O encontro foi realizado com um único
objetivo, reforçar o vínculo entre a instituição de ensino e as famílias. “Foi
o primeiro de uma série de momentos em que buscaremos dividir com pais e
responsáveis pelas 132 crianças
atendidas no CEIM. Por meio de palestras e bate-papos, os encontros vão
promover a reflexão sobre quais atitudes os pais devem tomar para somar as
ações da escola para um melhor desenvolvimento integral das crianças. O ponto
de partida no primeiro encontro foi a reflexão com a professora Joana , Idealizadora
do projeto, que falou sobre a importância da relação integrada entre a família
e a escola. “Em geral o que se observa e que os melhores alunos nas escolas são
aquele cujos pai acompanham e são parceiros da escola e isso exige que cada uma
das duas instituições tenha claro seu papel e respeite o que é do outro”, disse
a professora.
“Uma família educa quando é capaz de garantir
ao filho amor, carinho, afeto, regras, limites e conseqüências ás transgreções.
Uma escola é boa quando ao invés de julgar chama a família para o trabalho
conjunto”, disse a professora Joana.
As novas concepções de família com a
desconstrução do termo desestruturada para a abordagem do que é uma
família disfuncional, importância da parceria da família com a escola, foram
muito explorados durante a palestra. “Não importa o modelo, o que faz a
diferença é a família, seja qual for, reforçou a professora. “Por vezes uma avó
faz sozinha por um neto o que um casal não dá conta de fazer”. Reforçou a
professora.
“Não é só o professor quem educa. O papel dos
pais é continuar em casa o que as crianças aprendem na escola e vice versa”,
disse Joana que idealizou o projeto. “Tomara que tenhamos mais vezes essa
interação”.
Manter aberto o diálogo e os portões
da escola é uma forma de garantir a participação das famílias na educação das
crianças. Além da palestra, os pais participaram de um momento cultural com diversas
apresentações.