Espaço: Pátio da
escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das
atividades.
Material: uma folha de
jornal para cada criança e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes
ritmos.
Atividade I
Dança do #jornal
Alunos
participantes organizados lado a lado. Perto de cada aluno será colocada
uma folha de jornal. Dado um sinal (pode-se colocar uma música) , todas os
alunos dançarão sobre a folha de jornal e não vale sair de cima do jornal e nem
rasgá-lo. Os movimentos com os pés deverão ser variados; ora crianças pularão,
ora dançarão etc., de acordo com a criatividade de cada um. Vence quem cumprir
o objetivo de não rasgar o jornal.
Uma
maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas
mais lentas e outras mais agitadas. Também pode ser realizada em dupla.
Alguns
alunos podem não toparem dançar por timidez, convide-os para serem juízes com o
professor e observar se os colegas não infringem as regras.
Caso
isto possa ocorrer com vários alunos, inicie a atividade da seguinte forma: quando eu colocar a música, vocês
deverão ficar saltando em cima do jornal com os dois pés, mas não pode rasgar o
jornal!
2- Em seguida a mesma atividade pedindo
que salte com um pé de cada vez.
3-
Saltar com um pé, os dois e o outro.
4 - saltar com um é os dois juntos, os
dois afastados (abrindo as pernas e novamente juntos e o outro pé.
Fazer
diversas variações e já estarão dançando e experienciando o ritmo.
Em
seguida proponha que eles criem a seqüência.
Atividade
II
Espaço:
Pátio da escola, #sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das
atividades.
Material:
cadeiras e um aparelho de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança das Cadeiras
Os
alunos ficam em pé rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras enquanto
uma música toca.
Quando
a música parar, todos têm que sentar em uma cadeira. Quem não conseguir sai do
jogo.
A
quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade
de pessoas.
Atividade
III
Espaço:
Pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das
atividades
Material: uma laranja para cada dupla e um aparelho
de som e cds com músicas de diferentes ritmos.
Dança
da Laranja
Formam-se
os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apo iada entre as testas dos dois
integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando
ao mesmo tempo evitar que a laranja caia.
É
proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a
dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a
laranja.
Atividade IV
Espaço:
Pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a execução das
atividades
Material:
um aparelho de som e cd com a música
Cabeça,
ombro, joelho e pé
O
grupo de alunos canta as partes do corpo como indicado abaixo. Enquanto canta,
coloca a mão na parte citada.
Os
participantes da roda vão cantando cada vez mais rápido.
Não
vale errar a seqüência. Quem errar sai da brincadeira.
Letra
da música:
“Cabeça,
ombro, joelho e pé
Joelho
e pé
Olhos,
orelha, boca e nariz
Cabeça,
ombro, joelho e pé
Joelho
e pé.”
Atividade VI
Espaço:
Pátio da escola, sala de aula ou qualquer lugar que possibilite a e xecução das
atividades
Mamãe da rua musical
O
pegador fica no meio da rua, e as outras crianças ficam na calçada.
Quem
está no meio da rua fala o nome de um cantor. Por exemplo: Michael Jackson ou
Ivete Sangalo. Os outros brincantes têm que tentar passar para o outro lado da
rua, mas só podem passar cantando uma música do cantor mencionado.
Aquele
que não cantar pode ser pego depois que o pegador contar até dez.
Se
alguma criança não passar, o pegador pode invadir a calçada para tentar
pegá-la.
Avaliação
Verificar
junto aos alunos se compreenderam que a interação música, movimento, rítmo
levam a construção da dança, ou de movimentos rítmicos.
Perguntar
junto aos alunos se no seu entendimento, eles foram capazes de
criar uma dança ou uma seqüência rítmica de forma prazerosa?
Levantar
a questão se todos conseguiram participar das atividades?
Nenhum comentário:
Postar um comentário