domingo, 2 de setembro de 2018

Musicalização infantil - canções de roda

                                                            Palmas e pés

Como primeiras atividades, recomendamos as que usam as palmas das mãos e os pés, porque sãofáceis de assimilar e executar. É o primeiro exercício sobre os compassos e os tempos, em que as crianças, intuitivamente, irão perceber essa divisão.
A atividade consiste em bater palmas e bater as mãos na mesa, de forma alternada, em diferentes compassos. Você verá que este é um tipo de atividade que as crianças fazem com o maior entusiasmo. Vale a pena destacar que, à medida que a atividade se desenvolve, vamos tornando o compasso e a mistura de palmas, pés e batidas na mesa cada vez mais complexos.
Mesmo assim, você verá que os alunos não perdem o  entusiasmo, e muito menos o compasso. Ao contrário, eles têm uma grande capacidade de assimilar e executar corretamente os pulsos sonoros solicitados.
Antes de levar esta e outras atividades para os meninos, treine sozinho ou com um colega da escola, para você chegar afiado para a turma, de maneira a não se atrapalhar. Isso porque rapidamente as crianças superam a gente.

Órgãos do corpo


Depois das palmas e dos pés, que são atividades bastante lúdicas, podemos avançar mais um pouquinho, agora com uma atividade que as crianças adoram. Vamos usar músicas para treinar a coordenação motora, ao mesmo tempo em que promoveremos o auto-conhecimento da criança em relação ao próprio corpo. A letra dessas músicas deve citar partes do corpo, olhos, orelhas, nariz e boca, ao mesmo tempo em que as crianças devem tocar essas partes em seu próprio corpo.
Um detalhe importante é que, se você toca violão ou se há alguém que pode acompanhar a atividade, ótimo. Você conseguirá desenvolver a brincadeira de uma forma muito interessante. Mas se você não sabe tocar instrumentos, você poderá usar um CD com as músicas. Se, mesmo assim, você não tiver à disposição um aparelho de tocar CD, não se preocupe, cante várias vezes para as crianças e ensine a letra a elas, mesmo sem o acompanhamento por instrumento.
As crianças se entusiasmam com esse tipo de atividade, por isso, a partir de agora, você pode utilizar algo um pouco mais complexo. Você vai começar devagar, sabendo que a turma demora um pouco para memorizar cada passo da brincadeira. Da mesma maneira que na atividade anterior, primeiro você vai cantar para elas e treinar para que memorizem a letra da música: “Aperta a campainha do nariz, pisca a janela dos olhinhos...”. Em seguida, peça para elas fazerem o que a música está indicando, apertando o nariz, piscando os olhos, e repita várias vezes.
 

Das brincadeiras com palmas e pés, depois com o corpo, e, por fim, com instrumentos de percussão, podemos avançar um pouco mais com a turma. Passamos a trabalhar a interação entre as crianças, partindo para atividades em que todos têm de colaborar com todos para que a atividade dê certo e para que seja divertida. Em um primeiro momento, o melhor para que essa interação ocorra na musicalização é o uso das canções de roda.
Para as crianças, as canções de roda são de fácil assimilação, pois as rimas e a métrica usadas são muito simples, e ainda por cima despertam a vontade de cantar. Você pode começar com sua turma usando uma bem simples, que se parece muito com as atividades rítmicas que vimos anteriormente, usando palmas e pés. É uma brincadeira muito interessante que combina letra, melodia e a marcação do compasso com pés e palmas de forma coordenada. Trata-se da canção “ Olha palma, palma, palma, olha pé, pé, pé .....”.

Brincadeira do chapéu

Uma canção de roda, com a qual podemos intensificar a interação entre as crianças, é a brincadeira do chapéu. Sugestão de canção: “Fui à Bahia buscar meu chapéu ....” Esta é uma atividade em que há necessidade de contato entre as crianças. Trata-se de uma canção de roda em que entre todos os membros do grupo, uma criança recebe um chapéu na cabeça, e que deve passar o chapéu para o próximo da roda, escolhendo aleatoriamente entre os colegas aquele que ficará com o chapéu. Antes de iniciar qualquer atividade, explique bem às crianças como a brincadeira irá se desenrolar. Depois inicie a brincadeira, interrompendo, quando necessário, para corrigir eventuais falhas.

Fonte:https://www.cpt.com.br/artigos/musicalizacao-infantil

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE