Este projeto visa promover o estudo das plantas, podendo o professor adaptá-lo para as diferentes idades dos alunos, bem como para as turmas, desde a educação infantil até o nono ano do ensino fundamental.
Os objetivos deverão ser elaborados de acordo com cada faixa etária e, além desses, os conteúdos e as atividades a serem trabalhadas.
O tempo de trabalho ficará a critério de cada professor, podendo ser de um a dois bimestres.
A culminância do projeto deverá ser uma feira expositiva, dos conteúdos abordados no desenvolvimento, sendo estes apresentados pelos próprios alunos, tanto de forma escrita, através de trabalhos manuais e em diálogos com a comunidade.
Conteúdos:
- importância das plantas;
- tipos de plantas;
- as plantas de cada região;
- plantas medicinais;
- desmatamento e poluição;
- plantas carnívoras;
- sustentabilidade;
- técnicas de cultivo, etc.
Objetivos Gerais:
- identificar alguns tipos de plantas;
- nomear as partes das plantas;
- pesquisar diferentes tipos de plantas;
- classificar as plantas;
- identificar as plantas de cada região;
- utilizar plantas medicinais;
- aprender as principais técnicas de cultivo, etc.
Materiais:
- Para as atividades de sala de aula: pesquisas impressas, revistas, jornais, livros específicos, papéis variados para cartazes, canetinhas e lápis de cor, tintas, cola, tesouras, barbantes, placas de isopor para maquetes, papéis para dobradura, bolinhas de isopor, materiais descartáveis que possam ser reciclados, etc.
- Para o plantio de horta escolar: terra, adubo, mudas e sementes variadas, regadores, ferramentas de plantio, etc. Caso a escola não possua espaço para se fazer uma horta, as mudas poderão ser plantadas em garrafas PET cortadas na diagonal ou em garrafões de 2, 3 ou 5 litros, também cortados na diagonal. Pneus também podem ser utilizados para o mesmo fim.
- Vídeos específicos a fim de que mostrem a diversidade da fauna.
Etapas Previstas:
O professor deverá delimitar as etapas do projeto de acordo com os seus objetivos. Caso haja necessidade, poderá dividi-lo em até cinco etapas, sendo elas:
1ª etapa – Pesquisa e discussão do tema;
2ª etapa – Mãos à obra: iniciar os trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos, avisos que trazem informações importantes à população e fixação dos mesmos no pátio da escola;
3ª etapa – Aprofundando os conhecimentos: trabalhar de acordo com a capacidade dos alunos, nomeando as partes das plantas, separando-as por espécies, conhecendo plantas medicinais, etc.; nessa etapa os alunos poderão trabalhar em grupos a fim de montar um livro para cada espécie de plantas.
4ª etapa – Técnicas de plantio: montagem da horta ou canteiros;
5ª etapa – Feira de ciências: exposição dos trabalhos desenvolvidos e das aprendizagens feitas durante a execução do projeto.
Avaliação:
- A avaliação deverá ser contínua, o professor fará a observação da participação e envolvimento de cada aluno, anotando as informações dessas participações: se fizeram as pesquisas, se foram responsáveis com as tarefas e trabalhos de casa, se levaram os materiais recicláveis, dentre outras, fazendo suas considerações acerca de cada aluno;
- Autoavaliação – onde cada aluno avalia o seu envolvimento no trabalho, através de relatórios escritos ou descrevendo oralmente. Deverá dar uma nota ou conceito, que será considerado pelo professor;
- Avaliação geral em grupo – trazendo uma roda de discussões, onde todos irão manifestar suas considerações sobre o desenvolvimento do trabalho.
Os objetivos deverão ser elaborados de acordo com cada faixa etária e, além desses, os conteúdos e as atividades a serem trabalhadas.
O tempo de trabalho ficará a critério de cada professor, podendo ser de um a dois bimestres.
A culminância do projeto deverá ser uma feira expositiva, dos conteúdos abordados no desenvolvimento, sendo estes apresentados pelos próprios alunos, tanto de forma escrita, através de trabalhos manuais e em diálogos com a comunidade.
Conteúdos:
- importância das plantas;
- tipos de plantas;
- as plantas de cada região;
- plantas medicinais;
- desmatamento e poluição;
- plantas carnívoras;
- sustentabilidade;
- técnicas de cultivo, etc.
Objetivos Gerais:
- identificar alguns tipos de plantas;
- nomear as partes das plantas;
- pesquisar diferentes tipos de plantas;
- classificar as plantas;
- identificar as plantas de cada região;
- utilizar plantas medicinais;
- aprender as principais técnicas de cultivo, etc.
Materiais:
- Para as atividades de sala de aula: pesquisas impressas, revistas, jornais, livros específicos, papéis variados para cartazes, canetinhas e lápis de cor, tintas, cola, tesouras, barbantes, placas de isopor para maquetes, papéis para dobradura, bolinhas de isopor, materiais descartáveis que possam ser reciclados, etc.
- Para o plantio de horta escolar: terra, adubo, mudas e sementes variadas, regadores, ferramentas de plantio, etc. Caso a escola não possua espaço para se fazer uma horta, as mudas poderão ser plantadas em garrafas PET cortadas na diagonal ou em garrafões de 2, 3 ou 5 litros, também cortados na diagonal. Pneus também podem ser utilizados para o mesmo fim.
- Vídeos específicos a fim de que mostrem a diversidade da fauna.
Etapas Previstas:
O professor deverá delimitar as etapas do projeto de acordo com os seus objetivos. Caso haja necessidade, poderá dividi-lo em até cinco etapas, sendo elas:
1ª etapa – Pesquisa e discussão do tema;
2ª etapa – Mãos à obra: iniciar os trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos, avisos que trazem informações importantes à população e fixação dos mesmos no pátio da escola;
3ª etapa – Aprofundando os conhecimentos: trabalhar de acordo com a capacidade dos alunos, nomeando as partes das plantas, separando-as por espécies, conhecendo plantas medicinais, etc.; nessa etapa os alunos poderão trabalhar em grupos a fim de montar um livro para cada espécie de plantas.
4ª etapa – Técnicas de plantio: montagem da horta ou canteiros;
5ª etapa – Feira de ciências: exposição dos trabalhos desenvolvidos e das aprendizagens feitas durante a execução do projeto.
Avaliação:
- A avaliação deverá ser contínua, o professor fará a observação da participação e envolvimento de cada aluno, anotando as informações dessas participações: se fizeram as pesquisas, se foram responsáveis com as tarefas e trabalhos de casa, se levaram os materiais recicláveis, dentre outras, fazendo suas considerações acerca de cada aluno;
- Autoavaliação – onde cada aluno avalia o seu envolvimento no trabalho, através de relatórios escritos ou descrevendo oralmente. Deverá dar uma nota ou conceito, que será considerado pelo professor;
- Avaliação geral em grupo – trazendo uma roda de discussões, onde todos irão manifestar suas considerações sobre o desenvolvimento do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário