domingo, 11 de setembro de 2011

PROJETO: SEMANA DO TRANSITO

01. JUSTIFICATIVA
A maior parte dos  pais dos nossos alunos faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil.

02. OBJETIVOS
* Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
* Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres
* Observar o movimento de pessoas dentro da Escola e  nas vias públicas;;
* Identificar o significado da sinalização;
* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
* Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
* Desenvolver a atenção e a percepção;
* Identificar o sinal de trânsito;
* Ensinar obediência à sinalização;
* Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância , Responsabilidade e Humildade.

03. ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS

- Debates em rodinhas;
- Passeios  na praça  para conhecimento das sinalizações (faixas ), placas e semáforos;
- Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;
- Entrevista com guarda de trânsito;
- Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
- Poesias, músicas, desenhos  e confecção de placas.
- Confecção de murais e desenho livre sobre percurso escola/casa;
- Discussão sobre a importância das regras de trânsito.

04. RECURSOS
- HUMANOS: alunos, professores, pais, guarda de trânsito.
- MATERIAIS: gravuras, vídeos, recortes, textos informativos, materiais recicláveis, cartazes, dobraduras, colagens, pinturas, livros, revistas e  placas de trânsito.
05. CONTEÚDOS
- PORTUGUÊS: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos.
- ARTES: cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis).
- HISTÓRIA/ GEOGRAFIA: o trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
- CIÊNCIAS: primeiros socorros.

06. AVALIAÇÃO
Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:
- Observando a participação, interesse e entusiasmo;
- Resolução de dúvidas;
- Observando as mudanças comportamentais;
- Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;

07. ANEXOS

 

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


1. JUSTIFICATIVA
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: (1) ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; (2) ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por maio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e (3) ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.
O mercado da alimentação tem sido um dos mais prósperos da última década e sua conceituação vem se aperfeiçoando de segurança alimentar para segurança do alimento. De norte a sul, de leste a oeste, o assunto “Alimentação Saudável” é mais do que um tema: é uma meta.
Neste contexto, Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento até a escolha do cardápio do consumidor final e um importante instrumento de conscientização.
Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos sobre Alimentação Saudavél, elaboramos este projeto.

2. OBJETIVOS

GERAL: Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

ESPECÍFICOS:

- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família;
- Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
- Refletir sobre as sua ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene;
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
- Valorizar o momento reservado à alimentação.





3. ÁREAS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO
- Reconhecimento de letras
- Reconto
- Linguagem visual
-Artes
- Poesia
- Música
- Modelagem
- Pintura
- Desenho
- Nosso corpo (higiene corporal)
- Meio ambiente (produção de alimentos)
- Vegetais
- Nutrição e desnutrição

4. RECURSOS/ESTRATÉGIAS

- conversa informal -Rodinha
- histórias e Músicas
- Teatro (mascaras das frutinhas)
- Recorte, colagem e modelagem
- Desenho livre

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)

- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
legumes recortadas pelos alunos;
- Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura ou legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
- Palestra com uma nutricionista;

6. PRODUTO FINAL
Finalizamos o projeto com a elaboração de um livro contendo todo o trabalho realizado pelos alunos. Com um momento de degustação de uma saborosa  salada de frutas
8. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorreu de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto.

7. BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Rosicler. Vida e Alimento. São Paulo: Moderna, 1993.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005

PROJETO FOLCLORE


1. JUSTIFICATIVA
A história do folclore vem do povo é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social e é permeada por simbolismos resultantes das crenças e tradições de cada um, através do contato e da variedade cultural existente, delineia sua historicidade e marca seus traços de identidade no mundo. A experiência histórica do mesmo constrói seu estilo de vida, suas tradições, costumes, crenças e, tais elementos interligados, formam sua cultura.
 Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural.
Portanto, O saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.

2. OBJETIVOS

- Valorizar as manifestações culturais;
- Estimular a ampliar a linguagem oral;
- Incentivar o gosto pela leitura através de trava -línguas e parlendas;
- Estimular o ritmo, a criatividade e prazer pelas cantigas de roda.

3. ESTRUTURA PROGRAMÁTICA/RECURSOS
O projeto folclore foi desenvolvido durante 15 dias foram propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras folclóricas, trava-línguas, e advinhas. Para tanto, utilizaremos:
- Pesquisa em casa (brincadeiras antigas)
- Cruzadinha
- Caça palavras
- Jogos e brincadeiras
- Representação de cantigas e parlendas
- História com fantoches
- Quebra-cabeças e desenho livre sobre personagens das lendas
- Modelagem com  massinha personagens do folclore
- Brincadeiras dirigidas;
-Dramatização da música A linda rosa juvenil;
-Dramatização( história do Lobisomem).



4.PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (AÇÕES)
- Conversa e registro (sondagem dos conhecimentos prévios);
- Explicar o que é folclore: são lendas, superstições, parlendas, brincadeiras, adivinhas;
- Pesquisar com pais as brincadeiras antigas mais  conhecidas;
- Socializar as lendas na sala de aula, por meio de recontos;
- Escolher por meio de votação as lendas preferidas dos alunos;
- Fazer um levantamento dos trava-línguas conhecidos pela turma (se não souberem nenhum, pedir uma pesquisa para casa);
- Socializar os trava-línguas ;
- Os alunos levam para casa as folhas com as perguntas da entrevista sobre as brincadeiras antigas;
- A professora começa a aula contando a história de cada personagem do folclore uma por dia e  algumas adivinhas p/ turma, que tentam descobrir as respostas;
- Os alunos deverão advinhar, através de objetos da caixa surpresa, de quais advinhas a professora se refere;
- Representação de cantigas de roda e parlendas
- Confecção de móbiles  e mascaras referente as lendas trabalhadas(sereia)
- fotos em anexo

5. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorreu de forma coletiva, com a participação dos alunos em rodinha, que se posicionaram sobre os pontos positivos e negativos do( o que mais gostou? O que não gostou? Porque? O que devemos mudar? Etc.
6.PRODUTO FINAL
Finalizamos o projeto com a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos no mural da escola e dramatização da música a linda rosa juvenil.
7. BIBLIOGRAFIA
Livros:
Dia a dia do professor
Revistas:
Eventos Escolares (agosto 2007 e 2008)
Professor Sassá (agosto 2008)
Sites de pesquisas:
www.ifolclore.com.br
www.folclorebrasileiro.com.br

domingo, 4 de setembro de 2011

Vultos da História do Brasil"

Sugestões de atividades


♣Dividir a sala em 5 grupos, sendo que cada um deles deverá pesquisar a biografia das pessoas mais importantes da Independência do Brasil e colocar no Mural "Vultos da História do Brasil".

♣ Pedir às crianças para pesquisarem nomes de pessoas que vêm elevando o nome do Brasil com seu trabalho, seja no esporte, artes, etc.

♥ ♥Produção de texto♥ ♥

♥ Lançamento do concurso de produção de texto: "Brasil Pátria Querida".

♥ Os alunos confeccionam um livro com os textos produzidos.

♥Confeccionar lembrancinhas

Confeccionar bandeirinhas com as cores nacionais, Bandeira do Brasil, cata-ventos, estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, fitas e distintivos em azul, branco, verde e amarelo, viseiras, confeccionar também espada, cavalinho de cabo de vassoura.

Eu estou fazendo com a ajuda dos alunos, viseira,cavalinho de cabo de vassoura e espada, está ficando uma gracinha.

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=32485107&tid=2545413057351228690&na=1&nst=1

História da Independência do Brasil

PARA OS PEQUENINOS...


Repassando.

História da Independência do Brasil

Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.

O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:

-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!

O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:

- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.

Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:

- Viva! Viva! Viva! Viva!

O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:

- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.

Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.

- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.

A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.

-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.

O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.

-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.

Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.

 -Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!

Todos os soldados gritaram em um só coro:

-Independência! Independência! Independência!

A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.

Autora: Bernadete Sena de Santana


JOGRAL

FESTA DA PÁTRIA!

BRASIL SOMOS NÓS

TODOS:
Deus fez este mundo todo
Tão grande, tão lindo
Cheio de florestas verdes
Coberto com um céu de anil
E neste mundo,
Um pedacinho muito especial
Chamado BRASIL.

(Mostrar as letras escritas em papel laminado)

CANTO:

Eu te amo, meu BRASIL, eu te amo!
 Meu coração é verde, amarelo e branco azul-anil,
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo!
Ninguém segura a juventude do Brasil.

VOZ 1:
E acham vocês, meninos,
Que o Brasil é apenas um pedaço de terra,
neste mundo todo?

VOZ 2:

Não! O Brasil é muito mais!

TODOS:
São montanhas e serras
Cheias de riquezas sem fim
são rios, lagos, mares, florestas,
flores, bichos, pássaros e festas, enfim.

CORO FALADO

CENÁRIO:

Colar um mapa mundi de tamanho grande no quadro, usando percevejos ligados por um cordão colorido, indicar o roteiro da viagem de Cabral até as Índias.
Colocar caravelas de isopor, papel cartão nos pontos de partida e de parada.

CADA FRASE SERÁ FALADA POR UM ALUNO DIFERENRE:

* Terras por descobrir.
* Portugal e Espanha na conquista dos mares.
* As caravelas do Cabral navegam pelo Oceano Atlântico.
* E, ao cair da tarde de 22 de abril, avistam um monte que chamam Pascoal.
* No dia 25, ancoram os navios num porto que denominam Porto Seguro.
* Nesse local, no dia 26, frei Henrique de Coimbra celebra a 1ª missa no Brasil.
* E a 1ª de maio levanta-se na praia uma cruz com as armas de Portugal.
* Houve então, a 2ª missa.
* No dia seguinte, Cabral parte para as Índias.

TODOS:

* Estava descoberto o BRASIL!
* Ilha de Vera Cruz foi o 1º nome que lhe deram.
* E, no fim da carta de Pero Vaz de Caminha:
* "...da vossa Ilha de Vera Cruz". OUTRA VOZ:
• Mas não era ilha a terra descoberta!
• Era a Terra de Santa Cruz povoada por índios.
• A feição deles era serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos...
• A riqueza era, a princípio, o pau-brasil. Por isso, o país foi chamado de Brasil. Mas, depois... até o ouro apareceu!
• E tudo ficou nas mãos de Portugal.

TODOS:

• BRASIL COLÔNIA!
• Capitanias Hereditárias!
• Governo Geral!
• Obra da Catequese!

UMA VOZ:
• Anchieta e Nóbrega!
• Invasões francesas!
• Invisões holandesas!
• Conjuração Mineira!

TODOS:

• Morte de Tiradentes

UMA VOZ:

• D. João VI no Brasil!
• Abertura dos portos
• Elevação do Brasil a reino
• Brasil deixou de ser uma simples colônia

• (fundo musical-Hino da Independência)

OUTRA VOZ:

• Brasil do sentimento nacionalista
• Revolução Pernambucana de 1817
• Pensamentos: grandes nomes – grandes homens.
• José Bonifácio!
• D.Pedro I!
• O Grito de Ipiranga:

TODOS:

INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

(todos cantam o Hino da Independência ou o Hino Nacional)

* Pesquisas: Internet e Dia-a-dia do professor.



SÍMBOLOS DA PÁTRIA

                                                               Bandeira Nacional
                                 

A Bandeira do Brasil foi projetada, em 1889, por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na Bandeira do Império, foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, com a esfera azul-celeste e a divisa positivista "Ordem e Progresso" no lugar da Coroa Imperial, por sugestão de Benjamim Constant a Raimundo T. Mendes. A expressão foi extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", que se decompõe em duas divisas usuais - uma moral, 'Viver para outrém' (altruísmo - termo criado por Comte), ou seja, por o interesse alheio acima de seu próprio interesse; e outra estética, 'Ordem e Progresso', que representa cada coisa em seu devido lugar para a perfeita orientação ética da vida social. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. As estrelas foram inspiradas nas que, realmente, brilhavam no céu do Brasil, na histórica madrugada daquela data: "Espiga, Procium, Sirius, Canopus, Delta, Gama, Epsilon, Seta, Alfa, Antares, Lambda, Mu, Teta e outras".

Armas da República

É obrigatório o uso das Armas Nacionais: No Palácio da Presidência da República e na residência do Presidente da República; nos edifícios-sede dos Ministérios; nas Casas do Congresso Nacional; no Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores e nos Tribunais Federais de Recursos; nos edifícios-sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário dos Estados, Territórios e Distrito Federal; nas Prefeituras e Câmaras Municipais; na frontaria dos edifícios das repartições públicas federais; nos quartéis das forças federais de terra, mar e ar e das polícias militares e corpos de bombeiros militares, nos seus armamentos, bem como nas fortalezas e nos navios de guerra; na frontaria ou no salão principal das escolas públicas; nos papéis de expediente, nos convites e nas publicações oficiais dos órgãos federais.

Selo Nacional

O Selo Nacional será constituído por um círculo representando uma esfera celeste, igual ao que se acha no centro da Bandeira Nacional, tendo em volta as palavras República Federativa do Brasil, para a feitura do Selo Nacional observar-se-á o seguinte: I - Desenham-se 2 (duas) circunferências concêntricas, havendo entre os seus raios a proporção de 3 (três) para 4 (quatro); II - A colocação das estrelas, da faixa e da legenda Ordem e Progresso no círculo interior obedecerá às mesmas regras estabelecidas para a feitura da Bandeira Nacional; e III - As letras das palavras República Federativa do Brasil terão de altura um sexto do raio do círculo interior, e, de largura, um sétimo do mesmo raio.

BRASIL

Um país em movimento

O Brasil tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território, ocupando quase a metade (47%) da área da América do Sul. O País possui 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Tropical Amazônica, com 3,6 milhões de quilômetros quadrados. A organização político-administrativa compreende três poderes, o Judiciário, o Executivo e o Legislativo, e o princípio da autonomia entre União, Distrito Federal, 26 estados e 5.563 municípios (IBGE/2003).
Em quinto lugar entre os países mais populosos do mundo, com 50 milhões de famílias ou cerca de 180 milhões de brasileiros (2004), 81% dos habitantes ocupam áreas urbanas. A taxa de fecundidade, que chegou a 6,3 em 1960, é de 2,3 filhos por casal. Esta queda, associada à melhoria dos indicadores sociais e da qualidade de vida, fará com que a maioria da população tenha entre 15 e 44 anos nas próximas quatro décadas. Isso representará um dos maiores mercados de trabalho e de consumo dentre os países das Américas.

ORAÇÃO PELA PÁTRIA

"Vem, habita em nossa terra,

Com teu Filho Mãe de Deus,

que seguindo vossos passos

ela encontre a paz de Deus.

por Maria a Cristo unida,

Pátria,

tu serás remida!"

Mãe Três Vezes Admirável,

nos ensina a lutar,

contra todos os inimigos

o teu reino propagar.

Seja em ti o mundo inteiro,

renovado em amor

E fiel incenso oferte a teu Filho,

o Senhor.

Autor Desconhecido

NOSSA PÁTRIA

O sentimento de amor à Pátria deve ser despertado em todos os cidadãos, inclusive nos servos do Senhor Jesus. Nada melhor que aproveitar o “Dia da Pátria” para incentivarmos este amor: “amar o Brasil a tal ponto que não poupemos esforços até ganharmos nossa pátria querida para Cristo”.


SEMANA DA PÁTRIA



PROJETO "PÁTRIA AMADA BRASIL"

JUSTIFICATIVA:
A comemoração da “SEMANA DA PÁTRIA” representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, a oportunidade de:
> formar na criança o conceito Pátria;
> despertar o sentimento de patriotismo;
> formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil;
> desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “ Sete de Setembro”.

OBJETIVOS:
. Compreender a razão dos festejos da Semana da Pátria;
. Refletir sobre o que é ser patriota;
. Comemorar as datas cívicas do nosso país;
. Incentivar o amor à Pátria;
. Conhecer melhor a nossa história;
. Valorizar os símbolos da nossa Pátria;
. Identificar os símbolos nacionais;
. Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
. Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
. Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
. Despertar o civismo e o senso crítico através dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;

DESENVOLVIMENTO
o que é Pátria;
.o que aconteceu no dia 7 de setembro;
.a figura de D.Pedro I;
.os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
.o grito da Independência;
.a vida no Brasil antes e depois da Independência;
Textos informativos, literários, poéticos;

Textos coletivos;

* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional, da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
• Uso de mapas para a localização do Brasil;
• Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;
* Seleção de canções patrióticas e populares:
Canção do Soldado,
Eu te amo meu Brasil;

* Confecção de: bandeirinhas com as cores nacionais,
Bandeira do Brasil, cata-ventos, estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo, viseiras para o desfile.


CULMINÂNCIA/COMEMORAÇÃO:

Apresentação e exposição dos trabalhos à escola com:
* Músicas
* Jogral
* coro falado
* dramatização
* Mensagens exaltando o Brasil
* Cartazes
* Poesias
* Comemoração: Passeatas cívicas, demonstração de canto e dança dentro do tema, dramatizações, textos e poemas.

RECURSOS:
• Dicionário
• Biblioteca
• TV e vídeo
• Aparelho de som
• Internet
• Cartolina
• Quadro e giz
• Mapas/ Atlas...

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