segunda-feira, 13 de junho de 2011

“Amigos do planeta terra”



O projeto visa contribuir com a sociedade no esforço de educar o aluno procurando envolver toda a comunidade escolar (CEIM Casulo e CEIM Jardim de Infância). A influência deste projeto será especialmente marcante para os mesmos, que vivem uma fase importante de construir e fortalecer valores de cidadania ambiental. Os pequeninos tendem a formar seus conceitos culturais muito menos pelo que os adultos dizem e muito mais pelos seus exemplos e na possibilidade real de poderem agir concretamente na transformação da realidade. E este projeto irá propiciar as crianças, adolescentes e jovens o acesso a práticas em causas ligadas ao bem comum, como a preservação do meio ambiente, possibilitando a multiplicação de inúmeras ações exemplares de cidadãos ”colocando a mão na massa’ pelo bem do planeta.

* Projeto retirado do blog Clube de Amigos do Planeta e adaptado por Cida Marques.

*Professoras envolvidas no projeto Joana e Maria Aparecida R. Marques

*Pedagogas: Érika Vivas e Elizangela Barbosa

*Meus blogs:

Blog do CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
http://anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com/

e Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães

http://jardimdeinfnciacorinabicalhoguimares.blogspot.com/





quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como ensinar o alfabeto a crianças a apartir de 02 anos...

Encontrei este artigo no blog" Meus Trabalhos Pedagógicos, Atividades e Projetos para Educação Infantil "‏, bem simples de ler e fácil de entender. Irá esclarecer duvidas frequentes. Boa parte das crianças começa a reconhecer algumas letras entre os 2 e 3 anos de idade, e consegue identificar a maioria entre os 4 e 5 anos. Isso significa que você pode começar a ensinar o alfabeto ao seu filho quando ele tiver cerca de 2 anos -- mas não espere que ele aprenda tudo em pouco tempo.
Além disso, crianças pequenas têm um jeito de aprender diferente da de crianças mais velhas. Procure ajuda visual, como livros coloridos com desenhos, bloquinhos ou tapetes de EVA com letras. Seu filho vai se divertir apontando as letras que ele conhece, assim como cores, formas, animais e outros objetos no livro.
O primeiro passo para ensinar o alfabeto é fazer com que seu filho se interesse em ouvir histórias. Por volta dos 2 ou 3 anos, crianças para quem os pais lêem com frequência começam a perceber que os livros contêm letras.
Há muitas maneiras divertidas de apresentar as letras ao seu filho. Por exemplo, escreva o nome dele em todas as "obras de arte" que ele fizer e mostre cada uma das letras para ele.
Com o tempo, ele entenderá que aquelas letras, juntas, formam o nome dele. Você pode reforçar isso de vários jeitos: mostre as letras que formam o nome dele na porta do quarto, ou talvez um brinquedo ou quebra-cabeça personalizado com o nome dele. Ou brinque com ímãs de geladeira em forma de letras.
Quando ele começar a reconhecer uma letra, use isso em brincadeiras. "Que palavra começa com 'b'?" Bola, bebê, balão. Ou use a primeira letra do nome dele para começar. "Sua letra especial é 'J', de João. Que outras palavras têm 'J'?".
(Seu filho só vai conseguir escrever letras quando tiver 4 anos, então não tente ensiná-lo a escrever até lá).
Se ele parecer interessado, continue a ajudá-lo a aprender mais letras. Mas, se ele tem menos de 4 anos e não parecer entusiasmado, é melhor deixar a questão de lado por um tempo. Não há estudos que apontem que aprender o alfabeto cedo tenha relação com habilidades avançadas de leitura no futuro.
Fonte: http://brasil.babycenter.com/toddler/linguagem/ensinar-alfabeto/
"Viram só, simples assim, no blog "Meus Trabalhos Pedagógicos"
vocês encontraram muitos materiais que podemm auxiliar vocês no desenvolvimento do seu filho, uma dica minha é que explorem o visual, no quarto dos meus filhos coloquei todo o alfabeto, e ia cantando a b c d e f g ... h i j k l m n o p... q r s t uv... w x y z.

A criança de 3 anos

Desenvolvimento físico
Desenvolvimento emocional e social: amigos imaginários
Amigos, amigos, brinquedos à parte
Desenvolvimento da linguagem: fala mais clara
O brinquedo perfeito

Desenvolvimento físico
Mesmo crianças que já não usam mais fraldas podem ter ainda "acidentes" de vez em quando, especialmente durante a noite, por mais alguns meses ou até anos. Passar a noite toda seco é o último estágio do desfraldamento, e tende a ser mais difícil para os meninos do que para as meninas.

Mas fique tranquila porque a maioria das crianças naturalmente supera essa fase -- os médicos só consideram isso um problema lá pelos 5 ou 6 anos, quando passa a ser chamado de "enurese noturna".

Não dê broncas se seu filho acabar fazendo xixi na cama. Uma atitude serena ajudará a diminuir a vergonha da situação. Se ele ficar chateado, explique que isso é parte do aprendizado e que, quando menos esperar, vai passar. Como a tendência para o xixi na cama durante a infância costuma ser familiar, aproveite para contar histórias de como você ou o seu parceiro também levaram um tempinho para "aprimorar" a técnica.

Para ajudar na tarefa, procure não oferecer bebidas depois do jantar e incluir uma última visita ao banheiro na rotina de antes de dormir.

Desenvolvimento emocional e social: amigos imaginários
Já ouviu o estranho pedido de colocar um lugar a mais à mesa para o jantar de um amigo imaginário? Essas criaturas do mundo da fantasia de forma nenhuma indicam que seu filho está se sentindo solitário ou tem algum problema. Na verdade, é justo o contrário: crianças que cultivam amigos imaginários tendem a se tornar adultos criativos, sociáveis, independentes e felizes.

Esse tipo de amigo pode ser um ser humano ou um animal e geralmente tem nome e personalidade. Mistura de confidente, parceiro de brincadeiras, protetor e bode expiatório, ele ajuda a criança a praticar como se constrói um relacionamento e permite que ela esteja no controle -- algo muito diferente de sua rotina diária.

Observar como seu filho interage com esse amigo pode ser fonte de boas informações sobre o que lhe causa medo ou nervoso. Se o tal do amigo tem medo de bruxa, é bem provável que este seja o do seu filho também.

Embora seja importante respeitar o amigo imaginário, procure não se envolver demais no assunto. Evite, por exemplo, usar o amigo para manipular o seu filho dizendo algo como "o Gustavo comeu tudo, por que você não come também?".

Amigos, amigos, brinquedos à parte
Seu filho está bem menos autocentrado do que há um ano, mas ainda não consegue dividir muito bem suas coisas. Às vezes encontra até um jeito meio desengonçado de expressar que gostaria de brincar com alguém tirando um brinquedo dele ou dando-lhe uma bela martelada na cabeça!

Algumas crianças conseguem resolver seus conflitos por conta própria, mas a maioria ainda corre para um adulto a fim de pedir socorro. Essa é a sua chance de aproveitar para ensinar a dividir as coisas melhor : "Deixa o André brincar com o baldinho primeiro, depois vai ser a sua vez". Grande parte das crianças desta idade, ainda aprendendo sobre a arte de negociar, topa esse tipo de oferta.

Desenvolvimento da linguagem: fala mais clara
Você não precisa mais fazer mágica para decifrar o que seu filho diz, graças a uma melhor dicção e a uma incrível noção de gramática. Você provavelmente já consegue entender mais de 75% do que ele fala. As frases são maiores (três ou mais palavras) e o vocabulário é mais extenso (de 300 a 1.000 palavras, dependendo da criança, mas quem está contando?), o que facilita enormemente a comunicação.

Ele adora conversar e é capaz de responder a perguntas e fazer as suas próprias. Às vezes liga menos para a resposta e mais para o simples fato de estar mantendo um diálogo. Note também como ele começa a descrever o que vê ou faz e a usar palavras para qualificar as coisas ("o carro azul da vovó). Muitas crianças já usam conjugação verbal correta, assim como plural das palavras.

O brinquedo perfeito
Há quem até chame isso de o brinquedo perfeito (para meninos ou meninas): não precisa de pilha, dá para brincar de todo tipo de coisa, não custa caro, não ocupa espaço e provavelmente você até já tem em casa. O que é? Uma bola!

Crianças de 3 anos não sabem que jogar a bola para cima ou chutá-la ajuda a construir a chamada coordenação mão-olho e a aprimorar a coordenação motora necessária para aprender praticamente tudo o que vem pela frente -- de como segurar um lápis a como andar de bicicleta. Elas simplesmente sabem que jogar bola é uma delícia.

Aproveite enquanto os seus próprios dotes esportivos não estão sendo julgados e divirta-se com as brincadeiras de bola do seu filho.
Retirado do blog -http://brasil.babycenter.com

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Festa junina /Meio Ambiente

Data: 01 a 10 de junho de 2011
Tema: Festa junina /Meio Ambiente
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina
Competências:
*Reconhecer e valorizar o meio ambiente e Festa junina;
* Desenvolver atividades que envolvam participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os costumes e valorizar as tradições.
Incentivação:
-Mural
- Dobradura
-Música (dramatização)
-História ( Origem)

Habilidades:

*Conhece e valoriza o Meio Ambiente.
*Levar o aluno a conhecer a origem da festa junina, levando os educando a conhecer seus símbolos e seus valores.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

01/06 – História e desenho livre;
02/06 - Pintura com guache (Fogueira) confec de bandeirinhas e balão;
03/06 – Vamos colorir as bandeirinhas e fazer o fogo da fogueira e ensaio?
06/06 - História e desenho livre; (Meio ambiente);
07/06 – História –Era uma vez...(balãozinho de papel) e ensaio;
08/06 – Pinte as cenas juninas!
09/06 – Colagem com palitos de fósforos;
10/06 - Conversa informal sobre a festa junina e ensaio.

Projeto desenvolvido:

Projeto “Festa Junina”
Projeto” Amigos do planeta terra”

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus

Data: 16 a 31 de maio de 2011
Tema: Coordenação Motora e equilíbrio através de jogos Semestre:
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.
Atividades de rotina
Competências:
*Desenvolver atividades que envolvam a Coordenação Motora e equilíbrio através de jogos;
Incentivação:
- Brincadeiras
-Música (dramatização)

Habilidades:

Levar o aluno a desenvolver a Coordenação Motora e equilíbrio através de jogos;
Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

16/05 – História e desenho livre;
17/05 - Pintura com guache;
18/05 – Recorte e colagem;
19/05 – Brincadeira dirigida (amarelinha);
24/05 - Colagem com palitos;
25/05 – Brincadeira dirigida (dança da cadeira);
26/05 – Cubra o pontilhado;
27/05 – Jogo das quatro cores (coordenação motora);
30/05 - Rasgar com dedos;
31/05- Modelagem e música.

Projeto desenvolvido:

Projeto “Brincando agente aprende”

Dia da Abolição da Escravidão

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 13 de maio de 2011
Tema: Dia da Abolição da Escravidão
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina

Competências:

*Reconhecer a importância e valorização da cultura negra ( Abolição da Escravidão)

*Desenvolver a expressão corporal.


Incentivação:

-Mural
-História


Habilidades:

Conhece e valoriza a cultura negra.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

13/05 – Poema e desenho livre (Sou negro porque encaro minhas origens).


Projeto desenvolvido:

Projeto - Um Olhar Negro

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE