Unidade Escolar: CEIM “Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus”
Modalidades de Ensino: Educação Infantil (creche)
Entidade Mantedora: Secretaria Municipal de
Educação de Mimoso do Sul.
Endereço: Comunidade Centro
Município: Mimoso do Sul
Estado: ES
Diretora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA
Centro
Educacional Municipal de Educação Infantil
na modalidade creche, situada na rua Joaquim Leite Guimarães, bairro
Santa Terezinha próximo a rodoviária,
Município de Mimoso do Sul, iniciou suas atividades a 29 anos. Tendo como
primeira diretora a senhora Célia Guarçoni, na administração do prefeito
da época Fernando Rezende.
O nome atribuído a escola deu-se em homenagem a
professora Célia Guarçoni , a qual atuou por um grande período como voluntaria
na referida comunidade, desenvolveu um trabalho
relevante para a educação da época.
A referida Escola iniciou suas atividades no turno
integral, com as modalidades de ensino: Berçário I ao maternal III. Considerando o crescimento da comunidade
e das outras circunvizinhas houve necessidade de aumentar o número de turmas e,
por conseguinte o número de funcionários.
No inicio do ano de 2003 deixou de pertencer a ação social e passando então a
pertencer a SEME passou ser chamado CEIM
Centro de Educação Infantil Municipal , Sendo assim passamos atender também em
meio período,Podendo atender maior numero de alunos.
Atualmente O CEIM conta com quadro de recursos
humanos dividido da seguinte forma: Uma gestora com formação em pedagogia, uma
pedagoga com graduação pedagogia, duas coordenadoras graduadas, dezesseis professores todos
graduados. A Escola conta com quadro administrativo de: com quatro ASE (duas
com laudos médicos), uma passadeira (servente), uma lavadeira (servente),
quatros merendeiras, dois apoios no refeitório (merendeiras),dois apoio no
berçário I(servente) e quatro serventes.
Estrutura física da escola se apresenta com
cinco salas de aula, dois banheiros, uma lavanderia, uma cozinha, uma área de
refeição, uma sala de AEE ,uma sala para direção, pedagoga, secretaria e coordenação.
Com um total de 129 alunos.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para o desenvolvimento social
psicológico integral da criança no
processo de ensino aprendizagem do educando e da efetivação de uma gestão
democrática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Incentivar a participação entre a
Escola e a Família;
* Promover ações que possam
garantir a prática da gestão democrática;
* Efetivar a atuação do Conselho Escolar nos
processos e ações pedagógicas da escola;
*Promover ações de aprendizagem entre os segmentos
que compõem a comunidade escolar.
*Proporcionar
aos educando um ambiente de ensino aprendizagem agradável.
METAS
*Efetivação de um projeto
sócio-educativo que viabilize a participação da família processo ensino
aprendizagem;
* Assegurar uma atuação mais efetiva do Conselho Escolar nas
tomadas de decisões;
* Tornar o espaço escolar mais democrático e interativo por meio de
uma gestão escolar atuante, política e democrática;
* Tornar o espaço favorável ao ensino aprendizagem;
* Assegurar ao corpo docente inovação e melhoria no processo
ensino aprendizagem.
4 – JUSTIFICATIVA
Garantir um ambiente escolar socialmente saudável,
que propicie condições indispensáveis para que os educandos em fase de formação
possam ampliar seus horizontes, trabalhar suas capacidades e habilidades e
expressar seus interesses, tornando-se cidadãos aptos a participar – de maneira
ativa e produtiva – nos processos que envolvem a vida em sociedade, onde esse
plano de ação viabiliza maior participação da Família na Escola, obtendo uma
gestão democrática.
Vale ressaltar que muitas são as dificuldades que
encontramos no espaço escolar com relação a participação da família na escola e
na atuação do Conselho Escolar. Pois ainda se percebe impregnada a cultura de
que é da escola o dever de educar os alunos, e que a família pouco deve
participar deste processo. Outra situação que leva a necessidade de haver maior
planejamento e ação é com relação a participação efetiva do Conselho Escolar e
melhor desempenho das atividades na unidade escolar.
Reza na Constituição Federal/88 a qual estabeleceu
princípios para a educação brasileira, dentre eles: obrigatoriedade, liberdade,
igualdade e gestão democrática, sendo esses regulamentados através de leis
complementares.
A necessidade de avaliação das ações educativas com
a participação da família e atuação do Conselho Escolar se fará autêntica
quando esta for monitorada e fomentada através da gestão democrática.
5 – POLITICAS E AÇOES E OU ESTRATÉGIAS
(quadro sinótico)
1º TRIMESTRE
Ações /Estratégias
*Elaboração de projetos que vise
maior integração dos pais na escola e no processo ensino aprendizagem;
*Através de reuniões
pedagógicas,conscientizar os professores da necessidades de se encontrar
caminhos para o ensino aprendizagem, construindo desta forma um ambiente
favorável ao mesmo;
*Reuniões periódicas da gestão
técnica e administrativa com a comunidade escolar;
*Avaliar as necessidades
emergenciais da escola com base nas dificuldades enfrentadas nos ano anterior.
2º TRIMESTRE
Ações /Estratégias
*Socialização, avaliação e
implantação dos projetos.
3º TRIMESTRE
Ações /Estratégias
*Encontros com a comunidade e o
Conselho escolar para que o mesmo possa esclarecer seu papel na escola;
*Início da execução dos projetos
com a participação da família nas ações do mesmo;
*Através de reuniões fazer com
que as decisões sejam tomadas coletivamente, ressaltando o papel de cada membro
nos eventos a serem promovidos.
4º TRIMESTRE
Ações /Estratégias
*Avaliar as ações a partir das
ações propostas e desenvolvidas no Projeto e neste Plano de Ação;
*Melhorar a relação e a interação
entre o gestor e os profissionais que atuam na escola, não deixando de considerar
a família como uma importante e imprescindível ferramenta de apoio no processo
de ensino e aprendizagem e na concretização de uma gestão democrática;
Adequação e elevação
Da qualidade no ensino aprendizagem
6 – CRONOGRAMA PARA O ANO DE 2015 – 201 DIAS
LETIVOS
AÇÕES/ESTRATÉGIAS:
*Elaboração de um Projeto sócio-educativo
que promova interação e participação da família na escola e no processo ensino
aprendizagem;
*Ampliar momentos de lazer e
convívio entre alunos, pais e professores por meio de práticas e projetos de
aprendizagem;
*Reuniões pedagógicas com a
comunidade escolar identificar problemas, propor soluções e definir as
prioridades de acordo com a realidade da escola;
*Reunião com a comunidade escolar
para avaliação das ações dos Projetos e dos eventos realizados pela escola, com
vista a encontrar novas ações e estratégias para o próximo ano letivo.
METAS:
*Projeto Família na Escola;
*Mala Viajante;
*Comemorações da datas;
*Plantão Pedagógico;
*Reuniões de pais trimestrais.
7 – AVALIAÇÕES DO PLANO DE AÇÃO
Intervir no processo de ensino da
escola é buscar meios para que as metodologias utilizadas venham a contribuir
significativamente com a aprendizagem discente e com a ampliação de
experiências, conhecimentos e autonomia docente. Assim, não podemos
nos prender somente a critérios avaliativos por meio de notas, e sim por ações
e estratégias que possam nortear os caminhos de uma gestão democrática, que
tenha autonomia, mas que também tenha conhecimento de seu papel e apoio da
comunidade escolar.
Deste
modo as ações deste Plano serão avaliadas no final de cada bimestre, pois
precisamos considerar o período em que funciona o ano letivo em nossa região e
ainda a necessidade de constantes reuniões na busca de maior participação da
família. Tal avaliação será feita de maneira coletiva com a participação dos
segmentos que compõem a comunidade escolar.
8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CEDAC, Centro de Educação e
Documentação para Ação Comunitária (São Paulo- SP) Livro do Diretor:
escola, espaço e pessoas. São Paulo. 2002.
OLIVEIRA, de Ferreira João et al.
3.2 Gestão financeira descentralizada:planejamento, aplicação e
acompanhamento de recursos. Disponível em <http://www.ufpe.br/ceadmoodle/file>. Acesso em 19 de dezembro de 2011.
PERRENOUD, P. Avaliação: da
excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário