Seguidores

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

COMO INSERIR NA PRÁTICA O TEMA TRÂNSITO

O projeto de Educação Para o Trânsito nas escolas pode ser uma experiência muito rica, possibilitando o trabalho dos conteúdos em diversas disciplinas.

• Em biologia e ciências podem ser discutidos temas relativos a primeiros socorros.
• Nas aulas de artes sugere-se a confecção de materiais educativos que podem ser utilizados em campanhas, como placas, semáforos e veículos de papelão.
• Na disciplina de matemática pode-se elaborar estatísticas e situações-problemas que evolvam o trânsito.
Nas aulas de português uma boa opção é leitura e interpretação de textos relativos ao trânsito e, também, redações e poesias.
• Nas disciplinas de sociologia e filosofia, pode-se promover a discussão de temas como valorização da vida, relações humanas, hábitos e atitudes condizentes com a paz no trânsito.
• Em história, a abordagem sobre a evolução dos meios de transporte e das vias de acesso.
Nas aulas de geografia os temas de discussão podem ser relativo ao urbanismo e a densidade demográfica.

• Na disciplina de física é possível estudar sobre o movimento e a aceleração.

• Em química pode-se fazer a análise do efeito das drogas nos condutores de veículos.

• A disciplina de inglês também pode participar com discussões sobre o trânsito no mundo atual.

• Durante as aulas de educação física a quadra desportiva deve ser decorada com vias e sinalização, se transformando em um cenário perfeito para as dramatizações sobre trânsito.
O desenvolvimento do projeto culmina com a construção de uma mini-cidade de trânsito na escola. Praticamente todos os alunos foram envolvidos no processo.
As turmas do ensino médio podem realizar dramatizações para os alunos do ensino fundamental utilizando o cenário criado pelos estudantes. Situações vivenciadas no cotidiano de uma cidade devem ser simuladas para que os alunos possam assimilar as atitudes e práticas corretas para a uma verdadeira paz no trânsito.

Postar um comentário

Maria Aparecida Rodrigues Marques

Minha foto

Professora Maria Aparecida R. Marques mas podem me chamar de (Cida Marques) Professora graduada em pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins e Pós Graduada em Artes, Gestão Publica , Educação Infantil e Series Iniciais pela Faculdade de administração FACEL. Professora concursada em duas matriculas pela rede municipal. Contato pelo email: cidarmarques2@hotmail.com tenho 45 anos, sou casada, tenho dois filhos lindo, um de 05 anos e o outro 24 anos. Trabalho na Educação Infantil municipal a 22 anos. Amo o que faço, busco sempre melhorar, procuro entender meus alunos para poder ajudá-los. Para mim ser professora é uma missão. Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade e os meus pais por terem me incentivado.

Plano de Aula, História, Resenha, Relatório, sequência didática, #EducaçãoInfantil, Projetos,Releitura,Música,Brincadeiras Dirigidas, Teatro...

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email