domingo, 31 de maio de 2015

Famílias e escola se encontram para refletir sobre a importância da Família na Escola.





O encontro foi realizado com um único objetivo, reforçar o vínculo entre a instituição de ensino e as famílias. “Foi o primeiro de uma série de momentos em que buscaremos dividir com pais e responsáveis pelas 132  crianças atendidas no CEIM. Por meio de palestras e bate-papos, os encontros vão promover a reflexão sobre quais atitudes os pais devem tomar para somar as ações da escola para um melhor desenvolvimento integral das crianças. O ponto de partida no primeiro encontro foi a reflexão com a professora Joana , Idealizadora do projeto, que falou sobre a importância da relação integrada entre a família e a escola. “Em geral o que se observa e que os melhores alunos nas escolas são aquele cujos pai acompanham e são parceiros da escola e isso exige que cada uma das duas instituições tenha claro seu papel e respeite o que é do outro”, disse a professora.
 “Uma família educa quando é capaz de garantir ao filho amor, carinho, afeto, regras, limites e conseqüências ás transgreções. Uma escola é boa quando ao invés de julgar chama a família para o trabalho conjunto”, disse a professora Joana.
As novas concepções de família com a desconstrução do termo desestruturada para a  abordagem do que é uma família disfuncional, importância da parceria da família com a escola, foram muito explorados durante a palestra. “Não importa o modelo, o que faz a diferença é a família, seja qual for, reforçou a professora. “Por vezes uma avó faz sozinha por um neto o que um casal não dá conta de fazer”. Reforçou a professora.
 “Não é só o professor quem educa. O papel dos pais é continuar em casa o que as crianças aprendem na escola e vice versa”, disse Joana que idealizou o projeto. “Tomara que tenhamos mais vezes essa interação”.
Manter aberto o diálogo e os portões da escola é uma forma de garantir a participação das famílias na educação das crianças. Além da palestra, os pais participaram de um momento cultural com diversas apresentações.











Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE