terça-feira, 24 de outubro de 2017

Sequência Didática : Jogos: Dramático, motores, brincadeiras tradicionais e regras.

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Jogos: Dramático, motores, brincadeiras tradicionais e regras.
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 20 de outubro a 01 de novembro de 2017
Sequência Didática
Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Valorizar datas comemorativas
*Explorar as possibilidades de seu corpo, em si mesmo e nas relações como espaço e com os objetos.
* Conhecer o números e a Letras.
 Habilidades:
*Identificar datas comemorativas
*Representar diferentes papéis, dramatizando uma história ou uma acontecimento.
*Imitar e recriar experiências do quotidiano usando a imaginação e atribuindo significados múltiplos aos objetos (vestir-se, viajar, ir ás compras, ...)
*Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc, para ampliar gradualmente conhecimento controle sobre o Corpo e o movimento.
*Ampliar o vocabulário.
 Conteúdo(s) 
Jogos: Dramáticos motores, brincadeiras tradicionais e regras.

Desenvolvimento

20/10– 1º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa sobre Jogos:Dramáticos, motores, brincadeiras tradicionais e regras.
 Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido porque desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor...



Vermelho e conversar sobre as personagens da mesma.
*Deixar os  alunos manusearem o livro e fazer o reconta.*Após contar a história chapeuzinho 
*Dramatização da história (Chapeuzinho vermelho).
*Desenho livre


*-Musica
Cantigas de "Chapeuzinho Vermelho"

Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente

Junto à mamãezinha dormirei contente
23/10 – 2º momento /Atividades de rotina
*Roda de conversa com os alunos, pergunte a eles:
- Quem conhece a amarelinha?
- Quais os tipos de amarelinha que conhecem?
- Deixe que desenhem como elas são.
- Como se joga a amarelinha?
- Como podemos organizar essa brincadeira?
- Como se decide quem joga primeiro?
Após levantar o que os alunos sabem sobre essa brincadeira, a professora pode propor que todos vão conhecer uma amarelinha.
*Brincar de amarelinha e desenho livre.
  
24/103º momento /Atividades de rotina
A Dança das Cadeiras é ideal para estimular habilidades e atitudes que são de extrema importância para o crescimento dos pequenos, como por exemplo: a agilidade, a determinação, a atenção, a rapidez, a movimentação, a estratégia, a integração com outras crianças, o ritmo, o respeito e cumprimento de regras, entre muitas outras.
Mas quais são mesmo as regras e recomendações desta brincadeira?
As regras e recomendações são muito fáceis e acima de tudo simples. Confira: prepare as cadeiras umas de costas para as outras ou em círculo (dependo do espaço disponível), sendo que a quantidade de assentos seja inferior ao número de participantes, ou seja, se tiver 10 crianças, terá que disponibilizar apenas 9 cadeiras pra atividade dar certo.
*Dança das cadeiras e massinha de modelar.

25/010-4º momento /Atividades de rotina

  As crianças serão divididas em grupos de 3, sendo que duas ficam de mãos dadas, formando a toca e a terceira fica no meio representando o coelho. As "tocas" devem estar espalhadas pelo local da brincadeira, que pode ser no pátio ou dentro da sala.
Para iniciar a brincadeira uma ou duas crianças deverão ficar sem toca, no centro da área. Quando tudo estiver pronto, o educador ou os coelhinhos sem toca podem dizer: "Coelhinho, sai da Toca!". E todo tem que mudar de toca. As crianças que estão no centro têm que tentar ocupar as tocas que ficam vazias enquanto as demais procuram uma nova toca.
                Quem ficar sem toca, vai para o centro e a brincadeira recomeça. Depois de certo período trocam-se os coelhos com os que estiverem fazendo a toca.
                Obs.: Esta brincadeira também pode ser realizada com bambolês para fazer as tocas, ou desenhadas no chão com Giz, ficará a critério do professor de acordo com a disponibilidade de recursos.
*Coelhinho sai da Toca e desenho livre.

26/10-5º momento /Atividades de rotina

O professor mostrará às crianças os quebra-cabeças de letras do alfabeto. Montará o nome de cada uma sem a letra inicial, por exemplo: o nome ARTUR, no quebra cabeça estará _RTUR. Em seguida, o professor mostrará o crachá com o nome da criança já impresso para que possa consultar comparar e relacionar. O professor construirá com as crianças hipóteses, estimulando a reflexão por meio das perguntas: O que será que está escrito neste quebra cabeça? É igual ao do crachá? Está faltando algo? O que será? As crianças deverão identificar a letra faltante em seu nome e encontrá-la entre as peças do quebra-cabeça (letras do alfabeto). Poderão então encaixá-la em seu nome, completando-o. Por fim, as crianças serão incentivadas a compartilhar com os colegas as descobertas realizadas durante a aula.

*Quebra-cabeça e música
27/10-6º momento /Atividades de rotina

Dividir as crianças participantes em duas equipes, sempre buscando equilibrá-las em número, força e idade. Marcar o centro da corda com um lenço e no chão com um giz. 
 A corda deve ter um comprimento grande e deixar um espaço de 1,5 m no meio.

               


  Assim que dividir as crianças e elas estiverem enfileirados, elas podem começar a puxar a corda. 
 A primeira equipe que conseguir puxar pelo menos um dos adversários para frente da linha central será o vencedor. 



                                                                                                 
                       
 *Cabo de guerra e jogos de encaixe.
30/10-7º momento /Atividades de rotina
O professor inicia a aula levando para a roda vários jogos de dominó para as crianças observarem.
Em seguida, faz a apresentação do jogo como no exemplo abaixo:
Hoje eu trouxe alguns jogos para brincarmos.
 Apresentando as caixa/depósitos dos jogos questiona:Quem sabe o nome desse jogo?
Isso mesmo! É dominó. Quem já jogou dominó?
Como se brinca com esse jogo?
Que tal escrevermos as regras para a gente consultar quando for preciso?
É interessante o professor apresentar as peças nomeando-as e contando-as.
Nesse momento o professor vai esclarecendo e escrevendo, em uma folha grande de papel, as regras construídas com as crianças:






  REGRAS DO JOGO DE DOMINÓ
 1-    EMBARALHAR AS PEÇAS.
2-    O JOGADOR ORGANIZA AS PEÇAS DE UM JEITO QUE NINGUÉM CONSIGA VER.
3-    COMEÇA O JOGO QUEM TEM A "CARROÇA" DE SEIS .
4-    O JOGADOR SEGUINTE PROCURA EM SUAS PEÇAS UMA QUE TEM A MESMA QUANTIDADE DA PEÇA JOGADA PELO JOGADOR ANTERIOR.
 5-    QUANDO NÃO TEM A PEÇA O JOGADOR PASSA A VEZ PARA O PRÓXIMO JOGADOR.
6-    GANHA O JOGO QUEM ACABAR AS PEÇAS PRIMEIRAS OU QUEM FICOU COM A PEÇA DE MENOR VALOR.    
Após escrever as regras: O professor convida uma das crianças da turma para jogar com ele demonstrando as regras do jogo. 
 O professor organiza os grupos e inicia as sessões de jogos com a turma. Como forma de garantir que cada um dos grupos formados jogue pelo menos uma partida na presença do professor, ele vai se revezando entre os grupos observando as estratégias usadas por cada jogador, interpretando-as e, algumas vezes, socializando-as com os demais.
*Dominó e música com gestos

31/10-8º momento /Atividades de rotina

 O professor inicia a aula refletindo sobre a data comemorativa do dia e logo após apresenta para à turma as peças do jogo (boliche).






À medida que as crianças falam o que já sabem sobre o jogo, o professor solicita que demonstrem o que foi dito usando as peças do boliche. 


Neste momento o professor, analisando cada jogada,  vai estabelecendo diálogo com o grupo. - Por que será que o colega não conseguiu derrubar nenhum pino?

                    


 -  Porque ele jogou pra lá – apontando e indicando a direção oposta aos pinos.
- Por que Pedro correu antes de jogar a bola?


 


- Por que Rafael, mesmo jogando na direção dos pinos, teve dificuldade?
- Porque precisa jogar com força.



 - Por que Heitor conseguiu derrubar seis pinos?
- Porque jogou com força.
- Por que jogou na direção dos pinos. 
- Porque jogou a bola pra baixo.
A partir dessa análise o professor vai estabelecendo com as crianças algumas regras necessárias para se jogar boliche:
  REGRAS DO BOLICHE  
 - Desenhar uma linha no chão.
-  Desenhar um quadrado ou um círculo no chão para arrumar os pinos.
-  O jogador coloca um pé na linha e joga a bola com força para derrubar os pinos. -  Se quiser o jogador pode correr para ganhar mais força na hora de jogar a bola.
-  Se não conseguir derrubar os pinos o jogador tem outras chances para jogar bem com força a bola.
*Jogo de boliche e música

01/11-Morto-Vivo
A brincadeira consiste em reunir as crianças em um único grupo de crianças, que elegerão um “chefe” para dar uma seqüência de ordens para ela.  Apenas duas palavras podem ser usadas:
• Vivo – as crianças devem se manter de pé • Morto – as crianças devem se agachar -
Quando uma criança errar a ação dada a palavra, deverá sair do grupo, quem restar por último será o novo “chefe” da brincadeira. O interessante será o “chefe” seguir uma seqüência não-lógica das ordens, com a finalidade de dificultar a brincadeira. Para dificultar ainda mais, ele também pode começar a fazer os movimentos de se agachar e levantar, porém com os comandos invertidos. Um grupo de indivíduos faz determinados movimentos adotados a duas palavras, que consistem em “Morto” e “Vivo”. Quando o orador falar “Morto”, o grupo deverá se se abaixar, adotando a posição de cócoras, permanecendo até ser falado a palavra “Vivo” pelo orador, então elas se levantarão o mais rápido que puderem. A palavra de ação poderá ser repetida consecutivamente, com a finalidade de confundir as pessoas.
Para quem errar a seqüência, deverá aguardar a próxima rodada, quem restar por último será decretado o novo orador e recomeça com todas as crianças novamente.   

*Morto vivo (Brincadeira).

Atividades

20/10-Dramatização da história (Chapeuzinho vermelho).
Desenho livre
23/10-Brincando de amarelinha e desenho livre.
24/10-Dança das cadeiras e massinha de modelar.
25/10-Jogo da memória e brincadeiras dirigidas.
26/10-Quebra-cabeça e música
27/10-Cabo de guerra e jogos de encaixe
30/10-Dominó e música com gestos
31/10-História, pintura e Jogo de boliche
01/11-Morto vivo (Brincadeira).

Recursos/ material de apoio de 20 de outubro a 01 de novembro de 2017.
 Folhas xerocadas, Lápis, coloridos, livros, blocos, massinha de modelar, giz, Dominó, quebra-cabeça, Pinos de bolixe, corda, Palitos de picolé, blocos lógicos, Pen drive...

Avaliação:
 Acontecerá durante todo o processo das aulas, avaliando a aquisição de conhecimento em reconhecimento das formas geométricas trabalhadas, observando a coordenação



quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Obrigada meus queridos Anjinhos!!

Na vida todos nós corremos atrás do reconhecimento, seja por sua pessoa, por suas conquistas, ou pelo profissionalismo. Ficamos felizes quando um aluno nos deseja "Feliz do dos professores". Mas atrás de cada reconhecimento desses, há e sempre houve um professor, um mestre, um guia pras horas de aprendizagem e compartilhamento de decisões. Pois ninguém nasce sabendo e ninguém consegue dar um passo na vida sem a segurança de que o chão estará lá. Um pai, uma mãe, um professor, qualquer pessoa que passe esta segurança e estimule a conquistas de vitórias, são nossos mestres, nos ensinam a viver, e a eles, devemos a sabedoria e a aprendizagem nos dada na vida.Cada palavra de agradecimento dos meus alunos me dão orgulho e principalmente coragem em continuar sendo professora, pois estas palavras me estimulam cada vez mais a continuar lutando por uma boa educação, que, infelizmente, sem o reconhecimento financeiro justo e merecido de um educador. Eu sei que muitos dos meus alunos jamais esquecerão minhas palavras para o resto de suas vidas, pois a Educação Infantil é a Base. Mude! Transforme! Não adianta a revolta de braços cruzados, lamentando e se conformando. O homem cria a vida em sociedade, as mentes “espertas” guiam a sociedade pelo rumo  desejado, as mentes “ignorantes” obedecem e reproduzem a sociedade mesmo que seja a maior vítima dela. Mas as mentes “sábias e inteligentes” podem transformar a sociedade, mesmo que de pouco em pouco, surtirá os efeitos. Eu, como professora, faço pouco, mas faço. Repasso meu conhecimento, o que aprendi e estou aprendendo diariamente, compartilho indecisões, revoltas e conquistas com meus alunos. Ouço o que eles têm a dizer e falo o que eles precisam ouvir. Ensino e aprendo. Dedico maior parte da minha vida para o ensino. Mas enquanto eu estiver sentindo que o que faço, não está sendo em vão, mesmo que em longo prazo, continuarei minha luta para transformação. Pois foi aqui que me encontrei, e por este meio da educação que deixo minha contribuição para um mundo melhor.Eu tenho orgulho em ser professora e me supero a cada dia em arrumar forças e coragem para continuar lutando. Sinto-me feliz por isso e tenho a certeza de que estou plantando sementes  a serem colhidas num futuro próximo, pois sei,  que lá estarei presente de alguma forma nas mentes sábias em que passaram por mim um dia. Pois, se hoje escrevo isso, é porque tive mentes sábias que fizeram isso por mim um dia.Obrigado a todos os meus alunos e ex alunos do CEIM Jardim de Infância. que fazem somar minhas expectativas e experiência profissional. Agradeço vocês de coração pelos acessos a este Blog.
                                          


















domingo, 17 de setembro de 2017

O MUNDO MÁGICO COM FANTOCHES

                                    O Conto a Dramatização e o Fantoche



A proposta desse trabalho é mostrar como é a dramatização através do fantoche utilizando a história da “ A PRINCESA E A ERVILHA”, escrita pelo  dinamarquês Hans Christian Andersen, datando a primeira publicação de 1835.  Uma dica muito importante para se  aventurar no mundo do faz-de-conta utilizando fantoches. Passar segurança! O fantoche deve ser segurado com confiança e não esquecer que ele é quem contará ou terá um papel importante na história. Não ler a história, contar com palavras próprias. 

Deixar a imaginação funcionar - isto é o que cria o encanto no público. o Descrever detalhes de cores, locais, isto estimula a imaginação e ajuda a memória. Ou então fazer uma pausa, olhando todos nos olhos, como para levantar suspense. 

 Ensaiar e calcular o tempo. A introdução é de suma importância e é imprescindível criar expectativas sobre a história.



  Não subestimar a capacidade das crianças de imaginar e fantasiar, o que atrai as crianças é a possibilidade de entender a simplicidade da história e viajar no seu imaginário. o Entusiasmo verdadeiro é importante, não se deve forçar situações que podem fugir ao controle. 


 Tornar a história o mais real possível, escolhendo um ponto e contando-o como se fosse a notícia mais interessante do mundo. o Deixar os pensamentos das crianças presos no ponto da história, na mensagem central dela.  Quanto mais se pratica, melhores ficarão as técnicas. É necessário testar diferentes métodos e sempre aprender das próprias experiências.http://www.cidamarquesm.blogspot.com

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Dicas para Relatório para educação Infantil.

ÁREA SOCIAL E AFETIVA


 Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
 Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
 É assíduo e pontual.
 Ainda não respeita os pertences dos alunos.
 Aceita esperar sua vez.
 Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
 Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
 Tem preferência por atividades individuais.
 Tem bom relacionamento com todos que convive.
 Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
 Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
 Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
 Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
 Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
 Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
 Expressa seus sentimentos com clareza
 Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
 Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
 Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
 Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
 Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
 Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
 Demonstra assiduidade e pontualidade.
 Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
 Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
 Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
 Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
 Participa das atividades em grupo.
 Coopera com o grupo. 
 Lidera as atividades em grupo.
 Partilha e empresta material de bom grado.
 Obedece as regras do grupo e da escola.
 Reconhece seus direitos e deveres.
 Escuta e tem atenção quando outros falam.
 Respeita a opinião dos outros
 Cuida do material e do patrimônio escolar.
 Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
 É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
 Respeita regras que orientam as dependências da escola.
 Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.
 É dedicado e caprichoso.
 É atencioso e disciplinado.
 É observador e curioso.
 Demonstra confiança e companheirismo.
 Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.
 Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
 Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
 Guarda mágoas.
 Supera conflitos.
 Concentra-se nas tarefas propostas.
 É solidário com o colega.
 É resistente.
 É arredio.
 É inquieto.
 É egoísta.
 Demonstra agressividade.
 É ansioso.
 É inseguro.
 Demonstra timidez.
 É carinhoso com colegas e professora.
 Demonstra-se alegre.
 Apresenta tristeza em determinados momentos.
 Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima.
 Adaptou-se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.Demonstra independência.
 Supera dificuldades sem ajuda.
 Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
 Enfrenta desafios com autonomia.
 Respeita a participação alheia.
 Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
 Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
 Demonstra decisão e autonomia.
 Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
 Questiona a professora.
 Inicia as atividades logo que são propostas.
 Assume responsabilidade pelos seus atos.
 Aceita opiniões divergentes da sua.
 Pede ajuda quando precisa.
 É curioso em relação a novos conhecimentos.
 É desinibido para expressar suas opiniões.
 Espera sua vez de falar. 
 Revela confiança em si próprio.
 Realiza as tarefas de casa com prontidão.
 Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
 Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades


CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO:
 Apropria-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
 Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
 É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
 Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
 Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
 Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
 Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
 Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
 Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças médias(grandes ou pequenas).

ARTES VISUAIS:
 Ouve e aprecia produções musicais.
 Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
 Utiliza-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
 Interessa-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
 Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
 Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
 Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
 Demonstra atitude de auto-confiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
 Participa com interesse de atividades orais. 
 Tem vocabulário diversificado, rico.
 Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
 Ainda não participa de atividades orais.
 Transmite recados.
 Dialoga com colegas e professor.
 Faz reconto de histórias.
 Fala parlendas e trava-línguas trabalhadas. 
 Expressa-se com frases corretas e acabadas.
 Expressa-se com clareza. 
 Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.
 Ainda não pronuncia alguns sons.
 Recita poemas.
 Utiliza expressões de cortesia.
 Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
 Participa com prazer das rodas de conversa.
 Argumenta suas idéias.
 Elabora e responde perguntas.
 Sabe dizer seu nome completo.
 Incorpora e recorda palavras facilmente.
 Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
 Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
 Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
 Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
 Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
 Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.
 Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
 Argumenta e defende suas idéias.
 Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
 Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
 Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.
 Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
 Sabe dar recados.
 Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.
 Descreve gravuras.
 Interpreta histórias.
 Reproduz oralmente um fato ocorrido.
 Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.
 Utiliza-se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
 Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
 Narra histórias conhecidas e situações vividas.
ESCRITA
 Distingue palavras de desenhos.
 Reconhece e escreve seu nome.
 Reconhece nomes dos colegas.
 Escreve nomes dos colegas.
 Identifica e escreve letras do alfabeto.
 Conhece e diferencia letras de números e símbolos.
 Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
 Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
 Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
 Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.
 Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.
 Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
 Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
 Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
 Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
 Mostra-se cuidadoso no traçado das letras.
 Acompanha o registro feito no quadro pela professora.
 Elabora desenho dentro de um contexto.
 Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
 Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.
 Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
 Completa frases de acordo com o texto.
 Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
 Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.
 Identifica o número de letras das palavras.
NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA

 Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
 Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
 Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
 Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
 Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
 Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
 Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

 Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
 Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
 Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
 Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.
 Ordena números na seqüência ascendente.
 Identifica números que estão faltando numa série numérica.
 Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
 Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
 Lê números conhecidos de modo convencional.
 Usa números para registrar quantidades.
 Sabe ordenar quantidades e números.
 Identifica e nomeia formas e tamanhos.
 Identifica posição e se situa no espaço.
 Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
 Resolve situações problemáticas simples.
 Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.
 Identifica e nomeia conceitos e cores.
 Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
 Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.
 Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá-los para completar um conjunto com a quantidade pedida.
 Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.
 Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
 Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.
 Resolve situações problemáticas.
 É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
 Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
 Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.

NATUREZA E SOCIEDADE:
 Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
 Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
 Imagina soluções para os problemas apresentados.
 Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
 Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.
 Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
 Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde
 Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos
 Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
 Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
 Tem consciência da preservação do meio ambiente 
 Age com educação ambiental
 Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele
 Nomeia lugares e pessoas conhecidas
 Identifica sua história de vida e dos seus familiares

OBSERVAÇÕES:
 A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
 Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
 Requer constante supervisão da professora.
 Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
 Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.
Fonte:http://tiadacreche.blogspot.com.br

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PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

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