segunda-feira, 3 de setembro de 2018

7 de setembro- Dia da Pátria/ Independência do Brasil l/Atividades


Foi no dia sete de setembro de 1822, às margens do Riacho do Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil formalizando a separação com Portugal.

Depois de muitos conflitos, e passados mais de dois anos, Portugal finalmente reconheceu a independência brasileira, com o Tratado de Paz e Aliança assinado entre os dois países.
O Hino da Independência foi escrito por Evaristo Ferreira da Veiga e musicado pelo próprio D. Pedro I. O Hino Nacional Brasileiro, de letra do poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada, foi oficializado durante o primeiro centenário da Proclamação da Independência, em 1922.
A Bandeira do Brasil, o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as mais legítimas manifestações simbólicas da União.
Mas a comemoração deste dia é uma oportunidade de repensar conceitos, com vistas ao despertar de uma consciência verdadeiramente patriótica, e não apenas simbólica.
Tempo de repensar os rumos da Nação e o papel a ser desempenhado por um povo consciente da realidade global.


Projeto Semana da Pátria/Justificativa


A comemoração da “Semana da Pátria” é indispensável em nossas escolas, pois proporciona ao professor oportunidade de:

• Formar na criança o conceito de Pátria
• Despertar o sentimento de patriotismo
• Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil
• Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “sete de Setembro”

Objetivos:

• Incentivar o amor à Pátria Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria• Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria
• Conhecer o fato mais importante da História do Brasil
• Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria

Desenvolvimento:Roda de Conversa

• O que é a Pátria
• O que aconteceu no dia 7 de setembro
• A figura de D. Pedro I
• Os símbolos da Pátria
• O grito da Independência
• A vida no Brasil antes e depois da Independência

Culminância

• Os alunos confeccionam chapéus ou viseiras com as cores da Bandeira do Brasil e desfilam pelo pátio ou ruas do bairro acompanhados com fanfarra ou bandinhas.
• Poderão levar também balões verde e amarelo

                            









domingo, 2 de setembro de 2018

#Brincadeiras com #música


Espaço: Pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades.
Material: uma folha de jornal para cada criança e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.

Atividade I
Dança do #jornal
Alunos participantes organizados lado a lado. Perto de cada aluno será colocada uma folha de jornal. Dado um sinal (pode-se colocar uma música) , todas os alunos dançarão sobre a folha de jornal e não vale sair de cima do jornal e nem rasgá-lo. Os movimentos com os pés deverão ser variados; ora crianças pularão, ora dançarão etc., de acordo com a criatividade de cada um. Vence quem cumprir o objetivo de não rasgar o jornal.
Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas. Também pode ser realizada em dupla.
Alguns alunos podem não toparem dançar por timidez, convide-os para serem juízes com o professor e observar se os colegas não infringem as regras.
Caso isto possa ocorrer com vários alunos, inicie a atividade da seguinte forma: quando eu colocar a música, vocês deverão ficar saltando em cima do jornal com os dois pés, mas não pode rasgar o jornal!
2- Em seguida a mesma atividade pedindo que salte com um pé de cada vez.
 3- Saltar com um pé, os dois e o outro.
4 - saltar com um é os dois juntos, os dois afastados (abrindo as pernas e novamente juntos e o outro pé.
Fazer diversas variações  e já estarão dançando e experienciando o ritmo.
Em seguida proponha que eles criem a seqüência.

Atividade II
Espaço: Pátio da escola, #sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades.
Material: cadeiras e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança das Cadeiras
Os alunos ficam em pé rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras enquanto uma música toca.
Quando a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sai do jogo.
A quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas.
              
Atividade III
Espaço: Pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: uma laranja para cada dupla e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança da Laranja
Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apo iada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia.
É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.

Atividade IV
Espaço: Pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: um aparelho de som e cd com a música
Cabeça, ombro, joelho e pé
O grupo de alunos canta as partes do corpo como indicado abaixo. Enquanto canta, coloca a mão na parte citada.
Os participantes da roda vão cantando cada vez mais rápido.
Não vale errar a seqüência. Quem errar sai da brincadeira.
Letra da música:
“Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, orelha, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.”

Atividade VI
Espaço: Pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a e xecução das atividades
Mamãe da rua musical
O pegador fica no meio da rua, e as outras crianças ficam na calçada.
Quem está no meio da rua fala o nome de um cantor. Por exemplo: Michael Jackson ou Ivete Sangalo. Os outros brincantes têm que tentar passar para o outro lado da rua, mas só podem passar cantando uma música do cantor mencionado.
Aquele que não cantar pode ser pego depois que o pegador contar até dez.
Se alguma criança não passar, o pegador pode invadir a calçada para tentar pegá-la.

Avaliação
Verificar junto aos alunos se compreenderam que a interação música, movimento, rítmo levam a construção da dança, ou de movimentos rítmicos.
Perguntar junto aos alunos se no seu entendimento, eles foram capazes de criar uma dança ou uma seqüência rítmica de forma prazerosa?
Levantar a questão se todos conseguiram participar das atividades?


Musicalização infantil - canções de roda

                                                            Palmas e pés

Como primeiras atividades, recomendamos as que usam as palmas das mãos e os pés, porque sãofáceis de assimilar e executar. É o primeiro exercício sobre os compassos e os tempos, em que as crianças, intuitivamente, irão perceber essa divisão.
A atividade consiste em bater palmas e bater as mãos na mesa, de forma alternada, em diferentes compassos. Você verá que este é um tipo de atividade que as crianças fazem com o maior entusiasmo. Vale a pena destacar que, à medida que a atividade se desenvolve, vamos tornando o compasso e a mistura de palmas, pés e batidas na mesa cada vez mais complexos.
Mesmo assim, você verá que os alunos não perdem o  entusiasmo, e muito menos o compasso. Ao contrário, eles têm uma grande capacidade de assimilar e executar corretamente os pulsos sonoros solicitados.
Antes de levar esta e outras atividades para os meninos, treine sozinho ou com um colega da escola, para você chegar afiado para a turma, de maneira a não se atrapalhar. Isso porque rapidamente as crianças superam a gente.

Órgãos do corpo


Depois das palmas e dos pés, que são atividades bastante lúdicas, podemos avançar mais um pouquinho, agora com uma atividade que as crianças adoram. Vamos usar músicas para treinar a coordenação motora, ao mesmo tempo em que promoveremos o auto-conhecimento da criança em relação ao próprio corpo. A letra dessas músicas deve citar partes do corpo, olhos, orelhas, nariz e boca, ao mesmo tempo em que as crianças devem tocar essas partes em seu próprio corpo.
Um detalhe importante é que, se você toca violão ou se há alguém que pode acompanhar a atividade, ótimo. Você conseguirá desenvolver a brincadeira de uma forma muito interessante. Mas se você não sabe tocar instrumentos, você poderá usar um CD com as músicas. Se, mesmo assim, você não tiver à disposição um aparelho de tocar CD, não se preocupe, cante várias vezes para as crianças e ensine a letra a elas, mesmo sem o acompanhamento por instrumento.
As crianças se entusiasmam com esse tipo de atividade, por isso, a partir de agora, você pode utilizar algo um pouco mais complexo. Você vai começar devagar, sabendo que a turma demora um pouco para memorizar cada passo da brincadeira. Da mesma maneira que na atividade anterior, primeiro você vai cantar para elas e treinar para que memorizem a letra da música: “Aperta a campainha do nariz, pisca a janela dos olhinhos...”. Em seguida, peça para elas fazerem o que a música está indicando, apertando o nariz, piscando os olhos, e repita várias vezes.
 

Das brincadeiras com palmas e pés, depois com o corpo, e, por fim, com instrumentos de percussão, podemos avançar um pouco mais com a turma. Passamos a trabalhar a interação entre as crianças, partindo para atividades em que todos têm de colaborar com todos para que a atividade dê certo e para que seja divertida. Em um primeiro momento, o melhor para que essa interação ocorra na musicalização é o uso das canções de roda.
Para as crianças, as canções de roda são de fácil assimilação, pois as rimas e a métrica usadas são muito simples, e ainda por cima despertam a vontade de cantar. Você pode começar com sua turma usando uma bem simples, que se parece muito com as atividades rítmicas que vimos anteriormente, usando palmas e pés. É uma brincadeira muito interessante que combina letra, melodia e a marcação do compasso com pés e palmas de forma coordenada. Trata-se da canção “ Olha palma, palma, palma, olha pé, pé, pé .....”.

Brincadeira do chapéu

Uma canção de roda, com a qual podemos intensificar a interação entre as crianças, é a brincadeira do chapéu. Sugestão de canção: “Fui à Bahia buscar meu chapéu ....” Esta é uma atividade em que há necessidade de contato entre as crianças. Trata-se de uma canção de roda em que entre todos os membros do grupo, uma criança recebe um chapéu na cabeça, e que deve passar o chapéu para o próximo da roda, escolhendo aleatoriamente entre os colegas aquele que ficará com o chapéu. Antes de iniciar qualquer atividade, explique bem às crianças como a brincadeira irá se desenrolar. Depois inicie a brincadeira, interrompendo, quando necessário, para corrigir eventuais falhas.

Fonte:https://www.cpt.com.br/artigos/musicalizacao-infantil

Trabalhando Música na Educação Infantil- AD


1 – Canção
Cantar com as crianças quando chegam para a aula, na hora do lanche ou na hora de sair, é uma maneira simples e divertida de colocar a música na vida delas. Isso pode ser feito desde que elas são bebês e deve ser um momento de diversão. Os pais também podem realizar esta atividade em casa.
2 – Movimentos corporais com músicas
Quando for cantar com as crianças, estimule-as a fazer movimentos. A música dos dedinhos, por exemplo, pode ser cantada apontando para eles. É uma forma de ensinar ritmo, levar conteúdo e trabalhar a musicalização infantil.
3 – Músicas utilizadas em brincadeiras
As brincadeiras também podem ser usadas para o ensinamento. Brincar de roda, ensinando letras e ritmo, acompanhando as músicas com os passos, é uma forma agradável da criança aprender e de ensinar cantigas de roda para ela.
4 – Música com outras atividades
Usar fantoches para ensinar uma canção ou para que cantem com as crianças, também é uma forma de atrair os pequenos para a música. Eles costumam interagir e adorar os bonecos, fazendo com que aprender uma letra nova, se torne algo especial.
5 – Música e ritmo através de palmas e batidas
Alguns versinhos ritmados podem ser acompanhados com palmas ou até batidas na carteira. A atividade vira uma “bagunça” para eles e ensina música, ritmo e poesia ao mesmo tempo. “Um, dois, feijão, com arroz / três, quatro, feijão no prato…” pode ser usada antes da alimentação, por exemplo.
6 – A utilização de instrumentos musicais
Os bebês podem brincar com chocalhos especiais. Já as crianças maiores podem ter contato com instrumentos próprios para crianças. Há um brinquedo didático que se chama “Bandinha do Barulho”, e pode ser usado tanto em escolas quanto em casa. São 10 instrumentos musicais com tamanho adaptado para crianças: 1 prato, 1 afuche, 1 corneta, 1 castanhola, 1 coco, 1 pandeiro, 1 blac-blac, 1 maraca, 1 reco-reco e 1 triângulo.
7 – Alternância de ritmos e estilos de músicas
Sabe aquela música que você ensinou para as crianças com um andamento mais rápido? O que acha de começar a aula seguinte com ela mais lenta? Você pode até fazer isso na mesma aula, para que elas sintam as diferenças. O importante também é usar diversos estilos musicais ao decorrer do aprendizado.
8 – Criar melodias e ritmos
Versos que estão sendo estudados em sala de aula podem virar música. Incentive os alunos a lerem as poesias cantando e criando melodias.
9 – Música na hora de relaxar
Antes de ir para casa, uma música de relaxamento pode ser usada até para bebês. Hora de se espreguiçar e ouvir com atenção.
10 – Vídeos e filmes musicados
Na hora do cinema, escolha um musical para passar para a sua turma. É mais uma forma bem descontraída de colocar a música na vida das crianças.

domingo, 26 de agosto de 2018

História do Soldadinho de chumbo- Dia do Soldado

Era uma vez 25 soldados todos feitos de uma colher de cozinha, de chumbo. Como o chumbo não chegou, o vigésimo quinto soldadinho ficou sem uma perna.
À noite quando toda a gente se ia deitar os brinquedos saltavam e brincavam. O Soldadinho ficou apaixonado por uma bailarina feita de papel, que vivia num castelo.
Um duende muito malvado ao ver o soldadinho parado a olhar para a bailarina manda-o de imediato para se esconder porque já estava a amanhecer e as pessoas começavam a acordar. Mas o soldadinho não quis saber dele e continuou com os olhos na bailarina e ela nele. Então o duende disse-lhe, que como ele não lhe obedeceu iria lhe acontecer coisas muito más.
O que é certo é que quando as crianças acordaram apanharam o soldadinho e colocaram-no no parapeito da janela. De repente a janela abriu-se e o soldadinho caiu para a rua. A criada e o menino foram procurá-lo mas não o encontraram, depois começou a chover muito e dois rapazes viram-no e colocaram-no num barco de papel de jornal e mandaram-no pela valeta abaixo.
E ele lá foi sempre valentão e o coração sempre na bailarina.
Mas os perigos começaram a surgir e apareceu uma ratazana que o seguiu mas nada conseguiu.
A uma certa altura o barco começou a afundar-se e o nosso soldadinho sempre com o coração na bailarina, foi cair num canal cheio de água.
Aí ,um peixe engoliu-o , depois foi vendido no mercado e comprado.
O mais engraçado é que quem o comprou foi a criada da casa onde viviam todos os brinquedos da história. Quando amanhou o peixe ficou tão espantada ao retirar de lá de dentro o soldadinho de chumbo que o foi colocar em cima da mesa da sala para que todos o vissem.
Quando a bailarina o viu, ficaram os dois com os olhos colados um no outro.
Então uma coisa estranha aconteceu, não se sabe se foi obra do duende ou de mero acaso. Um menino pegou no soldadinho e atirou-o para o lume da lareira, logo de seguida a janela abriu-se e a bailarina foi parar também à lareira.
Ambos arderam no lume, o soldadinho derreteu e ficou na forma de um coração. Da bailarina apenas restou uma lantejoula, toda queimada, que ela usava ao pescoço.










A Borboleta e a Flor-Projeto "Artistas de Nossa Terra"

Jardim de Infância “Corina Bicalho Guimarães”
Professora: Maria Aparecida, Janaina, Michelle, Silvana...

Iniciando mais um projeto que busca valorizar e divulgar talentos do nosso Município.
O "Artistas de Nossa Terra” nosso objetivo enquanto professor é apresentar aos alunos trabalhos de pessoas que nasceram, vivem e fazem parte da história da nossa cidade.



Margaridinha já estava quase desmaiando naquela tarde de sol inclemente quando uma linda borboleta azul apareceu com uma gotinha de água e deu-lhe para que bebesse.
_Tome, Guidinha! Assim vai se sentir melhor!
Esquecendo-se do orgulho, a florzinha aceitou... Estava realmente fresca a gotícula de água, havia sido pega na fonte do jardim e a flor então pode animar-se um pouco, recobrando suas forças, sorriu em agradecimento.
Em seguida, perguntou à Borboleta:
_ Por que se incomodou comigo, se na verdade eu sempre me recusei a lhe dar meu néctar?!!!
Ao que a borboleta respondeu:
_ Guidinha, Guidinha! Nesse jardim há muitas flores,...Seu néctar nunca me fez falta... Porém aprendi com minhas avós e tias borboletas que não importa a quem, é sempre bom fazer o bem... E perdoar o meu próximo o ajuda e ajuda a mim também!

Moral da História: Margaridinha aprendeu que ninguém é tão auto suficiente que não dependa de outro alguém... E que tanto dar como receber são importantes na vida e no crescimento da gente...

Fonte de pesquisa da fábula: https://www.recantodasletras.com.br/fabulas
Escritora: Irene Cristina dos Santos Costa - Nina Costa, 05/03/2012
Fonte de pesquisa da obra: http://mundodosabersalvador.blogspot.com
Pintor: Romero Brito



JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES”
PROFESSORA: MARIA APARECIDA RODRIGUES MARQUES
DATA: 28 DE AGOSTO DE 2018 / JARDIM: II, MATUTINO
LITERATURA: FÁBULA “A BORBOLETA E A FLOR”
ESCRITORA: IRENE CRISTINA DOS SANTOS COSTA
ARTE: RELEITURA DA OBRA DE ROMERO BRITO.      





quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Projeto A Linda Rosa Juvenil



 A letra da canção lembra a história do conto de fadas. Tanto meninos quanto meninas têm um papel a representar, que guarda relação com aspectos culturais ainda presentes em nossa sociedade.
A alegre Rosa Juvenil, que é enfeitiçada pela bruxa e salva pelo príncipe. A encenação realizada durante a brincadeira trata desse pequeno drama.

               ROSA JUVENIL
                 

A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar,
Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má


Um dia veio uma bruxa má, muito má
Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim
Que adormeceu a rosa assim, bem assim
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais
Não há de acordar jamais, nunca mais
O tempo passou a correr, a correr, a correr
O tempo passou a correr, a correr
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor

Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei
E despertou a rosa assim, bem assim, bem assim


E despertou a rosa assim, bem assim
Batemos palmas para o Rei, para o Rei...

domingo, 19 de agosto de 2018

Era uma vez...Princesa chamada Iara Sereia-Lenda do Folclore


Era uma vez uma linda princesa chamada Iara a sereia, que vivia no fundo do mar, e um belo dia resolveu se casar.
Começou a procurar.... Logo a noticia espalhou-se e os pretendentes foram aparecendo.

O Curupira veio da floresta e disse:
- Boa noite linda sereia! Soube que pretendes casar, estou aqui, sou o Curupira, protetor dos animais e vou proteger você, quer casar comigo?
Iara:
- Você já tem muitos animais para proteger e logo vai esquecer de mim.
O Curupira ficou muito triste e foi embora.
Não demorou muito tempo e apareceu outro pretendente, o lobisomem.

- Uuu! Uuu!  Oi boneca! Quer casar comigo?
Iara:
- O que você faz?
Lobisomem:
- Sou forte e habilidoso, nas noites de lua cheia me transformo metade homem e metade lobo.
Iara:
- Quero não! Tenho medo!
- Saia, saia, saia.
O lobisomem foi embora e repentinamente apareceu um lindo cavalheiro em um belo cavalo branco, ele era o Negrinho do Pastoreiro, que disse:

- Linda princesa, quer se casar comigo? Levarei você para passear no meu cavalo.
Iara:
- Mas eu não gosto de andar a cavalo, não quero me casar com você não!
Já era o terceiro pretendente e nenhum havia tocado o coração de Iara.
Veio então o quarto, o Boi - Bumbá que chegou cantando:

- Boi, boi, boi, boi da cara preta, pega essa criança que tem medo de careta...
- E ai! Você quer casar comigo?
Iara:
- Como é sua fala?
Boi - Bumbá:
- Mommm!
 Iara:
- Seu mugido faz doer meus tímpanos.
O boi voltou e encontrou o Saci, que perguntou:- Por que você está triste?
Boi: - Porque a Iara não quis casar comigo.



Saci:
- Pois vou conversar com ela, saber porque ela não quis casar com você.
Saci tira proveito da situação e quando encontra Iara nem lembra do Boi - Bumbá, joga todo o seu charme para Iara e pergunta:
- Quer casar comigo?
Iara responde:
- Saci, Saci, já lhe conheço de outras histórias, sei que você é muito travesso;
Saci:- Pois você vai acabar ficando no caritó!
Iara ficou triste a chorar... Pensando... Será que não vou encontrar alguém para casar?
Para a alegria de Iara, Boto já nadava nas águas do mar para seu amor encontrar. 

Ao se aproximar de Iara o seu coração disparou e logo se apresentou para a linda princesa do mar: - Sou o Boto, na água sou um peixe e na terra um homem, como você, que é metade humana e metade peixe.
- Iara você quer casar comigo?

Resultado de imagem para personagens do folclore

Iara:
- Claro que sim! Pensei que não iria encontrar um príncipe para casar.
O dia da grande festa chegou, 22 de agosto, não sei de que ano... a Mula sem cabeça foi convidada para ser a madrinha, 
         


 o Boitatá para padrinho.



A Cuca organizou todo o casamento. 


Estavam presentes, Saci, Curupira, Lobisomem, Negrinho do Pastoreiro , Boi - Bumbá...


Após o casamento saíram em lua de mel e viveram felizes para sempre...
  História criada por Meirilene Oliveira e adaptada por Cida Marques
 Fonte de pesquisa:  http://viageminfantil.blogspot.com
Imagens retiradas internet.

Folclore Brasileiro em Animação


Folclore brasileiro em animação. Conheça os personagens do folclore brasileiro nesse curta metragem. Valorizar o folclore é muito legal pois nos faz sempre lembrar da cultura do nosso país. Assista o Curupira, Iara, Lobisomem, Boitatá, Mula sem cabeça. Esse curta foi feito pelo Animar Estúdio, produtora de animação situada em Campinas/SP junto com a empresa 3S projetos. Estúdio de Animação: http://www.animarestudio.com.br Ilustração e Mascotes: http://www.ilustradordesenhista.com.br Caricaturas para presentes e casamentos: http://www.andrepaduaestudio.com.br Restrospectivas Animadas: http://www.chargecasamento.com.br DVD Infantil: http://www.luanocometinha.com.br Conheça também o novo DVD Infantil de clipes do nosso estúdio: Jacarelvis e Amigos. Canal do Youtube: http://www.youtube.com/user/Jacarelvis Site: http://www.jacarelvis.com.br/

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PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

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