terça-feira, 17 de abril de 2012

História de Monteiro Lobato/ Projeto dia do Livro e plano de aula

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data:16 a18 de abril de 2012
Tema: Dia do livro Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

* Reconhecer e valorizar o livro infantil;
* Exercitar atividades que envolvam o tema livro.

Incentivação:

-Mural
-Música
-História

Habilidades:


*Conhecer e valorizar o livro infantil

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.


Atividades:


16/04 - História e música

17/04-desenho livre

18/04 - Recorte e colagem ( Dia do livro)

Música para o dia do livro infantil

LER É PRECISO

Ler, ler vamos ler
Ler, ler é saber
Ler, ler é preciso ler
Ler, ler é aprender
Ler, ler é sonhar
Ler, ler é viajar
Ler, ler é emocionar
Ler, ler é conquistar
O livro é o professor do professor
Quem escreve livro é escritor
Para escrever um livro
Quantos outros foram precisos?
O livro é só o começo de uma história
É o espelho da memória
Registro de conhecimento
Ao longo do tempo

(música de Helena Cabral



O dia 18 de abril foi instituído como o dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.


“Um país se faz com homens e com livro”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa. Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.



                                                          Projeto Dia do Livro

 


OBJETIVOS:

- Estabelecer as diferenças existentes entre as personagens;

- Reconhecer a importância da leitura para estimular a criatividade (reconhecimento sucinto);

- Descrever as características físicas das personagens dos contos e fábulas;

- Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura;

- Expressar-se oralmente demonstrando clareza, seqüência lógica;

- Participar no estabelecimento de critérios de classificação de elementos;

- Demonstrar criatividade em atividades que envolvam desenho;


CONTEÚDOS:

- Leitura

- Expressão oral

- Classificação

- Sequênciação

- Coordenação motora fina, desenho

- Expressão gestual e corporal

- Coordenação motora fina

RECURSOS:

- Lápis de cor

- Canetinha

- Tesoura

- Cola

- DVD de vídeo

- Papel chamex

-Livros

                            Pesquisa feita no blog    http://mentesbrilhantes.arteblog.com.br/

sábado, 7 de abril de 2012

História -O que é páscoa tia? e Plano de Aula


 


CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus

Data: 02 A 07 de abril de 2012
Tema: Páscoa Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

* Reconhecer e valorizar o verdadeiro sentido da Páscoa e seus Símbolos;
* Exercitar atividades que envolvam os Símbolos da Páscoa..

Incentivação:

-Mural
- Dobradura
-Música
-História ( O que é páscoa tia?)

Habilidades:

*Conhece historia da Páscoa e seus Símbolos.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:


02/04 – História e confec de máscaras ;
03/04-Faça um circulo no coelho maior
03/04- Pinte o coelho de acordo com a música

Projeto desenvolvido:

“Projeto Páscoa”

Vamos refletir

Mas  como deixa Jesus entrar em meu coração?

Aconteceu na semana da páscoa, Acho que no segundo dia do Projeto Páscoa, a turma estava conversando e um aluno perguntou...

- Você viu aquele menino que levantou a mão na hora do DVD e perguntou várias vezes à professora como agente deixa Jesus entrar no coração! Será que ele não prestou atenção na história? – continuou Carlinhos-Vai ver que ele entendeu ao pé da letra. E a professora já explicou que devemos refletir as passagens bíblicas para compreender a lição deixada por Jesus, e não é só ler e ficar decorando suas palavras, Jesus quer que sigamos seus exemplos. - É mesmo, eu também já escutei a nossa professora falar sobre isso, Jesus entra em nosso coração quando fazemos como ele fez. Disse Beth.- Mas eu queria entender isso direito. Como assim fazer como ele fez? Zazá resolveu ajudar os amigos: - É fácil, Jesus amou todos igualmente, não fazia distinção de ninguém. Ajudava a todos, curava porque seu Amor era muito grande, não batia no colega, respeitava o papai e a mamãe, respeitava a professora, não julgava ninguém, não guardava rancor, ensinava a perdoar, a amar nosso próximo fazendo todo bem possível, a sermos pacíficos, humildes, a ter fé em Deus. E isso é um pouquinho do que ele fez, e é isso que nós devemos fazer, e quem segue os exemplos dele ou procura fazer o que Ele fez aqui na Terra entre nós, esse deixou Jesus entrar em seu coração.

-É isso aí Zazá – Disse Carlinhos – deixar Jesus entrar em nosso coração é seguir seu exemplo, fazer pelos outro o que ele fazia por nós.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

PÁSCOA-2012


                                              
                                                          NOS PREPARANDO PARA PÁSCOA


                                                             PEDI SOCORRO  TIA ELIZANGELA
PEDAGOGA DA ESCOLA FAZENDO ABERTURA DA PÁSCOA
                                    

                                CONVIDADA DA PEDAGOGA CONTA  HISTÓRIA DA PÁSCOA

                                                    MEUS ANJINHOS SÃO LINDOS...


                                                  AGUARDANDO NOSSA APRESENTAÇÃO
 
 
                                                                 (Dramatização da música-O coelhinho)
                                                                                                                                            
De olhos vermelhos
De pelo branquinho,

De orelhas bem grandes
Eu sou coelhinho.


Sou muito assustado,
 Porém sou guloso.


Por uma cenoura
 Ja fico manhoso.
                 
                                                                                
                                                                                   Eu pulo pra frente
                                                                                    Eu pulo pra tras

                                                                                   Dou mil cambalhotas,
                     Sou forte demais!
 
                       Comi uma cenoura
                       Com casca e tudo,
                         Tão grande ela era!
                        Fiquei barrigudo.

 FIM
                                                                   

sexta-feira, 30 de março de 2012

O ANJO AZUL



Era uma vez alguns floquinhos de nuvens e lá viviam muitos anjinhos.Entre eles o mais levado era o Anjinho Azul.
Ha! como esse anjinho dava trabalho para seus amiguinhos.


Ele perturbava a lua no seu sossego...
Puxava as asas do Anjinho Verde...
Furava a nuvem onde o Anjinho Rosa dormia...
E escondia os óculos da professora.

O Anjinho Azul ainda mudava as estrelinhas de lugar.
O professora já estava ficando de cabelos brancos com tantas travessuras do Anjinho Azul.
Depois de muito pensar, a professora teve uma grande idéia.


Vou trabalhar com ajudantes do dia,todos os dias vou eleger um ajudante, com algumas regras, o anjinho que cometesse alguma travessura não seria o ajudante do dia.
Assim depois de muito tempo, muitas conversas, ele tornou – se um ótimo anjinho.

Autora: Gerusa Rodrigues Pinto
Editora FAPI LTDA
Adaptado por Maria Aparecida R. Marques


A indisciplina deve ser tratada de uma maneira diferente. Dizer que o aluno é indisciplinado não é o certo. Ele apenas não foi trabalhado pela família. Indisciplina parte da necessidade do aluno em chamar a atenção sobre o incômodo em algum aspecto da sua vida. A conversa é a principal arma para “educar” esses alunos. “Não existe punição, mas conversa”. Indisciplina não pode ser tratada com métodos evasivos.

Por Maria Aparecida R. Marques

sexta-feira, 23 de março de 2012

PROJETO:ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL/PLANO DE AULA

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data:09 a 13 de abril de 2012
Tema: Alimentação saudável(Alternativa) e saúde
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Conhecer sobre hábitos de alimentação saudável,
*Entender benefícios para o corpo através da alimentação,
*Compreender os malefícios de uma alimentação desregrada,
*Identificar uma alimentação saudável(Alternativa);
* Exercitar atividades que envolvam o tema abordado

Incentivação:

-Mural
-Música
-História

Habilidades:

*Conhecer e valorizar uma alimentação saudável(Alternativa;

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.
Iniciar a aula com alguma história ou notícia sobre alimentação saudável, discutir com os alunos sobre os hábitos errados de alimentação, se eles conhecem esses erros. Levar para a sala recortes de jornais e revistas de alimentos industrializados como salgadinhos e refrigerantes e de alimentos saudáveis como frutas e legumes.
As crianças irão produzir cartazes mostrando os alimentos que possuem muita gordura, açúcar e sal e os alimentos saudáveis. Dispor revistas e tesouras para que as crianças busquem tais alimentos.


Atividades:

09/04 - História e DVD ( caixa surpresa) e confecção de cartazes
10/04-Colagem de crepom(suco natural) e música
11/04 - Colagem ( banana)
12/04-Pinte as frutas usando cores indicadas
13/04-História (branca de neve) e pinte a fruta envenenada

Projetos desenvolvidos:

Alimentação saudável(Alternativa);

                  
JUSTIFICATIVA:

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta.
                                     

OBJETIVO GERAL:

Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.




 OBJETIVOS:

*Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;

 *Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
* Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

* Valorizar o momento reservado à alimentação.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)




Conversa e registro (desenhos, mural e histórias) sobre a alimentação preferida das crianças;

Registro dos alimentos por eles;

Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;

Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;

Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;

Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;

Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;

Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam uma piramide que represente uma alimentação saudável;


PRODUTO FINAL



Finalizaremos o projeto saboreando uma salada de frutas,contendo as frutas preferidas dos alunos.
AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo e também através de relatório organizado pela professora.

BIBLIOGRAFIAMARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável (Internet).BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

                                              
HISTÓRIA DAS FRUTINHAS AMIGAS


Era uma  vez uma frutinha chamada pêra e ela tinha muitos amigos, vamos conhecer? Eu sou a pera  verde. Uma fruta linda e deliciosa. Vou apresentar a vocês alguns amigos, todos muito coloridos, saborosos, mas às vezes esquisitos.
São ricos em vitaminas e sais minerais, o que é muito bom para a saúde.
Eu sou o abacaxi. Minha casca é dura e verde, mas quando estou maduro fico amarelado. Minha poupa é macia e suculenta. Sou muito gostoso, posso virar sucos e doces. Sou muito nutritivo e ajudo na formação dos ossos, para a criança ficar bem forte e saudável.

Já sabem, né! Eu sou a laranja. Sou laranjada por fora e amarelinha por dentro, muito rica em vitaminas. O limão, a lima e a tangerina são meus parentes. Viro um delicioso suco.

Amiguinhos, agora que vocês já sabem quem somos, que tal pedir a mamãe para ajudar a procurar figuras de frutas e brincar de “Você sabe quem eu sou?”. Depois, vocês podem fazer um passeio pelas feiras, sentindo o cheiro, a textura e as cores das frutas. Podem também ajudar a escolher as compras, sem apertar as frutas, e quando chegarem em casa, lavar uma por uma e guardá-las para a mamãe, que depois poderá fazer belos sanduíches, saladas e vitaminas. Hummmmmmmm, que delícia!




segunda-feira, 19 de março de 2012

ESPECIAL PÁSCOA-LEMBRANÇAS EM EVA



super dica... viseira de páscoa feitas com EVA ou cartolinha... vejam que lindos coelhinhos...

Confiram! Idéias lindas da revista Professor Sassá











terça-feira, 13 de março de 2012

HISTÓRIA DO CIRCO/PLANO DE AULA


CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Tema: Dia do Circo Semestre: 1º
Data: 15 de março de 2012
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina



Competências:
*Reconhecer e valorizar o dia do Circo;

Incentivação:

-Mural
-Música

Habilidades:

* Conhece e valoriza o dia do Circo;
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

15/03 – Historia do dia do Circo e Pintura (Circo).

Projeto desenvolvido:

" Circo é alegria"

Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

                                  

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.

Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

NO PALCO DA HISTORIA

Por volta do ano 70 a.C, surgiu o Circo Máximo de Roma, que um incêndio destruiu totalmente, causando grande comoção. Tempos depois, no ano 40 a.C, construíram no mesmo lugar o Coliseu, com capacidade para 87 mil pessoas. No local, havia apresentações de engolidores de fogo, gladiadores e espécies exóticas de animais.

Com a perseguição aos seguidores de Cristo, entre os anos 54 e 68 d.C, esses lugares passaram a ser usados para demonstrações de força: os cristãos eram lançados aos leões, para serem devorados diante do público.
Os artistas procuraram, então, as praças, feiras ou entradas de igrejas para apresentarem às pessoas seus malabarismos e mágicas.
Ainda na Europa do século XVIII, grupos de saltimbancos se exibiam na França, Espanha, Inglaterra, mostrando suas habilidades em simulações de combates e na equitação.

O CIRCO MODERNO

A estrutura do circo como o conhecemos hoje teve sua origem em Londres, na Inglaterra. Trata-se do Astley's Amphitheatre, inaugurado em 1770, pelo oficial inglês da Cavalaria Britânica, Philip Astley.
O anfiteatro tinha um picadeiro com uma arquibancada próxima e sua atração principal era um espetáculo com cavalos. O oficial percebeu, no entanto, que só aquela atração de cunho militar não segurava o público e passou a incrementá-la com saltimbancos, equilibristas e palhaços.
O palhaço do lugar era um soldado, que entrava montado ao contrário e fazia mil peripécias. O sucesso foi tanto, que adaptaram novas situações.
Era o próprio oficial Astley quem apresentava o show, vindo daí a figura do mestre de cerimônias.


QUANDO O CIRCO CHEGOU AO BRASIL

No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.

Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.

Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.
O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.

CIRCO CONTEMPORÂNEO

Circo contemporâneo é o que se aprende na escola. Fenômeno conseqüente das mudanças de valores na sociedade e suas novas necessidades. Grande parte dos profissionais do circo mandaram seus filhos para a universidade, fazendo com que as novas gerações da lona trabalhem mais na administração.


Em fins dos anos 70, começam a aparecer as primeiras escolas de circo, no mundo inteiro. Na França, a primeira a surgir foi a Escola Nacional de Circo Annie Fratellini, em 1979, com o apoio do governo francês.

No Canadá, artistas performáticos têm aulas com ginastas e, em 1981, é criada uma escola de circo para atender à necessidade desses novos acrobatas.


Interessante lembrarmos, no entanto, que essa importância que o circo assume no mundo capitalista já era cultivada na ex-URSS, desde a década de 20. Data de 1921 a criação de uma escola de circo na União Soviética, que coloca o circo no patamar de arte, com inovação dos temas e das formas de apresentação.


ESCOLAS E GRUPOS BRASILEIROS

No Brasil, a primeira escola de circo foi criada em São Paulo, em 1977, com o nome de Piolin (que é também o nome de um grande palhaço brasileiro). Funcionava no estádio do Pacaembu.

No Rio de Janeiro, surge em 1982 a Escola Nacional de Circo, abrindo oportunidades para jovens de todas as classes e vindos de diferentes regiões do país. Eles aprendem as novas técnicas circenses e, uma vez formados, montam seus próprios grupos ou vão trabalhar no exterior.

São muitos os grupos espalhados pelo Brasil afora. Citamos a Intrépida Trupe, os Acrobáticos Fratelli e a Nau de Ícaros.

PROJETO CIRCO É CULTURA



Circo está associado ao mundo real e imaginário. Por este motivo trabalhar este projeto é proporcionar através de um aprendizado prazeroso, momentos e atividades relacionadas a arte circense, enfocando o convívio, o conhecimento e o respeito com o outro. É uma prática com um alto valor sócio-cultural, traz consigo valores importantes para o ser humano, como a confiança, valores morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social. Através do brincar podemos oportunizar estes valores.



 Este projeto visa utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica e oral), ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação de forma a compreender, expressando assim suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.Tem como base o brincar de forma lúdica e imaginária, incentivando a criatividade ao promover experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte a ajudarão, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando assim o seu desenvolvimento integral.

O que sabemos?

-É onde todos os palhaços fazem palhaçadas


-É onde os palhaços brincam

-É um lugar que tem homens que andam de moto

-É um lugar onde tem pessoas que rebolam e pulam no arco de fogo

-É onde tem palhaços que fazem brincadeiras

-Nunca fui no circo

-É onde os elefantes se equilibram em uma bola e os palhaços fazem palhaçadas e dão gargalhadas

-É onde tem palhaços que dão cambalhotas no ar

-É uma coisa para a gente assistir

-É o palhaço que faz piruetas

O que queremos aprender?

-Quem da comida para os animais?

-Como os palhaços dormem?

-Os palhaços tem o pé grande?

-O circo tem urso?

-O circo mora aqui?

-O circo tem criança?

-O palhaço dorme no circo?

-O circo fecha de dia?

-No circo tem esclas?


OBJETIVO GERAL


Desenvolver nas crianças o gosto pela diversidade considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia, oportunizando a expressão de sua criatividade e participação através de diferentes atividades, respeitando-as em seus diferentes níveis e levando-as a descobrir que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com o ambiente em que vive.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Conhecer a história do circo, e sua comunidade, valorizando a arte circense.

Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.

Interessar-se por atividades envolvendo arte, música e poesia, manifestando diferentes percepções.

Ampliar gradativamente as possibilidades de comunicação e expressão, familiarizando a criança através da literatura infantil e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações, desenvolvendo a sensibilidade, afetividade e criatividade.

Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.

Explorar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos, dramatizações e demais situações de interação.

Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança.

Aprimorar a coordenação motora fina executando atividades diversas.

Identificar os personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense.

Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir.

Analisar a existência de diferentes espécies na natureza, conscientizando-se da necessidade de respeito e cuidado com os animais.

Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar,correr, pular, entre outros

Incentivar a participação em jogos simbólicos, utilizando-se de diversos objetos para vivenciar o lúdico.

Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste.

CONTEÚDOS (ÁREA DO CONHECIMENTO)

•Mímica

•Através da expressão oral das histórias, exploração das diversas espécies de animais.

•Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo proximo.


Movimento:


•Expressão corporal (dramatização, dança)

•Coordenação motora ampla

•Lateralidade

•Equilíbrio


Música:


•Ritmo

•Melodia

•Sons

•Canto

Artes visuais:

•Cor

•Linhas

•Pontos

•Coordenação motora fina


•Textura e exploração de materiais diversos

Linguagem Oral e Escrita:

•Historias: seqüências, personagens, enredo, memória.

•Exploração das histórias através da linguagem oral;

Matemática:

Formas Geométricas

•Classificação, seriação.

PROCEDIMENTOS:

•Manuseio e leitura de livros de histórias infantis

•desenho

•Construção com sucatas

*jogos

•Sessão de filme


•Construção de painéis

•Dramatização

•Brincadeira dirigida


•Atividades de relaxamento

•Confecção de fantoches

•Confecção de massinha de modelar

•Produção de textos coletivos

•Releitura de obra de arte

Avaliação:

O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos.


[...] a avaliação não somente deve ser feita em relação aos alunos, mas também em relação ao ensino que apresentamos e ao tipo de intervenção e de atividades propostas na aula. [...] O importante é que possamos proceder a uma análise da nossa prática, elemento indispensável para torna-la mais coerente e fundamentada.

Por tanto a avaliação será contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.

Referências:

ABREU, Gerson de. Qual é, Bicho? São Paulo: Atual, 1994.

BANDEIRA, Pedro. O Espantalho Inteligente. Contando Ciências Anatomia Humana. Editorial.


BOTELHO, Isabel. A Risada de Biriba. Coleção Dó-Ré-Mi-Fa. São Paulo: Scipione, 2001.

DCL, Difusão Cultural do Livro Ltda. Trombinha e o Circo. Coleção Bichos & Fantasias. São Paulo: Edipar.

FERNANDES, Paulo Dias. As Frutas Magicas. Historias que Vovó contava. Erechim: Edelbra.

NUCCI, Nely A Guernelli. O Atraso. São Paulo: Paulinas, 1990.

PAES, José Paulo. Poesia para crianças. São Paulo: Giordano, 1996.

ROCHA, Ruth. A Arca de Noé. São Paulo: Ática, 1994.

CD – As 100 + da Pré-Escola.


ATIVIDADES PARA O DIA DO CIRCO


1. IMITANDO O PALHAÇO

A. Pintura

Pintar o rosto ou apenas o nariz de vermelho

B. Fazer Nariz de Palhaço Com bolinhas de desodorante cortadas ao meio ou com bolinhas de isopor

C. História Movimentada -A Fuga do Palhaço
Já postei a historinha.

Repetir as frases:

*O palhaço o que é?

É ladrão de mulher
*O palhaço o que foi?
Foi ladrão de boi.
(Chorando, rindo, sério, bravo, triste, gaguejando, soluçando, envergonhado, tossindo, gritando, bem baixinho, e assim por diante.
E. Cambalhotas
Colocar os colchonetes no chão e eles brincam de virar cambalhotas com a ajuda da professora.

2. IMITANDO O EQUILIBRISTA

. Andando sobre a escada,Para quem não tem uma escada pode ser uma tábua ou banquinhos pequenos

1. Andar livremente

2. Andar intercalando os degraus (sobe, desce)

3. Andar equilibrando objetos,Pode ser saquinhos de areia ou bolinhas de meia  Equilibrar nos pés nas mãos, na cabeça, no ombro, etc.

3. IMITANDO O MALABARISTA

Com bolinhas de meias:

_ Jogar a sua bolinha de meia para cima e pegar.

_ Jogar sua bolinha de meia, bater uma palma e pegar

_ Jogar sua bolinha de meia para cima, bater duas palmas e pegar

_ Jogar sua bolinha de meia para cima, dar uma volta no próprio corpo e pegar


4. IMITANDO A BAILARINA

A professora lê o poema e faz junto com as crianças os comandos:

Um passo pra cá...

Um passo pra lá...

Correndo pra frente

E voltando ao lugar,

Palminhas vou bater,

Um pulo eu vou dar,

Uma roda bem bonita

Rodando com os amigos,

Rodando no próprio lugar.

O poema foi retirado do livro: “Brincando na Escola”
Pesquisa feita no blog http://bancodeatividades.blogspot.com/2011/03/projeto-circo_09.htmle adaptada por mim Cida Marques

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