terça-feira, 2 de junho de 2009

Projeto “ Aprendendo e Brincando no Arraiá do CEIM casulo”

Local: C.E.I. M Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus.
Turma: Maternal - II B e Jardim- I B
Duração: Mês de Junho

Justificativa
Estamos iniciando o mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Diversas atividades interdisciplinares no universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto meu objetivo é enriquecer o conhecimento das crianças quanto aos costumes das festas juninas e a socialização.

Objetivo Geral
*Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte.
Objetivos Específicos
*Identificar o que os alunos entendem por festa junina;
*Conhecer a origem e as características das festas juninas;
*Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
*Valorizar a tradição das festas juninas;
*Desenvolver a linguagem oral e escrita;
*Ampliar o vocabulário;
*Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
*Incentivar o gosto pela culinária junina;
Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
*Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;

Desenvolvimento
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as festas juninas (Origem, comidas, danças e brincadeiras).
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças; .
- Levar as crianças a pesquisar comidas e brincadeiras típicas.
- Brincar com massinha ( confecção de bandeirinhas)
- Espalhar bandeirinhas coloridas pela sala de aula e pedir que as
crianças que as encontrem. Incentivar a dizerem a cor.
-Montagem de painés juninos para enfeitar a escola.
-Leitura de textos informativos.
-Leitura de poesias e/ou músicas juninas.
-Confecção de enfeites juninos.
-Montagem de painel com crendices e superstições.
-Conscientização do perigo de soltar balões.
-Finalizar com exposição dos trabalhos e danças.

Atividades
-Hora do conto
-Pesquisas
-Confecção de um caderno de receitas de comidas típicas da época
-Origami
-Liga pontos
-Desenho livre
-Poemas-Massinha de modelar
-Pintura
-Danças
-Músicas juninas
-Receitas
-Oque é o que é?
- Poesias


METODOLOGIA:

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas.

FINALIZAÇÃO:
O projeto será finalizado com a realização de exposição dos trabalhos e danças juninas internas.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

RECEITAS



RECEITAS


Bolo de Fubá Cremoso
Ingrdientes:
3 gemas
4 colheres de sopa de óleo
3 xícaras de chá de açucar
4 xícaras de chá de leite
1 xícara de chá de fubá
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de chá de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
3 claras em neve
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador,menos o fermento e as claras. Junte depois numa tigela, coloque a massa numa assadeira untada com margarina, leve em forno pré aquecido por 35 minutos, espere esfriar e corte em quadradinhos
Rendimento: 40 pedaços

Fatias de Amendoin
Ingredientes:
500g de amendoim torrado e moido
500g de açucar
3 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo de fazer:
Junte tudo e amasse eté ligar. Coloque-se em forma retangular untada, e com a palma da mão vai se calcando até formar uma camada lisa e nivelada. Para facilitar, pode se ir molhado a mão pra não grudar na massa. Leve ao forno, com uma calor moderado, por 20 minutos. Depois de esffriar, cortar em fatias.



Doce de Abóbora com Coco
Ingredientes:
2kg de abóbora vermelha
Água suficiente para cozinhar a abóbora
800g de açucar cristalizado
4 xícaras de chá de água
Cravinho e canela em rama a gosto
1 pacote de coco ralado (100g)
Modo de fazer:
Descasque e corte a abóbora em padaços. Cozinhe com água em fogo forte. Coloque numa peneira para escorrer completamente. Prepare a calda em ponto de pérola com açucar e a água (4 xícaras). Junte a massa de abóbora e mexa deixando ferver até ficar transparente. Acrescente o coco, mexa e retire do fogo. Sirva bem frio, de preferência dentro de uma compoteira.

OQUE É O QUE É?

OQUE É O QUE É?

Que quando está na panela pula muito.
É branquinha
se come doce ou salgada.(PIPOCA)

OQUE É O QUE É?

Tem três sílabas Que anda pulando com as quatros patinhas,
Tem duas orelhas bem compridinhas,
Come cenoura e muitas verduras,
Seu pêlo é macio, macio, macio...
Ele é bem mansinho, mansinho, mansinho...(COELHINHO)

Música /para festa junina





CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
__________________________________________

PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
autor: Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

Com a filha de João
Antônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.

A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.

E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira.
__________________________________________
BALÃOZINHO

Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe,
vou pra casa dos meus pais.

Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto,
e daí você não sai.

Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas,
o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho,
amarrado num cordão.
__________________________________________
SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro

O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.

Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.

Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.
__________________________________________

PULA A FOGUEIRA
autor: João B. Filho

Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça
em louvor a São João.

Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.

domingo, 31 de maio de 2009

EM BREVE FESTA JUNINA!!!!!!!!!

Como esta chegando ao mês de junho, estarei elaborando mais um plano de aula com o tema: Festa
Junina. Meu objetivo é enriquecer o conhecimento das crianças quanto aos
costumes das festas juninas e a socialização. Realizarei atividades: como
receitas culinárias, danças, músicas, desenhos e charadas... •.

Brincando, Descobrindo cores e formas na Escola.

CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus”.
Data: 11 a 29 de maio de 2009
Tema: Brincando, Descobrindo cores e formas na Escola.
Assunto: Cores e formas Geométricas
Período: Jardim – I-B / Matutino
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques

Justificativa
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração,
contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e
formas, possibilitando a criança identifica-las.

Objetivos
• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.

Incentivação:
Mural
Música
História

Desenvolvimento
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre
as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando
suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico
(a cor da roupa da criança, etc.).
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir
que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais
suas cores?, Etc.
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da
bandinha;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças; .
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
- Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar
as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as
crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem
esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma
deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas
crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo
azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado
vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...
-Finalizar com desfile das cores primarias.

Atividades

-História
-jogos
-Recorte e colagem
-Massinha de modelar
-pintura
-música
-Dinâmica
-Desfile

FOTOS/ CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS





Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE