O
presente Relato de Experiência Pedagógica apresenta ações para melhorar o mundo
através da reciclagem, desenvolvida no CEIM Jardim de Infância “Corina Bicalho
Guimarães” na cidade de Mimoso do Sul - ES, durante dois meses, cujo objetivo
define-se em promover através do projeto, condições para refletir criticamente
sobre as ações (crítica e reflexivas) em prol de um mundo melhor, em defesa do
meio ambiente e da sustentabilidade. Diante dos desequilíbrios ambientais
decorrentes das próprias atividades humanas e considerando a escola um espaço
para se tratar a Educação Ambiental, desenvolveu-se uma metodologia no qual se
buscou a participação direta dos alunos e da comunidade através de palestras,
discussões com geólogo, imagens, vídeos, roda de conversa e sessão de cinema no
salão da Escola. A partir dessa proposta foram analisados os benefícios e os
malefícios relativos à aplicação e utilização do recurso natural água, a
relação do ser humano com o meio ambiente, visando assim, a diminuição dos
impactos da agressão ao mundo. Ao final, verificou que os envolvidos no
processo identificam sua identidade e seu pertencimento à natureza,
compreendendo a dependência do ser humano ao meio em que vivem, os reflexos de
sua convivência responsável e harmônica com o meio ambiente, através de novas
tecnologias em defesa do mesmo. O projeto enfatiza a comunidade escolar como
público alvo e observa nela a grande diversidade de experiências, com a
participação ativa dos alunos,no intuito de ampliar-se a consciência sobre as questões
ambientais, de forma que eles mesmos, assumam, com autonomia, atitudes e
valores voltados à proteção e conservação do meio ambiente, desenvolvendo
lúdica e criativamente habilidades, potencialidades e valores relativos à
reciclagem em prol de um reaproveitamento de materiais diversos como
preservação de um meio ambiente melhor. Neste sentido, pode-se indagar: Como
atuar para salvar o planeta? Realmente não é uma tarefa fácil, entretanto,
pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazer desse planeta um
lugar melhor para as futuras gerações. E há que se começar desde a mais tenra
idade, para que se desenvolva o espírito de preservação, reciclagem e
sustentabilidade.
OBJETIVOS GERAIS:
OBJETIVOS GERAIS:
O objetivo deste projeto é conscientizar a sociedade mimosense de que
reciclar é um ato que ajuda melhorar o meio ambiente e pode trazer benefícios a
todos, por isso, deve ser motivo de ações que favoreçam a permanência e
qualidade de novas tecnologias em defesa do Meio Ambiente; de modo a refletir
sobre sua importância, desde a mais tenra idade (Pré-escola), observando e
participando em defesa de um mundo melhor para toda a população.
ESPECÍFICOS:
Ao término do projeto, espera-se que os alunos tenham desenvolvido a
capacidade de:
- Reconhecer os problemas ambientais existentes em sua cidade;
- Identificar e separar o lixo
corretamente em casa ou na escola;
-Distinguir e avaliar as atitudes do dia a dia que prejudicam o meio
ambiente
- Estabelecer e divulgar a importância da reciclagem para melhorar o
Mundo;
- Pesquisar sobre como a Inovação e a tecnologia podem ajudar na
implementação de ações em defesa do Meio Ambiente;
- Reconhecer os diversos cuidados com Meio ambiente através da
reciclagem;
- Desenvolver a criatividade, imaginação, atenção e o raciocínio em
atividades lúdicas e criativas com materiais recicláveis;
- Despertar nos alunos o interesse pela reciclagem; pelo consumo
responsável e pela sustentabilidade;
- Preparar oficina de reciclagem; atividades de desenho, pintura,
recortes, colagem, modelagem abordando o tema desenvolvido;
-Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida
que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação
das espécies para qualidade de vida;
-Reconhecer a importância da Reciclagem para o Meio Ambiente.
METODOLOGIA:
O título do projeto surgiu em uma roda de
conversa com diálogos e interações sobre como usar as novas tecnologias para
melhorar o Meio Ambiente. Posteriormente foram realizadas rodinhas de conversa,
sobre aplicativos de jogos sobre reciclagem no celular, rodinha de leitura de
histórias relacionadas ao tema, em que as crianças puderam dramatização, cantar
musiquinhas, realizar desenhos livres e atividades específicas, relacionadas ao
tema proposto.
Foram realizadas visitações na comunidade do
entorno da escola observando as condições do meio ambiente. A utilização desta
metodologia proporcionou às crianças a possibilidade de realizar algumas reflexões
sobre como devemos atuar para mudar o mundo, sob orientação, realizaram a
coleta de lixo, sendo conscientizados de que a melhoria do meio ambiente começa
por nós mesmos. Aqui enfatizou-se a importância de se ressaltar que este
processo deve ser uma nova prática em defesa do meio ambiente e do bem-estar de
todos. Buscou-se incutir nas crianças através das rodinhas de conversa, a noção
de que proteger o meio ambiente é tarefa para todos nós, independentemente de
nossa idade.
Ajudar é fundamental para que as próximas
gerações possam usufruir de tudo o que nosso planeta oferece, tendo acesso a um
ar puro, água limpa e à variedade de espécies que aqui vivem. Foram efetuadas
atividades lúdicas e criativas com materiais recicláveis (oficinas) na escola, a
construção de brinquedos e meios de transporte com materiais recicláveis
(garrafas pet, papelão, pratinhos descartáveis, etc.) pelas crianças e seus
pais ou responsáveis.
Realizou-se panfletagem nas casas da comunidade
entorno à escola para a culminância do projeto, com a exposição de reciclagem
aberta ao público.
A avaliação
foi feita durante
todo o desenvolvimento das
atividades do projeto. Avaliando
o empenho de
cada aluno com
os aplicativos de
reciclagem, observei a curiosidade
e entusiasmo dos
alunos pelos jogos
de incentivo a coleta
seletiva e se
eles estão tendo
interesse pelas a atividades
propostas, dessa mane ira
será possível identificar o
quanto cada aluno
aprendeu com o
projeto
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
Atividades foram desenvolvidas no período de um mês, compreendidas entre
22 de julho de 2019 a 22 de agosto de 2019, nas turmas de Jardim II dos turnos
Matutino e Vespertino da escola CEIM Jardim de Infância “Corina Bicalho Guimarães”,
Mimoso do Sul - ES.
DATA
|
ATIVIDADE
|
OBSERVAÇÃO
|
22/07
|
Roda de conversa - Escolha do tema.
|
Para o
projeto agrinho
|
23/07
|
Roda de conversa- Refletindo sobre o tema
escolhido.
|
Musica
sobre reciclagem.
|
24/07
|
Vídeo-Reciclagem, o papel de todos nós.
|
Refletimos na rodinha de conversa sobre o nosso
papel diante da problemática.
|
25/07
|
Palestra/ com biólogo (Como Inovar e usar
tecnologia em defesa do meio ambiente?).
|
Jogos
educativos foram criados para auxiliar no aprendizado sobre o tema abordado.
|
26/07
|
Rodinha de conversa- Reflexão
sobre o que vocês aprenderam sobre a palestra.
|
Oficina
de celulares reciclados (jogos educativos sobre reciclagem).
|
29/07
|
Cinema-Salão da escola (“Um Plano Para Salvar o
Planeta”, Turma da Mônica).
|
Cine-pipoca no salão da escola.
|
30/07
|
Panfletagem na comunidade (10 dicas de Ações para
melhorar o meio ambiente).
|
Conscientizando a comunidade ao redor da escola.
|
31/07
|
Apresentando o projeto nas outras salas de aula.
|
Dramatização da musica reciclar é a solução.
|
01/08
|
Pesquisa sobre jogos educativos (reciclagem).Usando
a tecnologia em defesa do meio ambiente.
|
Parceria com os pais.
|
02/08
|
Rodinha de leitura diária- Preservar a Natureza:
Podemos-nos!
|
Recorte e colagem
(pessoas contribuindo com o meio ambiente).
|
05/08
|
Rodinha de leitura diária: Livro - Recicle! - Coleção Feita por Mim!
|
Oficina de reciclados para pagina (face book-
objetivo formatura).
|
06/08
|
Rodinha
de leitura diária: Eu Separo o Lixo - Coleção Com os Pés no Chão.
|
Passeio ao redor da escola, para observar se
existe a coleta seletiva.
|
07/08
|
Rodinha de leitura diária: Pinóquio reciclado -
Livros na Amazon Brasil.
|
Oficina de objetos reciclado para Exposição..
|
08/08
|
Rodinha de leitura diária: Os amigos do meio
ambiente/ Música.
|
Apresentação com a música “Reciclar é a Solução”
enfrente a escola, para conscientizar a população.
|
09/08
|
Rodinha de leitura diária: A chuva e o lixo/ Música
|
Dramatização
|
13/08
|
Oficina (confecção do trabalho recicla-Música).
|
Parceria família
|
14/08
|
Oficina (confecção do trabalho reciclado em
parceria com a família/ Música).
|
Parceria/família
|
15/08
|
Passeio pela comunidade (convidando-os para
exposição/ com Música).
|
Carro de som/convite
|
16/08
|
Exposição dos trabalhos reciclados/ com
apresentação dos alunos - Música.
|
Aberto a
comunidade
|
19/08
|
Exposição dos trabalhos reciclados/ com apresentação
dos alunos - Música.
|
Aberto a
comunidade
|
20/08
|
Exposição dos trabalhos reciclados/ com
apresentação dos alunos - Música
|
Aberto a
comunidade
|
21/08
|
Exposição dos trabalhos reciclados/ com
apresentação dos alunos - Música.
|
Aberto a
comunidade
|
22/08
|
Exposição dos trabalhos reciclados/ com
apresentação dos alunos - Música.
|
Aberto a
comunidade
|
ATIVIDADES
REALIZADAS
Foram realizadas atividades em equipe e individualmente como: Rodinha de
leitura diária sobre o tema abordado, leitura de imagens, Vídeos, pesquisas
relacionadas em como usar as tecnologias a favor do Meio Ambiente, confecção de
brinquedos reciclados, desenhos livres, jogos educativos no computador sobre
reciclagem panfletagem com música convidando a comunidade para exposição dos
trabalhos. Culminância do Projeto: Amostra dos trabalhos realizados pela turma
do Jardim II.
Portanto, conscientize-se: A reciclagem é peça fundamental na
preservação e na melhoria de nosso planeta!
CONCLUSÃO:
Ao longo deste trabalho compreendemos que a Reciclagem é um processo
fundamental. Ela ajuda a manter o equilíbrio ecológico do Meio Ambiente, uma
vez que os objetos sólidos têm longos tempos de decomposição.
Pode-se proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências e
ensinar-lhes formas de participação, para que possam ampliar a consciência
sobre as questões relativas ao meio ambiente. A educação é, na verdade, o
caminho fundamental, o meio único de conduzir a população ao imprescindível
grau de sensibilização para proteger e preservar o mundo.
A reciclagem é um meio essencial ao meio ambiental. Achamos que deveria
haver mais pessoas a contribuir na reciclagem, pois a reciclagem é para o bem
de todos nós.
MATERIAL NECESSÁRIO:
MATERIAL NECESSÁRIO:
Computador, Aplicativos de jogos educativos, Celular,
notebook, Cartolinas; Revistas, jornais, livros e computador; Vídeos explicativos sobre a reciclagem e o
meio ambiente; Materiais recicláveis
coletados pelos alunos; ▪ Cola, tesoura, canetinhas
coloridas, tintas guache para decorar os brinquedos e barbantes; ▪ Aparelho
de TV; 7 Primeiramente apresentar
o projeto a
classe fazendo perguntas
aos alunos sobre como
é feito o
descarte do lixo
e das embalagens
em suas casas, se
eles veem sujeira
na rua quando
estão a caminho
da escola. Depois passar
os vídeos sobre
o a assunto do
projeto e durante a
apresentação explicar e co
conversa com os
alunos sobre a opinião
deles em relação
ao tema abordado.
Anexos
EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS RECICLADOS.
Temos responsabilidade de cuidar do meio-ambiente,
portanto, não podemos cruzar os braços e esperar que outras pessoas façam algo.
É preciso agir, pensar de forma consciente, participar e se envolver na causa.