domingo, 11 de setembro de 2011

PROJETO FOLCLORE


1. JUSTIFICATIVA
A história do folclore vem do povo é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social e é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo. A experiência histórica do mesmo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.
 Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural.
Portanto, O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.

2. OBJETIVOS

- Valorizar as manifestações culturais;
- Estimular a ampliar a linguagem oral;
- Incentivar o gosto pela leitura através de trava -línguas e parlendas;
- Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda.

3. ESTRUTURA PROGRAMÁTICA/RECURSOS
O projeto folclore foi desenvolvido durante 15 dias foram propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras folclóricas, trava-línguas, e advinhas. Para tanto, utilizaremos:
- Pesquisa em casa (brincadeiras antigas)
- Cruzadinha
- Caça palavras
- Jogos e brincadeiras
- Representação de cantigas e parlendas
- História com fantoches
- Quebra-cabeças e desenho livre sobre personagens das lendas
- Modelagem com  massinha personagens do folclore
- Brincadeiras dirigidas;
-Dramatização da música A linda rosa juvenil;
-Dramatização( história do Lobisomem).



4.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)
- Conversa e registro (sondagem dos conhecimentos prévios);
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;
- Pesquisar com pais as brincadeiras antigas mais  conhecidas;
- Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos;
- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma (se não souberem nenhum, pedir uma pesquisa para casa);
- Socializar os trava-línguas ;
- Os alunos levam para casa as folhas com as perguntas da entrevista sobre as brincadeiras antigas;
- A professora começa a aula contando a história de cada personagem do folclore uma por dia e  algumas adivinhas p/ turma, que tentam descobrir as respostas;
- Os alunos deverão advinhar, através de objetos da caixa surpresa, de quais advinhas a professora se refere;
- Representação de cantigas de roda e parlendas
- Confecção de móbiles  e mascaras referente as lendas trabalhadas(sereia)
- fotos em anexo

5. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorreu de forma coletiva, com a participação dos alunos em rodinha, que se posicionaram sobre os pontos positivos e negativos do( o que mais gostou? O que não gostou? Porque? O que devemos mudar? Etc.
6.PRODUTO FINAL
Finalizamos o projeto com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos no mural da escola e dramatização da música a linda rosa juvenil.
7. BIBLIOGRAFIA
Livros:
Dia a dia do professor
Revistas:
Eventos Escolares (agosto 2007 e 2008)
Professor Sassá (agosto 2008)
Sites de pesquisas:
www.ifolclore.com.br
www.folclorebrasileiro.com.br

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