JUSTIFICATIVA
Desde pequenas,
as crianças apresentam um grande interesse pelos animais. Esse tema desperta muito
a curiosidade dos alunos. Para comprovar esse interesse idealizei esse projeto
e vou registrando todas as atividades realizadas com os educando. Exemplo: Contação
de histórias, Dramatização de musica, brincadeiras dirigidas, jogos, dinâmicas
entre outras. Dessa maneira, o trabalho realizado com os bichos poderá oferecer
diversas oportunidades de aprendizagem sobre o conteúdo abordado na seqüência
didática.
Levando em consideração que os animais faz parte da vida de várias
crianças no seu cotidiano através da criação de animais domésticos, nos filmes,
desenhos, músicas, brinquedos e histórias, etc, o trabalho com esse tema se torna
importante, pois através da diversificada gama de situações as crianças são
estimuladas a realização de observações, identificações e relações entre os
diversos animais e seus ambientes, desenvolvendo várias áreas do seu
conhecimento.
Nesse projeto buscamos aliar o tema da nossa festa junina(O Arraia da
Bicharada) e o interesse das crianças pelos bichos, utilizando o conteúdo da
seqüência didática do bimestre.
OBJETIVOS
*Ampliar o conhecimento
das crianças sobre os animais;
*Ouvir, cantar e se
expressar através da música com o tema da festa junina;
*Compreender a
importância de cuidar da natureza, do meio ambiente e preservar a vida animal
através de ações simples;
*Estimular a oralidade
e ampliar o repertório lingüístico da criança;
*Ampliar as
possibilidades de movimento das crianças através da livre expressão, da
observação e também da imitação de gestos realizados pelos animais e
reproduzidos pelas professoras;
*Estimular a cooperação
entre as crianças, através de atividades simples de organização do ambiente e
da elaboração coletiva de painéis decorativos.
ATIVIDADES
1-Observação e
Identificação dos animais através de livros com figuras;
2-Manuseio de livros
sobre o tema, resultando em um vídeo com a reação das crianças;
3-Utilização de livros
com fantoches para contação de histórias e identificação dos animais;
“4-Brincadeiras de imitar os animais reproduzindo
seus sons ou ações (voar como os pássaros); (nadar como os peixinhos),
(pular como os sapos), utilizando o CD da Xuxa “imitando os animais” Palavra
Cantada”;
5-Descubra a charadinha
6- Filmes com
abordagens relativas ao tema: Animais Selvagens, Cantando com os animais;
7-Utilização do recurso
digital para a contação de histórias (Computador, notebook, DataShow e celular )
8-Ilustre a música
PRODUTO FINAL
05/06-Exposição dos trabalhos artísticos e dos bichinhos de pelúcia preferidos das crianças trazidos de casa.
06/06-Apresentação: Festa Junina da escola (O Arraiá
da Bicharada).
CIRANDA DOS BICHOS
A DANÇA DO JACARÉ
QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
A DANÇA DO JACARÉ, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
E ABRE O BOCÃO ASSIM.
REMEXE O RABO E NADA NO LAGO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DO JACARÉ, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
E ABRE O BOCÃO ASSIM.
REMEXE O RABO E NADA NO LAGO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DA CASCAVEL,
QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
A DANÇA DA CASCAVEL, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA ONDULADO
E ESTICA O PESCOÇO ASSIM.
E SOBE NO GALHO, BALANÇA O CHOCALHO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DA CASCAVEL, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA ONDULADO
E ESTICA O PESCOÇO ASSIM.
E SOBE NO GALHO, BALANÇA O CHOCALHO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DO
CARANGUEJO, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
A DANÇA DO CARANGUEJO, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
BELISCA O MEU PÉ ASSIM.
E MEXE O OLHO E ANDE DE LADO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DO CARANGUEJO, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
BELISCA O MEU PÉ ASSIM.
E MEXE O OLHO E ANDE DE LADO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DO PEIXE
BOI, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
A DANÇA DO PEIXE BOI, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
E ABRE A BOQUINHA ASSIM.
ME DÁ UM BEIJINHO E NADA UM POUQUINHO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DO PEIXE BOI, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
E ABRE A BOQUINHA ASSIM.
ME DÁ UM BEIJINHO E NADA UM POUQUINHO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DO TUIUIU,
QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
A DANÇA DO TUIUIU, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
E VOA NO AR ASSIM.
E SOBE UM POUQUINHO E DESCE UM POUQUINHO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DO TUIUIU, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
E VOA NO AR ASSIM.
E SOBE UM POUQUINHO E DESCE UM POUQUINHO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DA CRIANÇADA, QUERO VER QUEM
SABE DANÇAR.
A DANÇA DA CRIANÇADA, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
FAZ UMA CARETA ASSIM.
E DÁ UMA VOLTINHA, SACODE A CABEÇA
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM
A DANÇA DA CRIANÇADA, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
FAZ UMA CARETA ASSIM.
E DÁ UMA VOLTINHA, SACODE A CABEÇA
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM
-COMPLETE AS PALAVRAS
E DESCUBRA AS CHARADINHAS:
*O QUE É, O QUE É... QUE ABRE O BOCÃO, REMEXE O RABO E NADA NO LAGO?
1-_____ACARÉ
*O QUE É, O QUE É... QUE ESTICA O PESCOÇO, SOBE NO
GALHO E BALANÇA O CHOCALHO?
2-_____ ASCAV EL
*O QUE É, O
QUE É... QUE BELISCA O MEU PÉ,
MEXE O OLHO E ANDA
DE LADO?
3-______ ARANGUEJ O
*O QUE É, O QUE É... QUE ABRE A BOQUINHA, DÁ UM
BEIJINHO E NADA UM POUQUINHO?
4-____EIXE BOI
*O QUE É, O
QUE É... QUE VOA NO
AR, SOBE UM POUQUINHO E DESCE
UM POUQUINHO?
5-T____IUIU
*O QUE É, O QUE É... QUE FAZ UMA
CARETA, DÁ UMA VOLTINHA E SACODE A
CABEÇA?
6- ____RIANÇADA.
OS ALUNOS DEVERÃO
IMITAR OS SONS
E OS MOVIMENTOS DOS ANIMAIS QUE ESTÃO
PRESENTES NA MÚSICA. DEPOIS, JUNTAMENTE COM A PROFESSORA, CRIARÃO A COREOGRAFIA DA MÚSICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário