sábado, 23 de abril de 2011

PROJETO"PARABÉNS A MAMÃE"/ PROFISSÕES

DURAÇÃO: 02 A 06 DE MAIO DE 2011.

JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.

OBJETIVO:

.Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães.
. Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...)
. Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).
• Reconhecer a importância da figura da materna;
• Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;
• Conhecer e identificar diversas profissões;
• Desenvolver a expressão corporal; Produzir uma peça teatral que será apresentada para homenagear as mães.
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;

Desenvolvimento:

. Diálogo, aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil das mães em questão e sua profissão;
• Músicas: “Parabéns pra mamãe”, “Mãezinha do céu”,
• Confecção de cartazes: “As profissões”,
- Ornamentação de murais com fotos das mães, alunos e mensagens, homenageando às Mães.
.Recortes e colagem de figuras de revistas;
.Confecção de lembranças e cartões;
• Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação (“Parabéns pra mamãe”).

• Momento flash: uma foto para mamãe.
• Dinâmicas com as mães no dia da festa;
• Homenagem as mãe: apresentação das turmas. ( socialização).

CULMINÂNCIA: Festas em homenagem as mães.

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Obs: Projetos retirados do blog Meus trabalhos pedagógicos e adaptado por Cida Marques.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Brincando se aprende matemática

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 11 a 15 e de 25 a 29 de abril de 2011
Tema: Percepção: Maior, menor, grosso, fino e igual ou diferente.
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer Percepção: Maior, menor, grosso, fino e igual ou diferente.

Incentivação:

-Mural
-Música
- História

Habilidades:

* Conhece e valoriza -Percepção: Maior, menor, grosso, fino e igual e diferente;.
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

11/04 – Ligue os ovinhos iguais..
12/04 – DVD e massinha de modelar.
13/04 – Marque um X na florzinha maior e jogos de encaixe.
14/04 - História e desenho livre;
15/94 – pintura com guache
25/04 - conversa informal sobre ( Maior, menor, grosso, fino e igual e diferente);.
26/04 – caixa surpresa (( Maior, menor, grosso, fino e igual e diferente)
27/04 - Música ( Grande largo...) e passeio;
28/04 – Pinte o coelho maior;
29/04 - Pinte a fruta diferente.

Projeto desenvolvido:


" A saúde em primeiro lugar"

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 07 a 08 de abril de 2011
Tema: Dia Mundial da saúde
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer e valorizar o dia Mundial saúde;
*Desenvolver atitudes coerentes relativas aos cuidados com a saúde.

Incentivação:

-Mural
-Música
- História

Habilidades:

* Conhece e valoriza atitudes referente aos cuidados com a saúde;
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

07/04 – Historia ( O que é necessário para ter boa saúde?) E recorte e colagem.
08/04 – DVD e Colagem de vegetais necessário a saúde.

Projeto desenvolvido:

" A saúde em primeiro lugar"

" Boas Maneiras"

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 01 a 06 de abril de 2011
Tema: Hábitos de boas maneiras
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.
Atividades de rotina
Competências:

*Reconhecer e identificar hábitos de boas maneiras;

Incentivação:

-Mural
-Música

Habilidades:

* Conhece hábitos de boas maneiras;
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

01/04 – Conversa informal sobre o tema abordado e massinha de modelar;
04/04 - História das quatro palavras mágicas e música;
05/04 – Revisão do tema abordado e DVD.

Projeto desenvolvido:

" Boas Maneiras"

" Conhecendo meu Bairro"

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 28 a 31 de março de 2011
Tema: Bairro
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer e valorizar o Bairro onde mora;

Incentivação:

-Mural
-Música
-Passeio

Habilidades:

* Conhece e valoriza o bairro onde reside com a família;
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

28/03 – Historia do Bairro e massinha de modelar.
29/03 - Passeio pelo bairro mais próximo e desenho livre;
30/03 – Brincadeiras dirigidas e DVD;
31/03- Caça-nome e música.
Projeto desenvolvido:

" Conhecendo meu Bairro"

ÁGUA UM BÉM PRECIOSO

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 22 de março de 2011
Tema: Dia da Água
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Conhecer a importância e a utilidade da Água.

Incentivação:

-Mural
-Música
-História

Habilidades:

* Estimular a observação e a experiência com a água.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

22/03 – Conversa informal ( A importância da água) e suas utilidades) e desenho livre.

Projetos desenvolvidos:

“Água um bem precioso para a humanidade”

Inicio do outono

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 21 de março de 2011
Tema: Inicio do outono
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer e valorizar a estação do outono;

Incentivação:

-Mural
-Música
-Fantoches


Habilidades:

* Conhece e valoriza a estação do outono;


Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

20/03 – Historia do outono e colorir, recortar e colar no palito(fantoches-frutinhas amigas).

Projeto desenvolvido:

“Outono em forma”

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE