quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Tema Integrador" Ciência e Tecnologia"

NESSE MÊS VAMOS ESTUDAR SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. VAMOS CONHECER OS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE UTILIZAMOS PARA NOS COMUNICAR. VAMOS FAZER ALGUMAS EXPERIÊNCIAS PARA OBSERVARMOS AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NA NATUREZA E TEREMOS ALGUMAS BRINCADEIRAS BEM DIVERTIDAS PARA CURTIR COM TODA A FAMÍLIA.

                                            














PROJETO “I EXPOSIÇÃO VIRTUAL”

 CEIM JARDIM DE INFÂNCIA CORINA BICALHO GUIMARÂES

MOMENTO SÍNCRONO.

FERRAMENTAS: Google MEET

DATA:03 DE AGOSTO DE 2020/ 45 ALUNOS

PÚBLICO-ALVO: 4 a 5 anos TURMA: JARDIM I MAT E VESP

PROFESSORA:MARIA APARECIDA RODRIGUES MARQUES

AÇÃO :” I MOSTRA DE TRABALHOS REALIZADOS NESTE TRIMESTRE”.

OBJETIVO GERAL:

• Readequar e inovar o ensino nesse momento de pandemia, para atingir o público alvo mantendo a comunicação e dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

• Manter o aluno no processo pedagógico, mesmo à distância;

• Oportunizar e estimular momento síncrono.

• Trabalhar a comunicação e avaliar o conhecimento adquirido por meio da videoconferência.

Google MEET – manter contato e proximidade com os alunos através de brincadeiras, músicas, dramatização e apresentação dos trabalhos realizado durante o trimestre.

Metodologia

- Será de acordo com o Tema integrador do trimestre. Música e apresentação dos trabalhos realizados durante o trimestre.  As crianças serão organizados pela família de acordo com o tempo definido pelos professores.

- Poderão ser utilizados para apresentação : Atividade do roteiro de  julho- Ao longo da apresentação dos alunos, os professores realizarão as intervenções necessárias com  sugestões e elogios.

- Após a finalização do momento síncrono, ele será divulgado e disponibilizado para a comunidade escolar ter acesso.


Resultados esperados (espera-se)

1). Espera-se que os alunos participem ativamente das atividades proposta, através da utilização das novas TIC.

2) Interação entre os alunos através da tecnologia.

Avaliação

- Através da participação do alunos e responsáveis. 


EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO

                            


- Desenvolver a consciência da segurança no trânsito;
- Identificar placas e sinais de trânsito;
- Reconhecer no texto palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.


 Estratégia e recursos para a aula:

- Veja o vídeo da música com a sala cantando e fazendo os gestos;
- Crie uma pista em sua sala/escola e trafegue com os seus alunos como se fossem carros e depois como pedestres;
- Confeccione placas de trânsitos para decorar a sala;


LETRA DA MÚSICA: DA XUXA - ATRAVESSAR A RUA

Tem que parar
Olhar o sinal
Olhar para um lado
E para o outro
Tem que esperar
Fechar o sinal
Para atravessar

Tem que parar
Olhar o sinal
Olhar para um lado
E para o outro
Tem que esperar
Fechar o sinal
Para atravessar

A gente sempre sai pra passear
Mas preste atenção
Quando atravessar

Tem que parar
Olhar o sinal
Olhar para um lado
E para o outro
Tem que esperar
Fechar o sinal
Para atravessar

A gente sempre sai pra passear
Mas preste atenção
Quando atravessar

Tem que parar
Olhar o sinal
Olhar para um lado
E para o outro
Tem que esperar
Fechar o sinal
Para então, para então
Poder atravessar.

ENSINO EM CASA-ESCOLAR

 Educação para o Trânsito - Iniciamos  a aula oline com vídeos explicativos sobre o trânsito.  Logo após em casa com a família os alunos fizeram atividade individual(cada uma na sua casa. Em seguida os nossos alunos foram pôr em prática o que aprenderam na aula oline. Simulamos situações que ocorrem nas ruas com motoristas e pedestres todos os dias. Foram atividades muito "rica!" Todos participaram. 



















 

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Semana da Pátria-Jardim de Infância(Cida Marques).

A proclamação da independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1882, data que marca o fim do período colonial brasileiro. Assim, em 12 de outubro, D. Pedro I, responsável pelo ato, foi aclamado o primeiro imperador do país. Sua coroação aconteceu em 1º de dezembro do mesmo ano.

A comemoração do dia da Independência é importante não somente por tratar-se de uma data cívica, mas por ser um momento de reflexão sobre o que é ser patriota e a importância desse sentimento para os brasileiros. É também um momento para conhecer a história do nosso país, e como cada um dos momentos são importantes para a constituição da nação brasileira.

Objetivos:

  • Incentivar o espírito patriótico nos alunos;
  • Trabalhar a compreensão de fatos históricos;
  • Refletir sobre o que é ser patriota;
  • Estimular atitudes de respeito aos símbolos nacionais;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Conhecer a história do país e o significado da proclamação da independência;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Trabalhar cores, texturas e formas geométricas;
  • Desenvolver a coordenação motora ampla e fina;
  • Conhecer quais são os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros.

Desenvolvimento:

  • Usar revistas e papéis coloridos para produzir colagens e ilustrações dos símbolos nacionais do Brasil (Hino Nacional, Selo Nacional, Brasão da República e Bandeira Nacional;
  • Montagem de painéis com as produções artísticas das crianças e pesquisas a respeito da data;
  • Atividade impressa para colorir a bandeira do Brasil com tinta, lápis de cor, giz de cera ou qualquer outro material;
  • Conversa dirigida sobre os pontos do país que as crianças mais gostam, os que elas menos gostam e aqueles que elas gostariam de mudar;
  • Produção de poesias;
  • Confecção de cartazes com imagens que remetem ao fato histórico;
  • Apresentação de músicas que remetem ao tema;
  • Palavras cruzadas e caça-palavras;
  • Apresentação do Hino da Independência;
  • Leitura de textos e atividades de perguntas e respostas sobre os mesmos;
  • Montagem da palavra “Brasil” usando vários tipos de materiais;
  • Atividades impressas sobre a independência do Brasil;
  • Criação de textos coletivos sobre o que é ser patriota;
  • Confecção de bandeiras usando papéis usando papel sulfite colorido e palitinhos de churrasco sem ponta;
  • Criação de linha do tempo contando os principais fatos do Brasil, antes e depois da independência;
  • Trabalhar o conceito de independência;
  • Apresentação do Hino Nacional aos estudantes e interpretação de cada uma de suas frases.









 

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE