Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de
Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora:
Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno:
Matutino e Vespertino
Tema:
Plantas
Público
Alvo:
Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo:
22 a 26 de maio de 2017
Eixos
de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária,
Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem
Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Despertar o
interesse sobre plantas, reconhecendo-as como seres vivos, oportunizar o
conhecimento de sua importância para o meio ambiente e para nossas vidas.
*Identificar
a Letra M e número 5;
Habilidades:
* Compreender a importância das plantas para o
meio ambiente;
* Identificar alguns tipos de plantas;
*Identificar e nomear as partes da planta;
*Ampliar
conhecimento de letras e números;
Conteúdos:
*Plantas;
*Planta
e suas partes;
*Funções das partes das plantas;
*A importância das plantas para o
meio ambiente;
*Cuidados com as plantas;
* Introdução da letra M e número
5;
*Recorte e colagem;
*História.
Desenvolvimento:
22/05 – 1º momento
/Atividades de rotina
Hoje
vamos falar sobre as plantas...música (Dona Arvore).
Desenho livre
Dona
Árvore (letra)
Tronco,
folha, galhos tem
Fruto e flores e raiz
Dona árvore vai bem é muito feliz
Subir, subir, vamos subir
Sou macaquinho e eu não vou cair
Fruto e flores e raiz
Dona árvore vai bem é muito feliz
Subir, subir, vamos subir
Sou macaquinho e eu não vou cair
Após a audição da música, o
professor questionará os alunos:
- Sobre o que fala a música?
- Quais as partes de uma
planta/árvore são citadas na música?
- Além das partes da planta
citada na música, como: tronco, folha, fruto, flores, raiz, o que falta
para a planta estar completa? (Sementes).
- A música fala de tronco da
árvore. Que outro nome é dado para esta parte da planta? (Caule).
- Os galhos fazem parte de que
parte da planta? (Caule).
23/05- 2º momento /Atividades de rotina
*Funções das partes das plantas
- O professor iniciará esta
segunda etapa, apresentando alguns vídeos no notebook
(História da sementinha).
- Em seguida, discutirá com os
alunos sobre:
- O que deu origem a uma nova
planta? (Semente).
- O que a semente precisou para
crescer.
- Após o desenvolvimento e
crescimento da semente, no que ela se transformou?
- Ela era uma planta completa?
sim
- Quais as partes podem ser
observadas na planta da história?
Caule, raiz, folha, flores...
- Como a planta consegue se
manter em pé? Raiz
- O que a fixa a planta na terra?
Raiz
- As hipóteses dos alunos deverão
ser registradas em um cartaz.
- Recorte
e colagem partes das plantas.
24/05- 3º momento
/Atividades de rotina
- Retomar
o assunto e pintura (partes da planta);
25/05- 4º momento
/Atividades de rotina
Retomar o
assunto e Quebra cabeça (partes da planta);
26/05- 5º momento
/Atividades de rotina
Retomar o
assunto e
Ligue as partes da planta;
Atividades:
22/05 –
Música e desenho;
23/05-
Recorte colagem partes das plantas e jogos de encaixe;
24/05-
Pinte as partes da planta e música;
25/05-
Quebra cabeça partes da planta;
26/05-
Ligue as partes da planta;
Recursos/
material de apoio
22/05 - Lousa,
giz, Notebook, caderno, borracha, lápis de cor
e aparelho de som;
23/05- Lousa,
giz, tesouras, revistas, cola e caderno;
24/05- Lousa,
giz, chamex, caderno, lápis
de cor e aparelho de som;
25/05- Lousa,
giz, chamex, caderno, tesoura, borracha,
lápis e cola;
26/05- Lousa,
giz, lápis de cor, caderno e chamex;
Avaliação:
Será através do envolvimento, participação e criatividade das
crianças no decorrer das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário