domingo, 15 de abril de 2018

Biografia de Monteiro Lobato


Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas obras são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.
Monteiro Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Alfabetizado pela mãe, logo despertou o gosto pela leitura, lendo todos os livros infantis da biblioteca de seu avô o Visconde de Tremembé. Desde menino já mostrava seu temperamento irrequieto, escandalizou a sociedade quando se recusou fazer a primeira comunhão. Fez o curso secundário em Taubaté. Com 13 anos foi estudar em São Paulo, no Instituto de Ciências e Letras, se preparando para a faculdade de Direito.
Registrado com o nome de José Renato Monteiro Lobato, resolve mudar de nome, pois queria usar uma bengala, que era de seu pai, que havia falecido no dia 13 de junho de 1898. A bengala tinha as iniciais J.B.M.L gravadas no topo do castão, então mudou de nome, passou a se chamar José Bento, assim as suas iniciais ficavam iguais às do pai.
Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco na capital, formando-se em 1904. Na festa de formatura fez um discurso tão agressivo que vários professores, padres e bispos se retiraram da sala. Nesse mesmo ano voltou para Taubaté. Prestou concurso para a Promotoria Pública, assumindo o cargo na cidade de Areias, no Vale do Paraíba, no ano de 1907.
Monteiro Lobato casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de março de 1908. Com ela teve quatro filhos, Marta (1909), Edgar (1910), Guilherme (1912) e Rute (1916). Paralelamente ao cargo de Promotor, escrevia para vários jornais e revistas, fazia desenhos e caricaturas. Ficou em Areias até 1911, quando muda-se para Taubaté, para a fazenda Buquira, deixada como herança pelo seu avô.
No dia 12 de novembro de 1912, o jornal O Estado de São Paulo publicou uma carta sua enviada à redação, intitulada "Velha Praga", onde destaca a ignorância do caboclo, criticando as queimadas e que a miséria tornava incapaz o desenvolvimento da agricultura na região. Sua carta foi publicada e causou grande polêmica. Mais tarde, publica novo artigo "Urupês", onde aparece pela primeira vez o personagem "Jeca Tatu".
Em 1917 vende a fazenda e vai morar em Caçapava, onde funda a revista "Paraíba". Nos 12 números publicados, teve como colaboradores Coelho Neto, Olavo Bilac, Cassiano Ricardo entre outras importantes figuras da literatura. Muda-se para São Paulo, onde colabora para a "Revista do Brasil". Entusiasmado compra a revista e, transformando-se em editor. Publica em 1918, seu primeiro livro "Urupês", que esgota sucessivas tiragens. Transforma a Revista em centro de cultura e a editora numa rede de distribuição com mais de mil representantes.
No dia 20 de dezembro de 1917, publica no jornal O Estado de São Paulo, um artigo intitulado "Paranoia ou Mistificação?", onde critica a exposição de Anita Malfatti, pintora paulista recém chegada da Europa. Estava criada uma polêmica, que acabou se transformando em estopim do Movimento Modernista.
Monteiro Lobato, em sociedade com Octalles Marcondes Ferreira, funda a "Companhia Gráfico-Editora Monteiro Lobato". Com o racionamento de energia, a editora vai à falência. Vendem tudo e fundam a "Companhia Editora Nacional". Lobato muda-se para o Rio de Janeiro e começa a publicar livros para crianças. Em 1921 publica "Narizinho Arrebitado", livro de leitura para as escolas. A obra fez grande sucesso, o que levou o autor a prolongar as aventuras de seu personagem em outros livros girando todos ao redor do "Sítio do Pica-pau Amarelo". Em 1927 é nomeado, por Washington Luís, adido comercial nos Estados Unidos, onde permanece até 1931.
Como escritor literário, Lobato destacou-se no gênero "conto". O universo retratado, em geral são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba, quando da crise do plantio do café. Em seu livro "Urupês", que foi sua estreia na literatura, Lobato criou a figura do "Jeca Tatu", símbolo do caipira brasileiro. As histórias do "Sítio do Pica-pau Amarelo", e seus habitantes, Emília, Dona Benta, Pedrinho, Tia Anastácia, Narizinho, Rabicó e tantos outros, misturam a realidade e a fantasia usando uma linguagem coloquial e acessível.
O livro "Caçadas de Pedrinho", publicado em 1933, que faz parte do Programa Nacional Biblioteca na Escola, do Ministério da Educação, está sendo questionado pelo movimento negro, por conter "elementos racistas". O livro relata a caçada a uma onça que está rondando o sítio. "É guerra e das boas, não vai escapar ninguém, nem tia Anastácia, que tem cara preta".
José Renato Monteiro Lobato morreu no dia 5 de julho de 1948, de problemas cardíacos.
Obras de Monteiro Lobato
Ideias de Jeca Tatu, conto, 1918
Urupês, conto, 1918
Cidades Mortas, conto, 1920
Negrinha, conto, 1920
O Saci, literatura infantil, 1921
Fábulas de Narizinho, literatura infantil, 1921
Narizinho Arrebitado, literatura infantil, 1921
O Marquês de Rabicó, literatura infantil, 1922
O Macaco que se fez Homem, romance, 1923
Mundo da Lua, romance, 1923
Caçadas de Hans Staden, literatura infantil, 1927
Peter Pan, literatura infantil, 1930
Reinações de Narizinho, literatura infantil, 1931
Viagem ao Céu, literatura infantil, 1931
Caçadas de Pedrinho, 1933
Emília no País da Gramática, literatura infantil, 1934
História das Invenções, literatura infantil, 1935
Memórias da Emília, literatura infantil, 1936
Histórias de Tia Nastacia, literatura infantil, 1937
Serões de Dona Benta, literatura infantil, 1937
O Pica-pau Amarelo, literatura infantil, 1939
Fábulas de Monteiro Lobato
O Cavalo e o Burro
A Coruja e a Águia
O Lobo e o Cordeiro
O Corvo e o Pavão
A Formiga Má
A Garça Velha
As Duas Cachorras
O Jaboti e a Peúva
O Macaco e o Coelho
O Rabo do Macaco
Os Dois Burrinhos
Os Dois Ladrões
A caçada da Onça
Jeca Tatu
É no livro "Urupês", que Monteiro Lobato retrata a imagem do caipira brasileiro, onde destaca a pobreza e a ignorância do caboclo, que o tornava incapaz de auxiliar na agricultura. O Jeca Tatu é um flagrante do homem e da paisagem do interior. O personagem se tornou um símbolo nacionalista utilizado por Rui Barbosa em sua campanha presidencial de 1918. Na quarta edição do livro, Lobato pede desculpas ao homem do interior.
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Fonte:https://www.ebiografia.com/monteiro_lobato/

Obras de Monteiro Lobato


Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubate em 18 de abriu 1882. Foi um grande tradutor, escritor, contista e ensaista. Sua criação mais conhecida foi o Sítio do Picapau Amarelo. Faleceu em 4 de julho de 1948.

Literatura Infantil 
1920 - A menina do narizinho arrebitado
1921 - Fábulas de Narizinho 
1921 - Narizinho arrebitado 
1921 - O Saci 
1922 - O marquês de Rabicó
1922 - Fábulas 
1924 - A caçada da onça 
1924 - Jeca Tatuzinho 
1924 - O noivado de Narizinho 
1927 - As aventuras de Hans Staden 
1928 - Aventuras do príncipe 
1928 - O Gato Félix 
1928 - A cara de coruja 
1929 - O irmão de Pinóquio
1929 - O circo de escavalinho 
1930 - Peter Pan 
1930 - A pena de papagaio 
1931 - Reinações de Narizinho 
1931 - O pó de pirlimpimpim 
1932 - Viagem ao céu 
1933 - Caçadas de Pedrinho 
1933 - Novas reinações de Narizinho 
1933 - História do mundo para as crianças 
1934 - Emília no país da gramática 
1935 - Aritmética da Emília 
1935 - Geografia de Dona Benta 
1935 - História das invenções 
1936 - Dom Quixote das crianças 
1936 - Memórias da Emília 
1937 - Serões de Dona Benta 
1937 - O poço do Visconde 
1937 - Histórias de Tia Nastácia 
1938 - O museu da Emília 
1939 - O Picapau Amarelo 
1939 - O minotauro 
1941 - A reforma da natureza 
1942 - A chave do tamanho 
1944 - Os doze trabalhos de Hércules 
1947 - Histórias diversas 

Outras obras - temática adulta
O Saci Pererê: resultado de um inquérito (1918) 
Urupês (1918) 
Problema vital (1918) 
Cidades mortas (1919) 
Ideias de Jeca Tatu (1919) 
Negrinha (1920) 
A onda verde (1921) 
O macaco que se fez homem (1923) 
Mundo da lua (1923) 
Contos escolhidos (1923) 
O garimpeiro do Rio das Garças (1924) 
O choque (1926) 
Mr. Slang e o Brasil (1927) 
Ferro (1931) 
América (1932) 
Na antevéspera (1933) 
Contos leves (1935) 
O escândalo do petróleo (1936) 
Contos pesados (1940) 
O espanto das gentes (1941) 
Urupês, outros contos e coisas (1943) 
A barca de Gleyre (1944) 
Zé Brasil (1947) 
Prefácios e entrevistas (1947) 
Literatura do minarete (1948) 
Conferências, artigos e crônicas (1948) 
Cartas escolhidas (1948) 
Críticas e Outras notas (1948) 
Cartas de amor (1948) 
Fonte:https://www.suapesquisa.com/biografias/obras_monteiro_lobato.htm

Projeto de Leitura: Vida, Obras e Personagens de Monteiro Lobato/Atividades para colorir



O projeto tem o intuito de estimular a leitura.Acreditando que a mesma deve ser fonte de prazer, escolhemos estudar a vida, algumas obras e personagens  do PAI DA LITERATURA INFANTIL, Monteiro Lobato.
Além de amar ler e escrever para crianças e adultos, este grande escritor, fazendeiro e jornalista, procurou transformar o Brasil num país moderno e desenvolvido por meio de muita coragem e criatividade. Em suas obras destacam-se alguns aspectos relevantes e que merecem nosso respaldo.
- Seus personagens que se repetem em todas as narrativas;

- o emprego de crianças como heróis, promovendo imediata identificação com o leitor;

- a ausência de autoritarismo e de imagens adultas repressoras;

- a opinião das crianças personagens é respeitada;

- a curiosidade e a criatividade são estimuladas.E, como conclui CHIAVINI (1994, p. 473): “Como é fácil lidar com os pequenos... Eles aceitam incondicionalmente as ofertas sinceras, deixam-se cativar sem medo por tudo aquilo de que possam auferir prazer, e nos contagiam com o gosto com o qual se envolvem nas tarefas propostas. E são reconhecidos”.                                                                                                                                                                                                                             

                                                                                       Fonte de pesquisa:Internet




























                                                                 Pesquisa feita na Internet

sábado, 14 de abril de 2018

Biografia de Monteiro Lobato, literatura infantil, sua grande obra O Sitio do Pica-Pau Amarelo, principais obras de Monteiro Lobato.


Sou professora de literatura na Escola CEIM Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Dia 18 de abril vamos iniciar o Projeto:  “Vida , obras e personagens  de Monteiro Lobato”. Ele era
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô.  Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.

 Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. 
 Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 
 Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. 
 Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho. 
 Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. 
 No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

 Frases de Monteiro Lobato
 - "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo".
 - "É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião".
 - "O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (...) Se o livro não vende é porque ele não presta".









- "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos".

Fonte: https://www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato

domingo, 8 de abril de 2018

Turma da Mônica: diversão em família/Alguém para Cuidar de Mim(Mauricio de Sousa).

 Família você é especial (música)                     
                                               
                                           
TUM tum TUM Tum, Meu Coração está Batendo TUM tum TUM Tum, Ele bate até mais forte TUM tum TUM Tum, Hoje é um dia especial FAMÍLIA  você é mesmo genial. Eu te amo. FA mília, FA mília, Aceite hoje o meu carinho FA milia  FA mília, Aceite hoje o meu beijinho SMACK smack SMACK smack, Quero que você seja feliz Você é tudo o que eu sempre quis Trago hoje como gratidão Você está aqui no meu coração TUM tum TUM Tum, Coração está Batendo TUM tum TUM Tum, Ele bate até mais forte TUM tum TUM Tum, Hoje é um dia especial FAMILIA você é mesmo genial.
                                               Eu te amo FAMÍLIA!     


                                                      

FAMÍLIA



A Maria Cebolinha é a irmã mais nova do Cebolinha, filha do Seu Cebola e da Dona Cebola. Tem cerca de 2 anos, portanto não sabe falar nem andar. Foi baseada em uma das filhas do Mauricio de Sousa, chamada Mariângela.
A sua primeira aparição foi nas tiras de Mauricio na década de 60, a historia de seu nascimento é contada em "Bem-Vinda Maria Cebolinha", de 2001. Nessa historinha, é possível perceber que Cebolinha teve bastante ciúmes da nova "intrusa" da família Cebola, mas depois acabou se acostumando com a ideia de dividir o espaço com sua irmãzinha, tornando-se ótimos amigos posteriormente.

Maria Cebolinha substitui um irmão do Cebolinha, o Salsinha que apareceu nas tiras de Mauricio e numa historia da década de 70 na revista da Mônica.
Quando ela nasceu Cebolinha tinha cerca de 4 anos de idade.
Ela, geralmente quando está sozinha, brinca, se diverte e fala com Floquinho.
Seu nome nas tirinhas em inglês é "Mary Angela".

terça-feira, 3 de abril de 2018

Refletindo sobre o BULLYING( o mal do século XXI).



É comum, observarmos no cotidiano escolar, que as crianças falam mal e agridem física e psicologicamente seus colegas ou colocando apelidos nos amigos, afirmando que estão brincando. Por isso, é importante trabalhar com eles a diferença entre o brincar e práticas de bullying.
Para isso, a sugestão é que você inicie a aula, propondo às crianças que assistam uma história disponível em DVD, mostrando um dos planos infalíveis de dois garotos: Cascão e Cebolinha e o aniversário da Mônica, “Venha à minha festinha”



Neste vídeo, da Turma da Mônica, você poderá trabalhar a questão do bullying explorando as atitudes dos personagens Cascão e o Cebolinha, que deixam a Mônica chateada ao utilizarem apelidos como baixinha, gordinha e dentuça, por exemplo.
Isso porque, por serem histórias amplamente divulgadas e de fácil acesso, facilitarão a aproximação do tema bullying com as vivências das crianças.

 Posteriormente, em rodinha de conversa, questione aos alunos, de forma que percebam as inadequações dos atos do Cebolinha e do Cascão. Neste momento, ainda não se faz necessário apresentar a nomenclatura bullying e sim os atos que o compõe.
Pergunte aos alunos:
_ Por que a Mônica bate no Cascão e no Cebolinha?
_ Como o Cascão e o Cebolinha agem com a Mônica?  
_ O que eles fazem para deixá-la triste?
_ O que vocês acham desses atos que eles têm?
_ Isso é uma brincadeira legal de fazer com os amigos?
Depois, conte-lhes que isto que o Cebolinha e o Cascão fazem com a Mônica, causa tristeza e possui o nome de bullying.

Atividade de Casa

Para finalizar esse momento, como tarefa de casa, solicite que entrevistem seus familiares, a partir do seguinte roteiro:
Entreviste duas pessoas de sua família, se possível de idades diferentes, para saber como e se acontecia o bullying quando ela estudava.
Para isso, peça que respondam:
1) Nome
2) Idade
3) Na sua época de escola era comum xingar, bater ou colocar apelidos nos colegas?
4)Você chamava algum colega ou era chamado de apelidos?
5) O que você sentia quando era vítima ou praticava essas brincadeiras inadequadas?
6)Você sabe o que é bullying?
7)O que a sua escola fazia quando alguém reclamava de sofrer o que hoje chamamos de bullying?


2º momento: Socializando conhecimentos


Inicie esse momento oportunizando que as crianças compartilhem os relatos de seus familiares, por elas recolhidos, refletindo sobre suas entrevistas aos demais. Intervenha, sempre que for necessário reforçando os sentimentos e as conseqüências do bullying para a vida dessas pessoas.
Dessa forma, a diversidade poderá ser evidenciada em sua aula, além de enfatizar que essa é uma prática comum e corriqueira nas escolas há tempos.
Finalize esse momento, solicitando que os alunos desenhem algo que represente seus sentimentos em relação as entrevistas.

3º momento: Investigando nossa turma
Após a socialização, proponha um debate que incentive as crianças a dizerem situações por elas enfrentadas. Lembre-se de anotar as falas e críticas dos alunos ao bullying.
Posteriormente, converse com elas esclarecendo que o bullying é tão comum quanto prejudicial. Para isso, você poderá exemplificar utilizando as falas dos familiares e a vivência das crianças.
Ao final do debate, construa com elas um quadro para expor na sala de aula, com combinados da turma. Neste, oportunize que diferenciem atitudes boas de inadequadas, ou seja, brincadeiras de bullying.

4º momento: Agressões  causam dores reais
Neste momento, uma vez que os alunos já sabem o que é bullying, apenas relembre os conhecimentos já adquiridos sobre o tema, retomando as entrevistas  realizadas.
Depois, é hora de aprofundar o assunto e introduzir o tema central desta aula.
Inicie dizendo que o bullying não acontece apenas nas escolas e sim, nos múltiplos espaços que freqüentamos, inclusive na internet ( em blogs, sites de relacionamento, e-mails, mensageiros instantâneos, dentre outros), assim como suas conseqüências. Além disso, que é chamado de cyberbullying também tem feito muitas vítimas, tanto quanto o já estudado bullying. Vocês vão aprofundar mais no próximo período.

5º momento: Não estamos sozinhos
Professor, nesse momento, a ênfase é mostrar a não impunidade destes atos, incentivando que as crianças não os façam.
Assim, primeiramente, trabalhe com elas as penalidades legais e sociais que as pessoas que praticaram o bullying já receberam. Para isso, a sugestão é um vídeo, disponível no Youtube, de uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=XHEfAW9FIkw, que mostra inclusive, decisões judiciais com indenizações às vítimas.
Posteriormente, para saber como a escola lida com o bullying, convide a pedagoga  da escola para fazer uma reflexão sobre quais as penalidades previstas pela escola, para quem realiza essas práticas. Os alunos aprenderão também, como e onde pedir ajuda se for vítima de bullying na escola.

6º momento: Compartilhando aprendizagens
Para finalizar, produza com as crianças Desenhos e histórias , que mostre o que realmente foi significativo para eles durante as atividades; observando e sintetizando as aprendizagens adquiridas sobre o bullying . Para isso, você pode utilizar as entrevistas.
Marque com professores de outras salas, preferencialmente do mesmo ano de ensino, um horário para que as crianças de sua turma possam difundir suas aprendizagens e ensinar o que aprenderam sobre o que é e como se defender do bullying .

Avaliação
O eixo principal da avaliação desta aula,  consiste na observação do envolvimento dos alunos;  se gerou entusiasmo, dúvidas e busca por mudanças.
Tal avaliação fará parte de um processo, identificado no cotidiano escolar, ações de bullying  e, se após o trabalho, podemos verificar se diminuíram ou deixaram de acontecer.
Essa aula, não visa esgotar seu processo avaliativo ao findar do tema. Na verdade, os resultados a serem alcançados se darão no decorrer do ano, nas diversas situações do cotidiano escolar, inclusive extrapolando os muros da escola.


Meus queridos, vocês acham que esse TEMA deve ultrapassar os muros da escola?Como?

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