Maria Aparecida Rodrigues Marques

Minha foto

Professora Maria Aparecida R. Marques mas podem me chamar de (Cida Marques) Professora graduada em pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins e Pós Graduada em Artes, Gestão Publica , Educação Infantil e Series Iniciais pela Faculdade de administração FACEL. Professora concursada em duas matriculas pela rede municipal. Contato pelo email: cidarmarques2@hotmail.com tenho 45 anos, sou casada, tenho dois filhos lindo, um de 05 anos e o outro 24 anos. Trabalho na Educação Infantil municipal a 22 anos. Amo o que faço, busco sempre melhorar, procuro entender meus alunos para poder ajudá-los. Para mim ser professora é uma missão. Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade e os meus pais por terem me incentivado.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Plantas

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Plantas
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 22 a 26 de maio de 2017


Eixos de Trabalho:

Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
 *Despertar o interesse sobre plantas, reconhecendo-as como seres vivos, oportunizar o conhecimento de sua importância para o meio ambiente e para nossas vidas.
*Identificar a Letra M e número 5;
 Habilidades:

* Compreender a importância das plantas para o meio ambiente;
* Identificar alguns tipos de plantas;
*Identificar e nomear as partes da planta;
 *Ampliar conhecimento de letras e números;
Conteúdos:
*Plantas;
*Planta e suas partes;
*Funções das partes das plantas;
*A importância das plantas para o meio ambiente;
*Cuidados com as plantas;
* Introdução da letra M e número 5;             
*Recorte e colagem;
*História.

Desenvolvimento:

22/05 – 1º momento /Atividades de rotina
Hoje vamos falar sobre as plantas...música (Dona Arvore).
 Desenho livre

Dona Árvore (letra)

Tronco, folha, galhos tem
Fruto e flores e raiz
Dona árvore vai bem é muito feliz
Subir, subir, vamos subir
Sou macaquinho e eu não vou cair

Após a audição da música, o professor questionará os alunos:

- Sobre o que fala a música?
- Quais as partes de uma planta/árvore são citadas na música?
- Além das partes da planta citada na música, como:  tronco, folha, fruto, flores, raiz, o que falta para a planta estar completa? (Sementes).
- A música fala de tronco da árvore. Que outro nome é dado para esta parte da planta? (Caule).
- Os galhos fazem parte de que parte da planta? (Caule).

23/05- 2º momento /Atividades de rotina

*Funções das partes das plantas
- O professor iniciará esta segunda etapa, apresentando alguns vídeos no notebook
(História da sementinha).
- Em seguida, discutirá com os alunos sobre:
- O que deu origem a uma nova planta? (Semente).
- O que a semente precisou para crescer.
- Após o desenvolvimento e crescimento da semente, no que ela se transformou?
- Ela era uma planta completa? sim
- Quais as partes podem ser observadas na planta da história?
Caule, raiz, folha, flores...
- Como a planta consegue se manter em pé? Raiz
- O que a fixa a planta na terra? Raiz
- As hipóteses dos alunos deverão ser registradas em um cartaz.
 - Recorte e colagem partes das plantas.

24/05- 3º momento /Atividades de rotina
- Retomar o assunto e pintura (partes da planta);

25/05- 4º momento /Atividades de rotina
Retomar o assunto e Quebra cabeça (partes da planta);

26/05- 5º momento /Atividades de rotina
Retomar o assunto e Ligue as partes da planta;

Atividades:

22/05 – Música e desenho;
23/05- Recorte colagem partes das plantas e jogos de encaixe;
24/05- Pinte as partes da planta e música;
25/05- Quebra cabeça partes da planta;
26/05- Ligue as partes da planta;

Recursos/ material de apoio
22/05 - Lousa, giz, Notebook, caderno, borracha, lápis de cor e aparelho de som;
23/05- Lousa, giz, tesouras, revistas, cola e caderno;
24/05- Lousa, giz, chamex, caderno, lápis de cor e aparelho de som;
25/05- Lousa, giz, chamex, caderno, tesoura, borracha, lápis e cola;
26/05- Lousa, giz, lápis de cor, caderno e chamex;

Avaliação:


 Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas.
Postar um comentário

Plano de Aula, História, Relatório, sequência didática,Educação Infantil, Projetos...

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email