domingo, 13 de novembro de 2011

Projeto Natal




I – JUSTIFICATIVA:

Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?

Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.



Conteúdos:



1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

• Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?

• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.

• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.

• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:

- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)

- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)

- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)

- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)

- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)

- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)

- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles

• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!





2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.

• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.

• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.

• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.

• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.

• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.

• Confeccionar enfeites para a árvore da Emei.

• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.



3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

• Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.

• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.

• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.

• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre

• Valorizar a família,

• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.



II – OBJETIVOS GERAIS:

• Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;

• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;



III- ETAPAS PREVISTAS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

• Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.

• Produção coletiva de pequenos textos.

• Escrita espontânea.

• Cruzadinhas, caça-palavras.

• Atividades com alfabeto móvel.

• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

MATEMÁTICA

• Situações-problema envolvendo o tema.

• Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).



NATUREZA E SOCIEDADE

• Observação do ciclo da água.

• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.

• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.

• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.

• Vídeos que abordam o tema.

• Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.



ARTES VISUAIS

• Desenho livre e de observação.

• Recorte e colagem

• Dobraduras

• Releitura de obras de arte

• Modelagem com areia e argila

• Técnicas de pintura.

• Confecção de caixinhas para a troca de presentes.

• Confecção dos enfeites da árvore.

• Confecção dos tsurus pelas professoras ( 20 cada)



MÚSICA E MOVIMENTO

• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.

• Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)

• Corais de músicas natalinas



AVALIAÇÃO

• Hora social e/ou exposição de trabalhos.

• Carinha das crianças.





DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa

• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.

• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora,



2ª Etapa



• Cada professora confeccionará 20 tsurus e fará um pedido de natal, ou um agradecimento com a turma depois de conhecerem a lenda japonesa.

• Pindurar os Tsurus pela escola.

• Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio.

• Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal.

• Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões. (Ver final do plano).



3ª Etapa



• Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.

• Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.

• Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto. Trocar bilhetes também.





Sugestão de coro-falado:





NASCE JESUS

(Para três crianças)

1 - Nasce Jesus, fonte de luz,

descem os anjos cantando,



2 - Nasce Jesus, fonte de luz!

Trevas vem pois dissipando.

Nasce Jesus, fonte de luz!

Rompe as cadeias do forte,

raia o dia da salvação,

triunfante vem!



3 - Salve Jesus! Ó firma teu justo império

grato louvor os homens e os anjos dêem!



Todos: Nasce Jesus, fonte de luz!

Oh, glória a Deus nas alturas!

Paz na terra aos homens,

a quem quer ele bem!





DEUS NOS AMOU

1 - Deus nos amou e nos mandou

Cristo seu filho querido!

Deus nos amou e nos encarnou!

Vede o menino nascido!



2 - Deus nos amou! Deus no amou!

Digam-no todos os povos!

Gozam paz e salvação

todos os que crêem!



3 - Reino bendito! Reino de amor divino!

Eis que as nações resgate por Cristo têm!





A MENSAGEM DE AMOR

JUNTAS:

Todas as belezas,

Que há na terra e céus,

para nosso encanto,

criou-se nosso Deus.



1ª criança - (com uma cestinha de flores)

Deu à flor mimosa,

cores de encantar,

deu ao passarinho,

seus cânticos sem par.



2ª criança - (com uma cestinha de frutas).

Da invernia o vento,

céu azul, verão,

as maduras frutas

nos vem de sua mão.



3ª criança - (com uma Bíblia na mão).

Deu-nos a santa lei,

salmos de louvor;

mandou os profetas

falar do seu amor.

Mas o homem surdo

não deu atenção,

nem amou, seu criador,

em seu coração.



4ª criança - (com uma grande estrela dourada ou prateada).

Deus mandou seu filho,

do alto raiou a luz;

Jesus rendeu a vida,

morreu por nós na cruz.



JUNTAS:

Cantem nossas almas,

hinos de louvor

pelas grandes bênçãos,

que mostram seu amor.





Sugestões de lendas e contos:





Flor da noite de Natal

Conta a lenda que uma camponesa olhava do lado de fora de uma igreja as pessoas oferecendo presentes ao Menino Jesus. Ela se sentia triste, pois não tinha nada para homenagear. Então um anjo apareceu e lhe disse: "Apanhe algumas plantas que crescem ao lado da estrada e oferece como presente."

Ela aceitou o conselho e apanhou uma porção de folhas de poinsettia verdes e as levou para dentro da igreja. As pessoas da congregação riram quando a viram entrar com suas roupas maltrapilhas carregando um punhado de ervas daninhas. Envergonhada e ruborizada diante da situação, conforme seu rosta ficava vermelho, um fenômeno aconteceu: as folhas mudaram de cor, tornando-se em vermelho sangue, transformando-se em lindíssimas flores. As pessoas ali presentes ficaram extasiadas com o fato.

Esta flor, conhecida como "bico-de-papagaio", tem o nome científico de Poinsettia, uma homenagem ao seu descobridor Dr. Poinsett. Ele a encontrou no México em 1828, e é chamada por "Flor da Noite Feliz".

A explicação científica para a mudança de cor, se dá pela reação da planta exposta a luz durante muito tempo.









A última árvore de Natal

Um antigo conto de Natal



Eu vi um caminhão cheio de árvores de Natal

E cada uma tinha uma estória prá contar,

O motorista colocou-as numa fileira

Esperando que as pessoas as viessem comprar.

Ele pendurou umas luzinhas brilhantes

E uma placa em que se podia ler

"ÁRVORES DE NATAL"

e em vermelho escrevia

"ÁRVORES DE NATAL PARA VENDER"

Ele se serviu de chocolate quente

Numa garrafa térmica fumegante,

E assim começou a nevar

Enquanto uma família estacionava esfuziante.

Uma mãe, um pai, e um menininho

Pararam o carro, rapidinho

Vieram caminhando e começaram a procurar

A perfeita árvore para se decorar.

O garotinho ia na frente,

com seu olhar reluzente, a exclamar:

"Elas têm cheiro de Natal, mamãe!

Sinto cheiro de Natal em todo lugar."

"Vamos comprar uma árvore de quilômetros de altura!

A maior que pudermos encontrar!

Uma árvore que encoste no teto!

Uma que nem dê para carregar!"

"Uma árvore tão grande

Que até mesmo o Papai Noel, quando olhar,

Vai se admirar:

"Esta é a árvore mais bela

Que já vi neste Natal!"

Para achar o pinheirinho perfeito

Procuraram com muita prontidão

Aqui e ali, e até mais de uma vez,

O papai examinou e balançou mais de seis!

"Mamãe, mamãe eu achei, eu achei!

O pinheirinho que mais gostei!

Tem um galhinho quebrado

Mas que pode ficar disfarçado."

"Do anjinho da vovó tiraremos o pó

E lá no alto esperando

Ficará nos guardando.

Poderemos comprá-la? Por favor, por favor!

Pediu com fervor."

"Que tal tomarmos chocolate quente?"

Perguntou o vendedor indulgente.

Enquanto abria a garrafa para aquela gente.

"Isto sim vai aquecer o ambiente!"

Em três pequenos copos de papel

Ele serviu o chocolate espumante,

Enquanto brindavam, esperançosos,

Por mais um Natal esfuziante.

"Você escolheu certinho", disse ele,

"Este é realmente o melhor dos pinheirinhos".

Mas o garotinho estava agoniado,

Pois o preço, para o pai, era muito elevado.

"Feliz Natal"disse o homem,

Amarrando o pinheirinho com um cordão.

"A árvore é sua com uma condição:

Manter uma promessa de Natal."

"Na noite de Natal,

Quando for deitar e rezar,

Prometa no seu coraçãozinho guardar

O encanto do Dia de Natal!"

"Agora corra para casa!

Pois este vento gelado

Suas bochechas têm queimado.

E peça ao papai para com todo cuidado

Enfeitá-la com os ornamentos comprados.

E que, no fim da empreitada,

Mate-lhe a sede, coitada!"

E assim foi com o vento zunindo

Durante toda a noite gelada.

Tendo o homem dado árvore,

Após árvore,

Após árvore...

Para cada pessoa que apareceu,

Brindou com o chocolate espumante

Nos pequenos copos, tão quentes,

Para manter aconchegante o ambiente.

Quem jurou manter a promessa

De guardar no coração o encanto do Natal,

Saiu na noite contente

Cantando canções alegremente.

E quando tudo acabou

Só uma árvore restou:

Mas ninguém estava lá

Para esta árvore adotar.

O homem que vendia árvores, então,

Vestiu seu grosso casacão

E partiu para a floresta

Com a última árvore da festa.

Ele deixou o pinheirinho

Perto de um pequeno riachinho.

Para que as criaturas, sem pousada,

Pudessem fazer dela sua morada.

Ele sorria enquanto tirava os flocos de neve

Que na sua barba encontrava.

Foi aí que de trás de um arbusto

Uma rena quase lhe pregou um susto.

Olhou para ela e sorriu.

Fazendo um carinho na grande criatura,

Pensou com brandura:

"Parece que o Natal chegou novamente!."

"Ainda temos muito chão,

E muitas coisas por fazer!

Vamos para casa, amigo, trabalhar

Neste Natal que vai começar.

Ele olhou para o céu,

Ouviu os sinos a tocar,

E, num pestanejar...

O vendedor já não estava mais lá!





SUGESTÕES DE ENFEITES PARA A ÁRVORE DE NATAL



1. Bolas de Isopor grande enfeitadas ao gosto de cada turma

2. Artesanatos em geral

3. anjinhos

4. botinhas de Eva

5. cartões de natal

6. papais-noéis

7. estrelinhas cobertas com glíter

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CAMINHADA "XÔ DENGUE"


Com faixas e cartazes alertando para o perigo do mosquito transmissor da dengue, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus, Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães e outras escolas, participaram nesta última sexta-feira (11) a caminhada “Xô mosquito da dengue”, percorrendo as ruas da cidade, levando informação para a comunidade. A ação faz parte do projeto “Xô Dengue” , Com o objetivo de conscientizar a população através de ações diretas. Desde o inicio de novembro estamos trabalhando com as crianças e suas famílias a importância do combate à dengue, onde aprenderam sobre o mosquito, os sintomas da doença e como combater a proliferação começando de suas próprias casas. A programação do projeto segue até o final do terceiro trimestre, com atividades lúdicas, gincana e brincadeiras comandadas pelas professoras e pedagogas.


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tema: Projeto xô Dengue

Conhecer sobre os cuidados que se DEVE ter para Evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para Melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importância de previr o mosquito da Dengue.

Objetivos Gerais:

Refletir sobre a Necessidade das medidas preventivas para o bem estar social. Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e consequentemente da sociedade. Valorizando a Saúde e os Meios da conservação da mesma.

PREVISTAS Etapas:

*Conversa informal sobre o tema em questão.

*DVD educativo ( Sobre a Dengue)

*Momento de questionamento sobre o tema.

*Pesquisa nas principais fontes de comunicação.

*História e desenho livre.

*Construção de um painel ensinando a prevenir contra o mosquito o mosquito.

*Ronda pela escola a procura de focos de Dengue.

Propostas para finalização:


*Mural de Trajetória:

*Pessoas evitando a Dengue

*Confecção de uma lembrancinha do mosquito da Dengue!

*Confec de livrinhos com informações de combate a Dengue.

*Cartazes de conscientização.

*Encerrando com caminhada de Combate a Dengue.





Avaliação:



A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da Participação e Cooperação do trabalho durante a Realização do projeto.


Informática:http://smartkids.terra.com.br/passatempos/dengue/index.html



Música:



Dengue (Ritimo Jardineira)



Óh, dengue porque estais tão triste?

Mais o que foi que te aconteceu?

Foi o "Viver" e esses meninos

que tiraram as Águas pneus de todos (2x)

Óh, mosquitinho Qual é a sua dor?

eeee que com esse

movimento até a caixa d'água se fechou

E agora com tudo sequinho

Não tenho mais onde botar ovinhos (2x)



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto: Meios de Comunicação

PÚBLICO ALVO: Educação Infântil

                               
 DURAÇÃO: 15 dias

JUSTIFICATIVA:

Escolhemos este tema, para que os alunos reconheçam a importância dos meios de comunicação em vários aspectos da nossa vida cotidiana.


                       


 OBJETIVOS:

•Reconhecer os diversos tipos de meios de comunicação e sua aplicação.

•Valorizar os recursos de comunicação existentes.

•Desenvolver a socialização e a criatividades através dos meios de comunicação.

•Utilizar os meios de comunicação adequadamente.

•Utilizar o recurso do Impres, a fim de interagir os alunos com a tecnologia.

 DESENVOLVIMENTO:

                   
•Textos informativos demonstrando a importância dos meios de comunicação.

•Manuseio de jornais e revistas.

•Visita à estação de rádio FM local.

•Escrita de uma carta para alguém da família.(desenho)

•Exposição de mural com gravuras.

•Filme:”Procurando Nemo”.

•Apreciação do filme.

•Interpretação.

•Ilustração da parte que mais gostou.

•Conhecer o número do próprio telefone.

•Noção de tempo: ontem, hoje, horas,etc.


                       

.Pesquisa  na prefeitura visitas ao laboratório de informática e correio , para observar como funciona alguns meios de comunicação:computador,fax,impressora,telefone parabólica.

•Simulação de um telejornal - dramatização.


•Apresentação do projeto no blog.


AVALIAÇÃO:

Ao final da realização das atividades propostas, o aluno deverá ser capaz de :

•Conhecer a utilidade dos meios de comunicação.

•Escrever (Ilustrar)bilhetes e carta.

            






Encontrei este projeto  na net e fiz algumas adaptações.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Um encontro mágico com a literatura

                                   
Minha proposta tem como objetivo despertar, nas crianças do projeto Um encontro mágico com a literatura, o interesse de ler e interpretar, de forma prazerosa e dinâmica, o que estão lendo, através de produções que compõem o acervo literário  infantil, como A casa (música de Vinicius de Moraes) e Aquarela (música de Vinicius e Toquinho), textos de Monteiro Lobato, poemas de Cecília Meireles, Gonçalves Dias, livros da coleção Literatura em Minha Casa, e deve trabalhar,  ainda, contos, parlendas, adivinhações, dentre outros.

O projeto esta sendo desenvolvido neste semestre e será ministrado por mim Professora Maria Aparecida.


JUSTIFICATIVA
                                   Resgatando o habito de leitura e do conhecimento, o ato de ler é uma necessidade constante, uma vez que proporciona ao educando abrir-se para outras culturas. A cultura universal é produto de todos os povos. O aluno só poderá contribuir para essa universalidade se, primeiro, constituir-se como indivíduo consciente de sua própria expressão cultural. Portanto, se desejamos formar cidadãos leitores, criativos e aptos a intervir na sociedade em que estiverem inseridos, um dos requisitos fundamentais é o enriquecimento do cotidiano
infantil com a inserção de leituras de contos, lendas, poemas, etc., nas quais a riqueza e o acervo de brincadeiras  queconstituirão o banco de dados de imagens culturais utilizados nas situações interativas. Dispor de tais recursos é de grande valia para instrumentalizar a criança para a construção do conhecimento e da sua socialização.O educador não pode nem deve se limitar à ideia de que a leitura é uma simples decodificação de símbolos, mas deve  buscar, na sua essência, os pressupostos básicos para fazer aflorar o senso crítico nos seus alunos, partindo de uma  necessidade própria de instigar constantemente, socializar a curiosidade, sabendo julgá-la quando necessário. Para  que possamos formar leitores críticos, é necessário, portanto, propiciar, nas salas de aula, a dinamização da  cultura viva, diversificada e criativa. Ler e contar histórias devem ser atividades obrigatórias na programação   diária das turmas do projeto. De acordo com os PCN, “Toda educação comprometida com o exercício da cidadania precisa  criar condições para que o aluno possa desenvolver sua competência discursiva” (p. 23). É, portanto, na percepção  das situações discursivas que o aluno poderá se constituir como cidadão e exercer seus direitos como usuário da  língua.
Saber ouvir é outro aspecto de grande importância na aprendizagem. A leitura de histórias, poemas, contos e fábulas  é uma atividade que se presta muito bem para desenvolver, no aluno, a capacidade de ouvir. Pois acompanhar a  sequência lógica dos fatos da narrativa, procurando compreender o enredo, é uma atividade que atrai, dá alegria e  atende também à necessidade infantil de fantasia, encantamento e relaxamento, além de enriquecer o vocabulário de  maneira agradável pelo contato com a modalidade culta da língua, ou seja, uma linguagem mais elaborada. Para Paulo  Freire, “a educação, sozinha, não transforma a sociedade; sem ela, tampouco a sociedade muda”. Dessa perspectiva de despertar, nos educandos, a busca prazerosa pelo ato de ler e, consequentemente, de escrever, de promover a leitura entre eles de maneira autônoma, reflexiva e crítica, foi que surgiu a ideia da criação deste trabalho.

OBJETIVOS


Geral


• Promover, nos educandos, o apreço pela leitura e escrita a partir do desenvolvimento de trabalhos com histórias infantis, clássicos, contos, lendas, poemas, adivinhações, parlendas e músicas, de forma prazerosa e diversificada, a fim de alcançar os objetivos pedagógicos.

• Favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças.

Específicos

• Trabalhar a leitura, a escrita e a interpretação dos alunos a partir dos desenhos e sinais gráficos que o texto a ser abordado apresenta.

• Trocar informações respeitando sempre a opinião do outro. • Extrair, do texto, um referencial positivo de bons

hábitos e atitudes.


• Estimular o pensamento crítico.


• Ampliar o vocabulário.


• Desenvolver habilidades artísticas a partir do desenho, da pintura ou da confecção de uma cena que tenha chamado

atenção.

METODOLOGIA
                                       O projeto  Um encontro mágico com a literatura  foi idealizado com o propósito de estimular a leitura e a escrita, suscitar a criatividade e a inteligência dos educandos, no geral oriundos de famílias que, via de regra, são desprovidas de recursos e maiores conhecimentos acerca do que está sendo proposto.

Partindo desse pressuposto, o projeto será efetivado da seguinte forma:

• Apresentação do texto a ser trabalhado.

• Levantamento dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo com o conhecimento formal, de maneira

contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre a experiência vivenciada.

• Leitura coletiva e individual de textos (histórias, poemas, contos, etc.).

• Discussão do texto estudado.

• Produção de texto: coletiva e individual (oral e escrita).

• Interpretação de diferentes linguagens.

• Ampliação do vocabulário.



Atividades

• Dinâmicas de grupo.

• Leituras individual e coletiva.

• Produção de textos.

• Jogos diversos com personagens (de memória, escrita das letras do alfabeto, imagens e palavras).

• Leituras diversas.

 • Escrita espontânea.

• Adivinhações usando como tema os personagens trabalhados.

• Atividades matemáticas.

• Desenhos dirigidos e espontâneos.

• Dobraduras.

• Pinturas.

• Dramatizações.

 Mímicas.

• Sequência de figuras.

• Colagens.

• Aulas externas.

Recursos didáticos

• Livros de literatura infantil, clássicos, livros didáticos.

• Revistas, jornais, gravuras, painéis.

• Lápis colorido e giz de cera.

• Tintas: guache, glitter e relevo (cores diversas).

• Pincéis.

• Papel (40 kg, A4, ofício, camurça, crepom, cartão, etc.; cores diversas).

• CDs.

• TV.

• DVD (aparelho).

• Histórias em DVD.

• Máquina fotográfica.

• Internet.

Avaliação

Sendo a avaliação um processo contínuo e sistemático, farse-á mediante os seguintes aspectos:

• Observação.

• Participação.

• Desenvolvimento cognitivo.

• Produção nas atividades.

• Senso crítico.



Referências bibliográficas


BARRO, João de. A Formiguinha e a Neve. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2001. v. 04.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa 1º e 2º ciclos do

Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente – A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.


HERMIDA, Jorge Fernando. Educação Infantil: Política e Fundamentos. João Pessoa: Universitária/UFPB, 2007.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PROJETO:PRECONCEITO RACIAL PROJETO VISTA MINHA PELE


Desenvolver um senso crítico sobre o preconceito racial, bem como trabalhar os valores humanos para que os alunos se fortaleçam como sujeito social e cidadão.

1 º momento: Apresentação do Projeto e apreciação do filme “Vista minha pele”.

2º momento: A turma  dividida em grupos para que os mesmos discutissem sobre o tema apresentado: Preconceito racial.

3º momento: Após cada grupo chegar num consenso de opinião abriu-se um espaço para socializarem com a turma.

4º momento: Produção de um texto( Desenho livre) de opinião.(individual)


5º momento: Socialização dos textos(Desenhos) em roda de leitura .Entrega dos textos(Desenhos) para correção.

6º momento: (em trio) Escolha do melhor texto(Desenho) do grupo para o mural.


Fonte:http://sheilaluiza.wordpress.com/projeto-preconceito-racial/,Acesso em 29/01/2011.

domingo, 16 de outubro de 2011

A importância do brincar no desenvolvimento da criança


O brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente durante a infância. Infelizmente, até há relativamente pouco tempo, o brincar era desvalorizado e menosprezado, destituído de valor a nível educativo. Com o evoluir dos tempos, atravessa-se uma mudança na forma como se percepciona o brincar, e a sua importância no processo de desenvolvimento duma criança.

Actualmente, verifica-se uma maior preocupação com a formação das crianças: tanto pais, como educadores, procuram a melhor forma de as tornarem responsáveis, equilibradas, etc, contudo, não é raro esquecerem-se que o brincar pode ser uma "ferramenta", por excelência, para que a criança desenvolva essas qualidades.

Mais do que uma "ferramenta", o brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através do brincar, ela pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação. Ao brincar, exploram e reflectem sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridas, interiorizando-as e, ao mesmo tempo, questionando as regras e papéis sociais. O brincar potencia o desenvolvimento, já que assim aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.


Através da brincadeira, as crianças ultrapassam a realidade, transformando-a através da imaginação. Desta forma, expressam o que teriam dificuldades em realizar através do uso de palavras. Os jogos das criança não são apenas recordações do que vêem os adultos fazerem. Elas nunca reproduzem de forma absolutamente igual ao sucedido na realidade. O que sucede é uma transformação criadora do percepcionado para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações da própria criança, ou seja, uma reinvenção da realidade.


O brincar apresenta características diferentes de acordo com o desenvolvimento das estruturas mentais, existindo, segundo Piaget, 3 etapas fundamentais:


Dos 0 aos 2 anos de idade- Aqui ocorrem os chamados Jogos de Exercício. Neste período, a criança vai adquirindo competências motoras e aumentando a sua autonomia. Vai preferindo o chão ao berço, demonstrando alegria nas tentativas de imitação da fala... vai revelando prazer ao nível da descoberta do seu corpo através dos sentidos.


Elabora então as suas brincadeiras à volta da exploração de objectos através dos sentidos, da acção motora, e da manipulação - características dos "jogos de manipulação". Estes jogos oferecem sentimentos importantes de poder e eficácia, bem como fortalecem a auto-estima. Deste modo, constituem peças fundamentais para o desenvolvimento global da criança.

Entre os 2 e os seis/sete anos de idade- A simbologia surge com um papel fundamental nas brincadeiras, como são exemplo o "faz de conta", as histórias, os fantoches, o desenho, o brincar com os objectos atribuindo-lhes outros significados, etc. Os jogos simbólicos são possíveis dado que, nesta fase, a criança já é capaz de produzir imagens mentais. A linguagem falada permite-lhe o uso de símbolos para substituir objectos.


O jogo simbólico oferece à criança a compreensão e a aprendizagem dos papéis sociais que fazem parte da sua cultura (papel de pai, de mãe, filho, médico, etc.).


A partir dos sete anos de idade – Por fim, as brincadeiras e jogos com regras tornam-se cruciais para o desenvolvimento de estratégias de tomada de decisões. Através da brincadeira, a criança aprende a seguir regras, experimenta formas de comportamento e socializa, descobrindo o mundo à sua volta. No brincar com outras crianças, elas encontram os seus pares e interagem socialmente, descobrindo desta forma que não são os únicos sujeitos da acção e que, para alcançarem os seus objectivos, deverão considerar o facto de que os outros também possuem objectivos próprios que querem satisfazer.


Nos jogos com regras, os processos originados e/ou desenvolvidos são outros, uma vez que nestes o controlo do comportamento impulsivo é diferente e necessário. É a partir das características específicas de cada jogo que a criança desenvolve as suas competências para adaptar o seu comportamento, distanciando-o cada vez mais da impulsividade. Nestes jogos, os objectivos são dados de uma forma clara, devido à sua própria estrutura, o que exige e permite, por parte da criança, um avanço na capacidade de pensar e reflectir sobre as suas acções, o que lhe permite uma auto-avaliação do seu comportamento moral, das suas habilidades e dos seus progressos.

Brinquedo



O brinquedo representa uma oportunidade de desenvolvimento. Ele traduz o real para a "realidade infantil", suavizando o impacto provocado pelo tamanho e força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da criança. Os problemas que surgem na manipulação dos brinquedos, jogos, etc, fazem a criança crescer através da procura de soluções e alternativas. Por exemplo, um boneco pode ser um bom companheiro e aliado; uma bola, um promotor do desenvolvimento motor; um puzzle, estimular o desenvolvimento cognitivo; etc.


O desempenho psicomotor da criança enquanto brinca, por exemplo, a correr atrás duma bola, alcança níveis que só mesmo a motivação intrínseca consegue. Simultaneamente, estimula-se a atenção, a concentração e a imaginação e, por consequência, contribui para que fique mais calma, relaxada e aprenda a pensar, estimulando a sua inteligência e autonomia.


Papel dos Adultos


O adulto pode (e deve) estimular a imaginação das crianças, despertando ideias, questionando-as de forma a que elas próprias procurem soluções para os problemas que surjam. Além disso, brincar com elas, procurando estimular as crianças e servir de modelo, ajuda-as a crescer.


O brincar com alguém reforça os laços afectivos. Um adulto, ao brincar com uma criança, está-lhe a fazer uma demonstração do seu amor. A participação do adulto na brincadeira eleva o nível de interesse, enriquece e estimula a imaginação das crianças.


Conclusão


O brincar não significa apenas recrear-se, antes pelo contrário, é a forma mais completa que a criança tem de comunicar consigo mesma e com o mundo.


A criança precisa ter tempo e espaço para brincar. É importante proporcionar um ambiente rico para a brincadeira e estimular a actividade lúdica no ambiente familiar e escolar, lembrando que rico não quer dizer ter brinquedos caros, mas fazer com que elas explorem as diferentes linguagens que a brincadeira possibilita (musical, corporal, gestual, escrita), fazendo com que desenvolvam a sua criatividade e imaginação.


É a brincar que aprende o que mais ninguém lhe pode ensinar. É dessa forma que ela se estrutura e conhece a realidade. Além de estar a conhecer o mundo, está-se a conhecer a si mesma. Ela descobre, compreende o papel dos adultos, aprende a comportar-se e a sentir-se como eles.


O acto de brincar pode incorporar valores morais e culturais, em que as actividades podem promover a auto-imagem, a auto-estima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição dum sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos.


É através da actividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social.

Publicada por Psicólogo Bruno Pereira Gomes

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