domingo, 27 de janeiro de 2013

EQUIPE DO CEIM CASULO

Diretora:

- Maria Aparecida Rodrigues Marques

Pedagoga:
-   ?
-    ?
Coordenadoras

- Monique Soares de Souza Passabom (matutino)
- Maria Delaide Sarti ( vespertino)

Secretaria:
- ?
- ?
Professores:

 -Denizabel Oliveira de Souza
-Elizangela
-Geovana Ernesto
-Joana Lúcia Gaspar Bonfanti
-Júlio Cezar de Oliveira
-Laudicéia Amado Casadinho
-Liana Melo
-Liege Coimbra Schiavo
-Maria Bárbara F. Pavão
-Maria Cristina Massaroni Ribeiro
-Maria da Penha Recoliano
-Marines Xavier Gomes
-Mônica...
-Nair Fernandes M. Coelho
-Patrícia Tunholi  
-Regina Chaves Martins
-Sandra Vivas Gonçalves
-Valdinéia da Silva D. de Araújo
-Viviane Schiavo  

-Administrativo:

 Angela 
-Acácio...
-Elaine Palácio
-Eliete Moreno Mendes
-Elizabeth Ribeiro
-Elizangela Sexto
-Gilberto Cardoso Ribeiro
-Gleiziely Perciano
-Gracinha Caralo
-Gracinha Leite
 -Ivone
-Josete de Jesus de Oliveira
 -Maria (Bel)
-Maria das Neves Pintor
-Nilce Ribeiro
-Sônia Siqueira
-Suely Moreira
-Zinara Maria Moreira Silveira 

Demonstrativo de salas, Turmas, alunos e Professores.


 Salas

      Turmas
      
        Turno

                  Professores

      Alunos
    M
    V
01
  Berçário I  
   Integral  

  Mônica, Penha , Maria
             e  um apoio 
               
       18
01
Berçário I  

     Integral
     Penha, Marcia e Regina
             e um apoio   
                
        18
02
Berçário II
x

 Liana  e  Elizangela
    e um apoio
       16
02
Berçário II  

x
Maura e Patrícia
              ?
       16
03
Maternal I
Integral

Kiki e Cristina
       ?
        18
03
Maternal I

Integral
Denizabel e Laudicéia
           ?
        18
03
Maternal I

x
Liege e Geovana
               ??
        18
03
Maternal I
X

 Viviane e Sandra Vivas
               
         18
04
Maternal II

Integral
           Silvana
         20
04
Maternal II
X

       Joana Lucia
         20
04
Maternal II
Integral

        Regina Chaves
          20
04
Maternal II

X
          Joana Lucia
         20
                           

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Autorização (matricula)



CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL
CASULO “SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS”

AUTORIZAÇÃO

Eu, ............................................................................... autorizo, meu (minha) filho(filha).....................................................................................................  aluno(a) regularmente matriculado no Centro de Educação Infantil Municipal Casulo “Santa Terezinha do Menino Jesus” na turma .................. a participar dos passeios promovidos pela Escola, bem como a divulgação de sua imagem em espaços  Multimídias nas comemorações, atividades e eventos promocionais.


            ____________________________________________
Assinatura dos pais ou responsáveis.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Plano de aula "Habitação, moradia e número 3"

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 23 a 29 de março de 2012
Tema: Habitação, moradia e número
3 Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Conhecer os diferentes tipos de moradias,
*Ouvir história,
* Representar sua própria moradia,
*Grafar, representar e identificar o número 3.

Incentivação:

- Dobradura (casa)
-Música (Era uma casa...).
História (Os três porquinhos).

Habilidades:

*Diferenciar diferentes tipos moradias;
*Discutir os aspectos de habitação e moradia .

Desenvolvimento:

Contar a história dos 3 porquinhos e explorar para que serve uma moradia, quais são seus tipos para humanos e os tipos de moradias que os animais usam para se proteger e descansar. Mostrar para as crianças imagens de moradias, tocas e habitações. Em uma folha as crianças irão grafar o número 3 e construir 3 casas iguais à história dos três porquinhos, uma casinha será feita de pedaços de palitos de picolé, outra de corda de cizal ou serragem para representar a palha e uma outra feita de tijolinhos com papel criativo alaranjado ou vermelho.



ERA UMA VEZ TRÊS PORQUINHOS QUE VIVIAM COM A SUA MÃE, COMO JÁ ERAM CRESCIDOS A MÃE DISSE-LHES QUE CHEGARA A HORA DE CADA UM IR Á SUA VIDA.
RESOLVERAM CADA UM CONSTRUIR A SUA PROPRIA CASA.
O MAIS PREGUIÇOSO CONSTRUIU UMA CASA COM PALINHAS, FOI O MAIS RAPIDO E ASSIM PODE IR BRINCAR, O SEGUINTE CONSTRUIU UMA CASA COM PAUS, TAMBEM ACABOU RAPIDAMENTE E FOI JUNTAR-SE AO SEU IRMÃO, O TERCEIRO MAIS VOLUNTARIOSO CONSTRUIU A SUA CASA COM TIJOLOS.
CHEGADA A NOITE CADA UM FOI PARA A SUA CASA, O LOBO MAU QUE ANDARA TODO O DIA A OBSERVA-LOS E ESTAVA FAMINTO FOI BATER Á PORTA DO PRIMEIRO PORQUINHO.
-TRUZ,TRUZ
-QUEM É- DISSE O PORQUINHO ASSUSTADO
-SOU EU O LOBO E QUERO ENTRAR, SE NÃO ABRIRES VOU SOPRAR, SOPRAR ATÉ A CASINHA VOAR.
E ASSIM O FEZ , A CASA RAPIDAMENTE VUOU, O PORQUINHO FUGIU PARA A CASA DO IRMÃO SEGUIDO DO LOBO QUE BATEU NOVAMENTE Á PORTA.
-TRUZ TRUZ
-QUEM É - PERGUNTARAM OS PORQUINHOS ASSUSTADOS
-SOU EU O LOBO E QUERO ENTRAR SE NÃO ABRIREM VOU SOPRAR, SOPRAR ATÉ A CASINHA VOAR.
ASSIM O FEZ , A CASA VUOU E OS PORQUINHOS FUGIRAM PARA A CASA DE TIJOLO DO TERCEIRO PORQUINHO, SEGUIDOS DO LOBO
-TRUZ TRUZ- VOLTOU O LOBO A BATER CADA VEZ MAIS ESFOMEADO
-QUEM É PERGUNTOU O PORQUINHO MAIS VELHO
-SOU EU, O LOBO E QUERO ENTRAR, SE NÃO ABRIRES VOU SOPRAR SOPRAR ATÉ A TUA CASINHA VOAR.
ASSIM O FEZ, MAS A CASINHA NEM UM MILIMETRO MEXEU, O LOBO OLHOU PARA A CHAMINÉ E PENSOU QUE SERIA POR ALI QUE PODERIA ENTRAR E SUBIU AO TELHADO, MAS O PORQUINHO QUE ERA MUITO ASTUTO TINHA UM GRANDE CALDEIRÃO COM ÁGUA A FERVER, QUANDO O LOBO ENTROU CAIU DIRECTAMENTE DENTRO DO CALDEIRÃO DANDO UM SALTO TÃO GRANDE QUE FOI PARAR AO MEIO DA FLORESTA E ATÉ HOJE NUNCA MAIS NINGUEM OUVIU FALAR NO LOBO MAU.

Atividades:

23/03 - Conversa informal sobre moradia e habitação/desenho livre;
26/03 - Recorte colagem (diferentes tipos de casa) e música;
27/03 - Passeio para observar diferentes tipos de moradias.
28/03 – Quebra cabeça
29/03 – História (os três porquinhos), e introdução do número 3
30/03-Desenho livre (habitações)e dobradura

Projeto desenvolvido:

Projeto Moradia

Uma série de atividades foram desenvolvidas a fim de discutir o tema da moradia, conversando com as crianças sobre suas casas, seus costumes, suas famílias, observando as diferenças, semelhanças, e assim por diante.

PLANO DE AULA INICIO DO OUTONO

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus

Data: 21 de março de 2012
Tema: Inicio do outono
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer e valorizar a estação do outono;

Incentivação:

-Mural
-Música
-Fantoches

Habilidades:

* Conhece e valoriza a estação do outono;

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

21/03 – Historia do outono e colorir, recortar e colar no palito(fantoches-frutinhas).


Projeto desenvolvido:

“Outono em forma”




 

terça-feira, 17 de abril de 2012

História do Dia do Índio/Plano de aula

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus

Data: 19 e 20 de abril de 2012
Tema: Índio Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

* Reconhecer e valorizar a história do Índio;
* Exercitar atividades que envolvam o Dia do Índio.

Incentivação:

-Mural
- Dobradura
-Música
-História

Habilidades:

*Conhece historia do Índio;
*Vivenciar brincadeiras, danças e músicas que incluam hábitos indígenas.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

19/04 – História e entrega de máscaras e cocar
20/04- atividades diferenciadas.

Projeto desenvolvido:

“Amigo Índio”

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.






História de Monteiro Lobato/ Projeto dia do Livro e plano de aula

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data:16 a18 de abril de 2012
Tema: Dia do livro Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

* Reconhecer e valorizar o livro infantil;
* Exercitar atividades que envolvam o tema livro.

Incentivação:

-Mural
-Música
-História

Habilidades:


*Conhecer e valorizar o livro infantil

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.


Atividades:


16/04 - História e música

17/04-desenho livre

18/04 - Recorte e colagem ( Dia do livro)

Música para o dia do livro infantil

LER É PRECISO

Ler, ler vamos ler
Ler, ler é saber
Ler, ler é preciso ler
Ler, ler é aprender
Ler, ler é sonhar
Ler, ler é viajar
Ler, ler é emocionar
Ler, ler é conquistar
O livro é o professor do professor
Quem escreve livro é escritor
Para escrever um livro
Quantos outros foram precisos?
O livro é só o começo de uma história
É o espelho da memória
Registro de conhecimento
Ao longo do tempo

(música de Helena Cabral



O dia 18 de abril foi instituído como o dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.


“Um país se faz com homens e com livro”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa. Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.



                                                          Projeto Dia do Livro

 


OBJETIVOS:

- Estabelecer as diferenças existentes entre as personagens;

- Reconhecer a importância da leitura para estimular a criatividade (reconhecimento sucinto);

- Descrever as características físicas das personagens dos contos e fábulas;

- Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura;

- Expressar-se oralmente demonstrando clareza, seqüência lógica;

- Participar no estabelecimento de critérios de classificação de elementos;

- Demonstrar criatividade em atividades que envolvam desenho;


CONTEÚDOS:

- Leitura

- Expressão oral

- Classificação

- Sequênciação

- Coordenação motora fina, desenho

- Expressão gestual e corporal

- Coordenação motora fina

RECURSOS:

- Lápis de cor

- Canetinha

- Tesoura

- Cola

- DVD de vídeo

- Papel chamex

-Livros

                            Pesquisa feita no blog    http://mentesbrilhantes.arteblog.com.br/

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE