terça-feira, 29 de novembro de 2011

DICAS PARA FORMATURA...



PARA OS EDUCADORES QUE IRÃO FORMAR SEUS ALUNOS, QUE TAL PREPARAR UMA FORMATURA DETALHADA E BACANA PARA SEUS PIMPOLHOS? SEGUE ABAIXO TODOS OS ITENS QUE PRECISA PARA MONTAR UMA FORMATURA INESQUECÍVEL.

SUGESTÃO NÚMERO 1

Formatura do CEIM Casulo

ABERTURA:

Sejam todos bem-vindos. Com alegria nos reunimos para celebrar a FORMATURA de nossos anjinhos de 2011.

FUNDO MUSICAL: AMEM (Padre Marcelo)

Apresentador:

Vamos chamar agora os participantes que vão compor a nossa mesa:

♥ Os paraninfos dos Doutores: (diz os nomes. Nós costumamos colocar só duas crianças para ser o paraninfo da turma; um menino e uma menina.)

♥ A diretora do Colégio ___________________.

♥A professora homenageada: ________________(Se hOuver outras pessoas para compor a mesa chama)

Apresentador:

Agora vamos chamar as estrelas da nossa festa:

Turma: Amigos para sempre.(chamar de um em um, a medida que vai chamando a criança vai sendo levado à frente pelo paraninfo e o apresentador fala, por exemplo:

1- O maior sonho de Antônio é ganhar um computador.

2-O seu melhor momento é quando seu pai sai para passear com ele.

3-O que lhe deixa triste é quando ver violência.

4-Uma pessoa muito especial para ele é sua mãe.

5- A sua brincadeira preferida é jogar bola.

6- Quando crescer ele quer ser bombeiro.

7- Sua mensagem especial é para seu pai:" Papai, você é meu herói."

OBS: Fazer as perguntas aos alunos com muita antecedência.

Apresentador:

A criança é fonte de amor.

Amor a este chão, amor ao Brasil e para que este Brasil seja alegre, verdadeiro, justo e uma nação poderosa faz-se necessário que saibamos semear nos corações das crianças essa semente especial que é o amor.

E demonstrando o nosso amor pelo Brasil, convidamos para de pé cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

Música: Hino Nacional Brasileiro (os alunos ficam de pé e posiciona a mão direita no coração)

Apresentador:

AMIGO É...

Um anjo que está sempre ao nosso lado mesmo que na distância.

É aquele que compartilha nossas alegrias.

É aquele que nos aceita, não pelo que temos mas pelo que somos!

Amigo verdadeiro é anjo, é paz, é tudo!

Concluintes 2009 com a abertura AMIGO.

Música: Amigo (Diante do Trono)

Coloca Fundo Musical: Coração de Estudante ( enquanto as professoras coloca as becas nos doutores)

Apresentador:

A oração de uma criança pode muito nos seus efeitos.

O formando __________________ ora agradecendo a Deus.

Oração: ______________________

Apresentador:

Agora, as princesinhas do ABC irão apresentar a música aos Olhos do Pai (só as meninas, formando pares)

Música: Aos olhos do Pai (Diante do Trono)

Apresentador:

Convido a oradora da turma ___________________ para a mensagem de carinho e reconhecimento.
Oradora: _____(ler uma mensagem de sua preferência

Apresentador:

Sei que sou criança, mas com brinquedos, livros e cadernos, aprendi a ler, escrever, somar alegrias, diminuir tristezas, multiplicar a Paz e dividir o amor e com o nosso amor, juntos, formamos o _________________________(nome da escola)

Música: Eu aprendi a ler e escrever.

Convido os pais para a entrega dos anéis.

Fundo Musical: O Caderno

Obs. Vai chamando o nome dos alunos e o responsável vem a frente para entregar o anel.

JURAMENTO

APRESENTADOR:

Convido a formanda __________________ para comandar o juramento.

Juramento: (fazer o juramento à gosto)

Apresentador:

Agora a turma AMIGOS PARA SEMPRE vai apresentar as cores dos amigos.

Cantar a música ARCO-IRIS de Xuxa.

Música: Arco-Iris (Xuxa)

Apresentador:

Convido a professora ________________ para fazer a entrega dos diplomas aos formandos.

Fundo Musical: Aquarela

Apresentador:
Convido a todos para com muito entusiasmo cantarmos Parabéns para os formandos.

Fundo Musical: Aquarela

OBS. Tirar as becas dos alunos.

Entregar as Guitarras(meninos) e óculos (meninos e meninas).

Música: O que eu vou ser quando crescer ( Mara Maravilha)

MOMENTO DE GRATIDÃO

APRESENTADOR

Iniciaremos agora o momento da gratidão.

Agradecer às pessoas que se empenharam ativamente no processo educativo dos formandos aqui presentes: seus pais e suas professoras.

Convido as mães para virem aqui à frente receber uma homenagem de seus filhos.

OBS. Esperar as mães chegarem à frente, elas vão se sentar nas cadeiras dos filhos e eles ficam na frente delas.

Quando terminar a música eles se sentam no colo da mãe.

Apresentador:

O aluno ______________________ tem a oportunidade para sua palavra de gratidão.

Palavra de gratidão: (À ESCOLHA)

Música: Mamãe, eu amo você.

Apresentador:

Agora, convido os pais para virem aqui à frente receber uma homenagem de seus filhos.Os pais ficam em pé e os filhos ficam na frente deles, quando terminar a música os filhos abraçam os pais.

Música: Papai, meu herói.

AGRADECIMENTOS

APRESENTADOR:

O aluno ______________ tem a oportunidade para agradecer à tia _____________________ em nome da turma.

Agradecimento: ___________________________

Música: Amiga Professora

Apresentador:

Convido o aluno _________________ para deixar uma Mensagem de Natal para todos

Mensagem de Natal: (À ESCOLHA)

Música: Feliz Natal

Apresentador: Vamos dar início ao baile de formatura.

Música: Valsa

O apresentador chama os alunos de um em um, o paraninfo(a) pega na mão do doutor e leva até ao centro do salão, dança um pouco e entrega ao responsável que deve está no local para continuar a dançar e assim sucessivamente.

Apresentador:

Finalizamos a solenidade da formatura em ABC.

Desejamos aos formandos muito sucesso nas suas vidas.

Que a força da vida presente em todo o universo brilhe em vocês!

A todos que fazem parte da Família ______________(diz o nome da escola) um Feliz Natal, muita paz e esperança no novo ano que se inicia, sem medo de ser feliz!

Música: Colocar um CD bem alegre.


SUGESTÃO NÚMERO 2


Roteiro para formatura do ensino infantil.

Mensagem de abertura.

Entrada dos formandos.

Entrada das bandeiras com o hino nacional.(opcional)

Apresentação do coral infantil.

Homenagem aos funcionários.


" Nossa homenagem e a nossa gratidão a todos os que, pela amizade, carinho e respeito, ou pelo simples convívio ao longo dos anos a nós se uniram e contribuíram para que nossa conquista se realizasse."


(Nome de todos os funcionários da escola.)


6. Homenagem ao corpo docente.



" Nossa homenagem aos mestres que nos transmitiram seus conhecimentos e experiências profissionais com dedicação e carinho, ganhando de nós amizade e profundo respeito."


(Nome de todos do corpo docente)


7. Homenagem ao paraninfo da turma.


" Deste dia, somente restarão recordações distantes, porém vivas em nossa memória. Cada palavra que nos foi dita será estímulo para nossa vitória."


(Palavra do paraninfo)


8. Apresentação do coral.


9. Juramento.


Eu prometo

na hora de brincar, brincar.

na hora de estudar, estudar.

E estudando ou brincando só o que é bom aprender.

Prometo ser grato e justo. respeitar os meus pais e a minha pátria, respeitar e servir.

Prometo ainda, ao menino Deus, sempre sua ajuda pedir.


10. Entrega dos diplomas.


11. Agradecimento a Deus.


"Sempre estivestes ao meu lado. Nas minhas quedas, nas minhas fraquezas, nas minhas alegrias e tristezas.

Sei que estás aqui ao meu lado.

Obrigado por ste presente que agora nos ofereces. obrigado por tudo o quanto vi, escutei e aprendi.

obrigado pela graça, obrigado pela vida.

Muito obrigado!


12. Apresentação do coral.

13. Encerramento.

Fenômenos da natureza, Natal e Formatura


CEIM  Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 01 a 16 de dezembro   de 2011
Tema: Fenômenos da natureza, Natal e Formatura                Semestre: 3º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina
Competências:

*Valorizar Fenômenos da natureza, formatura e natal;
* Compreender a importância do nascimento de Cristo (natal) e formatura para a Humanidade, e o que ele nos ensinou;
* Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos.

Incentivação:

-Mural
-Hístórias

Habilidades:

 *Descrever e conhecer os fenômenos da natureza;
 *Conhecer  a importância da   formatura em sua vida;
 *  Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
 * Desenhar pintar e modelar livremente.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

01/12  – Conversa informal sobre a formatura e DVD;
02/12 – história do natal e  ensaio para formatura;
05/12 –  Colagem- presentes;
06/12 – Pintura símbolos do natal;
07/ 10 – Colagem com tecido;
08/12 – Pintura- Árvore de natal;
12/12 – Carta apara papai Noel;
13/12 – Mural e música ( fenômenos da natureza);
14/ 12 –Dobradura- Árvore de natal;
15/12 - Brincadeiras dirigidas;
16/12 – Confraternização interna.

Projeto desenvolvido:

Natal feliz   “ Formatura”

Plano de aula -Meios de comunicação


CEIM  Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 24 a 31 de outubro  de 2011
Tema: Meios de comunicação                Semestre: 3º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina
Competências:

*Valorizar diferentes meios de comunicação;

* Reconhecer a importância dos meios de comunicação para sociedade;

Incentivação:

-Mural
-Hístórias

Habilidades:

 *Descrever e conhecer os meios de comunicação;

* Desenhar pintar e modelar livremente.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

24/10 – Conversa informal sobre os meios de comunicação e DVD;
25/10 – Colagem –meios de comunicação mais usada;
26/10 – Pintura - meios de comunicação;
27/10 – Passeio ao laboratório de informática e desenho livre;
28/ 10 – Passeio ao correio e desenho livre;
31/10 - Revisão do tema abordado.

Projeto desenvolvido:

Projeto “ Meios de Comunicação

PLANO DE AULA- ANIMAIS


CEIM  Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 17 a 21 de outubro  de 2011
Tema: Animal                Semestre: 3º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina
Competências:

*Identificar as diferentes espécies e as classificações dos animais;

* Reconhecer a importância dos animais para a cadeia alimentar e animais úteis para o Homem;

Incentivação:

-Mural
-Hístórias

Habilidades:

 *Descrever os animais e o ambiente em que estão de forma simples;

*  Imitar e identificar os sons dos animais;

* Desenhar pintar e modelar livremente.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

17/10 – História dos animais  e música;
18/10 - Deus criou os animais -Desenho livre;
19/10 –Colagem- animais que vivem na terra
20/10 – Música e desenho livre;
21/ 10 - Animais que vivem no mar e DVD.

Projeto desenvolvido:

Projeto “ Animais




Projeto Animais


Justificativa:
    Observando que no zoológico podemos estar em contato com uma diversidade muito grande de animais, sejam eles da fazenda, deserto, floresta, em fim, de diferentes ecossistemas que no mundo não poderiam conviver juntos ( como por exemplo, um camelo e um pingüim). Nos possibilitou trabalhar algumas habilidades e competências apresentadas pelo RCNEI ( Referenciais Curriculares Nacionais para Educação infantil).
   Além  dessas qualidades que o zoológico nos proporciona, temos em visa o interesse  das crianças pelos animais e  o desejo delas de estarem em contato com eles ou conhecê-los mais. Esses pontos apresentados acima nos motivaram e influenciaram na escolha do tem para iniciar a realização desse projeto junto das crianças.
O que aprendemos:
  • Estimular a oralidade
  • Ampliação do vocabulário
  • Descrever os animais e o ambiente em que estão de forma simples
  • Iniciar a construção do conceito lógico - matemático: baixo/alto, maior/ menor, igual/ diferente.
  • Discriminar diferentes cores
  • Identificar diferentes texturas
  • Perceber diferenças e semelhanças entre os animais e as pessoas
  • Movimentar-se de forma variada; andando, rastejando, correndo, pulando, etc.
  • Desenvolver percepções (tato, sabores, odores).
  • Imitar e identificar os sons dos animais
  • Desenhar pintar e modelar livremente
  • Fazer pintura coletiva individual com as mãos, pincéis...

O valor de Ser educador



CEIM  Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 13 a 14 de outubro  de 2011
Tema:  Dia do professor                Semestre: 3º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina
Competências:

 Promover, durante a semana do professor atividades extra classe, variadas e interessantes, valorizando o dia do professor.

Incentivação:

-Mural
-Hístórias

Habilidades:

*Compreender a importância do professor;

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

13/10 - Conversa informal sobre a importância de ser professor e DVD;
14/10 – Pintura e música –professorinha.

Projeto desenvolvido:

Projeto “O valor de Ser educador

Dia das crianças


CEIM  Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus
Data: 03 a 11 de outubro  de 2011
Tema:  Dia das crianças                  Semestre: 3º
Idade: 03 anos
Professora; Maria Aparecida Rodrigues Marques.

Atividades de rotina
Competências:

 Promover, durante a semana da criança, atividades extra classe, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas.

Incentivação:

-Mural
-Hístórias

Habilidades:

*Compreender os direitos e deveres da criança;

*Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;

*Conhece novos jogos e brincadeiras.

Desenvolvimento:

Conversa informal sobre o tema abordado.

Atividades:

03/10 - Conversa informal  e DVD relacionado ao tema;
04/10 – Brincadeiras dirigidas e brinquedos;
05/10 – Bolinhas de sabão;
06/10 - Passeio quadra AABB;
07/10 – Bolas de soprar – bichinhos
10/10 – Dança da cadeira gincana;
11/10 – Comemoração interna e entrega de lembranças

Projeto desenvolvido:

Projeto “ Dia das crianças”





Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE