quinta-feira, 19 de março de 2020

Sequência Didática /Tema Integrador: Saúde

Competência Geral. Autoconhecimento e autocuidado. Conhecer –se, apreciar-se e cuidar de sua saúde   física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocritica e capacidade para lidar com elas.

Direitos de Aprendizagem
Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.


 

  Campos de Experiência

- O eu, o outro e o nós
- Corpo, gestos e movimentos
- Traços, sons, cores e formas
- Escuta, fala, pensamento e imaginação
-Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EI03CG04) - Adotar de hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimento, conforto e aparência.

EI03ET04) - Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.

(EI03CG01) Movimentar-se de forma adequada, ao interagir com colegas e adultos em brincadeiras e atividades.

(EI03EQ01) - Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

(EI03EQ03) - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI03ET06) - Resolver situações- problemas, resolvendo questões, levantando hipóteses, organizando dados, testando possibilidades de solução.

(EI03CG02) -Criar movimentos, gestos, olhares, mímicas e sons com o corpo em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

(EI03OE02) -Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

(EI03TS04) - Reconhecer as qualidades        do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
(EI03TS01) -Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03ET01) -Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03CG02) -Criar movimentos, gestos, olhares, mímicas e sons com o corpo em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Tempo de execução da sequência didática. Mês de março. 1 MÊS
Detalhamento da sequência.

1º Dia: Segunda-feira- 02/03.
    Rotina: Deverá ser feita todos os dia.Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.Apresentação do tema.
Música de acordo com o tema
Levar para a roda de conversa uma caixa contendo alguns materiais imprescindíveis para uma boa higiene. Mostrar um por um aos alunos instigando-os a nomeá-los e a relatarem experiências relacionadas aos mesmos. Por exemplo: sabonetes, cremes dentais, pentes, escovas de dentes e de cabelos, lenços umedecidos, fraldas, desodorantes, perfumes, toalhas de banho, papel higiênico, etc. Para maior interesse das crianças na conversa o(a) professor(a) deve criar um ambiente lúdico e atrativo.
Conversar com as crianças sobre cada objeto, nomeá-los corretamente e permitir a fala dos alunos, cada um pode contar suas histórias e experiências. Durante a conversa enfatizar a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovar os dentes, entre outras. Será possível verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos, assim como aqueles que necessitarão de mais atenção.
Dinâmica do banho-Entregar uma toalha de papel a cada criança, pedir que faça uma bola imitando uma bucha de banho. Em seguida colocar a música CHUVEIRO PATATI PATATA e pedir para as crianças simularem um banho. 
ATIVIDADE PARA CASA- pesquisar objetos utilizados em sua higiene pessoal
Leitura deleite
Música de saída



  2º Dia: Terça -feira- 03/03.
    Rotina:   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Explorar dramatizações utilizando objetos como: toalhas de banho, guardanapos, escovas de dente e cabelos. Propiciar que as crianças se olhem em espelhos e brinquem de se cuidar e arrumar. É interessante também brincar com as crianças utilizando bonecas e bonecos. Aproveitar as brincadeiras e dramatizações para ensinar os alunos a utilização adequada dos objetos de higiene pessoal (escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, etc.)

O(a) professor(a) pode levar dois bonecos bebês – um limpinho e bem vestido e outro bastante sujo. Lançar questionamentos e permitir que as crianças criem hipóteses a respeito do que aconteceu com os bebês e o que deve ser feito. Proporcionar a higiene e o cuidado do bebê para que ele possa viver saudável e feliz.
Socialização da tarefa de casa
Leitura deleite
Música de saída
 3º DIA: 04/03- Quarta-feira –
    Rotina:   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Explorar músicas, histórias em livros e pequenos vídeos sobre o tema. Escolhendo e planejando de acordo com os interesses e faixa-etária dos alunos. É importante apresentar uma atividade diária e explorá-la ao máximo, mas não abusar das informações, pois podem confundir as crianças que, nesta fase, sentem necessidade de repetir várias vezes as mesmas músicas, histórias e brincadeiras.
Dicas:
Canção popular – O sapo não lava o pé – trocando o sapo pelos nomes
das crianças e perguntando – Fulano lava o pé? Como? Onde? Por quê?
Montar um quebra cabeça com as partes do corpo
PARA CASA Completar as partes do corpo que estão faltando   no boneco
Leitura deleite
Música de saída



4º DIA: 05/03- Quinta-feira
    Rotina:   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.
Ratinho do Castelo Ra-tim-bum – contém vídeos pequenos e músicas sobre tomar banho, escovar os dentes, entre outras – vale a pena apresentar aos alunos e ensiná-los a cantar e dramatizar com o ratinho.
CD Xuxa Só para baixinhos 8 – canção “Escove os dentes”.
Editora Salamandra – Autora: Leslie McGuire
Leitura deleite
Música de saída



















5º DIA: 06/03- Sexta -feira
  Rotina:   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.
Combine um dia para brincar de salão de beleza. Aproveite para pentear os cabelos dos bonecos – fazer diferentes penteados. Durante a brincadeira converse sobre a importância de sempre agir assim, criando o hábito saudável de cuidar de todo o corpo. Deixe-os brincar livremente durante um tempo antes de encerrar a atividade. No final pode se presentear os alunos com um kit de beleza que esteja dentro do orçamento e das possibilidades da escola e/ou do professor.
Após cada atividade realizada propor aos alunos registrarem, através de desenho tudo o que foi conversado.
Leitura deleite
Música de saída
 




 6º DIA: 09/03- Segunda –Feira
    Rotina:   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.
Conversa sobre Higiene Corporal, necessidade e     importância da higiene.
Como tarefa de casa pedir que tragam rótulos de produtos de higiene para confeccionarmos um cartaz.
Leitura deleite
Música de saída


7º DIA: 10/03- Terça-Feira
    Rotina:    Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.
História: A Estrelinha Azul" / Vídeo da história.
Preparar um teatro da história.
Certa ocasião, no céu grande e bonito, o Sol, depois de um dia de muito trabalho, acordou a branca Lua e recomendou:
- Amiga Lua, estou cansado e preciso dormir um pouco. Tome conta do céu e não o deixe ficar escuro
A Lua levantou-se sem demora. Bateu palmas e chamou as estrelinhas.
- Depressa, meninas, dizia ela. Depressa! Lavem-se ligeiro e escovem-se para brilharem bastante. Lembrem-se de que temos que tornar nosso céu claro e brilhante!
As estrelinhas apareceram correndo e todas, muito alegres, começaram a lavar-se e a escovar-se. E, coisa maravilhosa, `a medida que se limpavam, brilhavam cada vez mais. E como ficavam lindas!
Todas não: havia uma que estava feia, ainda muito suja! Era a Estrelinha Azul.
A Lua logo que a viu, falou zangada:
- Venha cá, Estrelinha Azul. Como é que você está assim tão suja, tão cheia de pó?
A Estrelinha Azul estremeceu de medo e respondeu atrapalhada:
- É que ontem eu estava brincando de escorregar nas nuvens e fiquei cheia de poeira...
- Ontem? Disse dona Lua mais zangada ainda. Que vergonha! Então você dormiu assim? Não faça mais isto! E limpe-se depressa, que está muito atrasada.
Estrelinha Azul saiu ligeiro de perto de dona Lua e, enquanto andava, resmungava:
- Não gosto de me lavar!! Não gosto de me escovar! ... Não quero andar limpa!
- Não diga tal coisa! Falavam-lhe as amiguinhas. Não sabe, então, que quando estamos limpinhas nossa luz é vista da Terra? A estas horas todos lá devem estar olhando para nós, achando nosso céu lindo, lindo!
Mas, nem assim a estrelinha quis ficar limpa e fugiu depressa, toda suja, procurando esconder-se de dona Lua.
Escureceu mais ainda e o céu ficou cheinho de estrelas brilhantes. Entretanto, havia um cantinho escuro onde nada brilhava. Era o lugar da Estrelinha Azul Lá estava ela, mas tão suja, que ninguém podia ver a sua luz. E assim estava o céu, quando no meio da noite, passou o vento gritando:
- Vai chover! Vai chover!
- Depressa, depressa! Falou dona Lua às estrelas. Escondam-se atrás das nuvens para não se molharem.
E as estrelinhas muito nervosas, corriam de cá para lá até ficarem bem escondidinhas na nuvem grande.
Dona Lua contou- as. Faltava uma! Quem será? Estrelinha Azul!
Onde estaria ela? A cuidadosa Lua olhou para uma lado e para o outro. Nada! Não via coisa alguma...Então suspirou muito triste, procurando esconder-se também. Lá, no cantinho escuro do céu estava a Estrelinha Azul, com muito medo da chuva. Ela não queria molhar-se, mas não enxergava o caminho para voltar para sua casa, a nuvem grande.
- Ah! Se a dona Lua me enxergasse, ela me buscaria! Dizia, chorando. Mas, assim como estou, ninguém me vê! Nunca mais eu ficarei suja, nunca mais!

Nisto aconteceu uma coisa maravilhosa! Enquanto ela chorava, lágrimas foram escorregando pelo seu rostinho, lavando-o. E começou a brilhar e seu brilho foi se espalhando pelo céu. Do lugar onde estava, dona Lua viu aquela luz azul fraquinha e, toda contente, gritou bem alto:
- Venha, Estrelinha Azul, aqui está a nuvem grande! Corra, a chuva vem chegando!!
Estrelinha Azul, ouvindo a voz de dona Lua, olhou e viu a nuvem grande iluminada agora pelo seu brilho azulado. Correu depressa e escondeu-se bem escondidinha. E a chuva chegou, molhando tudo, no céu e na Terra. Enquanto chovia, a estrelinha foi depressa tomar banho e escovar-se para que brilhasse como as outras estrelas. Choveu, choveu muito.
Quando parou de chover, a estrelinha saiu correndo de trás da nuvem grande. E lá na Terra, as pessoas olhavam para cima, e diziam:
- Vejam a chuva parou e há uma estrela no céu. E como brilha!
Logo as outras estrelas foram saindo de trás das nuvens e se espalharam no céu, brilhando cada uma em seu lugar.
Porém, entre todas, a Estrelinha Azul chamava a atenção, pelo seu brilho diferente, de linda cor azulada.
E, desse dia em diante, logo que levantava, a estrelinha dizia:
- Limpinha eu sou. E com razão. Pois gosto da água. E do sabão!


      Interpretação oral:
1-Por que a Estrelinha Azul não brilhava como as outras estrelas?
2-O que aconteceu com ela, quando o vento disse que ia chover?
3-Como é que a Estrelinha Azul voltou a brilhar?
Ilustração da história.
Leitura deleite.
Música de saída

8º DIA: 11/03- Quarta-Feira
    Rotina:
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Palestra com alguém da Saúde (Dentista)
Roda de conversa sobre a palestra
Leitura deleite
Música de saída
9º DIA: 12/03 e 13/03- Quinta e sexta-Feira-
    Rotina:
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Músicas sobre higiene do corpo
Mímicas
Leitura de imagem colorir a cena
Brincadeiras: Coelho sai da toca! Eu conheço um jacaré
Leitura deleite
Música de saída

10º DIA:16/03 e 17/03- Segunda e terça-Feira

    Rotina:
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Olha como eu sou! (Livro PÉ DE BRINCADEIRA)
História Branca de neve
Espelho, espelho meu!
  Fazer o autorretrato
Leitura deleite
Música de saída
11 º DIA: 18/03 e 20/3- Quarta e sexta- Feira
    Rotina:
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Confecção de um Boneco Articulado gigante
Leitura de imagem colorir, recortar e montar seu próprio boneco
PARA CASA (escolher uma atividade)
Leitura deleite
Música de saída


12 º DIA: 23/03 e 24/03-  Segunda e Terça-Feira
    Rotina:
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Descobrindo sentidos
Acho que parece.... (livro pé de brincadeiras)
Recortar os sentidos e completar o rosto
Leitura deleite


13 º DIA: 25/03 e 26/03-  quarta e quinta-Feira
    Rotina:
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Música da dengue
Desenho cego de um ambiente propício para a proliferação da dengue
Quebra cabeça do mosquito
Massinha
Leitura deleite
Música de saída


13 º DIA: 27/03 e 30/03- Sexta e Segunda-Feira
    Rotina:.
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.


    Chegou a hora de aprendermos sobre ter uma boa alimentação, uma alimentação saudável. Aprendendo e descobrindo com atividades divertidas.

Vídeo de alimentação saudável
Conversar sobre o vídeo
Colorir os alimentos seguindo as cores certas
Colorir recortar e colar os alimentos seguindo a legenda
PARA CASA- Recortar e colar frutas de sua preferência
Sacos de odor (livro pé de brincadeiras)
Leitura deleite
Música de saída

14 º DIA: 31/03- Terça- Feira
    Rotina:
   Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do     dia, tempo e rodinha das novidades.

Socialização da tarefa de casa
Leitura de imagem-colorir a letra inicial das frutas e legumes
PARA CASA- Montar um cardápio saudável
Olha a dança (livro pé de brincadeiras)
Leitura deleite
Música de saída


Recursos: Recursos humanos, Cola, tesouras, tecidos, papelão, materiais de higiene, bambolês, panelas, barbante, tesouras, cartolinas, etc.
Avaliação: Será feita através de observação e registros da participação das crianças nas atividades.

Idealizadora:Pedagogas e Equipe 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns!!

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE