – 1º momento /Atividades de rotina

Hoje vamos falar sobre Festa Junina...Música (Sai preguiça, Cocorico e Bate coração).
 Desenho livre, Circule a letra C.(ensaio);
MOMENTO – Solicitar que os alunos lembrem-se da festa junina vivenciada por eles dentro e fora do espaço escolar, e relatem como foi está experiência. Em seguida, peça para dizerem e registrarem por meio de desenho livre;

30/05- 2º momento /Atividades de rotina

 - Retomar o assunto;

 - História ( Origem da festa junina);
 - Montar painéis com os alunos sobre a festa junina (comidas típicas, danças,) e ensaio;
 -Circule o número 6;

31/05- 3º momento /Atividades de rotina

- Retomar o assunto;
-Pintura (personagens do Cocorico);
- Confeccionar bandeirinhas juntamente com os alunos para enfeitar a sala e ensaio;
- Recorte e cole letras do seu nome nas bandeirinhas;

01/06- 4º momento /Atividades de rotina

Retomar o assunto  Festa Junina /Arraiá do Cocoricó
-Dança Junina

Atividades:

29/05 –desenho livre e ensaio;
30/05- Recorte colagem sobre festa Junina e ensaio;
31/05- Pinte os personagens do Cocorico e ensaio;
01/06- Festa Junina (dramatização da música sai preguiça e Bate coração);

Recursos/ material de apoio de 29 de maio a 01 de junho.

Músicas, Colagem, Recortes, Produção de enfeites para a sala, Brincadeiras Juninas, Tradições, Comidas típicas, Origem da Festa Junina… Orientação sobre a importância do evento, participação da família, confecção dos enfeites da festa, cantar e dançar músicas típicas para a apresentação, brincadeiras típicas…

Avaliação:

 Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas.

Plantas

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Plantas
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 22 a 26 de maio de 2017


Eixos de Trabalho:

Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
 *Despertar o interesse sobre plantas, reconhecendo-as como seres vivos, oportunizar o conhecimento de sua importância para o meio ambiente e para nossas vidas.
*Identificar a Letra M e número 5;
 Habilidades:

* Compreender a importância das plantas para o meio ambiente;
* Identificar alguns tipos de plantas;
*Identificar e nomear as partes da planta;
 *Ampliar conhecimento de letras e números;
Conteúdos:
*Plantas;
*Planta e suas partes;
*Funções das partes das plantas;
*A importância das plantas para o meio ambiente;
*Cuidados com as plantas;
* Introdução da letra M e número 5;             
*Recorte e colagem;
*História.

Desenvolvimento:

22/05 – 1º momento /Atividades de rotina
Hoje vamos falar sobre as plantas...música (Dona Arvore).
 Desenho livre

Dona Árvore (letra)

Tronco, folha, galhos tem
Fruto e flores e raiz
Dona árvore vai bem é muito feliz
Subir, subir, vamos subir
Sou macaquinho e eu não vou cair

Após a audição da música, o professor questionará os alunos:

- Sobre o que fala a música?
- Quais as partes de uma planta/árvore são citadas na música?
- Além das partes da planta citada na música, como:  tronco, folha, fruto, flores, raiz, o que falta para a planta estar completa? (Sementes).
- A música fala de tronco da árvore. Que outro nome é dado para esta parte da planta? (Caule).
- Os galhos fazem parte de que parte da planta? (Caule).

23/05- 2º momento /Atividades de rotina

*Funções das partes das plantas
- O professor iniciará esta segunda etapa, apresentando alguns vídeos no notebook
(História da sementinha).
- Em seguida, discutirá com os alunos sobre:
- O que deu origem a uma nova planta? (Semente).
- O que a semente precisou para crescer.
- Após o desenvolvimento e crescimento da semente, no que ela se transformou?
- Ela era uma planta completa? sim
- Quais as partes podem ser observadas na planta da história?
Caule, raiz, folha, flores...
- Como a planta consegue se manter em pé? Raiz
- O que a fixa a planta na terra? Raiz
- As hipóteses dos alunos deverão ser registradas em um cartaz.
 - Recorte e colagem partes das plantas.

24/05- 3º momento /Atividades de rotina
- Retomar o assunto e pintura (partes da planta);

25/05- 4º momento /Atividades de rotina
Retomar o assunto e Quebra cabeça (partes da planta);

26/05- 5º momento /Atividades de rotina
Retomar o assunto e Ligue as partes da planta;

Atividades:

22/05 – Música e desenho;
23/05- Recorte colagem partes das plantas e jogos de encaixe;
24/05- Pinte as partes da planta e música;
25/05- Quebra cabeça partes da planta;
26/05- Ligue as partes da planta;

Recursos/ material de apoio
22/05 - Lousa, giz, Notebook, caderno, borracha, lápis de cor e aparelho de som;
23/05- Lousa, giz, tesouras, revistas, cola e caderno;
24/05- Lousa, giz, chamex, caderno, lápis de cor e aparelho de som;
25/05- Lousa, giz, chamex, caderno, tesoura, borracha, lápis e cola;
26/05- Lousa, giz, lápis de cor, caderno e chamex;

Avaliação:


 Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas.

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