domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mensagem-Volta as Aulas


CEIM “Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus”

Professor,


As férias terminaram, porém agora é que vira a etapa mais difícil. A entrada em sala de aula, onde alunos com olhos irrequietos e ansiosos estarão procurando saber quem é você e o que será capaz de lhes dar durante todo o ano letivo.
Procure fazer de seu aluno alvo de amor e dedicação.
É tarefa fácil quando temos no magistério o ideal de nossas vidas.
Amar a criança é aceitá-la em toda a sua plenitude, sendo carinhoso, porém firme em suas decisões, respeitando as diferenças de cada um.


Bom trabalho!!!
De sua companheira de trabalho Cida Marques


domingo, 27 de janeiro de 2013

EQUIPE DO CEIM CASULO

Diretora:

- Maria Aparecida Rodrigues Marques

Pedagoga:
-   ?
-    ?
Coordenadoras

- Monique Soares de Souza Passabom (matutino)
- Maria Delaide Sarti ( vespertino)

Secretaria:
- ?
- ?
Professores:

 -Denizabel Oliveira de Souza
-Elizangela
-Geovana Ernesto
-Joana Lúcia Gaspar Bonfanti
-Júlio Cezar de Oliveira
-Laudicéia Amado Casadinho
-Liana Melo
-Liege Coimbra Schiavo
-Maria Bárbara F. Pavão
-Maria Cristina Massaroni Ribeiro
-Maria da Penha Recoliano
-Marines Xavier Gomes
-Mônica...
-Nair Fernandes M. Coelho
-Patrícia Tunholi  
-Regina Chaves Martins
-Sandra Vivas Gonçalves
-Valdinéia da Silva D. de Araújo
-Viviane Schiavo  

-Administrativo:

 Angela 
-Acácio...
-Elaine Palácio
-Eliete Moreno Mendes
-Elizabeth Ribeiro
-Elizangela Sexto
-Gilberto Cardoso Ribeiro
-Gleiziely Perciano
-Gracinha Caralo
-Gracinha Leite
 -Ivone
-Josete de Jesus de Oliveira
 -Maria (Bel)
-Maria das Neves Pintor
-Nilce Ribeiro
-Sônia Siqueira
-Suely Moreira
-Zinara Maria Moreira Silveira 

Demonstrativo de salas, Turmas, alunos e Professores.


 Salas

      Turmas
      
        Turno

                  Professores

      Alunos
    M
    V
01
  Berçário I  
   Integral  

  Mônica, Penha , Maria
             e  um apoio 
               
       18
01
Berçário I  

     Integral
     Penha, Marcia e Regina
             e um apoio   
                
        18
02
Berçário II
x

 Liana  e  Elizangela
    e um apoio
       16
02
Berçário II  

x
Maura e Patrícia
              ?
       16
03
Maternal I
Integral

Kiki e Cristina
       ?
        18
03
Maternal I

Integral
Denizabel e Laudicéia
           ?
        18
03
Maternal I

x
Liege e Geovana
               ??
        18
03
Maternal I
X

 Viviane e Sandra Vivas
               
         18
04
Maternal II

Integral
           Silvana
         20
04
Maternal II
X

       Joana Lucia
         20
04
Maternal II
Integral

        Regina Chaves
          20
04
Maternal II

X
          Joana Lucia
         20
                           

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Autorização (matricula)



CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MUNICIPAL
CASULO “SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS”

AUTORIZAÇÃO

Eu, ............................................................................... autorizo, meu (minha) filho(filha).....................................................................................................  aluno(a) regularmente matriculado no Centro de Educação Infantil Municipal Casulo “Santa Terezinha do Menino Jesus” na turma .................. a participar dos passeios promovidos pela Escola, bem como a divulgação de sua imagem em espaços  Multimídias nas comemorações, atividades e eventos promocionais.


            ____________________________________________
Assinatura dos pais ou responsáveis.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Plano de aula "Habitação, moradia e número 3"

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 23 a 29 de março de 2012
Tema: Habitação, moradia e número
3 Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Conhecer os diferentes tipos de moradias,
*Ouvir história,
* Representar sua própria moradia,
*Grafar, representar e identificar o número 3.

Incentivação:

- Dobradura (casa)
-Música (Era uma casa...).
História (Os três porquinhos).

Habilidades:

*Diferenciar diferentes tipos moradias;
*Discutir os aspectos de habitação e moradia .

Desenvolvimento:

Contar a história dos 3 porquinhos e explorar para que serve uma moradia, quais são seus tipos para humanos e os tipos de moradias que os animais usam para se proteger e descansar. Mostrar para as crianças imagens de moradias, tocas e habitações. Em uma folha as crianças irão grafar o número 3 e construir 3 casas iguais à história dos três porquinhos, uma casinha será feita de pedaços de palitos de picolé, outra de corda de cizal ou serragem para representar a palha e uma outra feita de tijolinhos com papel criativo alaranjado ou vermelho.



ERA UMA VEZ TRÊS PORQUINHOS QUE VIVIAM COM A SUA MÃE, COMO JÁ ERAM CRESCIDOS A MÃE DISSE-LHES QUE CHEGARA A HORA DE CADA UM IR Á SUA VIDA.
RESOLVERAM CADA UM CONSTRUIR A SUA PROPRIA CASA.
O MAIS PREGUIÇOSO CONSTRUIU UMA CASA COM PALINHAS, FOI O MAIS RAPIDO E ASSIM PODE IR BRINCAR, O SEGUINTE CONSTRUIU UMA CASA COM PAUS, TAMBEM ACABOU RAPIDAMENTE E FOI JUNTAR-SE AO SEU IRMÃO, O TERCEIRO MAIS VOLUNTARIOSO CONSTRUIU A SUA CASA COM TIJOLOS.
CHEGADA A NOITE CADA UM FOI PARA A SUA CASA, O LOBO MAU QUE ANDARA TODO O DIA A OBSERVA-LOS E ESTAVA FAMINTO FOI BATER Á PORTA DO PRIMEIRO PORQUINHO.
-TRUZ,TRUZ
-QUEM É- DISSE O PORQUINHO ASSUSTADO
-SOU EU O LOBO E QUERO ENTRAR, SE NÃO ABRIRES VOU SOPRAR, SOPRAR ATÉ A CASINHA VOAR.
E ASSIM O FEZ , A CASA RAPIDAMENTE VUOU, O PORQUINHO FUGIU PARA A CASA DO IRMÃO SEGUIDO DO LOBO QUE BATEU NOVAMENTE Á PORTA.
-TRUZ TRUZ
-QUEM É - PERGUNTARAM OS PORQUINHOS ASSUSTADOS
-SOU EU O LOBO E QUERO ENTRAR SE NÃO ABRIREM VOU SOPRAR, SOPRAR ATÉ A CASINHA VOAR.
ASSIM O FEZ , A CASA VUOU E OS PORQUINHOS FUGIRAM PARA A CASA DE TIJOLO DO TERCEIRO PORQUINHO, SEGUIDOS DO LOBO
-TRUZ TRUZ- VOLTOU O LOBO A BATER CADA VEZ MAIS ESFOMEADO
-QUEM É PERGUNTOU O PORQUINHO MAIS VELHO
-SOU EU, O LOBO E QUERO ENTRAR, SE NÃO ABRIRES VOU SOPRAR SOPRAR ATÉ A TUA CASINHA VOAR.
ASSIM O FEZ, MAS A CASINHA NEM UM MILIMETRO MEXEU, O LOBO OLHOU PARA A CHAMINÉ E PENSOU QUE SERIA POR ALI QUE PODERIA ENTRAR E SUBIU AO TELHADO, MAS O PORQUINHO QUE ERA MUITO ASTUTO TINHA UM GRANDE CALDEIRÃO COM ÁGUA A FERVER, QUANDO O LOBO ENTROU CAIU DIRECTAMENTE DENTRO DO CALDEIRÃO DANDO UM SALTO TÃO GRANDE QUE FOI PARAR AO MEIO DA FLORESTA E ATÉ HOJE NUNCA MAIS NINGUEM OUVIU FALAR NO LOBO MAU.

Atividades:

23/03 - Conversa informal sobre moradia e habitação/desenho livre;
26/03 - Recorte colagem (diferentes tipos de casa) e música;
27/03 - Passeio para observar diferentes tipos de moradias.
28/03 – Quebra cabeça
29/03 – História (os três porquinhos), e introdução do número 3
30/03-Desenho livre (habitações)e dobradura

Projeto desenvolvido:

Projeto Moradia

Uma série de atividades foram desenvolvidas a fim de discutir o tema da moradia, conversando com as crianças sobre suas casas, seus costumes, suas famílias, observando as diferenças, semelhanças, e assim por diante.

PLANO DE AULA INICIO DO OUTONO

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus

Data: 21 de março de 2012
Tema: Inicio do outono
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer e valorizar a estação do outono;

Incentivação:

-Mural
-Música
-Fantoches

Habilidades:

* Conhece e valoriza a estação do outono;

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

21/03 – Historia do outono e colorir, recortar e colar no palito(fantoches-frutinhas).


Projeto desenvolvido:

“Outono em forma”




 

terça-feira, 17 de abril de 2012

História do Dia do Índio/Plano de aula

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus

Data: 19 e 20 de abril de 2012
Tema: Índio Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

* Reconhecer e valorizar a história do Índio;
* Exercitar atividades que envolvam o Dia do Índio.

Incentivação:

-Mural
- Dobradura
-Música
-História

Habilidades:

*Conhece historia do Índio;
*Vivenciar brincadeiras, danças e músicas que incluam hábitos indígenas.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

19/04 – História e entrega de máscaras e cocar
20/04- atividades diferenciadas.

Projeto desenvolvido:

“Amigo Índio”

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.






História de Monteiro Lobato/ Projeto dia do Livro e plano de aula

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data:16 a18 de abril de 2012
Tema: Dia do livro Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

* Reconhecer e valorizar o livro infantil;
* Exercitar atividades que envolvam o tema livro.

Incentivação:

-Mural
-Música
-História

Habilidades:


*Conhecer e valorizar o livro infantil

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.


Atividades:


16/04 - História e música

17/04-desenho livre

18/04 - Recorte e colagem ( Dia do livro)

Música para o dia do livro infantil

LER É PRECISO

Ler, ler vamos ler
Ler, ler é saber
Ler, ler é preciso ler
Ler, ler é aprender
Ler, ler é sonhar
Ler, ler é viajar
Ler, ler é emocionar
Ler, ler é conquistar
O livro é o professor do professor
Quem escreve livro é escritor
Para escrever um livro
Quantos outros foram precisos?
O livro é só o começo de uma história
É o espelho da memória
Registro de conhecimento
Ao longo do tempo

(música de Helena Cabral



O dia 18 de abril foi instituído como o dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.


“Um país se faz com homens e com livro”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa. Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.



                                                          Projeto Dia do Livro

 


OBJETIVOS:

- Estabelecer as diferenças existentes entre as personagens;

- Reconhecer a importância da leitura para estimular a criatividade (reconhecimento sucinto);

- Descrever as características físicas das personagens dos contos e fábulas;

- Demonstrar atenção e interesse nas atividades que envolvam leitura;

- Expressar-se oralmente demonstrando clareza, seqüência lógica;

- Participar no estabelecimento de critérios de classificação de elementos;

- Demonstrar criatividade em atividades que envolvam desenho;


CONTEÚDOS:

- Leitura

- Expressão oral

- Classificação

- Sequênciação

- Coordenação motora fina, desenho

- Expressão gestual e corporal

- Coordenação motora fina

RECURSOS:

- Lápis de cor

- Canetinha

- Tesoura

- Cola

- DVD de vídeo

- Papel chamex

-Livros

                            Pesquisa feita no blog    http://mentesbrilhantes.arteblog.com.br/

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE