quarta-feira, 1 de maio de 2019

Sequência Didática(Projeto: Quem Cuida de Mim -Profissões)

Centro de Educação Infantil Municipal  Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno:  Matutino/Vespertino-II
Tema:Projeto: Quem Cuida de Mim/Profissões/ Datas comemorativas
Público Alvo: Alunos de  5 anos
Tempo: 29/04 a 10/05
Sequência Didática
Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
 *Estimular a afetividade familiar independente da forma como ela é constituída.
 *Despertar o interesse e a curiosidade das crianças pela profissão de seus familiares.
* Reconhecer a importância das profissões para sociedade;
*Exercitar atividades que envolvam o tema abordado;
*Valorizar datas comemorativas.
Habilidades:

*Conhecer e valorizar diversos tipos de profissões, suas áreas de atuações e a importância para a sociedade;
*Representar por meio de desenhos algumas profissões;
*Realizar entrevistas sobre o tema;
*Comparar algumas profissões do passado com as atuais.
*Conhecer datas comemorativas
*Ampliar o vocabulário;
*Realizar entrevistas sobre o tema;
*Realizar atividades que envolva o tema.

Conteúdo(s) 

Projeto: Quem Cuida de Mim /Profissões/Datas comemorativas

Desenvolvimento/1º Momento: Segunda-feira , 29/04/19
Atividade de rotina

1-Entrada com música Chamadinha: verificar se todos estão presentes.
2-Quantos somos: contar quantas crianças está presentes.
3-Calendário: Marcar a data no calendário, dia do mês, da semana e o ano.
 4-O tempo hoje: Observação do tempo e registro no painel.
5-Alfabeto: leitura coletiva e individual das letras do alfabeto.
 6-Figuras geométricas: diferenciar as figuras geométricas através de suas formas e cores.
 7-Leitura dos números de 0 a 30.
 8- Leitura dos combinados e das palavras mágicas.
  9-Poema  de acordo com o tema abordado.
10-Música de acordo com o tema
1.Interpretação do poema - Você gostou do poema?
 2. Qual é o título?  
 3. Quem escreveu poema? 
4. E você, qual a sua opinião sobre ( tema)?  Conte-nos tudo. 
5. Encerrar com música (Está quase na hora o sinal já vai bater...

Roda de conversa: 

Sobre as profissões, pedir uma pesquisa sobre as profissões dos familiares dos alunos, partindo sempre da realidade próxima da criança.

O que é profissão? Quais as diferenças?

· Quais as profissões mais comuns?
· Quais as profissões que surgiram atualmente?
· Existe diferença entre as profissões de quem mora na cidade e no campo? Quais?
Atividade:  Recorte colagem(diferentes tipos de profissões).


*Dever de casa: Entrevistar (membros da família dos alunos).

 2º Momento: terça-feira, 30/04/19
 -Atividade de rotina
-Roda de conversa:-Continuação da aula anterior.
*Atividade: Ilustre o poema e massinha de modelar;                                                                           

 3º Momento: Quinta-feira, 02/05/19
 -Atividade de rotina
-Roda de conversa:-Continuação da aula anterior.
*Atividade: Marque um X nos profissionais  que cuidam da saúde das pessoas;

 4º Momento: Sexta-feira, 03/05/19
 -Atividade de rotina
-Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
-Atividade:  Adivinha-Profissões  e musica do alfabeto;
  
 5º Momento: Segunda-feira, 06/05/19
 -Atividade de rotina
 -Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
  -Atividade: Jogo dos 7 erros-Profissões

 6º Momento: Terça-feira, 07/05/19
 -Atividade de rotina
 -Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
 -Atividade: Relacione as profissões a sua escrita;

7º Momento –Quarta –feira, 08/05/19
-Atividade de rotina
-Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
-Atividade: Caça- palavras-Profissões

9º Momento –Quarta –feira, 09/05/19
-Atividade de rotina
-Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
-Atividade: Confecção de lembrança para (Quem cuida de mim) e ensaio.

10º Momento –Quarta –feira, 10/05/19
-Atividade de rotina
-Roda de conversa: -Continuação da aula anterior.
-Atividade: Teatro das profissões - Familiares/homenagem aos mesmos.

Atividades:
29/04-História e recorte e colagem-Mural
30/04-Pinte quem prepara os alimentos e massinha de modelar;
02/05-Marque um X nos  profissionais  que cuidam  da saúde das pessoas;
03/05-Adivinha-Profissões
06/05- Jogo dos 7 erros-Profissões
07/05-Relacione as profissões a sua escrita;
08/05-Caça- palavras
09/05-Desenho livre (Quem Cuida de Mim) e ensaio.
10/05- Teatro/dramatização da música de Mara Maravilha ( profissões dos membros da Família)
-Homenagem a Quem Cuida de Mim(Dramatização da música- Mulher Maravilha/Zé Neto & Cristiano.

Recursos/ material de apoio 29/04  a  10/05 de 2019 
Papéis coloridos, Internet/computador, Lápis, coloridos e giz de cera, guache,Painéis, Livros de literatura infantil, DVDs, fantoches, Pen drive...
Avaliação:
 A avaliação ocorrerá de forma contínua, tendo em vista a participação ativa dos educando nas atividades propostas, o envolvimento, o interesse, a assiduidade e as relações interpessoais.


Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Conteúdo: Projeto: Quem Cuida de Mim -Profissões
Turma: Jardim II ( Matutino e Vespertino).
Data: 29 de abril  de 2019
Aluno______________________________________________________________

-Dever de casa
  
-Entreviste um profissional de sua família sobre a profissão que exerce. Você poderá gravar, ou registrar as repostas em seu caderno. Sugerimos o roteiro abaixo:  
-Roteiro da entrevista
     Qual é o seu nome?____________________________________________________
     Qual é a sua idade?_____________________________________________________
     Qual é o seu grau de parentesco com o entrevistador?__________________________
     Qual é a sua profissão?__________________________________________________
     Há quanto tempo você trabalha nessa profissão?______________________________
     Por que escolheu esse trabalho?___________________________________________
     O que fez para ter essa profissão?__________________________________________
     Do que você mais gosta no seu trabalho?_____________________________________
     O que é mais difícil em seu trabalho?________________________________________
     Qual a importância do seu trabalho?________________________________________
     Como é o seu local de trabalho?___________________________________________
     Necessita de algum instrumento para realizar seu trabalho?______Qual?___________
     Como você resolve as dificuldades do dia-a-dia?______________________________
     Para a sua vida profissional, seria importante continuar estudando? Por quê?___________________________________________________________________
     Você faz algum outro trabalho? Qual?_____________________________________
     O que você gosta de fazer nas horas de lazer?_______________________________    

                                                                              Obrigada, juntos somos mais fortes!!!!




JARDIM DE INFÂNCIA CORINA BICALHO GUIMARÃES
PROFESSORA: MARIA APARECIDA RODRIGUES MARQUES
CONTEÚDO: PROJETO: QUEM CUIDA DE MIM/ PROFISSÕES
TURMA: JARDIM II ( MATUTINO E VESPERTINO).
DATA: 29 DE ABRIL  DE 2019
ALUNO______________________________________________________________

O QUE É QUE EU VOU SER?
(PEDRO BANDEIRA)

BETE QUER SER BAILARINAZÉ QUER SER AVIADORCARLOS VAI PLANTAR BATATAS
JUCA QUER SER UM ATOR
CAMILA GOSTA DE MÚSICA
PATRÍCIA QUER DESENHAR
UMA VAI PEGANDO O LÁPIS
E A OUTRA PÕE-SE A CANTAR.
MAS EU NÃO SEI SE VOU SER
POETA, DOUTORA OU ATRIZ
HOJE EU SÓ SEI DE UMA COISA:
QUERO SER MUITO FELIZ.

1- ILUSTRE O POEMA







    Dramatização da música(O QUE EU VOU SER QUANDO CRESCER)

(MARA MARAVILHA-PROFISSÕES).


TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU
O QUE EU VOU SER,
QUANDO EU CRESCER
CANTORA OU DOUTORA
ADVOGADA
OU PROFESSORA
POSSO SER, POSSO SER CIENTISTA
ENGENHEIRA
OU JORNALISTA
UMA PROFISSÃO
VOU TER QUANDO EU CRESCER
EU VOU ESTUDAR,
EU VOU ME FORMAR
TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU
O QUE EU VOU SER,
QUANDO EU CRESCER
BOMBEIRA OU ESPORTISTA
ARQUITETA
OU ECONOMISTA
OH MEU DEUS! OH MEU DEUS
ME AJUDE A DECIDIR AGORA
A MELHOR PROFISSÃO
QUE EU VOU TER
QUANDO CRESCER
EU VOU ESTUDAR,
EU VOU ME FORMAR,
EU VOU TRABALHAR
TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU-RÁ, TIURIU TIU

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE