Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o
aluno...
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
A
partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
Com
base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
O
aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia
para realizá-las sem o apoio da professora...
Participação
tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas
em classe....
Demonstra
atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes...
...
é uma criança curiosa e bastante observadora. Sua adaptação foi gradativa. Na
maioria das vezes, separava-se de seus pais sem maiores dificuldades mas no
entanto, quando chorava um pouco, rapidamente contornávamos tal situação
chamando sua atenção para alguma brincadeira. Hoje já se encontra adaptado.
...demonstra prazer em participar da rotina escolar; já se encontra totalmente
envolvido nas atividades pedagógicas, mas algumas vezes é necessário chamar sua
atenção para que não se distraia. Adora brincar com personagens imaginários e
de super-heróis, tais como Ben 10. Participa com prazer de rodas de conversas e
participa das brincadeiras sem precisar da intervenção de sua professora, porém
quando se depara com algum conflito nessas brincadeiras às vezes faz-se
necessário a intervenção de sua professora, pois ainda não mostra autonomia
para resolver conflitos que envolva disputa. Vem manifestando independência em
suas ações, vai ao banheiro sozinho, na hora do lanche lava as mãos sem ser
necessária a ajuda da professora. Quanto a sua linguagem oral, ...demonstra
clareza e se expressa muito bem. Faz-se entender com objetividade aquilo que
deseja. Em sua linguagem escrita, reconhece e escreve a letra inicial de seu
nome. Participa com sucesso de situações cotidianas nas quais se faz necessário
o uso da "escrita".Em relação aos conhecimentos matemáticos tem
noções de formas geométricas (explorando e identificando propriedades
geométricas de objetos e figuras), reconhece as cores primárias, utiliza a
contagem oral, explora conceitos: maior/menor - alto/baixo - leve/pesado.Suas
coordenações foram bastante trabalhadas através de pinturas, desenhos, jogos de
empilhar e encaixar. Sua coordenação motora grossa se desenvolve com rapidez,
tendo bom equilíbrio corporal e sabendo usar bem os músculos largos. Sua
coordenação motora fina se desenvolve um pouco mais devagar, pois atividades
mais calmas não são da sua preferência. No geral, ...é um menino muito esperto,
inteligente e curioso por novas descobertas e o ambiente escolar e familiar em
que vive é de grande importância para seu desenvolvimento; atingindo os
objetivos desse semestre, tendo continuidade de seu aprendizado no próximo
semestre.
ÁREA
SOCIAL E AFETIVA
Ø Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
Ø Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
Ø É assíduo e pontual.
Ø Ainda não respeita os pertences dos alunos.
Ø Aceita esperar sua vez.
Ø Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
Ø Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
Ø Tem preferência por atividades individuais.
Ø Tem bom relacionamento com todos que convive.
Ø Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
Ø Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
Ø Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
Ø Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
Ø Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
Ø Expressa seus sentimentos com clareza
Ø Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
Ø Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
Ø Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
Ø Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
Ø Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
Ø Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
Ø Demonstra assiduidade e pontualidade.
Ø Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
Ø Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
Ø Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
Ø Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
Ø Participa das atividades em grupo.
Ø Coopera com o grupo.
Ø Lidera as atividades em grupo.
Ø Partilha e empresta material de bom grado.
Ø Obedece as regras do grupo e da escola.
Ø Reconhece seus direitos e deveres.
Ø Escuta e tem atenção quando outros falam.
Ø Respeita a opinião dos outros
Ø Cuida do material e do patrimônio escolar.
Ø Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
Ø É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
Ø Respeita regras que orientam as dependências da escola.
Ø Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.
Ø É dedicado e caprichoso.
Ø É atencioso e disciplinado.
Ø É observador e curioso.
Ø Demonstra confiança e companheirismo.
Ø Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.
Ø Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
Ø Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
Ø Guarda mágoas.
Ø Supera conflitos.
Ø Concentra-se nas tarefas propostas.
Ø É solidário com o colega.
Ø É resistente.
Ø É inquieto.
Ø É egoísta.
Ø Demonstra agressividade.
Ø É ansioso.
Ø É inseguro.
Ø Demonstra timidez.
Ø É carinhoso com colegas e professora.
Ø Demonstra-se alegre.
Ø Apresenta tristeza em determinados momentos.
Ø Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima.
Ø Adaptou-se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.Demonstra independência.
Ø Supera dificuldades sem ajuda.
Ø Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
Ø Enfrenta desafios com autonomia.
Ø Respeita a participação alheia.
Ø Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
Ø Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
Ø Demonstra decisão e autonomia.
Ø Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
Ø Questiona a professora.
Ø Inicia as atividades logo que são propostas.
Ø Assume responsabilidade pelos seus atos.
Ø Aceita opiniões divergentes da sua.
Ø Pede ajuda quando precisa.
Ø É curioso em relação a novos conhecimentos.
Ø É desinibido para expressar suas opiniões.
Ø Espera sua vez de falar.
Ø Revela confiança em si próprio.
Ø Realiza as tarefas de casa com prontidão.
Ø Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
Ø Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades
CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO:
Ø Apropria-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
Ø Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
Ø É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
Ø Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
Ø Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
Ø Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Ø Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
Ø Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
Ø Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças médias(grandes ou pequenas).
ARTES VISUAIS:
Ø Ouve e aprecia produções musicais.
Ø Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
Ø Utiliza-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
Ø Interessa-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
Ø Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
Ø Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
Ø Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
Ø Demonstra atitude de auto-confiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
Ø Participa com interesse de atividades orais.
Ø Tem vocabulário diversificado, rico.
Ø Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
Ø Ainda não participa de atividades orais.
Ø Transmite recados.
Ø Dialoga com colegas e professor.
Ø Faz reconto de histórias.
Ø Fala parlendas e trava-línguas trabalhadas.
Ø Expressa-se com frases corretas e acabadas.
Ø Expressa-se com clareza.
Ø Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.
Ø Ainda não pronuncia alguns sons.
Ø Recita poemas.
Ø Utiliza expressões de cortesia.
Ø Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
Ø Participa com prazer das rodas de conversa.
Ø Argumenta suas idéias.
Ø Elabora e responde perguntas.
Ø Sabe dizer seu nome completo.
Ø Incorpora e recorda palavras facilmente.
Ø Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Ø Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
Ø Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
Ø Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
Ø Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
Ø Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.
Ø Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
Ø Argumenta e defende suas idéias.
Ø Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
Ø Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
Ø Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.
Ø Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
Ø Sabe dar recados.
Ø Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.
Ø Descreve gravuras.
Ø Interpreta histórias.
Ø Reproduz oralmente um fato ocorrido.
Ø Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.
Ø Utiliza-se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
Ø Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
Ø Narra histórias conhecidas e situações vividas.
ESCRITA
Ø Distingue palavras de desenhos.
Ø Reconhece e escreve seu nome.
Ø Reconhece nomes dos colegas.
Ø Escreve nomes dos colegas.
Ø Identifica e escreve letras do alfabeto.
Ø Conhece e diferencia letras de números e símbolos.
Ø Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
Ø Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Ø Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
Ø Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.
Ø Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.
Ø Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
Ø Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
Ø Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
Ø Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
Ø Mostra-se cuidadoso no traçado das letras.
Ø Acompanha o registro feito no quadro pela professora.
Ø Elabora desenho dentro de um contexto.
Ø Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
Ø Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.
Ø Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
Ø Completa frases de acordo com o texto.
Ø Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
Ø Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.
Ø Identifica o número de letras das palavras.
NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA
Ø Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
Ø Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
Ø Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
Ø Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
Ø Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
Ø Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
Ø Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
Ø Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
Ø Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
Ø Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
Ø Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.
Ø Ordena números na seqüência ascendente.
Ø Identifica números que estão faltando numa série numérica.
Ø Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
Ø Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
Ø Lê números conhecidos de modo convencional.
Ø Usa números para registrar quantidades.
Ø Sabe ordenar quantidades e números.
Ø Identifica e nomeia formas e tamanhos.
Ø Identifica posição e se situa no espaço.
Ø Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
Ø Resolve situações problemáticas simples.
Ø Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.
Ø Identifica e nomeia conceitos e cores.
Ø Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
Ø Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.
Ø Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá-los para completar um conjunto com a quantidade pedida.
Ø Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.
Ø Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
Ø Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.
Ø Resolve situações problemáticas.
Ø É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
Ø Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
Ø Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.
NATUREZA E SOCIEDADE:
Ø Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
Ø Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
Ø Imagina soluções para os problemas apresentados.
Ø Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
Ø Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.
Ø Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
Ø Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde
Ø Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos
Ø Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
Ø Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
Ø Tem consciência da preservação do meio ambiente
Ø Age com educação ambiental
Ø Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele
Ø Nomeia lugares e pessoas conhecidas
Ø Identifica sua história de vida e dos seus familiares
OBSERVAÇÕES:
Ø A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
Ø Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
Ø Requer constante supervisão da professora.
Ø Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
Ø Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.
O
... é um menino inteligente, observador e perspicaz. Neste semestre ele se
destacou ainda mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar
personagens para seus jogos; consegue entrar com facilidade no mundo do
imaginário, sem se ater a ele, pois distingue a diferença entre o mundo de seus
sonhos e a realidade. Possui um bom desenvolvimento artístico e lógico.Tem
aprimorado cada dia mais seu campo visual, dimensão, proporção, lateralidade,
noções de perspectivas e estratégia. Elabora bem sua produção artística usando
todos os meios possíveis para se expressar com clareza por meio dela. Não gosta
de colorir seus desenhos, pois já quer começar outro desenho aperfeiçoado. É
detalhista em suas produções artísticas, mas não me parece ser assim com as
outras disciplinas, na maioria das vezes só faz o que gosta. Passou por um
processo intermediário, ora era calado e fechado, ora explodia em brincadeiras
e chamava a atenção de todos os colegas, tornando quase impossível a
continuidade da aula. Suas atitudes nesses momentos foram muito prejudiciais ao
seu desenvolvimento cognitivo, mas produtivo para sua inteligência emocional.
Como é um aluno que gosta muito de artes, ele foi eleito junto com outro
coleguinha, para ajudar a professora de artes a organizar e montar a exposição
dos trabalhos artísticos de toda a classe para o Evento Cultural. Agora que
encontrou o equilíbrio ele voltou a desenvolver-se em sua totalidade. É uma
criança cômica que gosta de provocar seus colegas. Mas está aprendendo e
respeitar as diferenças de cada e brincar com todos sem ferir.
Neste
período,...teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades
propostas.Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus
colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas
sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras
de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e
seqüência lógica de idéias. Na linguagem escrita consegue ler e escrever
palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico não apresenta
dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.Na maioria das
vezes, sejam na realização das atividades, apresentações e outros, ...mostra-se
entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades
propostas por mim ou por seus pares.Com relação às tarefas escolares de casa
continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a
família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e
orientando-a no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas
conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.
Neste
terceiro trimestre ...teve um bom desempenho envolvendo-se ativamente das
atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com
seus colegas e professora é uma criança muito inteligente, meiga e sensível. É
caprichoso, conhece e sabe usar as cores em seus desenhos de pintura.Diogo vai
ao banheiro sozinho, arruma com ordem o que utiliza, dispõem em auxiliar a
professora quando preciso, por exemplo, para entregar um livro ao colega. Sabe
dar recados.Presta atenção as aulas, realiza o que foi solicitado com
facilidade, apresenta dificuldade no trabalho com recortes e pesquisa de
palavras, só realiza com a presença da professora. Não gosta de participar das
atividades dirigidas, nem responder oralmente o que foi proposto.... evoluiu de
forma gratificante, porém apresenta dificuldade para identificar algumas letras
do alfabeto, prejudicando assim um melhor rendimento. No lógico- matemático
identifica os pares, formas geométricas. Apresenta dificuldade para identificar
e seqüenciar números.Em Natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos
e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos
os seres vivos da terra.Joana teve um excelente desempenho envolvendo-se
ativamente das atividades propostas, porém precisa conscientizar que em todos
os jogos há quem ganhe e quem perca, ela não aceita quando perde nas
brincadeira dirigidas, tendo a interferência da professora. É muito
inteligente, caprichosa, detalhista. Costuma em algum momento ser bem
sentimental, pois chora com facilidade. Uma palavra que a colega disser que ela
não queira ouvir é motivo para chorar até que a professora converse com
ela.Prefere brincar com pequeno grupo de amigos, mas tem afinidade com todos,
porém costuma excluir algumas colegas que fazem parte de seu grupo de amigos
preferidos de suas brincadeiras. Fazendo com que as demais fiquem muito triste,
converso sempre com ela.Nas aprendizagens especificas, evoluiu de forma significativa,
consegue ler palavras e frases simples, realiza todas as tarefas com facilidade
e dedicação. No aspecto lógico – matemática compreende e dá sequência aos
números com facilidade. Em natureza e sociedade faz distinção entre os seres
vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para
todos os seres vivos da terra.... teve um ótimo desempenho envolvendo-se
ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento
agradável com seus colegas e professora, é muito meigo, educado, detalhista, e
muito inteligente. É muito atento às aulas e procura ajudar os colegas sempre
que preciso.Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência
lógica de idéias. Na linguagem escrita tem excelente coordenação e caligrafia
perfeita, super organizada e detalhista. Teve um ótimo rendimento na
dificuldade que estava tendo para reconhecer as letras do alfabeto. Consegue
ler e escrever palavras simples, reconhecendo seu nome completo.Com relação às
tarefas de classe e extraclasse continuam sendo feita com o mesmo esmero. Em
natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a
importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da
terra.É necessário que a família continue incentivando-a encorajando-a no que
for necessário e, da mesma forma, continuar valorizando suas conquistas para
que possa superar suas dificuldades.Neste período ...teve um excelente
desempenho, continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas
e professora, é muito inteligente e educada. Na linguagem oral consegue se
expressar com clareza e sequência lógica de idéias.Na linguagem escrita
consegue ler e escrever palavras e frases simples, na área do pensamento lógico
matemático não apresenta dificuldades ao realizar habilidades de adição,
conhece e dar seqüencia aos números... mostra-se agitada no momento da aula
prejudicando sua concentração, nas atividades dirigidas como jogo, não sabe
perder quando isso acontece fica triste, e muitas vezes agressiva. Converso com
ela mostrando que todo mundo em um jogo tem que ganhar ou perder e que o
importante é a aprendizagem, que entrelaça o mesmo.Em natureza e Sociedade faz
distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para
nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.
Aspecto
sócio – emocional
Como
foi a adaptação ao ambiente da creche? A adaptação a nova professora foi
tranqüila, Pedro estabeleceu uma relação de afeto, mostrando-se seguro e
tranqüilo na aceitação das mudanças incorporadas à sua rotina diária.
Como
é seu relacionamento com os amigos e funcionários da creche?
O
relacionamento com os amigos e com os funcionários é muito bom, Pedro é amigo
de todos, é carinho.
Como
apresenta seu comportamento? É um menino ativo, gosta de estar sempre em
movimento, deslocando-se bastante pelos espaços da creche.Mostra-se uma criança:
segura no ambiente escolar, demonstra estar feliz e muito à vontade.
Aspecto
cognitivo
Apresenta
vocabulário adequado à faixa etária? Sim, seu vocabulário é rico e
adequado para a idade. Expressa suas idéias e se faz entender.
Apresenta
alguma dificuldade na linguagem falada? Não, articula bem as palavras e
comunica-se com fluência.
Reconhece
seu nome e dos colegas? Sim, reconhece e escreve o seu nome e já reconhece
o nome de todos os amigos, algumas vezes tem duvida quanto ã escrita de nomes
muito semelhantes.
Concentra-se
na atividade que realiza? Sim, no entanto apresenta dificuldade de manter
o foco de sua atenção, precisando de estimulo e atenção da professora para se
manter envolvido na atividade até o final da mesma.
Compreende
instruções recebidas? Sim, compreende todas as instruções recebidas.
Reconta
historias ao seu modo? Sim, consegue entrar com facilidade no mundo da
imaginação criando suas próprias historias ou dando continuidade a algo que
esteja sendo contado.
Formula
frases oralmente a vista de uma figura? Sim, expõe suas idéias com clareza
e com frases completas.
Aspecto
psicomotor
Demonstra
firmeza, equilíbrio e facilidade ao: Andar: sim, anda com equilíbrio.
Correr: sim, corre com mudança de direção.Pular: sim, pula dez saltos para
frente sem cair.
Consegue
andar numa linha? Sim, consegue andar em uma linha com equilíbrio sem
cair.
Apresenta
equilíbrio corporal? Sim, equilibra-se em um pé mais de 5".
Aspecto
pedagógico
Em
relação as atividades abaixo, demonstra interesse em realizar as propostas
feitas pela professora? Modelagem (s)Colagem (s)Recorte (s)Pintura (s)Sucata
(s)Desenho (s)Rodinha (s)Chamadinha (s)
Demonstra
cuidado com:
Material
escolar: sim mantém o material limpo e organizado.
Objeto
de uso pessoal: sim arruma-os, guarda-os em locais a eles destinados.
Próprio
corpo: sim apresenta-se uniformizado adequadamente.
Brinquedos:
sim organiza os brinquedos, ajuda a arrumá-los.
Outras
observações:
Alimentação:
Precisa de ajuda;Alimenta-se sozinho;Experimenta novos alimentos ;Demonstra
prazer ao se alimenta;
Desfralde:
não faz mais uso de fraldas.
Atingiu
satisfatoriamente os conteúdos do primeiro semestre em linguagem.
...obteve
avanços no seu processo de aprendizagem dos conteúdos propostos para o período.
Vem desenvolvendo sua sociabilidade e exercitando sua capacidade de acatar as
regras de convivência em grupo, apresentou desenvolvimento psicomotor
compatível com sua idade e adquiriu conceitos de conteúdos lógico-matematico.
É
uma criança muito observadora, curiosa e ativa, gosta de atividades ao ar
livre, correr, pular, enfim, de estar sempre em movimento,... brinca com os
amigos e suas brincadeiras preferidas são sempre coletivas, onde pode interagir
com o grupo, compartilhando brinquedos pessoais e materiais de uso coletivo,
diverte-se também com os brinquedos emprestados pelos amigos.
Toma
a iniciativa nas atividades desenvolvidas em grupo e gosta de estar em
evidência, gosta de ajudar, é prestativo e fica muito contente quando é
escolhido o ajudante do dia.... não gosta de ter suas vontades contrariadas, e
mostra-se impaciente, quando tem que esperar sua vez de participar nestas
ocasiões procuramos conversar com ele e explicar que todos terão sua vez, sua
oportunidade de participar....é muito criativo e demonstra toda não só nas
construções de bonecos, carros, dinossauros e casas com jogos de montar, como
também em seus desenhos, que são sempre muito coloridos e com detalhes
especiais.
Nas
refeições alimenta-se bem.
Não
tem o habito de dormir na escola.
Mostra-se
sempre muito falante, relatando suas experiências fora da escola. Algumas vezes
usa de muita imaginação, ao relatar situações ocorridas com os amigos durante
as atividades fora de sala, e, às vezes, se faz necessário um atendimento
individualizado para redirecionar o foco de sua atenção e um pedido incisivo
para que interrompa seu "discurso" esse comportamento, algumas vezes,
prejudica seu desempenho.
O
aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita...
O
aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da
escrita...
O
aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura
e da escrita...
O
aluno encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e
da escrita...
Tem
um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura,
contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços
importantes...
Lê
com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade...
Lê
e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades...
Lê
com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender...
Escreve,
ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos...
Produz
frases e pequenos textos com criatividade e entendimento...
Constrói
o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações
matemáticas...
O
aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas...
Realiza
cálculos simples de adição e subtração...
Realiza
cálculos com auxilio de material concreto...
É
curioso, questiona e busca informações...
Traz
para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc...
Compreende
as relações existentes entre os elementos do meio ambiente...
Compreende
a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta...
Adota
hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente...
Nas
atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)
Ocasionalmente
troca letras...
Constrói
frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações
significativas...
Expressa
o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando,
generalizando, concluindo...
Expressa
a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros
símbolos...
Lê
com fluência vários tipos de textos interpretando-os...
Produz
textos escritos com clareza, coerência e coesão...
Identifica
e escreve seu nome completo...
Observa,
descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos...
Apresenta
dificuldades ortográficas...
Identifica
e escreve seu nome completo...
Ainda
não faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social...
Participação- convívio social...
Participa
com interesse e produtividade...
Boa
participação nas atividades realizadas em sala.
É
criativo e comunicativo..
Coopera
com colegas e professora.
Ouve,
reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre
outros.
Demonstra
curiosidade em relação aos assuntos estudados.
É
cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
Aceita
sugestões da professora e dos colegas.
Manifesta
suas opiniões com clareza e objetividade.
Contribui
para a integração e o crescimento do grupo;
Demonstra
inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
Ainda
não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
Colabora
na construção de regras;
Interage
com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
Tem
um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
Reconhece
as relações entre fala e escrita;
Explora
várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para
ampliação de informações;
Ouve
historias e comentários valorizando impressões afetivas;
Lê
e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando
a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
Produz
textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons
movimentos e palavras;
Distingue
a língua escrita da língua oral;
Demonstra
compreensão do sistema alfabético;
Lê
silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e
consoante;
Produz
frases com lógica;
Produz
pequenos textos sem preocupação ortográfica.
Distingue
letras na linguagem oral e escrita;
Encontra-se
na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou
símbolos.
Percebe
que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processo.
Durante
o xxxxxxx bimestre, percebemos que o aluno xxxxxxxxxxxx observava, escutava e
se expressava verbalmente durante a “roda da conversa”, participando ativamente
dos assuntos em questão.
Nestes
últimos quinze dias, apresentou mudanças comportamentais, pois está muito
agitado, querendo sair da sala, mexendo com os amigos durante as atividades,
apresentando dificuldade em realizar atividades que exijam concentração e
raciocínio. Qualquer movimento ou barulho diferente é motivo para se distrair.
Temos
proporcionado vivências para que o xxxxxxxxxxxxx tenha contato com a linguagem
escrita por meio de diferentes portadores de texto, como livros, jornais,
convites, bilhetes, cartazes, placas dentre outros materiais.
Durante
o trabalho com a linguagem escrita, possibilitamos a imersão significativa e
prazerosa do aluno. De forma contextualizada, a escrita foi trabalhada com base
nas formas que aparecem na sociedade relacionada às situações de vida.
Verificamos
que ao fazer seu texto individual utiliza a escrita espontânea, fazendo o
sonzinho das letras ao escrever as palavras no início do texto, depois coloca
letras aleatórias sem se preocupar com a correspondência entre fonema e
grafema. Às vezes se distrai conversando ou observando o que os outros estão
fazendo.
Temos
possibilitado cada vez mais oportunidades agradáveis no contato com a escrita e
com a leitura para que coisas externas não tomem sua atenção. Percebemos que o
comportamento do XXXXXXXXXX vem oscilando até neste aspecto, antes ele mostrava
interesse pelos momentos de leitura, pois ele ficava um bom tempo sentado lendo
um livrinho, olhando as ilustrações e divertindo-se com a história, agora anda
impaciente e não fica muito tempo concentrado na leitura do livrinho,
distrai-se logo e deixa a leitura por qualquer outro motivo externo.
O
XXXXXXXXXX aprecia atividades que envolvem artes, principalmente as que estão
relacionadas com construção de objetos e brinquedos, utilizando sucatas. Brinca
e inventa falas para os personagens que constrói. O brincar dessa maneira é
muito importante, pois desencadeia atividades criadoras, a imaginação,
favorecendo o seu desenvolvimento.
Propiciamos
um ambiente de construção de descoberta, de busca, de discussão e de realização
de atividades matemáticas.
Durante
os registros das atividades propostas, fez contagem oral, explorou idéias de
juntar, tirar, manipulou diferentes tipos de materiais, adquiriu noções de
tamanho, comparou, seqüênciou, classificou e utilizou o número para representar
a quantidade.
Nessas
atividades que envolvem o raciocínio – lógico matemático sempre participou com
entusiasmo, mas ultimamente é preciso que a professora fique estimulando e
questionando para que ele participe da atividade do começo ao fim.
Em
relação à assimilação e fixação dos conteúdos o aluno é: excelente, independente
e realiza todas as atividades. Muito bom, porém tem necessidade de consultar o
professor. Possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de
apresentar bastante lentidão.
Possui
dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada
sozinho.
Concentração
e atenção às explicações em sala de aula:
participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha. Participa somente quando é solicitado. Não participa da aula. Demonstra apatia.
distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha. Participa somente quando é solicitado. Não participa da aula. Demonstra apatia.
distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.
Quanto
à correção:não consegue corrigir os erros sozinho, necessita que o professor
oriente durante a correção, se distrai com muita facilidade.
excelente.Consegue identificar e corrigir seus erros sem auxílio do professor.
não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual. Não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
excelente.Consegue identificar e corrigir seus erros sem auxílio do professor.
não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual. Não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.
Quanto
ao relacionamento do aluno com os colegas: Relaciona-se bem com todos os
colegas.Não relaciona-se bem, gosta de se isolar.Não relaciona-se bem com os
colegas, é agressivo.Gosta de realizar trabalhos em grupo.Demonstra resistência
em fazer trabalhos em equipe.
Quanto à Caligrafia:excelente letra linda, caprichoso e sem erros. excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.caligrafia boa, porém com muitos erros.
caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
letra muito bonita, sem erros, mas é lento.
Quanto à disciplina:apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila. Apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar. Conversa , porém acata às regras da sala.
Uma chamada de atenção é suficiente. é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço:não necessita de reforço paralelo. Necessita de reforço e comparece a todos. Necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno. Comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:realiza a lição de casa com capricho. Realiza a lição de casa sem capricho. Não realiza a lição de casa.traz todos os materiais necessários. Esquece o material escolar.
Quanto à Leitura: lê com fluência e entonação adequados. lê, mas não respeita os sinais de pontuação. Tem dificuldade na leitura das palavras. Não lê.
Quanto ao uso de óculos: não usa óculos. Usa óculos normalmente.
mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.
Quanto à Caligrafia:excelente letra linda, caprichoso e sem erros. excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.caligrafia boa, porém com muitos erros.
caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
letra muito bonita, sem erros, mas é lento.
Quanto à disciplina:apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila. Apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar. Conversa , porém acata às regras da sala.
Uma chamada de atenção é suficiente. é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.
Quanto ao reforço:não necessita de reforço paralelo. Necessita de reforço e comparece a todos. Necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno. Comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água distrai-se com facilidade, conversa, brinca).
Quanto ao material usado em sala e lição de casa:realiza a lição de casa com capricho. Realiza a lição de casa sem capricho. Não realiza a lição de casa.traz todos os materiais necessários. Esquece o material escolar.
Quanto à Leitura: lê com fluência e entonação adequados. lê, mas não respeita os sinais de pontuação. Tem dificuldade na leitura das palavras. Não lê.
Quanto ao uso de óculos: não usa óculos. Usa óculos normalmente.
mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.
Em
relação à assiduidade do aluno: falta muito e as mesmas o estão prejudicando no
aprendizado. Não falta, exceto se for estritamente necessário.
Em
relação a seus materiais: Organiza com ajuda da professora. Organiza com total
independência.não consegue se organizar.Esquece freqüentemente materiais na
sala.perde freqüentemente materiais na sala.
Em
relação aos responsáveis: “necessitam” de atenção especiais. São
participativos.são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento
do filho. geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam
das atividades. não são participativos e pouco comparecem às atividades.
DESCRIÇÃO
|
HABILIDADES
|
LEGENDA
|
APRECIAÇÃO
DE TEXTOS LITERÁRIOS
|
O
ALUNO SE ATENTA A ESCUTA DA LEITURA REALIZADA PELO PROFESSOR E/OU COLEGAS.
|
|
O
ALUNO FAZ COMENTÁRIOS SOBRE A TRAMA, PERSONAGENS E CENÁRIOS DAS HISTÓRIAS
LIDAS PELO PROFESSOR
|
||
RECONTA
HISTÓRIAS OUVIDAS RECUPERANDO A LINGUAGEM ESCRITA UTILIZADA PELO AUTOR
|
||
NA
LEITURA COMPARTILHADA E NA ANÁLISE DE TEXTO, O ALUNO É CAPAZ DE COMPREENDER O
ASSUNTO, FAZENDO COMPARAÇÕES COM OUTROS TEXTOS LIDOS, SE APROPRIANDO DA
LINGUAGEM ESCRITA, OBSERVANDO OS RECURSOS LINGÜÍSTICOS UTILIZADOS PELO AUTOR,
ETC
|
||
LEITURA
|
O
ALUNO FAZ EMPRÉSTIMOS DE MATERIAIS DO ACERVO DE LEITURA ESPONTANEAMENTE
|
|
FAZ
O AJUSTE DA FALA COM A ESCRITA DE TEXTOS QUE SE SABE DE MEMÓRIA
|
||
UTILIZA-SE
DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA BUSCAR RESPOSTAS EM ATIVIDADES COM BANCO DE
PALAVRAS, LISTAS, CIRCULA PALAVRAS DITADAS PELO PROFESSOR
|
||
LÊ
COM AJUDA DO PROFESSOR, DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS, DIFERENCIANDO SUAS
CARACTERÍSTICAS
|
||
LÊ
POR SI SÓ, TEXTOS CONHECIDOS: PARLENDAS, TRAVA-LÍNGUAS, QUADRINHOS, MANCHETES
DE JORNAL,RÓTULOS, LISTAS, ETC
|
||
FAZ
LEITURA COM AUTONOMIA
|
||
O
ALUNO É CAPAZ DE COMPREENDER O ASSUNTO, FAZENDO COMPARAÇÕES COM OUTROS TEXTOS
LIDOS, COMPARTILHANDO SEUS PONTOS DE VISTA
|
||
O
ALUNO COMPREENDE OS DIFERENTES PROPÓSITOS DE LEITURA: LER PARA ESTUDAR, LER
PARA SE DIVERTIR, LER PARA PESQUISAR, LER PARA COMPARTILHAR, ETC
|
||
ESCRITA
|
RECONHECE,
USA E RECITA AS LETRAS DO ALFABETO
|
|
UTILIZA
A ORDEM ALFABÉTICA EM ALGUMAS DE SUAS APLICAÇÕES SOCIAIS (AGENDA TELEFÔNICA,
DICIONÁRIO, LISTA DE NOMES, ETC)
|
||
UTILIZA
AS LETRAS MÓVEIS, JUSTIFICANDO PARA SI E PARA O OUTRO AS ESCOLHAS FEITAS,
MESMO QUE AINDA NÃO SEJA DE FORMA CONVENCIONAL
|
||
COMPREENDE
O FUNCIONAMENTO ALFABÉTICO DO SISTEMA DE ESCRITA. ASSINALE SUA HIPÓTESE DE
ESCRITA:
ALFABETIZADO
( )
ALFABÉTICO
( )
SILÁBICO-ALFABÉTICO
( )
SILÁBICO
COM VALOR SONORO ( )
SILÁBICO
SEM VALOR SONORO ( )
PRÉ-SILÁBICO
( )
|
||
ESCREVE
TEXTOS QUE SABE DE MEMÓRIA (O TEXTO FALADO E NÃO A SUA FORMA ESCRITA),
CONFORME SUA HIPÓTESE DE ESCRITA
|
||
FAZ
REESCRITA DE PRÓPRIO PUNHO E/OU EM PARCERIA.
|
||
REESCREVE
HISTÓRIAS DITANDO PARA O PROFESSOR OU COLEGA, HISTÓRIAS CONHECIDAS,
CONSIDERANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM ESCRITA DO TEXTO.
|
||
ESCRITA
|
PRODUZ
TEXTOS DE AUTORIA DE PRÓPRIO PUNHO
|
|
PRODUZ
TEXTOS DE AUTORIA NECESSITANDO DE ESCRIBA
|
||
PRODUZ
TEXTOS DIFERENCIANDO OS GÊNEROS TEXTUAIS
|
||
FAZ
REVISÕES DE TEXTOS INDIVIDUALMENTE
|
||
FAZ
REVISÕES DE TEXTOS MESMO QUE SEJA COLETIVAMENTE E/OU ORALMENTE
|
||
O
ALUNO FAZ REFLEXÃO DA ORTOGRAFIA REGULAR E IRREGULAR
|
||
EM
PRODUÇÕES ESCRITAS, O ALUNO FAZ USO DO SISTEMA DE PONTUAÇÃO
|
||
NAS
PRODUÇÕES ESCRITAS O ALUNO FAZ USO DA SEGMENTAÇÃO
|
||
ORALIDADE
|
O
ALUNO PARTICIPA DE INTERCÂMBIO ORAL (RODA DE CONVERSA, RODA DE BIBLIOTECA,
RODA DE CURIOSIDADE)
|
|
O
ALUNO CONSEGUE INDICAR LIVROS LIDOS, COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS
EM RODAS DE CONVERSAS
|
||
CONSEGUE
ESPERAR SUA VEZ DE FALAR PERMANECENDO DENTRO DO ASSUNTO DA CONVERSA
|
||
CONSEGUE
ELABORAR PERGUNTAS DENTRO DOS ASSUNTOS TRATADOS
|
||
ELABORA
SUA FALA ADEQUANDO-A DIFERENTES INTERLOCUTORES
|
Artes: Utiliza os elementos da linguagem visual representando, expressando e comunicando o tema proposto, por imagens: desenho, pintura e outros; cria e constrói formas visuais, em espaços diversos, com muita criatividade e capricho. Demonstra muita timidez e insegurança em participar de dança como atividade coletiva. Apresentou evolução no processo da aquisição e do domínio dramático. Em relação aos conteúdos de Artes, consegue organizar-se, possui espírito crítico e curioso de investigar novas possibilidades. Sabe escutar o que os outros dizem numa discussão, valoriza seu processo de criação e tem respeito pelo dos outros, permitindo a execução de uma obra conjunta.
Ciências: Identifica as partes dos vegetais e com auxílio às classifica. Nomeia características do corpo humano, nomeando as partes que o compõe (cabeça, tronco e membros). Observa o ambiente que o circunda, diferenciando o dia da noite e o clima. Entende os órgãos dos sentidos e quanto são necessários ao ser humano. Com autonomia reconhece a importância do asseio corporal para a manutenção da saúde. Adota as necessidades de bons hábitos de alimentação. Participa de experiências. Classifica os animais através de suas características (pêlos, penas, escamas), também nomeia o habitat natural de cada um deles.
Educação
Física: O aluno participa de atividades que envolvem condutas motoras de
base identificando-as em suas ações. Tem boa concentração e demonstra-se atento
durante as explicações e realização de atividades. Possui bom ritmo, utilizando
bem sua expressão corporal. Organiza-se e orienta-se bem no tempo e no espaço.
Tem boa vontade quanto à participação e respeito a regras, aceitando bem os
resultados de jogos e atividades propostas. Apresenta boa coordenação ampla,
estando em desenvolvimento a coordenação fina e visomotora. É cooperativo e
demonstra atitudes de respeito mútuo. Demonstra estar em desenvolvimento tanto
sua lateralidade quanto lateralização.
Ensino Religioso: Reconhece que existem diferentes tipos de famílias e todas têm o seu valor. Em suas atitudes cotidianas, demonstra não ter preconceitos. Demonstra solidariedade e respeito, junto ao seu grupo de convivência. Apresenta atitudes de responsabilidade para com suas atividades escolares.
Geografia: Reconhece e identifica os elementos naturais e culturais, como formadores do meio. Possui atitude responsável em relação à preservação da natureza. Utiliza a linguagem oral para observar e descrever a paisagem. Identifica regras simples de trânsito como os diferentes tipos de sinalização, sendo capaz de locomover-se respeitando as regras. É capaz de localizar-se a partir de um ponto de referência no trajeto casa/escola. Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a. Diferencia ambiente natural de cultural.História: É capaz de reconhecer e nomear funcionários da escola especificando o cargo que ocupam. Confronta acontecimentos no tempo, tendo como referência: Anterioridade, posterioridade e simultaneidade com bom desempenho. Entende as regras do grupo escolar, respeitando-as e fazendo uso de seus direitos e deveres. Reconhece algumas propriedades em objetos. Aplica acontecimentos relacionados a sua vida e de sua família e é capaz de organizar oralmente a linha do tempo a partir de dados coletados.Língua Portuguesa: Reconta fatos ouvidos ou vividos com bom desempenho e seqüência de fatos. Apresenta entusiasmo e interesse pela leitura, mostrando-se atento quando a professora faz. Relata histórias conhecidas com aproximação às características da história original. Realiza leitura do próprio nome e de alguns colegas; de rótulos e imagens. Escreve seu nome e faz tentativa de escrita de palavras, conhecendo valor sonoro de todo o alfabeto.Matemática: Faz classificação e seriação com autonomia. Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais se percebe a necessidade de contagens. Utilização de noções simples de cálculo mental. É capaz de marcar o tempo por meio de calendário, identificando dias, dias da semana e mês. Percebe semelhanças e diferenças no espaço em que vive. Reconhece e realiza atividades de seqüência numérica até 10 fazendo relações entre quantias com bom desempenho. Nomeias as formas geométricas e as reconhece em objetos do cotidiano.
Ensino Religioso: Reconhece que existem diferentes tipos de famílias e todas têm o seu valor. Em suas atitudes cotidianas, demonstra não ter preconceitos. Demonstra solidariedade e respeito, junto ao seu grupo de convivência. Apresenta atitudes de responsabilidade para com suas atividades escolares.
Geografia: Reconhece e identifica os elementos naturais e culturais, como formadores do meio. Possui atitude responsável em relação à preservação da natureza. Utiliza a linguagem oral para observar e descrever a paisagem. Identifica regras simples de trânsito como os diferentes tipos de sinalização, sendo capaz de locomover-se respeitando as regras. É capaz de localizar-se a partir de um ponto de referência no trajeto casa/escola. Percebe que o homem interfere na natureza, modificando-a. Diferencia ambiente natural de cultural.História: É capaz de reconhecer e nomear funcionários da escola especificando o cargo que ocupam. Confronta acontecimentos no tempo, tendo como referência: Anterioridade, posterioridade e simultaneidade com bom desempenho. Entende as regras do grupo escolar, respeitando-as e fazendo uso de seus direitos e deveres. Reconhece algumas propriedades em objetos. Aplica acontecimentos relacionados a sua vida e de sua família e é capaz de organizar oralmente a linha do tempo a partir de dados coletados.Língua Portuguesa: Reconta fatos ouvidos ou vividos com bom desempenho e seqüência de fatos. Apresenta entusiasmo e interesse pela leitura, mostrando-se atento quando a professora faz. Relata histórias conhecidas com aproximação às características da história original. Realiza leitura do próprio nome e de alguns colegas; de rótulos e imagens. Escreve seu nome e faz tentativa de escrita de palavras, conhecendo valor sonoro de todo o alfabeto.Matemática: Faz classificação e seriação com autonomia. Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais se percebe a necessidade de contagens. Utilização de noções simples de cálculo mental. É capaz de marcar o tempo por meio de calendário, identificando dias, dias da semana e mês. Percebe semelhanças e diferenças no espaço em que vive. Reconhece e realiza atividades de seqüência numérica até 10 fazendo relações entre quantias com bom desempenho. Nomeias as formas geométricas e as reconhece em objetos do cotidiano.
RELATÓRIO
O
XXXXXX é um menino muito carinhoso e educado. Cumpre todos os combinados da
sala e seu relacionamento com coleguinhas e professoras é muito bom.Dispersa-se
com facilidade durante a realização das atividades. É preciso questionamento e
atenção individual, pois quando são explicadas no coletivo, o Pedro não as
compreende,dizendo que é muito difícil, precisando, então, da mediação da
professora.“Promovemos o trabalho com a linguagem oral e escrita espontânea, a
fim de valorizar a sua importância para a formação do sujeito, na interação com
as outras pessoas na construção do conhecimento e no desenvolvimento do
pensamento.”Não identifica as letras do alfabeto nos diferentes contextos, ou
seja, nas atividades propostas para o reconhecimento dos nomes dos amigos,
identificação das letras iniciais e finais de palavras trabalhadas em sala de
aula.Nas atividades que envolvem escrita espontânea ainda não faz relação entre
fonema e grafema, apenas utiliza letras aleatoriamente, mesmo quando é cobrado
individualmente, sendo assim, não faz a correspondência com a letra inicial das
palavras, colocando na maioria das vezes as letras de seu nome. Ex: BONÉ,
escreveu, PEBBR _ BOLA, escreveu, RDRPR.Quando tem dúvidas em relação a alguma
atividade, algumas vezes pede ajuda, outras ele fica parado, até que a
professora o questione. Quando fazemos coletivamente lista de palavras ou
trabalhamos a escrita passo a passo, acompanha no início, mas logo fica
inquieto, com a cadeira longe da mesa, e a atenção voltada ao que está acontecendo
ao seu redor.Nas atividades gráficas, gosta de usar diversas cores, em suas
pinturas.Precisa da interferência da professora para que faça seus desenhos de
maneira mais estruturada e com mais detalhes.Nas aulas que envolvem
informática, pede o auxílio da professora a todo o momento, tenta fazer
sozinho, mas sente-se inseguro ao exercitar os jogos no computador.Ao realizar
as atividades que envolvem o raciocínio lógico-matemático, faz a contagem de
rotina até dez, mas às vezes se perde durante a contagem e é preciso retomar
com o auxílio da professora. Ainda não relaciona o numero à quantidade e no
momento de registrá-los graficamente, diz que não os reconhece e é preciso
questioná-lo, observando no cartaz que fica exposto na sala de aula, número por
número até reconhecer. Ao grafar esses números, algumas vezes, os faz de
maneira espelhada, precisando apagar para refazer corretamente..Concluímos que
o XXXXXXX está apto a acompanhar o Infantil II, só assim não estaria acelerando
etapas no seu desenvolvimento. Temos proporcionado momentos para que a XXXXXXXX
entre em contato com a linguagem escrita através de diferentes portadores de
textos, como: livros, gibis, jornais, convites, bilhetes, propagandas,
cartazes, placas dentre outros materiais.A aluna encontrou oportunidades para
se comunicar com os amigos e professoras. Através dos momentos de conversas,
desenvolveu a linguagem oral e enriqueceu o seu vocabulário, porém, ainda não
verbaliza corretamente palavras que contenham a letra “r” intercalada como, por
exemplo: igreja – diz: igueja, professora - fala: pôfessola.
Em
relação à escrita espontânea, reconhece as letras do alfabeto, o papel das
mesmas na escrita, mas ainda não faz ligação entre pronúncia e escrita. Ao
escrever palavras, faz a correspondência com alguns fonemas esquecendo de
outros.
Ainda
não consegue ler com significado, ora identifica a sílaba, ora tenta
adivinhá-la. Ao elaborar seus textos individuais, utiliza a escrita espontânea,
fazendo o som das letras ao escrever as palavras do início do texto, depois
coloca letras aleatórias.
Em
geral, distrai-se facilmente com estímulos pouco significativos, aparentando
não estar ouvindo o que está sendo falado. Necessita a todo instante da
orientação da professora para finalizar a atividade proposta.
É
capaz de realizá-las, mas não demonstra atenção e interesse suficientes para
concluí-las, sempre questionando o que é para ser feito.
Em
relação à matemática, sabe e reconhece a seqüência numérica e alguns números
fora da série até 20.Observamos que a XXXXXXXXXXXX terá um melhor
desenvolvimento nas atividades relacionadas à escrita se houver um
acompanhamento em casa, pois, constatamos que ainda é necessária a intervenção
constante. Temos feito vários questionamentos no decorrer da construção da escrita
da XXXXXXXXX, para ela discernir os fonemas e representar os grafemas de forma
convencional, pois podemos cobrar dela que pense e reflita ao escrever. Sempre
fazemos perguntas sobre o que escreveu ou pretendia escrever. Assim estamos
estimulando sua capacidade a todo o momento.
É
importante ressaltar que só se adquire o hábito da escrita em contato com
textos de uso social. Essas medidas são importantes para que a aluna possa
acompanhar o Pré III, tornando seu aprendizado mais tranqüilo e significativo.
Concluímos que o XXXXXX está apto a acompanhar o Infantil II, só assim não
estaria acelerando etapas no seu desenvolvimento.
A
XXXXXXX é uma menina muito carinhosa e educada. Cumpre todos os combinados da
sala e seu relacionamento com coleguinhas e professoras é muito bom.
“Promovemos
o trabalho com a linguagem oral e escrita espontânea, a fim de valorizar a sua
importância para a formação do sujeito, na interação com as outras pessoas na
construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento.”Não identifica
as letras do alfabeto nos diferentes contextos, ou seja, nas atividades
propostas para o reconhecimento dos nomes dos amigos, identificação das letras
iniciais e finais de palavras trabalhadas em sala de aula.Nas atividades que
envolvem escrita espontânea ainda não faz relação entre fonema e grafema,
apenas utiliza letras aleatoriamente, mesmo quando é cobrado individualmente,
sendo assim, não faz a correspondência com a letra inicial das palavras,
colocando na maioria das vezes as letras de seu nome. Ex: BONÉ, escreveu, PEBBR
_ BOLA, escreveu, RDRPR.
Quando
tem dúvidas em relação a alguma atividade, algumas vezes pede ajuda, outras ele
fica parada, até que a professora a questione.
Relatório
Individual
Fim
do segundo trimestre é tempo de receber da escola o boletim e o Relatório
Individual do Adriel. Desta vez, a única nota mais ou menos no boletim é a de
"Condutas de domínio afetivo", que avalia a relação dele com os
colegas. Já no relatório dá pra ver que tudo que eu registro aqui é a mais pura
verdade:
Este
relatório tem como objetivo analisar o aluno Adriel durante o primeiro semestre
nos aspectos sócio-afetivo, cognitivo e psicomotor.
Fontes de
pesquisa:
orientarpedagogos.blogspot.com
fdananda.blogspot.com
karine-kira.blogspot.com/.../
neusamariabento.blogspot.com
pmjgminas.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário