Centro de
Educação Infantil Municipal Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora:
Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno:
Matutino/Vespertino-II
Tema:Projeto:
Quem Cuida de Mim/Profissões/ Datas comemorativas
Público Alvo:
Alunos de 5 anos
Tempo:
29/04 a 10/05
Sequência
Didática
Eixos
de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária,
Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem
Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Estimular
a afetividade familiar independente da forma como ela é constituída.
*Despertar
o interesse e a curiosidade das crianças pela profissão de seus familiares.
*
Reconhecer a importância das profissões para sociedade;
*Exercitar
atividades que envolvam o tema abordado;
*Valorizar
datas comemorativas.
Habilidades:
*Conhecer
e valorizar diversos tipos de profissões, suas áreas de atuações e a
importância para a sociedade;
*Representar
por meio de desenhos algumas profissões;
*Realizar
entrevistas sobre o tema;
*Comparar
algumas profissões do passado com as atuais.
*Conhecer
datas comemorativas
*Ampliar
o vocabulário;
*Realizar
entrevistas sobre o tema;
*Realizar
atividades que envolva o tema.
Conteúdo(s)
Projeto:
Quem Cuida de Mim /Profissões/Datas comemorativas
Desenvolvimento/1º
Momento:
Segunda-feira , 29/04/19
Atividade
de rotina
1-Entrada
com música Chamadinha: verificar
se todos estão presentes.
2-Quantos
somos: contar quantas crianças está presentes.
3-Calendário:
Marcar a data no calendário, dia do mês, da semana e o ano.
4-O tempo hoje: Observação do
tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura
coletiva e individual das letras do alfabeto.
6-Figuras geométricas: diferenciar
as figuras geométricas através de suas formas e cores.
7-Leitura
dos números de 0 a 30.
8- Leitura dos
combinados e das palavras mágicas.
9-Poema
de acordo com o tema abordado.
1.Interpretação do poema - Você gostou do poema?
2. Qual é o título?
3. Quem escreveu poema?
4. E você, qual a sua opinião sobre (
tema)? Conte-nos tudo.
5. Encerrar com música (Está quase na hora o
sinal já vai bater...
Roda
de conversa:
Sobre as profissões, pedir uma
pesquisa sobre as profissões dos familiares dos alunos, partindo sempre da
realidade próxima da criança.
O que é profissão? Quais as diferenças?
· Quais as profissões mais comuns?
· Quais as profissões que surgiram atualmente?
· Existe diferença entre as profissões de quem mora na cidade e no campo?
Quais?
Atividade: Recorte colagem(diferentes
tipos de profissões).
*Dever
de casa: Entrevistar (membros da família dos alunos).
2º Momento:
terça-feira, 30/04/19
-Atividade
de rotina
-Roda
de conversa:-Continuação
da aula anterior.
*Atividade:
Ilustre o poema e massinha de modelar;
3º Momento:
Quinta-feira, 02/05/19
-Atividade
de rotina
-Roda
de conversa:-Continuação da aula
anterior.
*Atividade: Marque um X nos profissionais que cuidam
da saúde das pessoas;
4º Momento:
Sexta-feira, 03/05/19
-Atividade
de rotina
-Roda
de conversa: -Continuação da aula
anterior.
-Atividade: Adivinha-Profissões e musica do alfabeto;
5º Momento:
Segunda-feira, 06/05/19
-Atividade
de rotina
-Roda de conversa : -Continuação da aula anterior.
-Atividade: Jogo dos 7 erros-Profissões
6º Momento:
Terça-feira, 07/05/19
-Atividade
de rotina
-Roda de conversa : -Continuação da aula anterior.
-Atividade: Relacione as
profissões a sua escrita;
7º Momento
–Quarta –feira, 08/05/19
-Atividade de rotina
-Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
-Atividade:
Caça- palavras-Profissões
9º Momento
–Quarta –feira, 09/05/19
-Atividade de rotina
-Roda
de conversa : -Continuação da aula anterior.
-Atividade:
Confecção de lembrança para (Quem cuida de mim) e ensaio.
10º Momento
–Quarta –feira, 10/05/19
-Atividade de rotina
-Roda de conversa : -Continuação da aula anterior.
-Atividade: Teatro das profissões - Familiares/homenagem aos mesmos.
Atividades:
29/04-História
e recorte e colagem-Mural
30/04-Pinte
quem prepara os alimentos e massinha de modelar;
02/05-Marque
um X nos profissionais que cuidam da saúde das pessoas;
03/05-Adivinha-Profissões
06/05-
Jogo dos 7 erros-Profissões
07/05-Relacione
as profissões a sua escrita;
08/05-Caça-
palavras
09/05-Desenho livre (Quem Cuida de Mim) e ensaio.
10/05- Teatro/dramatização da música de Mara Maravilha ( profissões dos membros da Família)
-Homenagem a Quem Cuida de Mim(Dramatização da música- Mulher Maravilha/Zé Neto & Cristiano.
-Homenagem a Quem Cuida de Mim(Dramatização da música- Mulher Maravilha/Zé Neto & Cristiano.
Recursos/ material de apoio 29/04 a
10/05 de 2019
Papéis
coloridos, Internet/computador, Lápis, coloridos e giz de cera, guache,Painéis,
Livros de literatura infantil, DVDs, fantoches, Pen
drive...
Avaliação:
A avaliação ocorrerá de forma contínua, tendo
em vista a participação ativa dos educando nas atividades propostas, o
envolvimento, o interesse, a assiduidade e as relações interpessoais.
Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Conteúdo: Projeto: Quem Cuida de Mim -Profissões
Turma: Jardim II ( Matutino e Vespertino).
Data: 29 de abril de 2019
Aluno______________________________________________________________
-Dever de casa
-Entreviste um profissional de sua família sobre a profissão que exerce. Você poderá gravar, ou registrar as repostas em seu caderno. Sugerimos o roteiro abaixo:
-Roteiro da entrevista
Qual é o seu nome?____________________________________________________
Qual é a sua idade?_____________________________________________________
Qual é o seu grau de parentesco com o entrevistador?__________________________
Qual é a sua profissão?__________________________________________________
Há quanto tempo você trabalha nessa profissão?______________________________
Por que escolheu esse trabalho?___________________________________________
O que fez para ter essa profissão?__________________________________________
Do que você mais gosta no seu trabalho?_____________________________________
O que é mais difícil em seu trabalho?________________________________________
Qual a importância do seu trabalho?________________________________________
Como é o seu local de trabalho?___________________________________________
Necessita de algum instrumento para realizar seu trabalho?______Qual?___________
Como você resolve as dificuldades do dia-a-dia?______________________________
Para a sua vida profissional, seria importante continuar estudando? Por quê?___________________________________________________________________
Você faz algum outro trabalho? Qual?_____________________________________
O que você gosta de fazer nas horas de lazer?_______________________________
Obrigada, juntos somos mais fortes!!!!
JARDIM DE INFÂNCIA CORINA BICALHO GUIMARÃES
PROFESSORA: MARIA APARECIDA RODRIGUES MARQUES
CONTEÚDO: PROJETO: QUEM CUIDA DE MIM/ PROFISSÕES
TURMA: JARDIM II ( MATUTINO E VESPERTINO).
DATA: 29 DE ABRIL DE 2019
ALUNO______________________________________________________________
O QUE É QUE EU VOU SER?
(PEDRO BANDEIRA)
BETE QUER SER BAILARINAZÉ QUER SER AVIADORCARLOS VAI PLANTAR BATATAS
JUCA QUER SER UM ATOR
JUCA QUER SER UM ATOR
CAMILA GOSTA DE MÚSICA
PATRÍCIA QUER DESENHAR
UMA VAI PEGANDO O LÁPIS
E A OUTRA PÕE-SE A CANTAR.
PATRÍCIA QUER DESENHAR
UMA VAI PEGANDO O LÁPIS
E A OUTRA PÕE-SE A CANTAR.
MAS EU NÃO SEI SE VOU SER
POETA, DOUTORA OU ATRIZ
HOJE EU SÓ SEI DE UMA COISA:
QUERO SER MUITO FELIZ.
POETA, DOUTORA OU ATRIZ
HOJE EU SÓ SEI DE UMA COISA:
QUERO SER MUITO FELIZ.
1- ILUSTRE O POEMA
Dramatização da música(O QUE EU VOU SER QUANDO CRESCER)
TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU
O QUE EU VOU SER,
O QUE EU VOU SER,
QUANDO EU CRESCER
CANTORA OU DOUTORA
ADVOGADA OU PROFESSORA
POSSO SER, POSSO SER CIENTISTA
ENGENHEIRA OU JORNALISTA
UMA PROFISSÃO
CANTORA OU DOUTORA
ADVOGADA OU PROFESSORA
POSSO SER, POSSO SER CIENTISTA
ENGENHEIRA OU JORNALISTA
UMA PROFISSÃO
VOU TER QUANDO EU CRESCER
EU VOU ESTUDAR,
EU VOU ESTUDAR,
EU VOU ME FORMAR
TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU
O QUE EU VOU SER,
TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU
O QUE EU VOU SER,
QUANDO EU CRESCER
BOMBEIRA OU ESPORTISTA
ARQUITETA OU ECONOMISTA
OH MEU DEUS! OH MEU DEUS
BOMBEIRA OU ESPORTISTA
ARQUITETA OU ECONOMISTA
OH MEU DEUS! OH MEU DEUS
ME AJUDE A DECIDIR AGORA
A MELHOR PROFISSÃO
A MELHOR PROFISSÃO
QUE EU VOU TER
QUANDO CRESCER
EU VOU ESTUDAR,
EU VOU ESTUDAR,
EU VOU ME FORMAR,
EU VOU TRABALHAR
TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU
TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU