Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de
Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora:
Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno:
Matutino e Vespertino
Tema:
Jogos: Dramático, motores, brincadeiras tradicionais e regras.
Público
Alvo:
Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo:
20 de outubro a 01 de novembro de 2017
Sequência
Didática
Eixos
de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária,
Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem
Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Valorizar
datas comemorativas
*Explorar as
possibilidades de seu corpo, em si mesmo e nas relações como espaço e com os
objetos.
*
Conhecer o números e a Letras.
Habilidades:
*Identificar
datas comemorativas
*Representar
diferentes papéis, dramatizando uma história ou uma acontecimento.
*Imitar e
recriar experiências do quotidiano usando a imaginação e atribuindo
significados múltiplos aos objetos (vestir-se, viajar, ir ás compras, ...)
*Participar
em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se,
movimentar-se, dançar, etc, para ampliar gradualmente conhecimento controle
sobre o Corpo e o movimento.
*Ampliar o
vocabulário.
Conteúdo(s)
Jogos: Dramáticos motores, brincadeiras tradicionais
e regras.
Desenvolvimento
20/10– 1º momento /Atividades de
rotina
Roda de conversa sobre Jogos:Dramáticos, motores, brincadeiras
tradicionais e regras.
Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido porque desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor...
Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido porque desde pequenina gostava de usar chapéus e capas desta cor...
Vermelho e conversar sobre as personagens da mesma.
*Deixar
os alunos manusearem o livro e fazer o reconta. *Após contar a história chapeuzinho
*Dramatização
da história (Chapeuzinho vermelho).
*Desenho
livre
*-Musica
Cantigas de "Chapeuzinho Vermelho"
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Pela estrada fora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
Ela mora longe e o caminho é deserto
E o lobo mau passeia aqui por perto
Mas à tardinha, ao sol poente
Junto à mamãezinha dormirei contente
23/10 – 2º momento /Atividades de rotina
*Roda de conversa com os alunos, pergunte a eles:
- Quem conhece a amarelinha?
- Quais os tipos de amarelinha que conhecem?
- Deixe que desenhem como elas são.
- Como se joga a amarelinha?
- Como podemos organizar essa brincadeira?
- Como se decide quem joga primeiro?
Após levantar o que os alunos sabem sobre essa brincadeira, a professora pode propor que todos vão conhecer uma amarelinha.
- Quem conhece a amarelinha?
- Quais os tipos de amarelinha que conhecem?
- Deixe que desenhem como elas são.
- Como se joga a amarelinha?
- Como podemos organizar essa brincadeira?
- Como se decide quem joga primeiro?
Após levantar o que os alunos sabem sobre essa brincadeira, a professora pode propor que todos vão conhecer uma amarelinha.
*Brincar
de amarelinha e desenho livre.
24/10– 3º momento /Atividades de rotina
A Dança das Cadeiras é ideal para
estimular habilidades e atitudes que são de extrema importância para o
crescimento dos pequenos, como por exemplo: a agilidade, a determinação, a
atenção, a rapidez, a movimentação, a estratégia, a integração com outras
crianças, o ritmo, o respeito e cumprimento de regras, entre muitas outras.
Mas quais são mesmo as regras e recomendações desta
brincadeira?
As regras e recomendações são muito fáceis e acima
de tudo simples. Confira: prepare as cadeiras umas de costas para as outras ou
em círculo (dependo do espaço disponível), sendo que a quantidade de assentos
seja inferior ao número de participantes, ou seja, se tiver 10 crianças, terá
que disponibilizar apenas 9 cadeiras pra atividade dar certo.
*Dança
das cadeiras e massinha de modelar.
25/010-4º momento /Atividades de rotina
As crianças
serão divididas em grupos de 3, sendo que duas ficam de mãos dadas, formando a
toca e a terceira fica no meio representando o coelho. As "tocas"
devem estar espalhadas pelo local da brincadeira, que pode ser no pátio ou
dentro da sala.
Para iniciar a
brincadeira uma ou duas crianças deverão ficar sem toca, no centro da área.
Quando tudo estiver pronto, o educador ou os coelhinhos sem toca podem dizer:
"Coelhinho, sai da Toca!". E todo tem que mudar de toca. As crianças
que estão no centro têm que tentar ocupar as tocas que ficam vazias enquanto as
demais procuram uma nova toca.
Quem
ficar sem toca, vai para o centro e a brincadeira recomeça. Depois de certo
período trocam-se os coelhos com os que estiverem fazendo a toca.
Obs.:
Esta brincadeira também pode ser realizada com bambolês para fazer as
tocas, ou desenhadas no chão com Giz, ficará a critério do professor de
acordo com a disponibilidade de recursos.
*Coelhinho
sai da Toca e desenho livre.
26/10-5º momento /Atividades de rotina
O professor mostrará às crianças os
quebra-cabeças de letras do alfabeto. Montará o nome de cada uma sem a letra inicial,
por exemplo: o nome ARTUR, no quebra cabeça estará _RTUR. Em seguida, o professor
mostrará o crachá com o nome da criança já impresso para que possa consultar
comparar e relacionar. O professor construirá com as crianças hipóteses,
estimulando a reflexão por meio das perguntas: O que será que está escrito
neste quebra cabeça? É igual ao do crachá? Está faltando algo? O que será? As
crianças deverão identificar a letra faltante em seu nome e encontrá-la entre
as peças do quebra-cabeça (letras do alfabeto). Poderão então encaixá-la em seu
nome, completando-o. Por fim, as crianças serão incentivadas a compartilhar com
os colegas as descobertas realizadas durante a aula.
*Quebra-cabeça
e música
27/10-6º momento /Atividades de rotina
Dividir as crianças participantes em duas equipes, sempre buscando equilibrá-las em número, força e idade. Marcar o centro da corda com um lenço e no chão com um giz.
A corda deve ter um comprimento grande e deixar um espaço de 1,5 m no meio.
A corda deve ter um comprimento grande e deixar um espaço de 1,5 m no meio.
Assim que dividir as crianças e elas estiverem enfileirados, elas podem começar a puxar a corda.
A primeira equipe que conseguir puxar pelo menos um dos adversários para frente da linha central será o vencedor.
*Cabo de guerra e jogos de encaixe.
30/10-7º momento /Atividades de rotina
O
professor inicia a aula levando para a roda vários jogos de dominó para as
crianças observarem.
Em
seguida, faz a apresentação do jogo como no exemplo abaixo:
Hoje
eu trouxe alguns jogos para brincarmos.
Apresentando as caixa/depósitos dos jogos questiona:Quem sabe o nome desse jogo?
Apresentando as caixa/depósitos dos jogos questiona:Quem sabe o nome desse jogo?
Isso
mesmo! É dominó. Quem já jogou dominó?
Como
se brinca com esse jogo?
Que
tal escrevermos as regras para a gente consultar quando for preciso?
É
interessante o professor apresentar as peças nomeando-as e contando-as.
Nesse
momento o professor vai esclarecendo e escrevendo, em uma folha grande de
papel, as regras construídas com as crianças:
REGRAS
DO JOGO DE DOMINÓ
1- EMBARALHAR
AS PEÇAS.
2- O
JOGADOR ORGANIZA AS PEÇAS DE UM JEITO QUE NINGUÉM CONSIGA VER.
3- COMEÇA
O JOGO QUEM TEM A "CARROÇA" DE SEIS .
4- O
JOGADOR SEGUINTE PROCURA EM SUAS PEÇAS UMA QUE TEM A MESMA QUANTIDADE DA PEÇA
JOGADA PELO JOGADOR ANTERIOR.
5- QUANDO
NÃO TEM A PEÇA O JOGADOR PASSA A VEZ PARA O PRÓXIMO JOGADOR.
6- GANHA
O JOGO QUEM ACABAR AS PEÇAS PRIMEIRAS OU QUEM FICOU COM A PEÇA DE MENOR
VALOR.
|
Após escrever as
regras: O professor convida uma das crianças da turma para jogar com ele
demonstrando as regras do jogo.
*Dominó e música com gestos
31/10-8º momento /Atividades de rotina
O professor
inicia a aula refletindo sobre a data comemorativa do dia e logo após apresenta para à
turma as peças do jogo (boliche).
À medida que as
crianças falam o que já sabem sobre o jogo, o professor solicita que demonstrem
o que foi dito usando as peças do boliche.
- Porque ele jogou pra lá – apontando e indicando a direção oposta aos pinos.
- Por que Pedro correu antes de jogar a bola?
- Por
que Rafael, mesmo jogando na direção dos pinos, teve dificuldade?
- Porque
jogou com força.
- Por que jogou na direção dos pinos.
- Por que jogou na direção dos pinos.
- Porque
jogou a bola pra baixo.
A
partir dessa análise o professor vai estabelecendo com as crianças algumas
regras necessárias para se jogar boliche:
REGRAS
DO BOLICHE
- Desenhar
uma linha no chão.
- Desenhar
um quadrado ou um círculo no chão para arrumar os pinos.
- O
jogador coloca um pé na linha e joga a bola com força para derrubar os pinos.
- Se quiser o jogador pode correr para ganhar mais força na hora
de jogar a bola.
- Se não
conseguir derrubar os pinos o jogador tem outras chances para jogar bem com
força a bola.
|
*Jogo de boliche e
música
01/11-Morto-Vivo
A brincadeira consiste
em reunir as crianças em um único grupo de crianças, que elegerão um “chefe”
para dar uma seqüência de ordens para ela. Apenas duas palavras
podem ser usadas:
• Vivo – as
crianças devem se manter de pé • Morto – as crianças devem se
agachar -
Quando uma criança
errar a ação dada a palavra, deverá sair do grupo, quem restar por último será
o novo “chefe” da brincadeira. O interessante será o “chefe” seguir uma
seqüência não-lógica das ordens, com a finalidade de dificultar a brincadeira.
Para dificultar ainda mais, ele também pode começar a fazer os movimentos de se
agachar e levantar, porém com os comandos invertidos. Um grupo de indivíduos
faz determinados movimentos adotados a duas palavras, que consistem em “Morto”
e “Vivo”. Quando o orador falar “Morto”, o grupo deverá se se abaixar, adotando
a posição de cócoras, permanecendo até ser falado a palavra “Vivo” pelo orador,
então elas se levantarão o mais rápido que puderem. A palavra de ação poderá
ser repetida consecutivamente, com a finalidade de confundir as pessoas.
Para quem errar a
seqüência, deverá aguardar a próxima rodada, quem restar por último será
decretado o novo orador e recomeça com todas as crianças novamente.
*Morto vivo
(Brincadeira).
Atividades
20/10-Dramatização
da história (Chapeuzinho vermelho).
Desenho
livre
23/10-Brincando de
amarelinha e desenho livre.
24/10-Dança das
cadeiras e massinha de modelar.
25/10-Jogo da memória
e brincadeiras dirigidas.
26/10-Quebra-cabeça e música
27/10-Cabo de guerra e jogos de encaixe
30/10-Dominó e música com gestos
31/10-História, pintura e Jogo de boliche
01/11-Morto vivo (Brincadeira).
Recursos/ material de apoio de 20 de outubro a 01
de novembro de 2017.
Folhas xerocadas, Lápis, coloridos, livros, blocos, massinha de modelar,
giz, Dominó, quebra-cabeça, Pinos de bolixe, corda, Palitos de picolé, blocos
lógicos, Pen drive...
Avaliação:
Acontecerá
durante todo o processo das aulas, avaliando a aquisição de conhecimento em
reconhecimento das formas geométricas trabalhadas, observando a coordenação
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