segunda-feira, 20 de maio de 2019

Projeto: Imitando os Bichos


JUSTIFICATIVA

  Desde pequenas, as crianças apresentam um grande interesse pelos animais. Esse tema desperta muito a curiosidade dos alunos. Para comprovar esse interesse idealizei esse projeto e vou registrando todas as atividades realizadas com os educando. Exemplo: Contação de histórias, Dramatização de musica, brincadeiras dirigidas, jogos, dinâmicas entre outras. Dessa maneira, o trabalho realizado com os bichos poderá oferecer diversas oportunidades de aprendizagem sobre o conteúdo abordado na seqüência didática.
        Levando em consideração que os animais faz parte da vida de várias crianças no seu cotidiano através da criação de animais domésticos, nos filmes, desenhos, músicas, brinquedos e histórias, etc, o trabalho com esse tema se torna importante, pois através da diversificada gama de situações as crianças são estimuladas a realização de observações, identificações e relações entre os diversos animais e seus ambientes, desenvolvendo várias áreas do seu conhecimento. 
       Nesse projeto buscamos aliar o tema da nossa festa junina(O Arraia da Bicharada) e o interesse das crianças pelos bichos, utilizando o conteúdo da seqüência didática do bimestre.

OBJETIVOS

*Ampliar o conhecimento das crianças sobre os animais;
*Ouvir, cantar e se expressar através da música com o tema da festa junina;
*Compreender a importância de cuidar da natureza, do meio ambiente e preservar a vida animal através de ações simples;
*Estimular a oralidade e ampliar o repertório lingüístico da criança;
*Ampliar as possibilidades de movimento das crianças através da livre expressão, da observação e também da imitação de gestos realizados pelos animais e reproduzidos pelas professoras;
*Estimular a cooperação entre as crianças, através de atividades simples de organização do ambiente e da elaboração coletiva de painéis decorativos.

ATIVIDADES

1-Observação e Identificação dos animais através de livros com figuras;
2-Manuseio de livros sobre o tema, resultando em um vídeo com a reação das crianças;
3-Utilização de livros com fantoches para contação de histórias e identificação dos animais;
“4-Brincadeiras de imitar os animais reproduzindo seus sons ou ações (voar como os pássaros); (nadar como os peixinhos), (pular como os sapos), utilizando o CD da Xuxa “imitando os animais” Palavra Cantada”;
5-Descubra a charadinha
6- Filmes com abordagens relativas ao tema: Animais Selvagens, Cantando com os animais;
7-Utilização do recurso digital para a contação de histórias (Computador, notebook, DataShow e celular )
8-Ilustre a música

PRODUTO FINAL


05/06-Exposição dos trabalhos artísticos e dos bichinhos de pelúcia preferidos das crianças trazidos de casa.
06/06-Apresentação: Festa Junina da escola (O Arraiá da Bicharada).
 


CIRANDA DOS BICHOS

A DANÇA DO JACARÉ QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
A DANÇA DO JACARÉ, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
E ABRE O BOCÃO ASSIM.
REMEXE O RABO E NADA NO LAGO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DA CASCAVEL, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
A DANÇA DA CASCAVEL, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA ONDULADO
E ESTICA O PESCOÇO ASSIM.
E SOBE NO GALHO, BALANÇA O CHOCALHO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
 
A DANÇA DO CARANGUEJO, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
A DANÇA DO CARANGUEJO, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
BELISCA O MEU PÉ ASSIM.
E MEXE O OLHO E ANDE DE LADO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DO PEIXE BOI, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
A DANÇA DO PEIXE BOI, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
E ABRE A BOQUINHA ASSIM.
ME DÁ UM BEIJINHO E NADA UM POUQUINHO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
A DANÇA DO TUIUIU, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
A DANÇA DO TUIUIU, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
E VOA NO AR ASSIM.
E SOBE UM POUQUINHO E DESCE UM POUQUINHO
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM.
 
A DANÇA DA CRIANÇADA, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
A DANÇA DA CRIANÇADA, QUERO VER QUEM SABE DANÇAR.
REBOLA PARA LÁ, REBOLA PARA CÁ
FAZ UMA CARETA ASSIM.
E DÁ UMA VOLTINHA, SACODE A CABEÇA
DEPOIS DÁ A MÃO PARA MIM



-ILUSTRE A MÚSICA


-COMPLETE AS  PALAVRAS  E  DESCUBRA  AS  CHARADINHAS:
*O  QUE  É, O QUE É... QUE  ABRE O BOCÃO, REMEXE O  RABO E NADA NO LAGO?
1-_____ACARÉ

*O QUE É, O QUE É... QUE ESTICA O PESCOÇO, SOBE NO GALHO E BALANÇA O CHOCALHO?
2-_____  ASCAV EL 

*O QUE  É, O QUE  É... QUE  BELISCA O  MEU  PÉ, MEXE  O  OLHO E  ANDA  DE  LADO?
3-______ ARANGUEJ O

*O QUE É, O QUE É... QUE ABRE A BOQUINHA, DÁ UM BEIJINHO E  NADA UM POUQUINHO?
4-____EIXE   BOI 

*O QUE  É, O QUE  É... QUE  VOA  NO AR,  SOBE UM  POUQUINHO  E  DESCE  UM  POUQUINHO?
5-T____IUIU

*O  QUE  É, O QUE  É... QUE  FAZ  UMA  CARETA, DÁ  UMA VOLTINHA  E  SACODE  A  CABEÇA?
6- ____RIANÇADA. 

OS ALUNOS  DEVERÃO  IMITAR  OS  SONS  E  OS  MOVIMENTOS DOS  ANIMAIS  QUE  ESTÃO  PRESENTES  NA  MÚSICA. DEPOIS, JUNTAMENTE  COM  A  PROFESSORA,  CRIARÃO  A COREOGRAFIA  DA  MÚSICA.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE