Seguidores

domingo, 2 de setembro de 2018

#Brincadeiras com #música


Espaço: Pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades.
Material: uma folha de jornal para cada criança e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.

Atividade I
Dança do #jornal
Alunos participantes organizados lado a lado. Perto de cada aluno será colocada uma folha de jornal. Dado um sinal (pode-se colocar uma música) , todas os alunos dançarão sobre a folha de jornal e não vale sair de cima do jornal e nem rasgá-lo. Os movimentos com os pés deverão ser variados; ora crianças pularão, ora dançarão etc., de acordo com a criatividade de cada um. Vence quem cumprir o objetivo de não rasgar o jornal.
Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas. Também pode ser realizada em dupla.
Alguns alunos podem não toparem dançar por timidez, convide-os para serem juízes com o professor e observar se os colegas não infringem as regras.
Caso isto possa ocorrer com vários alunos, inicie a atividade da seguinte forma: quando eu colocar a música, vocês deverão ficar saltando em cima do jornal com os dois pés, mas não pode rasgar o jornal!
2- Em seguida a mesma atividade pedindo que salte com um pé de cada vez.
 3- Saltar com um pé, os dois e o outro.
4 - saltar com um é os dois juntos, os dois afastados (abrindo as pernas e novamente juntos e o outro pé.
Fazer diversas variações  e já estarão dançando e experienciando o ritmo.
Em seguida proponha que eles criem a seqüência.

Atividade II
Espaço: Pátio da escola, #sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades.
Material: cadeiras e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança das Cadeiras
Os alunos ficam em pé rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras enquanto uma música toca.
Quando a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sai do jogo.
A quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas.
              
Atividade III
Espaço: Pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: uma laranja para cada dupla e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança da Laranja
Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apo iada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia.
É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.

Atividade IV
Espaço: Pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das atividades
Material: um aparelho de som e cd com a música
Cabeça, ombro, joelho e pé
O grupo de alunos canta as partes do corpo como indicado abaixo. Enquanto canta, coloca a mão na parte citada.
Os participantes da roda vão cantando cada vez mais rápido.
Não vale errar a seqüência. Quem errar sai da brincadeira.
Letra da música:
“Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé
Olhos, orelha, boca e nariz
Cabeça, ombro, joelho e pé
Joelho e pé.”

Atividade VI
Espaço: Pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a e xecução das atividades
Mamãe da rua musical
O pegador fica no meio da rua, e as outras crianças ficam na calçada.
Quem está no meio da rua fala o nome de um cantor. Por exemplo: Michael Jackson ou Ivete Sangalo. Os outros brincantes têm que tentar passar para o outro lado da rua, mas só podem passar cantando uma música do cantor mencionado.
Aquele que não cantar pode ser pego depois que o pegador contar até dez.
Se alguma criança não passar, o pegador pode invadir a calçada para tentar pegá-la.

Avaliação
Verificar junto aos alunos se compreenderam que a interação música, movimento, rítmo levam a construção da dança, ou de movimentos rítmicos.
Perguntar junto aos alunos se no seu entendimento, eles foram capazes de criar uma dança ou uma seqüência rítmica de forma prazerosa?
Levantar a questão se todos conseguiram participar das atividades?


Nenhum comentário:

Plano de Aula, História, Resenha, Relatório, sequência didática, #EducaçãoInfantil, Projetos,Releitura,Música,Brincadeiras Dirigidas, Teatro...

Follow by Email