sexta-feira, 3 de julho de 2015

PLANO DE AÇÃO DO GESTOR ESCOLAR



Unidade Escolar: CEIM  “Casulo Santa Terezinha do Menino  Jesus”
Modalidades de Ensino: Educação Infantil (creche)
Entidade Mantedora: Secretaria Municipal de Educação de Mimoso do Sul.
Endereço: Comunidade Centro
Município: Mimoso do Sul                                                                             
Estado: ES
Diretora: Maria Aparecida Rodrigues Marques

CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA

 Centro Educacional Municipal de Educação Infantil  na modalidade creche, situada na rua Joaquim Leite Guimarães, bairro Santa Terezinha   próximo a rodoviária, Município de Mimoso do Sul, iniciou suas atividades a 29 anos. Tendo como primeira diretora  a senhora  Célia Guarçoni, na administração do prefeito da época Fernando Rezende.
O nome atribuído a escola deu-se em homenagem a professora Célia Guarçoni , a qual atuou por um grande período como voluntaria na referida comunidade, desenvolveu  um trabalho relevante para a educação da época.
A referida Escola iniciou suas atividades no turno integral, com as modalidades de ensino: Berçário I ao maternal  III. Considerando o crescimento da comunidade e das outras circunvizinhas houve necessidade de aumentar o número de turmas e, por conseguinte o número de funcionários.
No inicio do ano de 2003 deixou  de pertencer a ação social e passando então a pertencer a SEME  passou ser chamado CEIM Centro de Educação Infantil Municipal , Sendo assim passamos atender também em meio período,Podendo atender maior numero de alunos.
Atualmente O CEIM conta com quadro de recursos humanos dividido da seguinte forma: Uma gestora com formação em pedagogia, uma pedagoga com graduação pedagogia, duas coordenadoras  graduadas, dezesseis professores todos graduados. A Escola conta com quadro administrativo de: com quatro ASE (duas com laudos médicos), uma passadeira (servente), uma lavadeira (servente), quatros merendeiras, dois apoios no refeitório (merendeiras),dois apoio no berçário I(servente) e quatro serventes.
 Estrutura física da escola se apresenta com cinco salas de aula, dois banheiros, uma lavanderia, uma cozinha, uma área de refeição, uma sala de AEE ,uma sala para direção, pedagoga, secretaria e coordenação.
Com um total de 129 alunos.


OBJETIVO GERAL

Contribuir para o desenvolvimento social psicológico integral da criança  no processo de ensino aprendizagem do educando e da efetivação de uma gestão democrática.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Incentivar a participação entre a Escola e a Família;
* Promover ações que possam garantir a prática da gestão democrática;
* Efetivar a atuação do Conselho Escolar nos processos e ações pedagógicas da escola;
*Promover ações de aprendizagem entre os segmentos que compõem a comunidade escolar.
*Proporcionar aos educando um ambiente de ensino aprendizagem agradável.

METAS

  *Efetivação de um projeto sócio-educativo que viabilize a participação da família processo ensino aprendizagem;
  * Assegurar uma atuação mais efetiva do Conselho Escolar nas tomadas de decisões;
  * Tornar o espaço escolar mais democrático e interativo por meio de uma gestão escolar atuante, política e democrática;
* Tornar o espaço favorável ao ensino aprendizagem;
* Assegurar ao corpo docente inovação e melhoria no processo ensino aprendizagem.

  4 – JUSTIFICATIVA

Garantir um ambiente escolar socialmente saudável, que propicie condições indispensáveis para que os educandos em fase de formação possam ampliar seus horizontes, trabalhar suas capacidades e habilidades e expressar seus interesses, tornando-se cidadãos aptos a participar – de maneira ativa e produtiva – nos processos que envolvem a vida em sociedade, onde esse plano de ação viabiliza maior participação da Família na Escola, obtendo uma gestão democrática.
Vale ressaltar que muitas são as dificuldades que encontramos no espaço escolar com relação a participação da família na escola e na atuação do Conselho Escolar. Pois ainda se percebe impregnada a cultura de que é da escola o dever de educar os alunos, e que a família pouco deve participar deste processo. Outra situação que leva a necessidade de haver maior planejamento e ação é com relação a participação efetiva do Conselho Escolar e melhor desempenho das atividades na unidade escolar.
Reza na Constituição Federal/88 a qual estabeleceu princípios para a educação brasileira, dentre eles: obrigatoriedade, liberdade, igualdade e gestão democrática, sendo esses regulamentados através de leis complementares.
A necessidade de avaliação das ações educativas com a participação da família e atuação do Conselho Escolar se fará autêntica quando esta for monitorada e fomentada através da gestão democrática.
  

5 – POLITICAS E AÇOES E OU ESTRATÉGIAS (quadro sinótico)



1º TRIMESTRE

Ações /Estratégias

*Elaboração de projetos que vise maior integração dos pais na escola e no processo ensino aprendizagem;

*Através de reuniões  pedagógicas,conscientizar os professores da necessidades de se encontrar caminhos para o ensino aprendizagem, construindo desta forma um ambiente favorável  ao mesmo;

*Reuniões periódicas da gestão técnica e administrativa com a comunidade escolar;

*Avaliar as necessidades emergenciais da escola com base nas dificuldades enfrentadas nos ano anterior.


2º TRIMESTRE

Ações /Estratégias

*Socialização, avaliação e implantação dos projetos.


3º TRIMESTRE
Ações /Estratégias

*Encontros com a comunidade e o Conselho escolar para que o mesmo possa esclarecer seu papel na escola;

*Início da execução dos projetos com a participação da família nas ações do mesmo;

*Através de reuniões fazer com que as decisões sejam tomadas coletivamente, ressaltando o papel de cada membro nos eventos a serem promovidos.


4º TRIMESTRE
Ações /Estratégias

*Avaliar as ações a partir das ações propostas e desenvolvidas no Projeto e neste Plano de Ação;


*Melhorar a relação e a interação entre o gestor e os profissionais que atuam na escola, não deixando de considerar a família como uma importante e imprescindível ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem e na concretização de uma gestão democrática;

Adequação e elevação
Da qualidade no ensino aprendizagem

6 – CRONOGRAMA PARA O ANO DE 2015 – 201 DIAS LETIVOS


AÇÕES/ESTRATÉGIAS:

*Elaboração de um Projeto sócio-educativo que promova interação e participação da família na escola e no processo ensino aprendizagem;

*Ampliar momentos de lazer e convívio entre alunos, pais e professores por meio de práticas e projetos de aprendizagem;

*Reuniões pedagógicas com a comunidade escolar identificar problemas, propor soluções e definir as prioridades de acordo com a realidade da escola;

*Reunião com a comunidade escolar para avaliação das ações dos Projetos e dos eventos realizados pela escola, com vista a encontrar novas ações e estratégias para o próximo ano letivo.

METAS:

*Projeto Família na Escola;

*Mala Viajante;

*Comemorações da datas;

*Plantão Pedagógico;

*Reuniões de pais trimestrais.

   

7 – AVALIAÇÕES DO PLANO DE AÇÃO

Intervir no processo de ensino da escola é buscar meios para que as metodologias utilizadas venham a contribuir significativamente com a aprendizagem discente e com a ampliação de experiências, conhecimentos e autonomia docente.  Assim, não podemos nos prender somente a critérios avaliativos por meio de notas, e sim por ações e estratégias que possam nortear os caminhos de uma gestão democrática, que tenha autonomia, mas que também tenha conhecimento de seu papel e apoio da comunidade escolar.
              Deste modo as ações deste Plano serão avaliadas no final de cada bimestre, pois precisamos considerar o período em que funciona o ano letivo em nossa região e ainda a necessidade de constantes reuniões na busca de maior participação da família. Tal avaliação será feita de maneira coletiva com a participação dos segmentos que compõem a comunidade escolar.


8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


CEDAC, Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (São Paulo- SP) Livro do Diretor: escola, espaço e pessoas. São Paulo. 2002.
OLIVEIRA, de Ferreira João et al. 3.2 Gestão financeira descentralizada:planejamento, aplicação e acompanhamento de recursos. Disponível em <http://www.ufpe.br/ceadmoodle/file>. Acesso em 19 de dezembro de 2011.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.

 

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