terça-feira, 7 de maio de 2019

O projeto :Quem Cuida de Mim e Profissões



 Justificativa: 

Acredito ser a família o alicerce que dá sentido a vida,  permitindo aos seres humanos experimentar a verdadeira felicidade  nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia. Não fomos criados para vivermos isolados, mas para convivermos uns com os outros cultivando os valores fundamentais: respeito, a obediência, o diálogo e a ajuda.  A compreensão desses valores deve iniciar na família, pois uma criança que aprende a cultivar o amor, o respeito, a obediência, desenvolverá uma consciência íntegra e saudável em qualquer ambiente. À escola, a instituição em geral cabe  incentivar a criança no cultivo desses valores atuando como parceira dos diversificados modelos de família, hoje constituídas.
Como resultado da atual dinâmica social, a Família sofreu alterações significativas, relacionados à concepção humana, bem como pela entrada maciça das mulheres no mercado do trabalho. Essas mudanças influenciaram várias instituições sociais, resultando, por exemplo, em diferentes formatos de família, de casamento, de relação entre pais e filhos. No segundo domingo do mês de maio comemoramos  o Dia das Mães. Durante as semanas que  antecedem essa data, desenvolveremos uma série de atividades para que as crianças e adolescentes interaja mais com outros membros da sua família. É necessário despertar na criança, sentimentos de amor e gratidão aos seus familiares.

 Objetivos Gerais:

-Estimular a afetividade familiar independente da forma como ela é constituída.
-Reconhecer a diversidade familiar, valorizando Quem Cuida de Mim;
-Valorizar a família manifestando sentimento de amor, respeito, etc;
-Desenvolver a linguagem oral através de relatos sobre a família;
-Aprimorar a coordenação motora fina;
-Estimular o gosto musical e a expressão corporal;
- Reconhecer as qualidades dos membros da família;
- Reconhecer-se como parte integrante da família;
- Compreender a importância de viver em um lar repleto de amor;
-Desenvolver interesse em colaborar com a família.
-Buscamos  sensibilizar a família sobre a importância de acompanhar o desempenho de seu filho na escola.
-Organizar um dia diferente para que as crianças possam vivenciar um dia de sua rotina com as pessoas que cuidam dela, em comemoração ao Dia das Mães.

   Metodologia:

 Sugerir  que as crianças entrevistem um membro da família.. Elas podem perguntar qual é  sua profissão, o esporte preferido , o prato que mais gosta, qual o lazer favorito e que revistas ou jornais ele lê; Quanto  pesa, mede? Quantos anos ele tem?
  Imitar um membro da família fazendo compras no mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para identificar o valor monetário das cédulas e o esforço que a família faz para ganhar e colocar tudo dentro de casa.
 Visitar o mercado para olhar os preços das coisas que a família  gosta.
 Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o lazer que faz junto com a família, etc.
  
Artesanato e  Arte e Educação

- Confecção de lembrança para Quem cuida de mim
- Confecção de mural com fotos de seus familiares no trabalho.
-Confecção de Apetrechos decorativos para decoração do dia da Homenagem (10/05)
-Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais;
-Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções;
- Experimentação  dinâmica do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza o som, cria expectativa e é, também, música;
-Cantar canções relacionadas à família;
-Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos-Ensaio.
  
Culminância do Projeto:

Festa de Homenagem “Quem Cuida de Mim” com apresentações de músicas e Dramatização (Profissão dos  membros da família), dinâmica  na sala de aula com a família dos alunos reforçando assim a importância da participação da mesma no núcleo educacional. Exposição de cartazes e painéis  e etc.(Dia 10 /05)


quarta-feira, 1 de maio de 2019

Sequência Didática(Projeto: Quem Cuida de Mim -Profissões)

Centro de Educação Infantil Municipal  Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno:  Matutino/Vespertino-II
Tema:Projeto: Quem Cuida de Mim/Profissões/ Datas comemorativas
Público Alvo: Alunos de  5 anos
Tempo: 29/04 a 10/05
Sequência Didática
Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
 *Estimular a afetividade familiar independente da forma como ela é constituída.
 *Despertar o interesse e a curiosidade das crianças pela profissão de seus familiares.
* Reconhecer a importância das profissões para sociedade;
*Exercitar atividades que envolvam o tema abordado;
*Valorizar datas comemorativas.
Habilidades:

*Conhecer e valorizar diversos tipos de profissões, suas áreas de atuações e a importância para a sociedade;
*Representar por meio de desenhos algumas profissões;
*Realizar entrevistas sobre o tema;
*Comparar algumas profissões do passado com as atuais.
*Conhecer datas comemorativas
*Ampliar o vocabulário;
*Realizar entrevistas sobre o tema;
*Realizar atividades que envolva o tema.

Conteúdo(s) 

Projeto: Quem Cuida de Mim /Profissões/Datas comemorativas

Desenvolvimento/1º Momento: Segunda-feira , 29/04/19
Atividade de rotina

1-Entrada com música Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças está presentes.
3-Calendário: Marcar a data no calendário, dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: Observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 30.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
  9-Poema  de acordo com o tema abordado.
10-Música de acordo com o tema
1.Interpretação do poema - Você gostou do poema?
 2. Qual é o título?  
 3. Quem escreveu poema? 
4. E você, qual a sua opinião sobre ( tema)?  Conte-nos tudo. 
5. Encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

Roda de conversa: 

Sobre as profissões, pedir uma pesquisa sobre as profissões dos familiares dos alunos, partindo sempre da realidade próxima da criança.

O que é profissão? Quais as diferenças?

· Quais as profissões mais comuns?
· Quais as profissões que surgiram atualmente?
· Existe diferença entre as profissões de quem mora na cidade e no campo? Quais?
Atividade:  Recorte colagem(diferentes tipos de profissões).


*Dever de casa: Entrevistar (membros da família dos alunos).

 2º Momento: terça-feira, 30/04/19
 -Atividade de rotina
-Roda de conversa:-Continuação da aula anterior.
*Atividade: Ilustre o poema e massinha de modelar;                                                                           

 3º Momento: Quinta-feira, 02/05/19
 -Atividade de rotina
-Roda de conversa:-Continuação da aula anterior.
*Atividade: Marque um X nos profissionais  que cuidam da saúde das pessoas;

 4º Momento: Sexta-feira, 03/05/19
 -Atividade de rotina
-Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
-Atividade:  Adivinha-Profissões  e musica do alfabeto;
  
 5º Momento: Segunda-feira, 06/05/19
 -Atividade de rotina
 -Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
  -Atividade: Jogo dos 7 erros-Profissões

 6º Momento: Terça-feira, 07/05/19
 -Atividade de rotina
 -Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
 -Atividade: Relacione as profissões a sua escrita;

7º Momento –Quarta –feira, 08/05/19
-Atividade de rotina
-Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
-Atividade: Caça- palavras-Profissões

9º Momento –Quarta –feira, 09/05/19
-Atividade de rotina
-Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
-Atividade: Confecção de lembrança para (Quem cuida de mim) e ensaio.

10º Momento –Quarta –feira, 10/05/19
-Atividade de rotina
-Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
-Atividade: Teatro das profissões - Familiares/homenagem aos mesmos.

Atividades:
29/04-História e recorte e colagem-Mural
30/04-Pinte quem prepara os alimentos e massinha de modelar;
02/05-Marque um X nos  profissionais  que cuidam  da saúde das pessoas;
03/05-Adivinha-Profissões
06/05- Jogo dos 7 erros-Profissões
07/05-Relacione as profissões a sua escrita;
08/05-Caça- palavras
09/05-Desenho livre (Quem Cuida de Mim) e ensaio.
10/05- Teatro/dramatização da música de Mara Maravilha ( profissões dos membros da Família)
-Homenagem a Quem Cuida de Mim(Dramatização da música- Mulher Maravilha/Zé Neto & Cristiano.

Recursos/ material de apoio 29/04  a  10/05 de 2019 
Papéis coloridos, Internet/computador, Lápis, coloridos e giz de cera, guache,Painéis, Livros de literatura infantil, DVDs, fantoches, Pen drive...
Avaliação:
 A avaliação ocorrerá de forma contínua, tendo em vista a participação ativa dos educando nas atividades propostas, o envolvimento, o interesse, a assiduidade e as relações interpessoais.


Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Conteúdo: Projeto: Quem Cuida de Mim -Profissões
Turma: Jardim II ( Matutino e Vespertino).
Data: 29 de abril  de 2019
Aluno______________________________________________________________

-Dever de casa
  
-Entreviste um profissional de sua família sobre a profissão que exerce. Você poderá gravar, ou registrar as repostas em seu caderno. Sugerimos o roteiro abaixo:  
-Roteiro da entrevista
     Qual é o seu nome?____________________________________________________
     Qual é a sua idade?_____________________________________________________
     Qual é o seu grau de parentesco com o entrevistador?__________________________
     Qual é a sua profissão?__________________________________________________
     Há quanto tempo você trabalha nessa profissão?______________________________
     Por que escolheu esse trabalho?___________________________________________
     O que fez para ter essa profissão?__________________________________________
     Do que você mais gosta no seu trabalho?_____________________________________
     O que é mais difícil em seu trabalho?________________________________________
     Qual a importância do seu trabalho?________________________________________
     Como é o seu local de trabalho?___________________________________________
     Necessita de algum instrumento para realizar seu trabalho?______Qual?___________
     Como você resolve as dificuldades do dia-a-dia?______________________________
     Para a sua vida profissional, seria importante continuar estudando? Por quê?___________________________________________________________________
     Você faz algum outro trabalho? Qual?_____________________________________
     O que você gosta de fazer nas horas de lazer?_______________________________    

                                                                              Obrigada, juntos somos mais fortes!!!!




JARDIM DE INFÂNCIA CORINA BICALHO GUIMARÃES
PROFESSORA: MARIA APARECIDA RODRIGUES MARQUES
CONTEÚDO: PROJETO: QUEM CUIDA DE MIM/ PROFISSÕES
TURMA: JARDIM II ( MATUTINO E VESPERTINO).
DATA: 29 DE ABRIL  DE 2019
ALUNO______________________________________________________________

O QUE É QUE EU VOU SER?
(PEDRO BANDEIRA)

BETE QUER SER BAILARINAZÉ QUER SER AVIADORCARLOS VAI PLANTAR BATATAS
JUCA QUER SER UM ATOR
CAMILA GOSTA DE MÚSICA
PATRÍCIA QUER DESENHAR
UMA VAI PEGANDO O LÁPIS
E A OUTRA PÕE-SE A CANTAR.
MAS EU NÃO SEI SE VOU SER
POETA, DOUTORA OU ATRIZ
HOJE EU SÓ SEI DE UMA COISA:
QUERO SER MUITO FELIZ.

1- ILUSTRE O POEMA







    Dramatização da música(O QUE EU VOU SER QUANDO CRESCER)

(MARA MARAVILHA-PROFISSÕES).


TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU
O QUE EU VOU SER,
QUANDO EU CRESCER
CANTORA OU DOUTORA
ADVOGADA
OU PROFESSORA
POSSO SER, POSSO SER CIENTISTA
ENGENHEIRA
OU JORNALISTA
UMA PROFISSÃO
VOU TER QUANDO EU CRESCER
EU VOU ESTUDAR,
EU VOU ME FORMAR
TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU
O QUE EU VOU SER,
QUANDO EU CRESCER
BOMBEIRA OU ESPORTISTA
ARQUITETA
OU ECONOMISTA
OH MEU DEUS! OH MEU DEUS
ME AJUDE A DECIDIR AGORA
A MELHOR PROFISSÃO
QUE EU VOU TER
QUANDO CRESCER
EU VOU ESTUDAR,
EU VOU ME FORMAR,
EU VOU TRABALHAR
TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU

terça-feira, 23 de abril de 2019

APRESENTAÇÃO PÁSCOA

A PÁSCOA CHEGOU ALEGRE


A PÁSCOA CHEGOU ALEGRE
COMO ESTA CANTIGA DE AMOR
AS FLORES JÁ ENFEITARAM
O CAMINHO DE NOSSO SENHOR
PARABÉNS PELA SUA VIDA JESUS
VOCÊ JÁ RESSUSCITOU
FELICIDADE SEM FIM, ALELUIA, ALELUIA!
FELICIDADE SEM FIM, ALELUIA, ALELUIA!

terça-feira, 19 de março de 2019

TRABALHANDO FAMÍLIA - TITÃS



FAMÍLIA, FAMÍLIA
PAPAI, MAMÃE, TITIA
FAMÍLIA, FAMÍLIA
ALMOÇA JUNTO TODO DIA
NUNCA PERDE ESSA MANIA
MAS QUANDO A FILHA QUER FUGIR DE CASA
PRECISA DESCOLAR UM GANHA PÃO
FILHA DE FAMÍLIA SE NÃO CASA
PAPAI, MAMÃE NÃO DÃO NENHUM TOSTÃO
FAMÍLIA Ê
FAMÍLIA A
FAMÍLIA
FAMÍLIA, FAMÍLIA
VOVÔ, VOVÓ, SOBRINHA
FAMÍLIA, FAMÍLIA
JANTA JUNTO TODO DIA
NUNCA PERDE ESSA MANIA
MAS QUANDO O NENÊ FICA DOENTE
PROCURA UMA FARMÁCIA DE PLANTÃO
O CHORO DO NENÊ É ESTRIDENTE
ASSIM NÃO DÁ PRA VER TELEVISÃO

FAMÍLIA Ê
FAMÍLIA Ê
FAMÍLIA
  FAMÍLIA,…


1) ILUSTRE A MÚSICA.


2) DRAMATIZAÇÃO -DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA.

segunda-feira, 18 de março de 2019

FAMÍLIA Música de João Xavier


CEIM Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Tema: Família
Público Alvo: Alunos de 05 anos \Jardim II
Tempo: DE 03 a 20 de MARÇO DE 2019

FAMÍLIA
Música de João Xavier

EU AMO A MAMÃE
EU AMO O PAPAÍ
EU AMO MINHA IRMÃ E MEU IRMÃO TAMBÉM.
EU AMO A VOVÓ
EU AMO O VOVÔ
EU AMO ESSA FAMÍLIA QUE ME FAZ TÃO BEM

SOU FELIZ, SOU FELIZ
Com minha FAMÍLIA, sim eu, sou FELIZ.
SOU FELIZ, SOU FELIZ
Com minha FAMÍLIA sou FELIZ.
      
                                                          EU AMO A MINHA TIA
EU AMO O MEU TIO
EU AMO MEUS PRIMINHOS E OS MEUS AMIGOS
EU AMO MEU GATINHO E O MEU CACHORRINHO
EU AMO TODO MUNDO QUE VIVE COMIGO.



 1)CIRCULE NA MÚSICA AS PALAVRAS FAMÍLIA

 2)QUANTAS  LETRAS TEM A PALAVRA FAMÍLIA?

 3)QUANTAS  VEZES  APARECE NA MÚSICA  A PALAVRA FAMÍLIA?

4)ILUSTRE   A MÚSICA










 5)  COPIE   O TÍTULO DA MÚSICA 


________________________________________

6) CIRCULE A  PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA FAMÍLIA

7) CIRCULE A ÚLTIMA LETRA DA PALAVRA FAMÍLIA

8) COMPLETE:
  F
  A
 M
  Í
  L
  I
 A

 






  A

  Í


 A
   F

 M

  L





  Í

  I




OLHA A ÁGUA -Marcelo Serralva


OLHA A ÁGUA

PRA MATAR A NOSSA SEDE
PRA MOLHAR A NOSSA CASA
PRA REGAR AS NOSSAS PLANTAS
PRA CHOVER DE MADRUGADA
SE É POUCO É UMA GOTA
É UM PINGO, UMA LÁGRIMA
SE É MUITO VIRA RIO, CACHOEIRA, VIRA LAGO, VIRA MAR
ÁGUA QUE A GENTE TEM QUE ECONOMIZAR

OLHA A ÁGUA
PODE SER UM OCEANO
PODE SER UM MAR INTEIRO
PODE SER AQUELE BANHO
QUE EU TOMO NO CHUVEIRO
QUANDO CHOVE VIRA NUVEM
E DESPENCA LÁ DO CÉU
QUANDO CAI NO CHÃO

É ÁGUA PRA BEBER PRA TOMAR BANHO PRA LAVAR
ÁGUA QUE A GENTE TEM QUE ECONOMIZAR
PORQUE SENÃO UM DIA ELA ACABA
E ENTÃO O QUE A GENTE VAI FAZER SE NÃO TEM ÁGUA
PORQUE SENÃO UM DIA A FONTE SECA
E O QUE VAI SER ENTÃO DA NOSSA VIDA AQUI NA TERRA?
(AQUI NO PLANETA TERRA)


1)QUANTAS VEZES APARECE NA MÚSICA A PALAVRA ÁGUA?

2)    ILUSTRE A MÚSICA- OLHA A ÁGUA

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE