sábado, 23 de maio de 2020

PROJETO “SEJA LUZ E AMOR!”

CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES

JUSTIFICATIVA: Este projeto “Seja Luz e Amor”, surgiu logo no início da pandemia., quando sentimos a necessidade de unir toda comunidade escolar e a familiar para espalhar o maior dos sentimentos: o Amor. Pois acreditamos que um dos pilares para a transformação da sociedade é a educação e, por isso, decidimos unir o ato de educar e o nosso amor ao desejo de levar apoio aos profissionais que estão trabalhando na linha de frente neste momento de pandemia. São anjos em forma humana que, muitas vezes, precisam ficar longe da família para protegê-las, devido os riscos de sua profissão, isolando-se, muitas das vezes sozinho em hotéis solitários. Reconhecendo seu grandioso valor e importância, surgiu a ideia de compartilhar com esses profissionais o carinho, ternura que chegam até nós através de nossos filhos e alunos em forma de vídeos, cartas e música feita por nos professores e a parceria da família dos alunos em casa e permeados de amor.

  •                   

OBIJETIVO: O projeto visa deixar uma semente de solidariedade, de carinho e amizade a estes  profissionais que guerreiam por nós na batalha pela vida,  às nossas crianças que, neste momento de isolamento, também sofrem pela distância, e todos nós. Esta semente de afeto semeada neste ‘Kit de Luz e Amor” será entregue na loja “Tom Natural”, até quarta-feira.

Assim, importância de sonhar e vivenciar os sonhos também será abordada de forma lúdica pela Caravana “Seja Luz e Amor”, a fim de que todos os homenageados tenham acesso a todos as cartas que puderem e quiserem ler.

Se você também quiser fazer parte dessa história, entre em contato e veja como pode ajudar:

1) Separe - para doação seu Kit de Luz e Amor”  e venha participar.

2) Peça a seu filho que escreva uma carta com uma mensagem de carinho. Se a criança ainda não puder escrever, peça para desenhar.

3) A Caravana “Seja Luz e Amor” irá recolher os vídeos, e as cartas na Loja Tom Natural quarta-feira. Maiores informações: (28) 999868860

 





                                                LOJA TOM NATURAL












             Venha também semear amor e luz no coração de seu próximo!

terça-feira, 31 de março de 2020

Sequência Didática /Tema Integrador: Educação Alimentar/Nutricional

 
Pedagoga:Luzimar  Dias Machado
FAIXA ETÁRIA: Crianças pequena- Pré 1-

Competências Gerais: Conhecimento/ Repertório cultural/ Comunicação/ Empatia e cooperação..

DIREITOS DE APRENDIZAGEM

- Conviver;
- Brincar;
- Participar;
- Explorar;
- Expressar;
- Conhecer-se;

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

- Eu, o Outro e Nós;
- Traços, sons, formas e cores;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
- Corpo, gestos e movimentos;

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

(EI03EO03) - Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EIO3E004) - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03EO07) - Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

(EI003CG03) - Criar movimentos, gestos, olhares e mimicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dançam, teatro e música.

(EI03CG04) - Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

(EI03TS01) - Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.

(EI03TS02) - Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura, e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI 03EF010) - Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF05) –Recontar histórias ouvidas para a produção de reconto escrito, tendo professor como escriba.

(EI03EF09) - Levantar hipóteses em relação `a linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio da escrita espontânea.

(EI03ET06) - Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.

EI03OTS03)-Reconhecer as qualidades do som, intensidade , duração , altura e timbre, utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

EI03CG06)-Coordenar com precisão e eficiência suas habilidades motoras no atendimento a seus interesses e necessidade de representação gráfica.


EI03TS02) –Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03EO06)- Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e  modos de vida.

Tempo de execução da sequência didática. Mês de abril. 1 MÊS

 ATIVIDADES PROPOSTAS

1º dia:  Quarta – feira- -01/04
    Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Fazer um levantamento prévio com os alunos sobre o tema abordado. A professora dará início às atividades falando sobre a importância dos cuidados com a saúde.
Montar uma cesta com alguns elementos que fazem parte da pirâmide alimentar (Frutas, leguminosas, Carnes e ovos, Leite e derivados, óleos e gorduras, Açúcares e doces. Em seguida perguntar aos alunos, a importância de cada alimento para a saúde. Conversar com as crianças visando destacar o porquê que a professora trouxe aqueles alimentos. Perguntar aos alunos quais alimentos eles mais gostam. Fazer perguntas sobre as cores, sabores, características, etc dos alimentos apresentados.

    Trabalhar com as letras da palavra alimentação;
    Quantidade de letras que ela possui
       Trabalhar com os numerais, etc.

Video sobre alimentação: Batidão da alimentação.

ATIVIDADE PARA CASA- Trazer  rótulos  de alimentos   utilizados em seu dia-a dia.

Leitura deleite. A critério do professor (a).

Música de saída
2º dia:  Quinta – feira -02/04

    Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

     Registro dos alimentos mais consumidos na família;

     Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos

     Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.

Brincadeiras.
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
 Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.

Leitura deleite. A critério do professor (a).

Música de saída

3º dia: 03/04 – sexta-feira

     Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

-Trabalhar com a trava língua
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce?
E o doce respondeu pro doce,
Que o doce mais doce
É o doce de bata doce.
  -     Fazer uma listagem de doces conhecidos e escrever no quadro.
- Refletir com os alunos a escrita das palavras.
-Pedir aos alunos que escrevam o nome dos doces.
- Perguntar aos alunos as cores e em seguida escrever no quadro as respostas dos alunos.

Vídeo: Xuxa - Pot-Pourri Comidas

Leitura deleite. A critério do professor (a).

Música de saída

4º dia: 06/04 – segunda-feira.

     Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

- Conversar com os alunos sobre o desperdício de alimentos;
-Fazer um levantamento com os alunos a respeito dos alimentos que eles mas gostam.

 -Fazer um Gráfico   com os alimentos que eles mais gostam de comer em casa.
- Fazer um Gráfico   com as frutas que eles mais gostam de comer em casa.
-Pedir aos alunos que tragam uma fruta preferida para a próxima aula.

     Leitura deleite. A critério do professor (a).

     Música de saída.

5º dia: 07/04 - terça-feira

     Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.
-Recolher as frutas que os alunos trouxeram e refletir sobre as cores das frutas.
Apresentar um cartaz e fazer a leitura para os alunos.


-Preparar uma deliciosa salada de frutas para os alunos.
-Lembrar dos hábitos higiênicos (Ensinar os alunos a lavarem as frutas, utilizar toquinhas na cabeça, usar avental etc.)
-Preparar a salada de frutas dentro da sala de aula, explicando passo a passo da preparação.

Música: Comidinha-Ensinando a comer frutas e legumes
.
Leitura deleite. A critério do professor (a).

     Música de saída.

6º dia: 08/04 - quarta-feira
     Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Leve para a sala de aula rótulos de alimentos saudáveis e não saudáveis.
Diga aos alunos que eles discutirão alimentos saudáveis e não saudáveis.
Avalie o conhecimento prévio, perguntando à classe se eles comeram algo saudável hoje.
Mostre aos alunos vários alimentos saudáveis e não saudáveis  e convide-os a irem um por um na frente afim de identificar se eles acham que a comida que selecionaram é saudável ou não.
Em um quadro, faça duas colunas. Uma coluna deve ser rotulada “saudável” e uma coluna deve ser rotulada como “não saudável”. Coloque um rosto sorridente ao lado da palavra saudável e um rosto triste ao lado da palavra não saudável para ajudar os alunos a entender o quadro.
Quando eles escolherem um, discuta com a turma por que eles acham que está correto ou incorreto. Em seguida, ajude os alunos a gravá-los no lado certo do quadro.
Continue até que cada aluno tenha sua ida ao quadro ou até que você tenha usado todos os rótulos
        Atividades: Quebra cabeça dos alimentos
         Circule os alimentos saudáveis de verde e   façam um  x  não saudáveis de vermelho.
Leitura deleite. A critério do professor (a).

Video: Música educativa para crianças/Alimentação saudável.

7º dia:09/04 - quinta-feira
     Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Sugestões para se trabalhar Páscoa.

Pintura com tinta guache no prato de papelão para fazer o rosto do coelho explorando as cores azul, amarelo e vermelho;
Brinquedo feito de sucata: Confecção do coelho pula pula com copinho de iogurte;
Brincadeira do coelhinho sai da toca 1, 2, 3;
Canções da Páscoa: De olhos vermelhos, Coelhinho vem brincar na escola, Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim, Coelhinhos branquinhos que saltam assim;
Confecção de máscara de coelho para as crianças;
Desenho de coelho e ovo para realizar colagem de algodão, raspas de lápis, papel colorido, EVA;
Fazer ovinhos com brigadeiro para as crianças;
DVD: Xuxa, Galinha Pintadinha, Coelho sabido, Turma da Mônica, Cantando com os bichos;
Fantoche do coelho, história Menina Bonita do Laço de Fita (Sala de vídeo);
Dobradura do coelho com pintura de esponja;
Visita de um coelho de verdade na sala (explorar o animal coelho (como ele se movimenta, o que ele come, qual a cor dos seus olhos e pêlo);
Pintura facial de coelho nas crianças;
Cozinhar cenoura e realizar degustação;
Fantasiar-se de coelho: As professoras se vestirem de coelho na frente das crianças;
Confecção de cesta de Páscoa;
Histórias: Advinha quanto eu te amo, Menina Bonita do Laço de fita, O Coelho que não era de páscoa;
Pintura de patas de coelho no chão da sala;
Visita do coelho no Ceim para entregar a cesta.

8º dia: 13/04 – segunda – feira

     Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.
Continuidade da aula anterior – Atividades
De posse de figuras geométricas previamente desenhadas, pedir aos alunos que colem, por exemplo, um feijão dentro do círculo um, dez grãos de arroz dentro do triângulo, entre outros.
– Por agrupamento, ligar as frutas ao numeral correspondente.
 Brincadeiras: dança da maçã e mordida na fruta pendurada.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Video: Música educativa para crianças/Alimentação saudável.


9º dia: 14/04 – terça – feira

     Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.
Levar para a sala de aula a imagem abaixo, que retrata a artista Tarsila do Amaral (Falar da artista.)

Tarsila do Amaral foi uma grande pintora e desenhista brasileira com fama no Brasil e no exterior. Nascida em uma família rica e tradicional do interior de São Paulo teve acesso a boas escolas além de concluir seus estudos na Europa. Aprendeu piano e outras línguas, incluindo o francês. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 e passou sua infância em meio à natureza na fazenda da família no município de Capivari em São Paulo. Em 1901 matricula-se no colégio Sion onde pinta seu primeiro quadro – Sagrado coração de Jesus. Em 1906 casou com o primo André Teixeira Pinto com quem teve uma filha, o casamento dura cerca de dez anos.




Tarsila do Amaral (foto de 1925 - O Estado de São Paulo).
Em 1916 aprendeu a fazer modelagem em barro no ateliê de William Zadig, escultor sueco radicado em São Paulo. No ano seguinte teve aulas com Pedro Alexandrino, dedicando-se a pintura de naturezas-mortas. Nesse período conheceu Anita Malfatti que também havia iniciado o mesmo curso.
Em 1920 foi estudar em Paris estudar pintura e escultura onde conviveu com grandes artistas dessa época. Regressou a São Paulo dois anos mais tarde e embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna acompanhou todo o movimento de Paris e integrou-se ao modernismo, juntando-se ao Grupo dos Cinco, composto por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Tarsila sempre gostou de viajar tanto pelo Brasil como para o exterior e em uma de suas viagens para Minas Gerais encontrou-se com as cores de sua infância e apaixonou-se pelas decorações populares das casas da região. Nesse período juntou-se ao Movimento Pau-Brasil que durou cerca de três anos de 1924 a 1927 e contou com os artistas Oswald de Andrade com que namorava nessa época, Mario de Andrade, Blaise Cendrars, Goffredo Silva Telles e Olívia Guedes Penteado. Suas pinturas encheram-se de brasilidade, levando para suas telas as cores da natureza, a cultura popular, o homem rude e as paisagens rurais. São pinturas dessa época: Morro da Favela (1924), O vendedor de frutas (1925) e Paisagem com touro (1925).
-Levar para a sala de aula a imagem abaixo, em seguida fazer vários questionamentos para os alunos.

1- O que os alunos observam nessa imagem?
2- Que frutas aparecem na imagem?
3- Quais as cores das frutas Qual sabor seria?
4- Alguém já viu um vendedor vendendo frutas em um barco onde eles moram?
5- Conversar com os alunos sobre os vendedores ambulantes, citar exemplos.
6- Fazer outros questionamentos.




Imagem da obra de Tarsila do Amaral, de 1925, que mostra um vendedor de frutas em um barco. Tarsila é da primeira fase do Modernismo (1922 - 1930), de uma geração revolucionária, tanto nas artes como na política. O professor pode trabalhar a imagem dentro de seu contexto histórico, apresentar os princípios desta fase, os críticos e anarquistas.

-Atividades:
- Pintura com guache.

-Após a pintura, fazer um quebra-cabeça do mesmo.

10º dia: 15/04 – quarta – feira

     Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

 Continuação da aula anterior.

       - Dramatizar com a turma um vendedor de frutas.

Leitura deleite. A critério do professor (a).
Vídeo: Música educativa para crianças/Alimentação saudável



11º dia:16/04 – quinta – feira

     Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.
      Organizar com os alunos uma visita na feira da cidade/distrito. (Pedir que os alunos observem a distribuição dos produtos, preços, etc).

- Montar na sala de aula uma pequena barraca de feira. (Colocar as frutas, legumes, etc. Não esqueçam de colocar os preços.




      - Explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades, classificação e seriação de frutas);
    - Relacionar número /quantidade;

Leitura deleite. A critério do professor (a).

Video: Joãozinho, Vegetais são uma delícia.


12º dia:17/04 – sexta – feira

     Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.


-Meu alimento Preferido. Livro Pé de Brincadeira- Página:102- Crianças de 4 anos.

13º dia:22/04 – quarta – feira
     Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

 -Em alerta-. Livro Pé de Brincadeira- Página:105 - Crianças de 4 anos.


14º dia:23/04 – quinta – feira
     Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

-Bolacha de agua e sal- Página:105 - Crianças de 4 anos.

15º dia:24/04 – sexta – feira
     Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.
-Olho vivo- Livro Pé de Brincadeira- Página:106 - Crianças de 4 anos


16º dia: 27/04 – segunda – feira.
     Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

- O Vendedor de Frutas. Livro Pé de Brincadeira- Página:107 - Crianças de 4 anos.

17º dia:28/04 – terça – feira 
     Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

- Dominó Gigante. Livro Pé de Brincadeira- Página:108 - Crianças de 4 anos.

       18º dia: 29/04 –quarta-feira.

     Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

-Doce ou Salgado-. Livro Pé de Brincadeira- Página:102 - Crianças de 4 anos.

19º  dia:30/04 – quinta - feira
     Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

- Culminância da sequência.
- Culminância da sequência. Preparar um desfile com  as crianças caracterizadas de  frutas.

-Apresentação musical de acordo com o tema abordado







Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE