terça-feira, 2 de junho de 2009

Projeto “ Aprendendo e Brincando no Arraiá do CEIM casulo”

Local: C.E.I. M Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus.
Turma: Maternal - II B e Jardim- I B
Duração: Mês de Junho

Justificativa
Estamos iniciando o mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Diversas atividades interdisciplinares no universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto meu objetivo é enriquecer o conhecimento das crianças quanto aos costumes das festas juninas e a socialização.

Objetivo Geral
*Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte.
Objetivos Específicos
*Identificar o que os alunos entendem por festa junina;
*Conhecer a origem e as características das festas juninas;
*Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
*Valorizar a tradição das festas juninas;
*Desenvolver a linguagem oral e escrita;
*Ampliar o vocabulário;
*Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
*Incentivar o gosto pela culinária junina;
Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
*Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;

Desenvolvimento
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as festas juninas (Origem, comidas, danças e brincadeiras).
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças; .
- Levar as crianças a pesquisar comidas e brincadeiras típicas.
- Brincar com massinha ( confecção de bandeirinhas)
- Espalhar bandeirinhas coloridas pela sala de aula e pedir que as
crianças que as encontrem. Incentivar a dizerem a cor.
-Montagem de painés juninos para enfeitar a escola.
-Leitura de textos informativos.
-Leitura de poesias e/ou músicas juninas.
-Confecção de enfeites juninos.
-Montagem de painel com crendices e superstições.
-Conscientização do perigo de soltar balões.
-Finalizar com exposição dos trabalhos e danças.

Atividades
-Hora do conto
-Pesquisas
-Confecção de um caderno de receitas de comidas típicas da época
-Origami
-Liga pontos
-Desenho livre
-Poemas-Massinha de modelar
-Pintura
-Danças
-Músicas juninas
-Receitas
-Oque é o que é?
- Poesias


METODOLOGIA:

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas.

FINALIZAÇÃO:
O projeto será finalizado com a realização de exposição dos trabalhos e danças juninas internas.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE