domingo, 24 de abril de 2011

Poema para o dia das mães( Lindoooo)

Ah, achei lindinho esse poema para o dia das mães, ele dá para ser modificado e apresentado, imagino uma professora (fazendo o papel de mãe) e um aluno (sendo o filho), e um outro professor fazendo a locução, com um fundo de música bem suave, só instrumental.
Me deu até vontade de abraçar a minha mãe , que eu amo muito, mainha te amo!
Mãezinha querida

Mãezinha querida
Mãezinha querida,
fique ao meu lado, segurando minhas mãos,
como você sempre faz,
quando eu não souber qual caminho seguir.




Mãezinha querida,
limpa o suor da minha face quando eu,
cansada de tanto trabalhar,
estiver sem forças para continuar.
Mãezinha querida,
canta pra mim aquela canção que você cantava quando eu era bebê,
antes de dormir,
e me acalmava.
Mãezinha querida,
fique ao meu lado quando eu estiver com medo do escuro.
Mãezinha querida,
deixa eu descansar no seu colo confortável
quando meus pés estiverem doendo de tanto eu andar
pelos longos caminhos da estrada.
Mãezinha querida,
abraça-me com seus braços quentes e fortes,
quando na manhã nublada eu tiver preguiça de me levantar.
Mãezinha querida,
me dê uma palavra amiga, um consolo, um conselho,
quando eu precisar de um bálsamo para acreditar e
seguir em frente diante de tanta incerteza.
Mãezinha querida,
eu quero o seu colo no embalo da rede,
para que eu adormeça com toda a certeza
de que o mundo ainda será belo quando eu acordar.
Mãezinha querida,
saiba do fundo do meu coração,
que é o seu amor imenso, que todos os dias,
me faz acreditar que o mundo sempre há de ser melhor.
Por isso hoje eu digo, com os pulmões cheios de ar:
MÃEZINHA QUERIDA EU TE AMO!

de Antonio Marcos Pires
Rio de Janeiro - RJ - por correio eletrônico
Retirado do Blog Meus Trabalhos Pedagógicos


sábado, 23 de abril de 2011

PROJETO"PARABÉNS A MAMÃE"/ PROFISSÕES

DURAÇÃO: 02 A 06 DE MAIO DE 2011.

JUSTIFICATIVA: O tema Dia das Mães realmente é maravilhoso para se trabalhar, não há aquela criança que não fique empolgada quando fala da mamãe. Porém não podemos nos esquecer que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.

OBJETIVO:

.Sensibilizar os alunos sobre a importância de comemorarmos o dia das mães.
. Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...)
. Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).
• Reconhecer a importância da figura da materna;
• Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;
• Conhecer e identificar diversas profissões;
• Desenvolver a expressão corporal; Produzir uma peça teatral que será apresentada para homenagear as mães.
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;

Desenvolvimento:

. Diálogo, aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil das mães em questão e sua profissão;
• Músicas: “Parabéns pra mamãe”, “Mãezinha do céu”,
• Confecção de cartazes: “As profissões”,
- Ornamentação de murais com fotos das mães, alunos e mensagens, homenageando às Mães.
.Recortes e colagem de figuras de revistas;
.Confecção de lembranças e cartões;
• Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação (“Parabéns pra mamãe”).

• Momento flash: uma foto para mamãe.
• Dinâmicas com as mães no dia da festa;
• Homenagem as mãe: apresentação das turmas. ( socialização).

CULMINÂNCIA: Festas em homenagem as mães.

AVALIAÇÃO: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Obs: Projetos retirados do blog Meus trabalhos pedagógicos e adaptado por Cida Marques.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Brincando se aprende matemática

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 11 a 15 e de 25 a 29 de abril de 2011
Tema: Percepção: Maior, menor, grosso, fino e igual ou diferente.
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer Percepção: Maior, menor, grosso, fino e igual ou diferente.

Incentivação:

-Mural
-Música
- História

Habilidades:

* Conhece e valoriza -Percepção: Maior, menor, grosso, fino e igual e diferente;.
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

11/04 – Ligue os ovinhos iguais..
12/04 – DVD e massinha de modelar.
13/04 – Marque um X na florzinha maior e jogos de encaixe.
14/04 - História e desenho livre;
15/94 – pintura com guache
25/04 - conversa informal sobre ( Maior, menor, grosso, fino e igual e diferente);.
26/04 – caixa surpresa (( Maior, menor, grosso, fino e igual e diferente)
27/04 - Música ( Grande largo...) e passeio;
28/04 – Pinte o coelho maior;
29/04 - Pinte a fruta diferente.

Projeto desenvolvido:


" A saúde em primeiro lugar"

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 07 a 08 de abril de 2011
Tema: Dia Mundial da saúde
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer e valorizar o dia Mundial saúde;
*Desenvolver atitudes coerentes relativas aos cuidados com a saúde.

Incentivação:

-Mural
-Música
- História

Habilidades:

* Conhece e valoriza atitudes referente aos cuidados com a saúde;
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

07/04 – Historia ( O que é necessário para ter boa saúde?) E recorte e colagem.
08/04 – DVD e Colagem de vegetais necessário a saúde.

Projeto desenvolvido:

" A saúde em primeiro lugar"

" Boas Maneiras"

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 01 a 06 de abril de 2011
Tema: Hábitos de boas maneiras
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.
Atividades de rotina
Competências:

*Reconhecer e identificar hábitos de boas maneiras;

Incentivação:

-Mural
-Música

Habilidades:

* Conhece hábitos de boas maneiras;
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

01/04 – Conversa informal sobre o tema abordado e massinha de modelar;
04/04 - História das quatro palavras mágicas e música;
05/04 – Revisão do tema abordado e DVD.

Projeto desenvolvido:

" Boas Maneiras"

" Conhecendo meu Bairro"

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 28 a 31 de março de 2011
Tema: Bairro
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer e valorizar o Bairro onde mora;

Incentivação:

-Mural
-Música
-Passeio

Habilidades:

* Conhece e valoriza o bairro onde reside com a família;
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

28/03 – Historia do Bairro e massinha de modelar.
29/03 - Passeio pelo bairro mais próximo e desenho livre;
30/03 – Brincadeiras dirigidas e DVD;
31/03- Caça-nome e música.
Projeto desenvolvido:

" Conhecendo meu Bairro"

ÁGUA UM BÉM PRECIOSO

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 22 de março de 2011
Tema: Dia da Água
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Conhecer a importância e a utilidade da Água.

Incentivação:

-Mural
-Música
-História

Habilidades:

* Estimular a observação e a experiência com a água.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

22/03 – Conversa informal ( A importância da água) e suas utilidades) e desenho livre.

Projetos desenvolvidos:

“Água um bem precioso para a humanidade”

Inicio do outono

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 21 de março de 2011
Tema: Inicio do outono
Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer e valorizar a estação do outono;

Incentivação:

-Mural
-Música
-Fantoches


Habilidades:

* Conhece e valoriza a estação do outono;


Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

20/03 – Historia do outono e colorir, recortar e colar no palito(fantoches-frutinhas amigas).

Projeto desenvolvido:

“Outono em forma”

Família, Identidade, Valores e Auto estima

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 16 a 25 de março
Tema: Família, Identidade, Valores e Auto estima Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina
Competências:

*Identificar membros da Família e letra inicial do seu nome;
* Reconhecer atos de amor com o próximo.

Incentivação:

-Mural
-Música
-História ( Quem sou eu?)

Habilidades:

* Conhece e nomeia pessoas da Família, letra inicial do seu nome e ato de amor ao próximo;
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

16/03 – Historia da Família (Valores e auto- estima) e massinha de modelar;
17/03 - Pintura Família e caça nome (Eu e o outro);
18/03 – Conversa informal (Amor, respeito, carinho e amizade pela Família) e recorte e colagem da Família;;
24/03 - Quem sou eu? Desenho livre e DVD;
25/03 - circule o mais novo membro da Família;

Projeto desenvolvido:

" Conhecendo minha Familia"
“Familia na Escola”( Idealizadora-Joana)

Dia do Circo

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 15 de março de 2011
Tema: Dia do Circo
1º:Semestre
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.
Atividades de rotina
Competências:

*Reconhecer e valorizar o dia do Circo;

Incentivação:

-Mural
-Música

Habilidades:

* Conhece e valoriza o dia do Circo;
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

15/03 – Historia do dia do Circo e Pintura (Circo).

Projeto desenvolvido:

" Circo é alegria"

Dia da Poesia

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 14 de março de 2011
Tema: Dia da Poesia
1º:Semestre
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.
Atividades de rotina
Competências:

*Reconhecer e valorizar a Poesia;

Incentivação:

-Mural
-Poesia (O palhaçinho)


Habilidades:

* Conhece e valoriza a Poesia;
*Demonstra criatividade.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

14/03 – Historia do dia da Poesia e desenho livre.

Projeto desenvolvido:

" Hoje é Dia de Poesia"

Dia da Mulher

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 10 a 11 de março de 2011
Tema: Dia da Mulher Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.
Atividades de rotina
Competências:

*Reconhecer e apreciar a Origem do dia da Mulher;
*Envolver-se e valorizar eventos que envolvem o dia da Mulher.

Incentivação:

-Mural
-Música

Habilidades:

* Conhece a historia do dia da Mulher;
* Participa de homenagem ao dia da Mulher;
*Demonstra criatividade;

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

10/03 – Historia do dia da Mulher e desenho livre;
11/03 – Recorte e colagem dia da Mulher e homenagem a mulher (Mãe).

Projeto desenvolvido:

* “Semana da Mulher”

carnaval

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 01 a 04 de março de 2011
Tema: carnaval Semestre: 1º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.
Atividades de rotina
Competências:

*Reconhecer e apreciar a historia do carnaval;
*Participar do grito de carnaval;
*Envolver-se e tirar prazer das atividades lúdicas.

Incentivação:

-Mural
-Música
-Histórias (Com fantoches)
-Brincadeiras

Habilidades:

* Conhece a historia do carnaval;
* Participa do grito de carnaval e brincadeiras propostas.;
*Demonstra criatividade;

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

01/03 – Historia do carnaval, confec de colares e máscaras;
02/03 - Desenho livre, música mamãe eu quero;
03/03 – Pintura (Oba!). O carnaval esta chegando!
25/02-Desenho livre sobre o que você mais gostou no grito de carnaval.

Projeto desenvolvido:

“O carnaval é uma manifestação cultural”

sábado, 2 de abril de 2011

Projeto Páscoa



Objetivos: conhecer o sentido da páscoa e desenvolver o raciocínio lógico-matemático, a atenção, a percepção, a imaginação e a criatividade.

Idade: a partir de 3 e 4 anos


Duração: 1 semana

Desenvolvimento: conversa informal sobre a Páscoa seu significado e seus símbolos.Deixe que as crianças falem sobre o que entendem por Páscoa e vá informando sobre o verdadeiro sentido .Depois você pode cantar várias músicas sobre a Páscoa e pedir aos alunos que representem a música através da expressão corporal .

Atividades:

MONTE O SEU COELHINHO


MOSAICO(tangram oval)




DEDOCHE DE COELHO



MÁSCARA DE COELHINHO



domingo, 27 de março de 2011

Arte com giz de cera (Educação Infantil)

Objetivos: Propiciar momentos de descoberta
Para essa aula apresentaremos uma atividade diferente. Iniciaremos a aula com uma conversa sobre a arte e de que forma ela acontece e logo após começaremos a atividade.
Primeiramente distribuiremos folhas de papel sulfite e giz de cera para os alunos.
Logo após dobraremos a folha no meio e apontaremos o giz produzindo assim as raspas do giz de cera, usaremos diversas cores para que o trabalho fique bem colorido. Em seguida espalharemos as raspas do giz na folha de papel (dobrada) passamos o ferro de passar (quente) em cima, aquecendo e derretendo assim o giz de cera, proporcionando formas e cores diferentes.

4ª aula – Técnica Pintura com Terra e Cola
Objetivos: Apresentar com um material não convencional uma diferente maneira de se fazer tinta
(Educação Infantil)

Apresentaremos nesta aula a técnica de pintura com terra e cola branca.
Pediremos para as crianças trazerem de suas casas um pouco de terra seca do jardim ou de um vaso.
Pegaremos copos plásticos e misturaremos a terra com a cola, numa quantidade que fique numa textura nem muito líquida e nem muito espessa.
Mostraremos para as crianças as diferentes tonalidades de marrom que surgiram devido à diferença da cor das diferentes terras trazidas por elas.
A seguir entregaremos uma folha e um pincel para cada criança e pediremos para que elas desenhem livremente com aquela “tinta” formada pela mistura da terra e da cola.

5ª aula – Técnica Pintura com Pasta de Dente Colorida com Anilina
Objetivos: Explorar a criatividade usando material de higiene para fazer arte
(Educação Infantil)

Solicitaremos para cada criança, que tragam de casa um tubo pequeno de pasta de dente (de preferência branca).
Na sala de aula, colocaremos as pastas de dentes em copos plásticos e tingiremos com anilina de diferentes cores.
Reuniremos as crianças de modo que possam usar as cores uns dos outros e entregaremos uma folha de papel canson, por se mais espessa e pela cola ser mais pesada em relação à outra tinta.
Pediremos que façam desenhos usando o dedo e a tinta feita com a pasta de dente e observem a diferença na textura e no cheiro.

6ª aula – Técnica de Pintura com espuma
Objetivos: Apresentar nova técnica de pintura substituindo o pincel pela espuma
(Educação Infantil)

Explicaremos para as crianças a técnica de pintura usando uma espuma. Mostramos as possibilidades de criações feitas com este material. Cada maneira de usar a espuma cria um efeito diferente, por exemplo: dando breves batidinhas de tinta com a espuma no papel, arrastando a espuma com tinha e até criando uma textura diferente usando uma quantidade de tinha maior.
Entregaremos para cada criança um pedaço de espuma, tinta guache de diferentes cores e uma folha de papel canson e pediremos que elas façam desenhos usando as diferentes formas de pintura com a espuma que foram apresentadas.


7ª aula – Luz, Cor e Forma
Objetivos: Apresentar como é feita uma obra de arte
(Educação Fundamental)


O Gato - Aldemir Martins

Abaporu - Tarsila do Amaral

O intuito desta aula é explicar para as crianças como é feito um quadro.
Começamos a aula mostrando várias imagens de quadros famosos, tais como: Gato de Aldemir Martins e a obra Abaporu de Tarsila do Amaral.
Explicamos que geralmente o pintor faz vários rascunhos antes de espalhar as tintas sobre a tela. Para isso muitas vezes usa-se carvão. Mas é com as tintas e o pincel que a pintura vai se formar. E são as tintas que darão os três efeitos necessários para a pintura, são eles: luz, cor e forma.
Usando um pincel com tinta, mostramos os efeitos que podemos formar de luz, cor e forma, como por exemplo: um pingo, um risco, uma curva, etc.
Explicaremos a partir daí a importância da luz para a pintura e mostraremos exemplos nas obras apresentadas.
Em seguida, entregaremos uma folha, pincel e tintas guache para as crianças fazerem suas obras, baseadas nas informações aprendidas.
8ª Aula – Técnica de Pintura com Guache e Sabão em Pó
Objetivos: Explorar a criatividade usando material de limpeza para fazer arte, explorando textura e cheiros
(Ensino Fundamental)

Pediremos para as crianças que tragam uma pequena quantidade de sabão em pó de casa para fazermos uma atividade de pintura.
Apresentaremos uma técnica de pintura que mistura guache e um pouco de sabão em pó, que pediremos que tragam uma pequena quantidade de casa.
Nesta técnica, colocaremos várias cores de tinta guache em vários copos plásticos e em cada copo misturaremos um pouco de sabão em pó.
Pediremos para as crianças colocarem variadas cores em uma folha de papel, pingando-as e espalhando-as aleatoriamente, após feito isto, orientaremos cada criança dobrar com cuidado sua folha ao meio para depois de aberta ver o desenho que se forma.
Pediremos para as crianças que observem as criações uns dos outros, a textura e o cheio da tinha misturada com o sabão em pó.

9ª Aula – Traços e desenhos geométricos.
Objetivo: Apresentar o uso de figuras geométricas na confecção de obras de artes
(Ensino Fundamental)

Natureza morta – Ianelli


Menina com Bandolim - Picasso


Guitarra – Picasso

Nessa aula mostraremos como é possível usar figuras geométricas para confeccionar obras de arte. Observaremos o quadro de Ianelli (Natureza Morta) e obras de Picasso, como “Guitarra” e “Menina com bandolim”, uma pintura cubista que foge da forma tradicional de pintura. Na obra Guitarra, explicaremos que empregam-se colagens , papéis diversos, como jornais, papéis de paredes, etc. Há um interesse grande por texturas e materiais e as cores se tornam muito mais vivas.
Nesta aula podemos utilizar jornais, revistas para tentar reproduzir de uma forma própria o quadro, se libertando de qualquer procedimento imitativo e sim interpretativo.

10ª Aula – Leveza / espontaneidade

Objetivo: Promover a criatividade sem o uso de uma técnica específica

(Ensino fundamental)


O intuito desta aula é propiciar algo que fosse relaxante e estimulasse a espontaneidade das crianças.
Levaremos um aparelho que toca cd, e ouviremos CD da Enia, e deixaremos que trabalhem livremente de forma espontânea, desenhado e construindo algo que nunca antes tivessem pensado ou até mesmo feito. O intuito dessa aula era proporcionar leveza, descontração e espontaneidade para construir.

11ª aula – Técnica de Pintura com guache e cola
Objetivos: Apresentar obras de arte de Candido Portinari e mostrar como a mistura de dois materiais já conhecidos pelas crianças, pode formar uma tinta diferente.
(Educação Fundamental)


Meninos Brincando Pipas

Nesta aula apresentaremos uma técnica que mistura guache e cola branca. Numa proporção de 2 partes de guache para uma de cola branca. Esta mistura deixa a tinta formada mais espessa e com mais brilho em relação ao guache.
Apresentaremos várias obras de Candido Portinari (acima), que mostram várias brincadeiras de crianças, falaremos brevemente sobre Candido Portinari e sua importância para a Arte do País.
A seguir entregaremos uma folha e a mistura com guache e cola para as crianças, que devem estar reunidas em uma mesa para poderem dividir as diferentes cores e pediremos que pintem sua brincadeira predileta.
12ª aula – Monalisa Estilizada (Técnica Sfumato)
Objetivos: Apresentar o artista Leonardo da Vinci e sua importante obra “Monalisa”, e também apresentar a técnica do sfumato, utilizada por ele para pintá-la.
(Educação Fundamental)


Monalisa – Leonardo da Vinci

Nesta aula falaremos sobre o pintor Italiano Leonardo da Vinci e sua famosa obra Monalisa, provavelmente a obra mais famosa da história da Arte. Conversaremos com as crianças sobre seu valor e sobre o Museu do Louvre na França, local onde a obra esta exposta. Explicaremos que a técnica utilizada por Leonardo da Vinci para pintar a Monalisa foi o Sfumato que em italiano quer dizer “misturado” ou “esfumaçado”. Esta técnica apresenta uma pintura sem linhas ou limites, como se fosse fumaça. A seguir entregaremos para as crianças uma folha apenas com o contorno da Monalisa e pediremos que pintem com lápis de cor e giz de cera a figura da Monalisa como se ela vivesse nos dias de hoje, tentando a medida do possível fazer pinturas esfumaçadas, usando raspas da grafite e o dedo.

Retirado do blog http://planosdeaula.blogspot.com

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE