Seguidores

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PLANTAS

Este projeto visa promover o estudo das plantas, podendo o professor adaptá-lo para as diferentes idades dos alunos, bem como para as turmas, desde a educação infantil até o nono ano do ensino fundamental.
Os objetivos deverão ser elaborados de acordo com cada faixa etária e, além desses, os conteúdos e as atividades a serem trabalhadas.
O tempo de trabalho ficará a critério de cada professor, podendo ser de um a dois bimestres.
A culminância do projeto deverá ser uma feira expositiva, dos conteúdos abordados no desenvolvimento, sendo estes apresentados pelos próprios alunos, tanto de forma escrita, através de trabalhos manuais e em diálogos com a comunidade.

Conteúdos:
- importância das plantas;
- tipos de plantas;
- as plantas de cada região;
- plantas medicinais;
- desmatamento e poluição;
- plantas carnívoras;
- sustentabilidade;
- técnicas de cultivo, etc.

Objetivos Gerais:
- identificar alguns tipos de plantas;
- nomear as partes das plantas;
- pesquisar diferentes tipos de plantas;
- classificar as plantas;
- identificar as plantas de cada região;
- utilizar plantas medicinais;
- aprender as principais técnicas de cultivo, etc.

Materiais:
- Para as atividades de sala de aula: pesquisas impressas, revistas, jornais, livros específicos, papéis variados para cartazes, canetinhas e lápis de cor, tintas, cola, tesouras, barbantes, placas de isopor para maquetes, papéis para dobradura, bolinhas de isopor, materiais descartáveis que possam ser reciclados, etc.
- Para o plantio de horta escolar: terra, adubo, mudas e sementes variadas, regadores, ferramentas de plantio, etc. Caso a escola não possua espaço para se fazer uma horta, as mudas poderão ser plantadas em garrafas PET cortadas na diagonal ou em garrafões de 2, 3 ou 5 litros, também cortados na diagonal. Pneus também podem ser utilizados para o mesmo fim.
- Vídeos específicos a fim de que mostrem a diversidade da fauna.

Etapas Previstas:
O professor deverá delimitar as etapas do projeto de acordo com os seus objetivos. Caso haja necessidade, poderá dividi-lo em até cinco etapas, sendo elas:
1ª etapa – Pesquisa e discussão do tema;
2ª etapa – Mãos à obra: iniciar os trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos, avisos que trazem informações importantes à população e fixação dos mesmos no pátio da escola;
3ª etapa – Aprofundando os conhecimentos: trabalhar de acordo com a capacidade dos alunos, nomeando as partes das plantas, separando-as por espécies, conhecendo plantas medicinais, etc.; nessa etapa os alunos poderão trabalhar em grupos a fim de montar um livro para cada espécie de plantas.
4ª etapa – Técnicas de plantio: montagem da horta ou canteiros;
5ª etapa – Feira de ciências: exposição dos trabalhos desenvolvidos e das aprendizagens feitas durante a execução do projeto.

Avaliação:
- A avaliação deverá ser contínua, o professor fará a observação da participação e envolvimento de cada aluno, anotando as informações dessas participações: se fizeram as pesquisas, se foram responsáveis com as tarefas e trabalhos de casa, se levaram os materiais recicláveis, dentre outras, fazendo suas considerações acerca de cada aluno;
- Autoavaliação – onde cada aluno avalia o seu envolvimento no trabalho, através de relatórios escritos ou descrevendo oralmente. Deverá dar uma nota ou conceito, que será considerado pelo professor;
- Avaliação geral em grupo – trazendo uma roda de discussões, onde todos irão manifestar suas considerações sobre o desenvolvimento do trabalho.
Postar um comentário

Maria Aparecida Rodrigues Marques

Minha foto

Professora Maria Aparecida R. Marques mas podem me chamar de (Cida Marques) Professora graduada em pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins e Pós Graduada em Artes, Gestão Publica , Educação Infantil e Series Iniciais pela Faculdade de administração FACEL. Professora concursada em duas matriculas pela rede municipal. Contato pelo email: cidarmarques2@hotmail.com tenho 45 anos, sou casada, tenho dois filhos lindo, um de 05 anos e o outro 24 anos. Trabalho na Educação Infantil municipal a 22 anos. Amo o que faço, busco sempre melhorar, procuro entender meus alunos para poder ajudá-los. Para mim ser professora é uma missão. Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade e os meus pais por terem me incentivado.

Plano de Aula, História, Resenha, Relatório, sequência didática, #EducaçãoInfantil, Projetos,Releitura,Música,Brincadeiras Dirigidas, Teatro...

VideoBar

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.

Follow by Email