Seguidores

domingo, 2 de setembro de 2018

Musicalização infantil - canções de roda

                                                            Palmas e pés

Como primeiras atividades, recomendamos as que usam as palmas das mãos e os pés, porque sãofáceis de assimilar e executar. É o primeiro exercício sobre os compassos e os tempos, em que as crianças, intuitivamente, irão perceber essa divisão.
A atividade consiste em bater palmas e bater as mãos na mesa, de forma alternada, em diferentes compassos. Você verá que este é um tipo de atividade que as crianças fazem com o maior entusiasmo. Vale a pena destacar que, à medida que a atividade se desenvolve, vamos tornando o compasso e a mistura de palmas, pés e batidas na mesa cada vez mais complexos.
Mesmo assim, você verá que os alunos não perdem o  entusiasmo, e muito menos o compasso. Ao contrário, eles têm uma grande capacidade de assimilar e executar corretamente os pulsos sonoros solicitados.
Antes de levar esta e outras atividades para os meninos, treine sozinho ou com um colega da escola, para você chegar afiado para a turma, de maneira a não se atrapalhar. Isso porque rapidamente as crianças superam a gente.

Órgãos do corpo


Depois das palmas e dos pés, que são atividades bastante lúdicas, podemos avançar mais um pouquinho, agora com uma atividade que as crianças adoram. Vamos usar músicas para treinar a coordenação motora, ao mesmo tempo em que promoveremos o auto-conhecimento da criança em relação ao próprio corpo. A letra dessas músicas deve citar partes do corpo, olhos, orelhas, nariz e boca, ao mesmo tempo em que as crianças devem tocar essas partes em seu próprio corpo.
Um detalhe importante é que, se você toca violão ou se há alguém que pode acompanhar a atividade, ótimo. Você conseguirá desenvolver a brincadeira de uma forma muito interessante. Mas se você não sabe tocar instrumentos, você poderá usar um CD com as músicas. Se, mesmo assim, você não tiver à disposição um aparelho de tocar CD, não se preocupe, cante várias vezes para as crianças e ensine a letra a elas, mesmo sem o acompanhamento por instrumento.
As crianças se entusiasmam com esse tipo de atividade, por isso, a partir de agora, você pode utilizar algo um pouco mais complexo. Você vai começar devagar, sabendo que a turma demora um pouco para memorizar cada passo da brincadeira. Da mesma maneira que na atividade anterior, primeiro você vai cantar para elas e treinar para que memorizem a letra da música: “Aperta a campainha do nariz, pisca a janela dos olhinhos...”. Em seguida, peça para elas fazerem o que a música está indicando, apertando o nariz, piscando os olhos, e repita várias vezes.
 

Das brincadeiras com palmas e pés, depois com o corpo, e, por fim, com instrumentos de percussão, podemos avançar um pouco mais com a turma. Passamos a trabalhar a interação entre as crianças, partindo para atividades em que todos têm de colaborar com todos para que a atividade dê certo e para que seja divertida. Em um primeiro momento, o melhor para que essa interação ocorra na musicalização é o uso das canções de roda.
Para as crianças, as canções de roda são de fácil assimilação, pois as rimas e a métrica usadas são muito simples, e ainda por cima despertam a vontade de cantar. Você pode começar com sua turma usando uma bem simples, que se parece muito com as atividades rítmicas que vimos anteriormente, usando palmas e pés. É uma brincadeira muito interessante que combina letra, melodia e a marcação do compasso com pés e palmas de forma coordenada. Trata-se da canção “ Olha palma, palma, palma, olha pé, pé, pé .....”.

Brincadeira do chapéu

Uma canção de roda, com a qual podemos intensificar a interação entre as crianças, é a brincadeira do chapéu. Sugestão de canção: “Fui à Bahia buscar meu chapéu ....” Esta é uma atividade em que há necessidade de contato entre as crianças. Trata-se de uma canção de roda em que entre todos os membros do grupo, uma criança recebe um chapéu na cabeça, e que deve passar o chapéu para o próximo da roda, escolhendo aleatoriamente entre os colegas aquele que ficará com o chapéu. Antes de iniciar qualquer atividade, explique bem às crianças como a brincadeira irá se desenrolar. Depois inicie a brincadeira, interrompendo, quando necessário, para corrigir eventuais falhas.

Fonte:https://www.cpt.com.br/artigos/musicalizacao-infantil
Postar um comentário

Maria Aparecida Rodrigues Marques

Minha foto

Professora Maria Aparecida R. Marques mas podem me chamar de (Cida Marques) Professora graduada em pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins e Pós Graduada em Artes, Gestão Publica , Educação Infantil e Series Iniciais pela Faculdade de administração FACEL. Professora concursada em duas matriculas pela rede municipal. Contato pelo email: cidarmarques2@hotmail.com tenho 45 anos, sou casada, tenho dois filhos lindo, um de 06 anos e o outro 24 anos. Trabalho na Educação Infantil municipal a 22 anos. Amo o que faço, busco sempre melhorar, procuro entender meus alunos para poder ajudá-los. Para mim ser professora é uma missão. Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade e os meus pais por terem me incentivado.

Plano de Aula, História, Resenha, Relatório, sequência didática, #EducaçãoInfantil, Projetos,Releitura,Música,Brincadeiras Dirigidas, Teatro...

Follow by Email