domingo, 24 de novembro de 2019

Relato de Experiência Pedagógica -Professora de Mimoso do ES

                                  

O presente Relato de Experiência Pedagógica apresenta ações para melhorar o mundo através da reciclagem, desenvolvida no CEIM Jardim de Infância “Corina Bicalho Guimarães” na cidade de Mimoso do Sul - ES, durante dois meses, cujo objetivo define-se em promover através do projeto, condições para refletir criticamente sobre as ações (crítica e reflexivas) em prol de um mundo melhor, em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade. Diante dos desequilíbrios ambientais decorrentes das próprias atividades humanas e considerando a escola um espaço para se tratar a Educação Ambiental, desenvolveu-se uma metodologia no qual se buscou a participação direta dos alunos e da comunidade através de palestras, discussões com geólogo, imagens, vídeos, roda de conversa e sessão de cinema no salão da Escola. A partir dessa proposta foram analisados os benefícios e os malefícios relativos à aplicação e utilização do recurso natural água, a relação do ser humano com o meio ambiente, visando assim, a diminuição dos impactos da agressão ao mundo. Ao final, verificou que os envolvidos no processo identificam sua identidade e seu pertencimento à natureza, compreendendo a dependência do ser humano ao meio em que vivem, os reflexos de sua convivência responsável e harmônica com o meio ambiente, através de novas tecnologias em defesa do mesmo. O projeto enfatiza a comunidade escolar como público alvo e observa nela a grande diversidade de experiências, com a participação ativa dos alunos,no intuito de ampliar-se a consciência sobre as questões ambientais, de forma que eles mesmos, assumam, com autonomia, atitudes e valores voltados à proteção e conservação do meio ambiente, desenvolvendo lúdica e criativamente habilidades, potencialidades e valores relativos à reciclagem em prol de um reaproveitamento de materiais diversos como preservação de um meio ambiente melhor. Neste sentido, pode-se indagar: Como atuar para salvar o planeta? Realmente não é uma tarefa fácil, entretanto, pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazer desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações. E há que se começar desde a mais tenra idade, para que se desenvolva o espírito de preservação, reciclagem e sustentabilidade.
                      OBJETIVOS GERAIS:
O objetivo deste projeto é conscientizar a sociedade mimosense de que reciclar é um ato que ajuda melhorar o meio ambiente e pode trazer benefícios a todos, por isso, deve ser motivo de ações que favoreçam a permanência e qualidade de novas tecnologias em defesa do Meio Ambiente; de modo a refletir sobre sua importância, desde a mais tenra idade (Pré-escola), observando e participando em defesa de um mundo melhor para toda a população.
                       ESPECÍFICOS:
Ao término do projeto, espera-se que os alunos tenham desenvolvido a capacidade de:
- Reconhecer os problemas ambientais existentes em sua cidade; 
 - Identificar e separar o lixo corretamente em casa ou na escola;
-Distinguir e avaliar as atitudes do dia a dia que prejudicam o meio ambiente
- Estabelecer e divulgar a importância da reciclagem para melhorar o Mundo;
- Pesquisar sobre como a Inovação e a tecnologia podem ajudar na implementação de ações em defesa do Meio Ambiente;
- Reconhecer os diversos cuidados com Meio ambiente através da reciclagem;
- Desenvolver a criatividade, imaginação, atenção e o raciocínio em atividades lúdicas e criativas com materiais recicláveis;
- Despertar nos alunos o interesse pela reciclagem; pelo consumo responsável e pela sustentabilidade;
- Preparar oficina de reciclagem; atividades de desenho, pintura, recortes, colagem, modelagem abordando o tema desenvolvido;
-Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies para qualidade de vida;
-Reconhecer a importância da Reciclagem para o Meio Ambiente.
                              METODOLOGIA:
O título do projeto surgiu em uma roda de conversa com diálogos e interações sobre como usar as novas tecnologias para melhorar o Meio Ambiente. Posteriormente foram realizadas rodinhas de conversa, sobre aplicativos de jogos sobre reciclagem no celular, rodinha de leitura de histórias relacionadas ao tema, em que as crianças puderam dramatização, cantar musiquinhas, realizar desenhos livres e atividades específicas, relacionadas ao tema proposto.
Foram realizadas visitações na comunidade do entorno da escola observando as condições do meio ambiente. A utilização desta metodologia proporcionou às crianças a possibilidade de realizar algumas reflexões sobre como devemos atuar para mudar o mundo, sob orientação, realizaram a coleta de lixo, sendo conscientizados de que a melhoria do meio ambiente começa por nós mesmos. Aqui enfatizou-se a importância de se ressaltar que este processo deve ser uma nova prática em defesa do meio ambiente e do bem-estar de todos. Buscou-se incutir nas crianças através das rodinhas de conversa, a noção de que proteger o meio ambiente é tarefa para todos nós, independentemente de nossa idade.
Ajudar é fundamental para que as próximas gerações possam usufruir de tudo o que nosso planeta oferece, tendo acesso a um ar puro, água limpa e à variedade de espécies que aqui vivem. Foram efetuadas atividades lúdicas e criativas com materiais recicláveis (oficinas) na escola, a construção de brinquedos e meios de transporte com materiais recicláveis (garrafas pet, papelão, pratinhos descartáveis, etc.) pelas crianças e seus pais ou responsáveis.
Realizou-se panfletagem nas casas da comunidade entorno à escola para a culminância do projeto, com a exposição de reciclagem aberta ao público.

A  avaliação  foi  feita  durante  todo  o  desenvolvimento  das  atividades  do projeto.  Avaliando  o  empenho  de  cada  aluno  com  os   aplicativos de reciclagem,  observei a  curiosidade  e  entusiasmo  dos  alunos  pelos  jogos  de  incentivo a coleta seletiva  e  se  eles   estão  tendo   interesse  pelas  a atividades  propostas,  dessa  mane ira  será  possível identificar  o  quanto  cada  aluno  aprendeu  com  o  projeto

       CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Atividades foram desenvolvidas no período de um mês, compreendidas entre 22 de julho de 2019 a 22 de agosto de 2019, nas turmas de Jardim II dos turnos Matutino e Vespertino da escola CEIM Jardim de Infância “Corina Bicalho Guimarães”, Mimoso do Sul - ES.
DATA
ATIVIDADE
OBSERVAÇÃO
22/07
Roda de conversa - Escolha do tema.
Para o projeto agrinho
23/07
Roda de conversa- Refletindo sobre o tema escolhido.
Musica sobre reciclagem.
24/07
Vídeo-Reciclagem, o papel de todos nós.
Refletimos na rodinha de conversa sobre o nosso papel diante da problemática.
25/07
Palestra/ com biólogo (Como Inovar e usar tecnologia em defesa do meio ambiente?).
Jogos educativos foram criados para auxiliar no aprendizado sobre o tema abordado.
26/07
Rodinha de conversa- Reflexão sobre o que vocês aprenderam sobre a palestra.
Oficina de celulares reciclados (jogos educativos sobre reciclagem).
29/07
Cinema-Salão da escola (“Um Plano Para Salvar o Planeta”, Turma da Mônica).
Cine-pipoca no salão da escola.
30/07
Panfletagem na comunidade (10 dicas de Ações para melhorar o meio ambiente).
Conscientizando a comunidade ao redor da escola.
31/07
Apresentando o projeto nas outras salas de aula.
Dramatização da musica reciclar é a solução.
01/08
Pesquisa sobre jogos educativos (reciclagem).Usando a tecnologia em defesa do meio ambiente.

Parceria com os pais.

02/08
Rodinha de leitura diária- Preservar a Natureza: Podemos-nos!
Recorte e colagem
(pessoas contribuindo com o meio ambiente).
05/08
Rodinha de leitura diária: Livro - Recicle! - Coleção Feita por Mim!
Oficina de reciclados para pagina (face book- objetivo formatura).

06/08

Rodinha de leitura diária: Eu Separo o Lixo - Coleção Com os Pés no Chão.
 Passeio ao redor da escola, para observar se existe a coleta seletiva.

07/08
Rodinha de leitura diária: Pinóquio reciclado - Livros na Amazon Brasil.
Oficina de objetos reciclado  para Exposição..

08/08

Rodinha de leitura diária: Os amigos do meio ambiente/ Música.

Apresentação com a música “Reciclar é a Solução” enfrente a escola, para conscientizar a população.

09/08
Rodinha de leitura diária: A chuva e o lixo/ Música

Dramatização

13/08
Oficina (confecção do trabalho  recicla-Música).

Parceria família

14/08
Oficina (confecção do trabalho reciclado em parceria com a família/ Música).

Parceria/família

15/08
Passeio pela comunidade (convidando-os para exposição/ com Música).

Carro de som/convite
16/08
Exposição dos trabalhos reciclados/ com apresentação dos alunos - Música.
  
     Aberto a comunidade
19/08
Exposição dos trabalhos reciclados/ com apresentação dos alunos - Música.
    
     Aberto a comunidade
20/08
Exposição dos trabalhos reciclados/ com apresentação dos alunos - Música
    
   Aberto a comunidade
21/08
Exposição dos trabalhos reciclados/ com apresentação dos alunos - Música.
  
  Aberto a comunidade
22/08
Exposição dos trabalhos reciclados/ com apresentação dos alunos - Música.

    Aberto a comunidade
          ATIVIDADES REALIZADAS
Foram realizadas atividades em equipe e individualmente como: Rodinha de leitura diária sobre o tema abordado, leitura de imagens, Vídeos, pesquisas relacionadas em como usar as tecnologias a favor do Meio Ambiente, confecção de brinquedos reciclados, desenhos livres, jogos educativos no computador sobre reciclagem panfletagem com música convidando a comunidade para exposição dos trabalhos. Culminância do Projeto: Amostra dos trabalhos realizados pela turma do Jardim II.
Portanto, conscientize-se: A reciclagem é peça fundamental na preservação e na melhoria de nosso planeta!
 CONCLUSÃO:
Ao longo deste trabalho compreendemos que a Reciclagem é um processo fundamental. Ela ajuda a manter o equilíbrio ecológico do Meio Ambiente, uma vez que os objetos sólidos têm longos tempos de decomposição.
Pode-se proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências e ensinar-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas ao meio ambiente. A educação é, na verdade, o caminho fundamental, o meio único de conduzir a população ao imprescindível grau de sensibilização para proteger e preservar o mundo.
A reciclagem é um meio essencial ao meio ambiental. Achamos que deveria haver mais pessoas a contribuir na reciclagem, pois a reciclagem é para o bem de todos nós.
     MATERIAL NECESSÁRIO:
Computador,  Aplicativos de jogos educativos, Celular, notebook,  Cartolinas;  Revistas, jornais, livros e computador;   Vídeos explicativos sobre a reciclagem e o meio ambiente;   Materiais recicláveis coletados pelos alunos;    Cola, tesoura, canetinhas coloridas, tintas guache para decorar os brinquedos e barbantes;    Aparelho de TV;    7 Primeiramente  apresentar  o  projeto  a  classe  fazendo  perguntas  aos alunos  sobre  como  é  feito  o  descarte  do  lixo  e  das  embalagens  em suas  casas,  se  eles  veem  sujeira  na  rua  quando  estão  a  caminho  da escola.  Depois  passar  os  vídeos  sobre  o  a assunto  do  projeto  e durante  a  apresentação  explicar  e  co conversa  com  os  alunos  sobre  a opinião  deles  em  relação  ao   tema abordado.

Anexos 
 
 


 



                              EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS RECICLADOS.












 

 




Temos responsabilidade de cuidar do meio-ambiente, portanto, não podemos cruzar os braços e esperar que outras pessoas façam algo. É preciso agir, pensar de forma consciente, participar e se envolver na causa.
                                     

Festa da Primavera “Jardim das Nações” Brasil.

O Brasil é o maior país da América do Sul, nessa terra tão linda e majestosa em que tudo que se planta dá, é considerado o país do futebol, do carnaval, da grande miscigenação e pluralidade. País do inesquecível piloto Ayrton Senna das décadas de 80 e 90 e maior ídolo do automobilismo nacional e internacional. País de um povo feliz e festivo, que sabe viver e sonhar.
Suas danças, sua cultura diversificada revelam um  Brasil de muitas faces e tradições, originaram-se dos mais variados lugares, recebendo muitas influencias de outros países, em uma linda mistura de ritmos e som, que fazem as pessoas criarem cada vez mais passos e modos diferentes para dançar, se alegrar e vivenciar sua brasilidade. Cada região do país com suas expressões típicas sendo as mais conhecidas: o Samba, Frevo, Axé, entre outras.
Assim, os alunos do pré II, das professoras Cida matutino, Tereza e Cida vespertino farão uma linda apresentação representando toda essa diversidade   cultural brasileira através de uma dança (Pout pourri com ritmos nacionais), transmitindo a cultura de nosso povo, a alegria de nossa gente, passeando com graça pelas belezas regionais deste grandioso país tropical!

                                           








 (Tias Cida e Tereza)




Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE