segunda-feira, 11 de julho de 2011

RELATÓRIO DO PROJETO “AMIGOS DO PLANETA TERRA”

CONSCIENTIZAÇÃO PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Escola: CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus

Professora: Maria Aparecida R. Marques

Turma; Maternal I

Turno: Matutino

Idade: 03 anos

Inicio: 01 de junho de 2010 a 01 de julho de 2011



JUSTIFICATIVA:

Através de passeios e pela cidade com meus alunos na semana do meio ambiente pude constatar o quanto à mesma estava abandonado, total descaso, lixo nas ruas e principalmente na pracinha onde sempre levo as crianças para atividades de recreação dirigida. Portanto diante dessa perspectiva sabendo o quanto é importante trabalhar este tema, senti a necessidade de elaborar um projeto que chamasse atenção das crianças quanto à importância de se preservar o Meio Ambiente. Diante disso realizei algumas pesquisas, contei histórias relacionadas ao tema abordado e surgiu este titulo “Amigos do Planeta Terra” através de conversas informais com meus alunos, disse, vocês são fiscais do planeta terra, por que tia? “Vocês vão fiscalizar e proteger o nosso planeta..., e com este tema despertei nos meus alunos uma consciência ecológica” para que possam, não apenas agir corretamente durante aquela semana no processo de preservação do meio ambiente, mas também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e às comunidades. Informando suas preocupações, sonhos e anseios com relação ao tema, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra.

OBJETIVOS:

O principal objetivo deste Projeto “Amigos do Planeta Terra” foi contribuir com a sociedade na formação de cidadãos cons¬cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-¬ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um.

Para atingir esses obje¬tivos, mais do que trabalhar com informações e con¬ceitos, trabalhei também com a formação de valores e atitudes.

Conscientizando as crianças sobre a importância do meio ambiente e como os mesmo estão inseridos neste meio estimulando-os para que percebam a importância do mesmo na transformação do meio em que vivem e o que as interferências negativas tem causado à natureza.

Desenvolvendo a consciência “ecológica” junto a suas Famílias para que possam colaborar com o despertar dessa consciência junto às comunidades.

E ao mesmo tempo desenvolver a oralidade, a socialização;

Proporcionando o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizagem e também ao processo de preservação do meio ambiente.

A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de passeios, pesquisas em sites, vídeos educativos o, histórias, apresentação teatral – “O PLANETA PEDE SOCORRO”



ESTRATÉGIAS:



*História que trate da questão do meio ambiente;



*Conversa informal a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entendem.

por meio ambiente; a situação atual deste meio;



*Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a colagem, massinha, dramatização e o desenho livre;



*Exposição em data show de fotos e imagens sobre a degradação do meio.



*A partir das fotos, pedir para os alunos desenhar e/ou recortar figuras que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;



*Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site.



*Estas estratégias trouxeram às crianças as responsabilidades sobre si próprias e a importância de se cuidar do bem estar do nosso PLANETA, de maneira lúdica e recreativa, com gincanas e músicas características, após um bom bate papo a respeito do assunto.



CONCLUSÃO:

O projeto foi muito bem aceito e desenvolvido pelas crianças. Houve claro envolvimento e assimilação do conteúdo ensinado. As crianças ficaram felizes ao perceberem o quanto é importante na luta pela preservação do Meio Ambiente, e mostraram-se confiantes na fiscalização do meio ambiente.

Será que não percebemos que para nos mantermos vivos devemos preservar o meio ambiente?



Estamos todos interligados.



Devemos aprender a dividir o nosso planeta terra com outros seres vivos, seja eles quais forem!!

RESPEITAR TODA FORMA DE VIDA!

RESPEITAR e PRESERVAR TODOS OS ECOSSISTEMAS sejam eles: dunas, banhados, oceanos, florestas, campos, manguezais etc... Cada ecossistema abriga espécies específicas, espécies únicas e com suas particularidades e uma vez sendo destruídos estes ambientes pode-se levar a extinção de muitas formas de vida!

Precisamos da água, do ar, do solo e de todas as coisas que a natureza GRATUITAMENTE NOS DÁ, mas infelizmente, pelo mínimo, presenciamos este presente sendo destruído e é graças a ele q estamos vivos AGORA! NESTE MOMENTO!!



A NATUREZA PEDE SOCORRO, A RESPEITE E POR FAVOR, FAÇA A SUA PARTE!



Não existe nada mais perfeito na terra que o NOSSO PLANETA TERRA!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE