Pedagoga:Luzimar Dias Machado
FAIXA ETÁRIA: Crianças pequena- Pré 1-
Competências Gerais: Conhecimento/ Repertório cultural/ Comunicação/ Empatia e cooperação..
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
- Conviver;
- Brincar;
- Participar;
- Explorar;
- Expressar;
- Conhecer-se;
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
- Eu, o Outro e Nós;
- Traços, sons, formas e cores;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
- Corpo, gestos e movimentos;
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
(EI03EO03) - Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EIO3E004) - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO07) - Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
(EI003CG03) - Criar movimentos, gestos, olhares e mimicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dançam, teatro e música.
(EI03CG04) - Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
(EI03TS01) - Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03TS02) - Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura, e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI 03EF010) - Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF05) –Recontar histórias ouvidas para a produção de reconto escrito, tendo professor como escriba.
(EI03EF09) - Levantar hipóteses em relação `a linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio da escrita espontânea.
(EI03ET06) - Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
EI03OTS03)-Reconhecer as qualidades do som, intensidade , duração , altura e timbre, utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
EI03CG06)-Coordenar com precisão e eficiência suas habilidades motoras no atendimento a seus interesses e necessidade de representação gráfica.
EI03TS02) –Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EO06)- Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
Tempo de execução da sequência didática. Mês de abril. 1 MÊS
ATIVIDADES PROPOSTAS
1º dia: Quarta – feira- -01/04
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Fazer um levantamento prévio com os alunos sobre o tema abordado. A professora dará início às atividades falando sobre a importância dos cuidados com a saúde.
Montar uma cesta com alguns elementos que fazem parte da pirâmide alimentar (Frutas, leguminosas, Carnes e ovos, Leite e derivados, óleos e gorduras, Açúcares e doces. Em seguida perguntar aos alunos, a importância de cada alimento para a saúde. Conversar com as crianças visando destacar o porquê que a professora trouxe aqueles alimentos. Perguntar aos alunos quais alimentos eles mais gostam. Fazer perguntas sobre as cores, sabores, características, etc dos alimentos apresentados.
Trabalhar com as letras da palavra alimentação;
Quantidade de letras que ela possui
Trabalhar com os numerais, etc.
Video sobre alimentação: Batidão da alimentação.
ATIVIDADE PARA CASA- Trazer rótulos de alimentos utilizados em seu dia-a dia.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Música de saída
2º dia: Quinta – feira -02/04
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Registro dos alimentos mais consumidos na família;
Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
Brincadeiras.
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Música de saída
3º dia: 03/04 – sexta-feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Trabalhar com a trava língua
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce?
E o doce respondeu pro doce,
Que o doce mais doce
É o doce de bata doce.
- Fazer uma listagem de doces conhecidos e escrever no quadro.
- Refletir com os alunos a escrita das palavras.
-Pedir aos alunos que escrevam o nome dos doces.
- Perguntar aos alunos as cores e em seguida escrever no quadro as respostas dos alunos.
Vídeo: Xuxa - Pot-Pourri Comidas
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Música de saída
4º dia: 06/04 – segunda-feira.
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
- Conversar com os alunos sobre o desperdício de alimentos;
-Fazer um levantamento com os alunos a respeito dos alimentos que eles mas gostam.
-Fazer um Gráfico com os alimentos que eles mais gostam de comer em casa.
- Fazer um Gráfico com as frutas que eles mais gostam de comer em casa.
-Pedir aos alunos que tragam uma fruta preferida para a próxima aula.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Música de saída.
5º dia: 07/04 - terça-feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Recolher as frutas que os alunos trouxeram e refletir sobre as cores das frutas.
Apresentar um cartaz e fazer a leitura para os alunos.
-Preparar uma deliciosa salada de frutas para os alunos.
-Lembrar dos hábitos higiênicos (Ensinar os alunos a lavarem as frutas, utilizar toquinhas na cabeça, usar avental etc.)
-Preparar a salada de frutas dentro da sala de aula, explicando passo a passo da preparação.
Música: Comidinha-Ensinando a comer frutas e legumes
.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Música de saída.
6º dia: 08/04 - quarta-feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Leve para a sala de aula rótulos de alimentos saudáveis e não saudáveis.
• Diga aos alunos que eles discutirão alimentos saudáveis e não saudáveis.
• Avalie o conhecimento prévio, perguntando à classe se eles comeram algo saudável hoje.
• Mostre aos alunos vários alimentos saudáveis e não saudáveis e convide-os a irem um por um na frente afim de identificar se eles acham que a comida que selecionaram é saudável ou não.
• Em um quadro, faça duas colunas. Uma coluna deve ser rotulada “saudável” e uma coluna deve ser rotulada como “não saudável”. Coloque um rosto sorridente ao lado da palavra saudável e um rosto triste ao lado da palavra não saudável para ajudar os alunos a entender o quadro.
• Quando eles escolherem um, discuta com a turma por que eles acham que está correto ou incorreto. Em seguida, ajude os alunos a gravá-los no lado certo do quadro.
• Continue até que cada aluno tenha sua ida ao quadro ou até que você tenha usado todos os rótulos
Atividades: Quebra cabeça dos alimentos
Circule os alimentos saudáveis de verde e façam um x não saudáveis de vermelho.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Video: Música educativa para crianças/Alimentação saudável.
7º dia:09/04 - quinta-feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Sugestões para se trabalhar Páscoa.
Pintura com tinta guache no prato de papelão para fazer o rosto do coelho explorando as cores azul, amarelo e vermelho;
Brinquedo feito de sucata: Confecção do coelho pula pula com copinho de iogurte;
Brincadeira do coelhinho sai da toca 1, 2, 3;
Canções da Páscoa: De olhos vermelhos, Coelhinho vem brincar na escola, Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim, Coelhinhos branquinhos que saltam assim;
Confecção de máscara de coelho para as crianças;
Desenho de coelho e ovo para realizar colagem de algodão, raspas de lápis, papel colorido, EVA;
Fazer ovinhos com brigadeiro para as crianças;
DVD: Xuxa, Galinha Pintadinha, Coelho sabido, Turma da Mônica, Cantando com os bichos;
Fantoche do coelho, história Menina Bonita do Laço de Fita (Sala de vídeo);
Dobradura do coelho com pintura de esponja;
Visita de um coelho de verdade na sala (explorar o animal coelho (como ele se movimenta, o que ele come, qual a cor dos seus olhos e pêlo);
Pintura facial de coelho nas crianças;
Cozinhar cenoura e realizar degustação;
Fantasiar-se de coelho: As professoras se vestirem de coelho na frente das crianças;
Confecção de cesta de Páscoa;
Histórias: Advinha quanto eu te amo, Menina Bonita do Laço de fita, O Coelho que não era de páscoa;
Pintura de patas de coelho no chão da sala;
Visita do coelho no Ceim para entregar a cesta.
8º dia: 13/04 – segunda – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Continuidade da aula anterior – Atividades
De posse de figuras geométricas previamente desenhadas, pedir aos alunos que colem, por exemplo, um feijão dentro do círculo um, dez grãos de arroz dentro do triângulo, entre outros.
– Por agrupamento, ligar as frutas ao numeral correspondente.
Brincadeiras: dança da maçã e mordida na fruta pendurada.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Video: Música educativa para crianças/Alimentação saudável.
9º dia: 14/04 – terça – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Levar para a sala de aula a imagem abaixo, que retrata a artista Tarsila do Amaral (Falar da artista.)
Tarsila do Amaral foi uma grande pintora e desenhista brasileira com fama no Brasil e no exterior. Nascida em uma família rica e tradicional do interior de São Paulo teve acesso a boas escolas além de concluir seus estudos na Europa. Aprendeu piano e outras línguas, incluindo o francês. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 e passou sua infância em meio à natureza na fazenda da família no município de Capivari em São Paulo. Em 1901 matricula-se no colégio Sion onde pinta seu primeiro quadro – Sagrado coração de Jesus. Em 1906 casou com o primo André Teixeira Pinto com quem teve uma filha, o casamento dura cerca de dez anos.
Tarsila do Amaral (foto de 1925 - O Estado de São Paulo).
Em 1916 aprendeu a fazer modelagem em barro no ateliê de William Zadig, escultor sueco radicado em São Paulo. No ano seguinte teve aulas com Pedro Alexandrino, dedicando-se a pintura de naturezas-mortas. Nesse período conheceu Anita Malfatti que também havia iniciado o mesmo curso.
Em 1920 foi estudar em Paris estudar pintura e escultura onde conviveu com grandes artistas dessa época. Regressou a São Paulo dois anos mais tarde e embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna acompanhou todo o movimento de Paris e integrou-se ao modernismo, juntando-se ao Grupo dos Cinco, composto por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Tarsila sempre gostou de viajar tanto pelo Brasil como para o exterior e em uma de suas viagens para Minas Gerais encontrou-se com as cores de sua infância e apaixonou-se pelas decorações populares das casas da região. Nesse período juntou-se ao Movimento Pau-Brasil que durou cerca de três anos de 1924 a 1927 e contou com os artistas Oswald de Andrade com que namorava nessa época, Mario de Andrade, Blaise Cendrars, Goffredo Silva Telles e Olívia Guedes Penteado. Suas pinturas encheram-se de brasilidade, levando para suas telas as cores da natureza, a cultura popular, o homem rude e as paisagens rurais. São pinturas dessa época: Morro da Favela (1924), O vendedor de frutas (1925) e Paisagem com touro (1925).
-Levar para a sala de aula a imagem abaixo, em seguida fazer vários questionamentos para os alunos.
1- O que os alunos observam nessa imagem?
2- Que frutas aparecem na imagem?
3- Quais as cores das frutas Qual sabor seria?
4- Alguém já viu um vendedor vendendo frutas em um barco onde eles moram?
5- Conversar com os alunos sobre os vendedores ambulantes, citar exemplos.
6- Fazer outros questionamentos.
Imagem da obra de Tarsila do Amaral, de 1925, que mostra um vendedor de frutas em um barco. Tarsila é da primeira fase do Modernismo (1922 - 1930), de uma geração revolucionária, tanto nas artes como na política. O professor pode trabalhar a imagem dentro de seu contexto histórico, apresentar os princípios desta fase, os críticos e anarquistas.
-Atividades:
- Pintura com guache.
-Após a pintura, fazer um quebra-cabeça do mesmo.
10º dia: 15/04 – quarta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Continuação da aula anterior.
- Dramatizar com a turma um vendedor de frutas.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Vídeo: Música educativa para crianças/Alimentação saudável
11º dia:16/04 – quinta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Organizar com os alunos uma visita na feira da cidade/distrito. (Pedir que os alunos observem a distribuição dos produtos, preços, etc).
- Montar na sala de aula uma pequena barraca de feira. (Colocar as frutas, legumes, etc. Não esqueçam de colocar os preços.
- Explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades, classificação e seriação de frutas);
- Relacionar número /quantidade;
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Video: Joãozinho, Vegetais são uma delícia.
12º dia:17/04 – sexta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Meu alimento Preferido. Livro Pé de Brincadeira- Página:102- Crianças de 4 anos.
13º dia:22/04 – quarta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Em alerta-. Livro Pé de Brincadeira- Página:105 - Crianças de 4 anos.
14º dia:23/04 – quinta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Bolacha de agua e sal- Página:105 - Crianças de 4 anos.
15º dia:24/04 – sexta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Olho vivo- Livro Pé de Brincadeira- Página:106 - Crianças de 4 anos
16º dia: 27/04 – segunda – feira.
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
- O Vendedor de Frutas. Livro Pé de Brincadeira- Página:107 - Crianças de 4 anos.
17º dia:28/04 – terça – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
- Dominó Gigante. Livro Pé de Brincadeira- Página:108 - Crianças de 4 anos.
18º dia: 29/04 –quarta-feira.
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Doce ou Salgado-. Livro Pé de Brincadeira- Página:102 - Crianças de 4 anos.
19º dia:30/04 – quinta - feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
- Culminância da sequência.
- Culminância da sequência. Preparar um desfile com as crianças caracterizadas de frutas.
-Apresentação musical de acordo com o tema abordado
FAIXA ETÁRIA: Crianças pequena- Pré 1-
Competências Gerais: Conhecimento/ Repertório cultural/ Comunicação/ Empatia e cooperação..
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
- Conviver;
- Brincar;
- Participar;
- Explorar;
- Expressar;
- Conhecer-se;
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA
- Eu, o Outro e Nós;
- Traços, sons, formas e cores;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;
- Corpo, gestos e movimentos;
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
(EI03EO03) - Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EIO3E004) - Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO07) - Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
(EI003CG03) - Criar movimentos, gestos, olhares e mimicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dançam, teatro e música.
(EI03CG04) - Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
(EI03TS01) - Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03TS02) - Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura, e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI 03EF010) - Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF05) –Recontar histórias ouvidas para a produção de reconto escrito, tendo professor como escriba.
(EI03EF09) - Levantar hipóteses em relação `a linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio da escrita espontânea.
(EI03ET06) - Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
EI03OTS03)-Reconhecer as qualidades do som, intensidade , duração , altura e timbre, utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
EI03CG06)-Coordenar com precisão e eficiência suas habilidades motoras no atendimento a seus interesses e necessidade de representação gráfica.
EI03TS02) –Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EO06)- Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
Tempo de execução da sequência didática. Mês de abril. 1 MÊS
ATIVIDADES PROPOSTAS
1º dia: Quarta – feira- -01/04
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Fazer um levantamento prévio com os alunos sobre o tema abordado. A professora dará início às atividades falando sobre a importância dos cuidados com a saúde.
Montar uma cesta com alguns elementos que fazem parte da pirâmide alimentar (Frutas, leguminosas, Carnes e ovos, Leite e derivados, óleos e gorduras, Açúcares e doces. Em seguida perguntar aos alunos, a importância de cada alimento para a saúde. Conversar com as crianças visando destacar o porquê que a professora trouxe aqueles alimentos. Perguntar aos alunos quais alimentos eles mais gostam. Fazer perguntas sobre as cores, sabores, características, etc dos alimentos apresentados.
Trabalhar com as letras da palavra alimentação;
Quantidade de letras que ela possui
Trabalhar com os numerais, etc.
Video sobre alimentação: Batidão da alimentação.
ATIVIDADE PARA CASA- Trazer rótulos de alimentos utilizados em seu dia-a dia.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Música de saída
2º dia: Quinta – feira -02/04
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Registro dos alimentos mais consumidos na família;
Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
Brincadeiras.
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Música de saída
3º dia: 03/04 – sexta-feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Trabalhar com a trava língua
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce?
E o doce respondeu pro doce,
Que o doce mais doce
É o doce de bata doce.
- Fazer uma listagem de doces conhecidos e escrever no quadro.
- Refletir com os alunos a escrita das palavras.
-Pedir aos alunos que escrevam o nome dos doces.
- Perguntar aos alunos as cores e em seguida escrever no quadro as respostas dos alunos.
Vídeo: Xuxa - Pot-Pourri Comidas
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Música de saída
4º dia: 06/04 – segunda-feira.
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
- Conversar com os alunos sobre o desperdício de alimentos;
-Fazer um levantamento com os alunos a respeito dos alimentos que eles mas gostam.
-Fazer um Gráfico com os alimentos que eles mais gostam de comer em casa.
- Fazer um Gráfico com as frutas que eles mais gostam de comer em casa.
-Pedir aos alunos que tragam uma fruta preferida para a próxima aula.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Música de saída.
5º dia: 07/04 - terça-feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Recolher as frutas que os alunos trouxeram e refletir sobre as cores das frutas.
Apresentar um cartaz e fazer a leitura para os alunos.
-Preparar uma deliciosa salada de frutas para os alunos.
-Lembrar dos hábitos higiênicos (Ensinar os alunos a lavarem as frutas, utilizar toquinhas na cabeça, usar avental etc.)
-Preparar a salada de frutas dentro da sala de aula, explicando passo a passo da preparação.
Música: Comidinha-Ensinando a comer frutas e legumes
.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Música de saída.
6º dia: 08/04 - quarta-feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Leve para a sala de aula rótulos de alimentos saudáveis e não saudáveis.
• Diga aos alunos que eles discutirão alimentos saudáveis e não saudáveis.
• Avalie o conhecimento prévio, perguntando à classe se eles comeram algo saudável hoje.
• Mostre aos alunos vários alimentos saudáveis e não saudáveis e convide-os a irem um por um na frente afim de identificar se eles acham que a comida que selecionaram é saudável ou não.
• Em um quadro, faça duas colunas. Uma coluna deve ser rotulada “saudável” e uma coluna deve ser rotulada como “não saudável”. Coloque um rosto sorridente ao lado da palavra saudável e um rosto triste ao lado da palavra não saudável para ajudar os alunos a entender o quadro.
• Quando eles escolherem um, discuta com a turma por que eles acham que está correto ou incorreto. Em seguida, ajude os alunos a gravá-los no lado certo do quadro.
• Continue até que cada aluno tenha sua ida ao quadro ou até que você tenha usado todos os rótulos
Atividades: Quebra cabeça dos alimentos
Circule os alimentos saudáveis de verde e façam um x não saudáveis de vermelho.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Video: Música educativa para crianças/Alimentação saudável.
7º dia:09/04 - quinta-feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Sugestões para se trabalhar Páscoa.
Pintura com tinta guache no prato de papelão para fazer o rosto do coelho explorando as cores azul, amarelo e vermelho;
Brinquedo feito de sucata: Confecção do coelho pula pula com copinho de iogurte;
Brincadeira do coelhinho sai da toca 1, 2, 3;
Canções da Páscoa: De olhos vermelhos, Coelhinho vem brincar na escola, Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim, Coelhinhos branquinhos que saltam assim;
Confecção de máscara de coelho para as crianças;
Desenho de coelho e ovo para realizar colagem de algodão, raspas de lápis, papel colorido, EVA;
Fazer ovinhos com brigadeiro para as crianças;
DVD: Xuxa, Galinha Pintadinha, Coelho sabido, Turma da Mônica, Cantando com os bichos;
Fantoche do coelho, história Menina Bonita do Laço de Fita (Sala de vídeo);
Dobradura do coelho com pintura de esponja;
Visita de um coelho de verdade na sala (explorar o animal coelho (como ele se movimenta, o que ele come, qual a cor dos seus olhos e pêlo);
Pintura facial de coelho nas crianças;
Cozinhar cenoura e realizar degustação;
Fantasiar-se de coelho: As professoras se vestirem de coelho na frente das crianças;
Confecção de cesta de Páscoa;
Histórias: Advinha quanto eu te amo, Menina Bonita do Laço de fita, O Coelho que não era de páscoa;
Pintura de patas de coelho no chão da sala;
Visita do coelho no Ceim para entregar a cesta.
8º dia: 13/04 – segunda – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Continuidade da aula anterior – Atividades
De posse de figuras geométricas previamente desenhadas, pedir aos alunos que colem, por exemplo, um feijão dentro do círculo um, dez grãos de arroz dentro do triângulo, entre outros.
– Por agrupamento, ligar as frutas ao numeral correspondente.
Brincadeiras: dança da maçã e mordida na fruta pendurada.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Video: Música educativa para crianças/Alimentação saudável.
9º dia: 14/04 – terça – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Levar para a sala de aula a imagem abaixo, que retrata a artista Tarsila do Amaral (Falar da artista.)
Tarsila do Amaral foi uma grande pintora e desenhista brasileira com fama no Brasil e no exterior. Nascida em uma família rica e tradicional do interior de São Paulo teve acesso a boas escolas além de concluir seus estudos na Europa. Aprendeu piano e outras línguas, incluindo o francês. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 e passou sua infância em meio à natureza na fazenda da família no município de Capivari em São Paulo. Em 1901 matricula-se no colégio Sion onde pinta seu primeiro quadro – Sagrado coração de Jesus. Em 1906 casou com o primo André Teixeira Pinto com quem teve uma filha, o casamento dura cerca de dez anos.
Tarsila do Amaral (foto de 1925 - O Estado de São Paulo).
Em 1916 aprendeu a fazer modelagem em barro no ateliê de William Zadig, escultor sueco radicado em São Paulo. No ano seguinte teve aulas com Pedro Alexandrino, dedicando-se a pintura de naturezas-mortas. Nesse período conheceu Anita Malfatti que também havia iniciado o mesmo curso.
Em 1920 foi estudar em Paris estudar pintura e escultura onde conviveu com grandes artistas dessa época. Regressou a São Paulo dois anos mais tarde e embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna acompanhou todo o movimento de Paris e integrou-se ao modernismo, juntando-se ao Grupo dos Cinco, composto por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Tarsila sempre gostou de viajar tanto pelo Brasil como para o exterior e em uma de suas viagens para Minas Gerais encontrou-se com as cores de sua infância e apaixonou-se pelas decorações populares das casas da região. Nesse período juntou-se ao Movimento Pau-Brasil que durou cerca de três anos de 1924 a 1927 e contou com os artistas Oswald de Andrade com que namorava nessa época, Mario de Andrade, Blaise Cendrars, Goffredo Silva Telles e Olívia Guedes Penteado. Suas pinturas encheram-se de brasilidade, levando para suas telas as cores da natureza, a cultura popular, o homem rude e as paisagens rurais. São pinturas dessa época: Morro da Favela (1924), O vendedor de frutas (1925) e Paisagem com touro (1925).
-Levar para a sala de aula a imagem abaixo, em seguida fazer vários questionamentos para os alunos.
1- O que os alunos observam nessa imagem?
2- Que frutas aparecem na imagem?
3- Quais as cores das frutas Qual sabor seria?
4- Alguém já viu um vendedor vendendo frutas em um barco onde eles moram?
5- Conversar com os alunos sobre os vendedores ambulantes, citar exemplos.
6- Fazer outros questionamentos.
Imagem da obra de Tarsila do Amaral, de 1925, que mostra um vendedor de frutas em um barco. Tarsila é da primeira fase do Modernismo (1922 - 1930), de uma geração revolucionária, tanto nas artes como na política. O professor pode trabalhar a imagem dentro de seu contexto histórico, apresentar os princípios desta fase, os críticos e anarquistas.
-Atividades:
- Pintura com guache.
-Após a pintura, fazer um quebra-cabeça do mesmo.
10º dia: 15/04 – quarta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Continuação da aula anterior.
- Dramatizar com a turma um vendedor de frutas.
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Vídeo: Música educativa para crianças/Alimentação saudável
11º dia:16/04 – quinta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
Organizar com os alunos uma visita na feira da cidade/distrito. (Pedir que os alunos observem a distribuição dos produtos, preços, etc).
- Montar na sala de aula uma pequena barraca de feira. (Colocar as frutas, legumes, etc. Não esqueçam de colocar os preços.
- Explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades, classificação e seriação de frutas);
- Relacionar número /quantidade;
Leitura deleite. A critério do professor (a).
Video: Joãozinho, Vegetais são uma delícia.
12º dia:17/04 – sexta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Meu alimento Preferido. Livro Pé de Brincadeira- Página:102- Crianças de 4 anos.
13º dia:22/04 – quarta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Em alerta-. Livro Pé de Brincadeira- Página:105 - Crianças de 4 anos.
14º dia:23/04 – quinta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Bolacha de agua e sal- Página:105 - Crianças de 4 anos.
15º dia:24/04 – sexta – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Olho vivo- Livro Pé de Brincadeira- Página:106 - Crianças de 4 anos
16º dia: 27/04 – segunda – feira.
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
- O Vendedor de Frutas. Livro Pé de Brincadeira- Página:107 - Crianças de 4 anos.
17º dia:28/04 – terça – feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
- Dominó Gigante. Livro Pé de Brincadeira- Página:108 - Crianças de 4 anos.
18º dia: 29/04 –quarta-feira.
Rotina: Deverá ser feita todos os dias.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
-Doce ou Salgado-. Livro Pé de Brincadeira- Página:102 - Crianças de 4 anos.
19º dia:30/04 – quinta - feira
Rotina: Deverá ser feita todos os dia.
Acolhida. Músicas de boas-vindas, Oração, chamada com o crachá (sempre trabalhando letra inicial e final, contando o número de letras e comparando uma ficha com a outra), quantos somos, calendário, ajudante do dia, tempo e rodinha das novidades.
- Culminância da sequência.
- Culminância da sequência. Preparar um desfile com as crianças caracterizadas de frutas.
-Apresentação musical de acordo com o tema abordado