Maria Aparecida Rodrigues Marques

Minha foto

Professora Maria Aparecida R. Marques mas podem me chamar de (Cida Marques) Professora graduada em pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins e Pós Graduada em Artes, Gestão Publica , Educação Infantil e Series Iniciais pela Faculdade de administração FACEL. Professora concursada em duas matriculas pela rede municipal. Contato pelo email: cidarmarques2@hotmail.com tenho 45 anos, sou casada, tenho dois filhos lindo, um de 05 anos e o outro 24 anos. Trabalho na Educação Infantil municipal a 22 anos. Amo o que faço, busco sempre melhorar, procuro entender meus alunos para poder ajudá-los. Para mim ser professora é uma missão. Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade e os meus pais por terem me incentivado.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atividades de rotina da turma do maternal-I Tia Cida , Matutino

O que norteia a rotina diária de todas os grupos é a prática pedagógica adotada. 
Cada elemento da rotina pretende proporcionar à criança um tipo diferente de experiência,
alternando atividades calmas e agitadas, individuais e grupais e através do rodízio dos vários
espaços da CEIM/escola.Estes são os elementos principais da rotina da minha sala:

Chamadinha / Rodinha:
Atividade que inicia a escolaridade. As crianças sentam-se em roda no chão e participam do momento da chamadinha, onde marcam sua presença, percebem as ausências, sempre com brincadeiras diversificadas com o apoio dos cartões da chamada, onde são escritos os nomes. Após este momento, as crianças são estimuladas a falar sobre suas experiências fora da CEIM/escola e sobre o que pensam e desejam fazer. Algumas crianças trazem objetos pessoais, muitas vezes representando ainda um vínculo com o ambiente familiar e, nesta hora, são orientadas a apresentá-los aos amigos, falando sobre eles. Aproveito para conversar sobre algum assunto importante, propor novos projetos, etc.

Atividade em Sala (pequenos grupos ou individual):
As crianças trabalham geralmente numa atividade de escolha livre ou escolhida e organizada pelo educador. Participam e falam da experiência realizada, respondem às questões formuladas, sempre atendendo aos objetivos planejados.

Tempo da Arrumação:
As crianças se reúnem, ordenam e arrumam os materiais que usaram durante o trabalho.

Atividades livres e dirigidas :
Intensa atividade física, com uma volta à calma, antes de retornar à sala.

Atividades de Trabalho em grandes Grupos:
Em grupo, as crianças trocam idéias, cantam, tocam instrumentos, realizam jogos, escutam e constróem histórias coletivas, interpretam e discutem acontecimentos especiais e significativos que já passaram ou que se aproximam (datas importantes / festas / passeios / etc.).
Neste momento também podem estar planejando, desenvolvendo, registrando ou avaliando projetos de descobertas sócio-científicas.
Os temas destas conversas em grupo são sempre significativos para as crianças e planejados pelo educador, visando atingir os objetivos que norteiam o trabalho com o grupo.

Síntese e Avaliação:Revisão e reflexão das atividades desenvolvidas durante o dia, com o objetivo de relembrar, apreciar e de avaliar e a partir disto, participar do planejamento do próximo dia.
Postar um comentário

Plano de Aula, História, Relatório, sequência didática,Educação Infantil, Projetos...

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email