sábado, 21 de julho de 2018

CIDADE, CAMPO E MORADIA


                              Seqüência Didática
 Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Vespertino
Tema: Cidade, Campo e Moradia/Datas comemorativas
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I
Tempo: 10/07 a 16/07 e 23/07 a 10/08 de 2018

Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Conhecer e diferenciar o meio urbano em que vivem, do meio rural, buscando entender as outras culturas como diferentes e igualmente ricas;
*Identificar diferentes tipos de moradia;
*Registrar sua própria moradia;
*Valorizar datas comemorativas
* Conhecer o números e a Letras.
Habilidades:
*Explorar linguagem, culinária, uso e costumes do homem do campo e da cidade.
*Valorizar o rural, despertando a admiração pelo homem do campo, percebendo inclusive a interdependência campo-cidade.
*Identificar datas comemorativas

Desenvolvimento
10/07– 1º momento /Atividades de rotina

-1º – Roda de conversa sobre o tema que será estudado, induzir os alunos a uma conversação sobre o que entendem por Cidade, Campo e Moradia, levantando seus conhecimentos prévios.
*  Recorte colagem (Cartaz-Cidade, campo e moradia);

11/072º momento /Atividades de rotina

-Roda de conversa: Continuação do tema abordado, convidar os alunos para assistirem ao vídeo: “Chico Bento em: na roça é diferente!” Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0
*Desenho livre;

12/073º momento /Atividades de rotina

-Em roda de conversa, refletir com os alunos sobre o vídeo da aula anterior: Por que na roça é diferente? O que o primo de Chico Bento estranhou quando estava na roça? Vocês conhecem pessoas que moram na área rural? Alguém na sala reside na área rural? Como vocês imaginam que é a vida no campo?
* Pintura (Campo);

13/07-4º momento /Atividades de rotina
-Roda de Conversa sobre as diferenças existentes entre a zona rural e urbana, bem como as manifestações de realidades sociais relativamente diferentes nesses espaços.  DVD- fábula (O Rato do Campo e o Rato da Cidade). Depois, peça às crianças que comentem o que acharam da história. Questione-as sobre: Quais são os personagens da fábula?
Quais eram as diferenças existentes entre os ratos?
Como você acredita que seja a vida no campo?
Você conhece alguém que vive na zona rural?
Você já foi à zona rural? Conte como foi esse passeio?
*Quebra cabeça (Campo)

23/07-5º momento /Atividades de rotina
Conversar com os alunos sondando o nível de conhecimento dos mesmos sobre o tema abordado - História da nossa cidade  e bairro onde mora. Promover um debate sobre o mesmo.
*Leitura do poema (Mimosa Mimosa do sul...)
 *Desenho livre e jogos de encaixe (cidade) .

24/07-6º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: - História os três porquinhos (Moradia).
Leitura do Conto – Os Três Porquinhos, pausadamente, perguntando as crianças a cada parágrafo lido sobre o contexto da leitura.
Após a leitura da história converse com as crianças, perguntando:
Como vocês imaginaram ser a floresta? Os três porquinhos e a casinha de cada um?
Qual casinha foi a escolha mais prudente? Por quê?
Devemos apenas trabalhar ou apenas brincar?
Devemos ajudar o próximo?
*Dobradura e massinha de modelar.

25/077º momento /Atividades de rotina

-Roda de Conversa: Continuação do tema abordado.
*Circule a casa maior e pinte a menor;

26/078º momento /Atividades de rotina
Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Cubra com lápis o caminho que Calil faz ate escola e circule o que tem no seu bairro e Jogos de encaixe.

27/079º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Recorte e Colagem (O que você vê na cidade);

30/0710º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Pinte o que você não vê na cidade;
31/0711º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Vamos pintar a cena que representa a Campo;

01/0812º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado;
* Pinte o que tem perto da sua casa;

02/0813º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
*- Pintura (Tipos de moradia);

03/0814º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
*Leve cada porquinho a sua casa;

06/0815º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* pinte a casa que se parece com a sua;

07/0816º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Pinte o porquinho maior e circule o menor;

08/0817º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Pinte as letras que formam seu nome/musica;

09/0818º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Recorte e colagem (moradias);

10/0819º momento /Atividades de rotina

Roda de conversa: Continuação do tema abordado
* Desenho livre e massinha de modelar.

 Atividades:

10/07- Recorte e colagem- cartaz (campo, cidade e moradia);
11/07- DVD e desenho livre;
12/07- Pintura (Campo);  
13/07- Quebra cabeça (campo).
23/07-Desenho livre e jogos de encaixe (cidade) .
24/07-Dobradura e massinha de modelar (moradia);
25/07-Circule a casa maior e pinte a menor;
26/07- Cubra com lápis o caminho que Calil faz até a escola.
27/07-Recorte e Colagem (O que você vê na cidade);
30/07- Pinte o que você não vê na cidade;
31/07- Vamos pintar a cena que representa o Campo;
01/08- Pinte o que tem perto da sua casa;
02/08- Pintura (Tipos de moradia);
03/08- Leve cada porquinho até sua casa;
06/08-Pinte a casa que se parece com a sua;
07/08- Pinte o porquinho maior e circule o menor;
08/08-Pinte as letras que formam seu nome;
09/08-Recorte e colagem (moradias);
10/08-Desenho livre e massinha de modelar.
  





Recursos/ material de apoio de 19  a 23  de Fevereiro de 2018.
  Papéis coloridos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Palitos de picolé, pincéis,Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, como caixas de história, CDs, DVDs, fantoches, Pen drive...
Avaliação:
 Acontecerá durante todo o processo das aulas, avaliando a aquisição de conhecimento em reconhecimento do tema abordado, observando o desenvolvimento da aprendizagem.

    




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