Maria Aparecida Rodrigues Marques

Minha foto

Professora Maria Aparecida R. Marques mas podem me chamar de (Cida Marques) Professora graduada em pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins e Pós Graduada em Artes, Gestão Publica , Educação Infantil e Series Iniciais pela Faculdade de administração FACEL. Professora concursada em duas matriculas pela rede municipal. Contato pelo email: cidarmarques2@hotmail.com tenho 45 anos, sou casada, tenho dois filhos lindo, um de 05 anos e o outro 24 anos. Trabalho na Educação Infantil municipal a 22 anos. Amo o que faço, busco sempre melhorar, procuro entender meus alunos para poder ajudá-los. Para mim ser professora é uma missão. Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade e os meus pais por terem me incentivado.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Projeto Primavera II - Estação Flores

TEMA:

Florindo o espaço que vivemos

PROBLEMÁTICA:

Como as flores podem despertar o interesse pela preservação do meio ambiente.

JUSTIFICATIVA:

Através das flores é possível perceber novas cores e formas. A vida e o dia fica muito mais colorido e desta forma o presente projeto busca despertar nos pequenos, a alegria e o prazer em estar em contato com a natureza.

OBJETIVO GERAL:

Possibilitar o contato com a terra e sobretudo conscientizar sobre a importância de cultivarmos flores e desta forma instituir uma consciência ambiental nas crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa;

• Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;

• Conhecer sementes de flores, plantas e ávores;

• Acompanhar o processo de germinação de sementes;

• Realizar pesquisa das plantas e flores existentes no CEI;

• Desenvolver o hábito de cuidado com as plantinhas;

• Observar particularidades das flores (cores, formas, tamanhos);

• Perceber a importância das plantas e flores no ambiente;

• Apreciar vários tipos de flores e plantas;

• Conhecer como se replanta mudinhas de flores;

• Desenvolver a oralidade através de figuras de livros, revistas e obras de arte;

• Explorar vários imagens de plantas e flores;

• Conhecer a importancia das plantas e flores no meio ambiente;

• Estimular a apreciação de flores e plantas.

PROCEDIMENTOS:

- Pesquisas sobre flores e plantas

- Leituras de poemas sobre flores e plantas

- Incentivar a criação de poemas sobre as flores;

- Conversações e trocas de experiências nas rodas de conversa;

- Exploração de literaturas que discutam o tema proposto;

- Exploração de tipos de sementes;

- Criação de um canteiro de flores e plantas;

- Plantar sementes de flores;

- Replantar mudas de flores;

- Preparação da terra para o plantio;

- Conhecer jardins ornamentais;

- Cultivar floreira

- Solicitação aos pais para trazerem flores e plantas do próprio jardim.

CRONOLOGIA:

Este projeto será realizado no período de setembro a dezembro de 2009.

. AVALIAÇÃO

- Avaliação durante o projeto;

- Avaliação da situação anterior;

- Situação atual;

- Culminância.

No final do Projeto iremos realizar uma exposição de flores

Fonte: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com/2011/02/projeto-flores-maternal.html
Postar um comentário

Plano de Aula, História, Relatório, sequência didática,Educação Infantil, Projetos...

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email