
Assim, a necessidade de amar do aluno e o desejo de ser amado
do professor nunca andam separados, são a base de uma relação
fraterna e recíproca entre professor e aluno.
Uma criança quanto mais sente que é amada, mais disciplinada
estará para receber a ministração das aulas. Onde não há reciprocidade,
isto é, o amor do aluno para com o professor e do professor
para com seu aluno, não assimilação ativa, não há a razão de
ser da educação escolar: o desenvolvimento do educando como
pessoa humana.
A nova Lei de Diretrizes
e Bases da da Educação Nacional (LDB), a Lei 9.394, promulgada em 1996, trouxe as bases do que venho denominando,
nos meios acadêmicos, de Agapedia,
a Pedagogia do Amor.
É a LDB que nos oferece os dois mais importantes princípios
da Pedagogia do Amor: o respeito à liberdade e o apreço à tolerância,
que são inspirados nos princípios de liberdade e nos
ideais de solidariedade humana. Ambos têm por fim último o pleno
desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da
cidadania ativa e sua qualificação para as novas ocupações no
mundo do trabalho.
Na educação infantil, a Pedagogia do Amor torna possível
o cumprimento do desenvolvimento integral da criança até seis
anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual
e social, na medida em que o processo didático complementa a
ação da família e da comunidade.
No ensino fundamental, a Pedagogia do Amor se dá em dois
momentos: no primeiro, no desenvolvimento da capacidade de aprendizagem
do educando, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades
e a formação de atitudes e valores e, no segundo momento, no
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade
humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
No ensino médio, a Pedagogia do Amor se manifesta na medida
que nós, professores e futuros professores, aprimoramos o educando
como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento
da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Na educação superior, há lugar também para a Pedagogia do
Amor. Ela se manifesta no momento em que os professores estimulam
o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular,
os nacionais e regionais. É a Agapedia que leva os alunos à
prestação de serviços especializados à comunidade e estabelece
com esta uma relação de reciprocidade.
Fonte:http://www.espacoacademico.com.br/004/04pedagogia.htm
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