quarta-feira, 13 de setembro de 2017

REGISTRO DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO (A) ALUNO (A)



CRECHE/PRÉ- ESCOLAR
    
EIXOS DE TRABALHO: Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Oral Musical, Linguagem Matemática, Ludicidade, Brincadeiras e Jogos, Natureza e Sociedade, Recreação
Escola 
Endereço: 
Pedagoga: 
 Diretora: 
DADOS DA CRIANÇA
Nome: 
Turma Faixa Etária: Jardim I A                                            
Turno: Matutino ou vespertino
Professora: 
Período de Avaliação: 

Neste segundo trimestre Marcelo teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.
Continua estabelecendo um relacionamento amigável com seus colegas e professores.
 É muito atento questionador em aula, procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola.
Na linguagem oral e literária, Participa da rodinha de conversa com interesse, consegue se expressar com clareza e sequência lógica de ideias. Reconta e conta história com habilidade. Na linguagem escrita conhece e escreve seu nome sem o apoio da ficha, letras do alfabeto e números de 1 a 5. Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade leitura dos números, formas geométricas, cores e lateralidade. Comunicação e Expressão em Artes, gosta de fazer dramatização de histórias contada e música. Participou com alegria das atividades que envolveram o movimento com o corpo, ampliando a confiança em sua capacidade motora. Movimentou-se bem durante as brincadeiras ao ar livre, como na brincadeira que participou durante o pátio dirigido.
Na maioria das vezes, seja na realização das atividades, apresentações e outros, Marcelo, mostra-se entusiasmado incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares.
Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família continue incentivando-o, encorajando-o a realizar as atividades e orientando-o no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ele possa superar suas dificuldades.
Neste trimestre foram trabalhados os conteúdos: Meio Ambiente (Animais, Água, Solo, Ar, Terra, e Reciclagem), Reciclagem, Estacoes do Ano, Vestuário, Organização dos grupos sociais, Meios de Transporte, Cidade, Campo, Moradia, Cores e Formas Geométricas, datas comemorativas e Projetos Idealizados pela Escola.

Parabéns! Estou feliz com o seu sucesso!
Encerrado em 08/09/2017.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

História : 7 de setembro



Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:
- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.
- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!
Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.

(Bernadete Sena de Santana)

Fonte:http://www.xalingo.com.br/clubinho/curiosidades/independencia#sthash.0qSZjLoW.dpbs

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

TABAGISMO

O tabagismo é uma doença causada pelo excesso de nicotina no organismo. Essa substância, um dos componentes do tabaco, é a responsável por gerar a dependência química e psicológica.
Em poucos segundos, após a primeira tragada com inalação das toxinas que compõem um cigarro, as substâncias atingem a corrente sanguínea chegando ao cérebro (órgão do sistema nervoso central, controlador das reações vitais do ser humano), desencadeando a sensação de bem-estar.
Organicamente provoca efeitos adversos, como: redução da ansiedade, diminuição da fome, perda de peso e melhora na concentração. No entanto, a fumaça do cigarro contém, aproximadamente, 4,7 mil substâncias químicas, das quais 60 são cancerígenas.
Além de ser responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão, também pode desencadear doenças cardiovasculares e até mesmo contribuir com o aumento de infecções respiratórias por bactérias e vírus.
Os efeitos consequentes do vício não se limitam apenas ao indivíduo, e tampouco comprometem somente a sua saúde, mas o consumo exagerado do tabaco acentua o processo de envelhecimento do organismo, bem como induz a impotência sexual do gênero masculino.
O cigarro também afeta significativamente o público comunicante (fumantes passivos) que convive diretamente com um tabagista. Eles possuem maior probabilidade de contrair câncer de pulmão, em relação às pessoas que não convivem com fumantes.
O combate ao tabagismo concilia tanto o tratamento psicológico quanto o uso terapêutico de nicotina em pequenas doses, podendo ser realizado através de adesivos, gomas de mascar ou inaladores, evitando o choque provocado pela abstinência.
Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
TurnoMatutino e Vespertino
Tema: Tabagismo
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 29 de agosto de 2017

Sequência Didática

Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.

Competências:
  *Conscientizar da importância de não fumar.

  Habilidades:
*Conhecer as consequências para a saúde resultantes do uso do cigarro.

Desenvolvimento
29/08– 1º momento /Atividades de rotina
Roda de Conversa: O cigarro causa muitos males no organismo do usuário.
A fabricação do cigarro é composta de muitos aditivos químicos. A fumaça é repleta de substâncias como acetona, arsênico, monóxido de carbono, etc. A nicotina, um dos componentes do cigarro, é a responsável pela dependência.
O fumo pode ocasionar doenças no coração, câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, bexiga.
As pessoas que convivem com quem fuma são “fumantes passivos”.
O cigarro é um dos piores inimigos da saúde e tornou-se o maior problema de saúde pública mundial.

*Confecção de mural com recortes de fotos relacionadas ao tema "Apague essa idéia"

Atividades:
 29/08-Pintura e confecção de mural com fotos relacionadas ao tema.

 Recursos/ material de apoio 29 de agosto.  
 Papéis diversos, Folhas xerocadas, Lápis, pincéis, Painéis, Vídeo, Jornal, Cola, Tesoura, revistas. 

Avaliação
Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer da atividade proposta.

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE