domingo, 19 de julho de 2009

Projeto “Brincado, Descobrindo e aprendendo na Escola”


Projeto “Brincado, Descobrindo e aprendendo na Escola”
Público alvo: Maternal II-B e Jardim I-B
Duração: 2º bimestre.
Professora: Maria Aparecida R. Marques

Justificativa:
O projeto Jogos e brincadeiras visam trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.
O desenvolvimento deste projeto pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade.
Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir".(Jean Piaget)
Objetivo Geral:
• Proporcionar as crianças a oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades lúdicas interativas e de vivência.
Objetivos Específicos:

Desenvolver nas crianças as capacidades e oportunidades de:
• Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar, adquirir competência e confiança e autonomia;
• Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos lógicos;
• Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, memorizar e lembrar;
• Comunicar, questionar, interagir com os outros e ser parte de uma experiência social mais ampla em que a flexibilidade, a tolerância e a autodisciplina são vitais;
• Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e entender as limitações pessoais;
• Ser ativo dentro de um ambiente seguro que encoraje e consolide o desenvolvimento de normas e valores sociais.
• Promover a socialização e o respeito mútuo entre as crianças.
• Reforçar a importância do brincar.


• Conteúdos (Opções de Jogos)
• Quebra-cabeça com figuras,
• Dominó das letras,
• Jogo da memória com alimentos,
• Boliche;
• Peãozinho;
• Produção de massinha;
• Brincando com quebra-cabeça de madeira.

Brincadeiras dirigidas com regras simples:
• Cobra-cega;
• Andar de trem;
• Corre cotia;
• Batata quente
• Põe a mão na cabeça (musica da raposa);
• Vamos passear (jogo simbólico);
• Dança da cadeira;
• Dança com bexigas;


Ao longo do ano devem ser trabalhadas atividades lúdicas, procurando estimular o raciocínio lógico das crianças, onde podem confeccionar vários jogos, motivando-as a interagirem com o grupo. As aulas transformam-se em brincadeiras significativas, que possibilitarão as crianças construírem e conhecerem cada vez mais a si, a seus colegas, e ao meio no qual estão inseridas.
Recursos Utilizados: Cartolina, papelão, canetinhas, tinta guache, cola, farinha de trigo, palitos de sorvete, revistas, folhetos de supermercados entre outros.
Sugestões de Jogos:

1)- Quebra-cabeça com figuras

Objetivo:
Estimular a atenção, concentração e a capacidade de análise e síntese visual.

Procedimentos:
Selecionar figuras, que as crianças achem interessantes na revista recortá-las, colá-las em uma cartolina ou papel cartão, em seguida determinar as formas como serão divididas e recortadas em alguns pedaços. Em seguida a proposta é brincar de montar novamente as figuras encaixando as peças no lugar certo.


2)- Dominó dos números e quantidades

Objetivo:
Familiarizar as crianças com os números e suas respectivas quantidades, promovendo a discriminação e a comparação das diferenças;
Desenvolver a concentração.

Procedimentos:
O jogo foi confeccionado com caixas de pasta de dente, no total 27 peças por jogo de dominó, as peças foram compostas de números e quantidade, no momento do jogo as crianças observaram e encaixaram cada número próximo a sua quantidade. Todas as peças devem ser jogadas até que o dominó esteja exposto por completo para visualizarmos no chão.

3)- Jogo da memória com frutas,

Objetivo:
Desenvolver o raciocínio lógico, atenção, concentração, a memorização e principalmente a capacidade de observação.

Procedimento:
Recortar quadrados no tamanho 15X15 no papelão, onde devem ser desenhadas algumas frutas, escolhidas pelas crianças. As figuras devem ser confeccionadas em pares. Além de desenhar e pintar o material é muito divertido de brincar.

4)- Boliche

Objetivo:
Desenvolver noções de quantidade e seqüência numérica.

Procedimento:
Confeccionar um boliche com 12 garrafas pet, contendo a seqüência numérica de 1 a 12.
Ao apresentar o jogo os alunos irão se familiarizar com os numerais e em seguida, ao jogar, devem ser incentivados a contagem do numero de garrafas que foram derrubadas.

5)- Piãozinho;

Objetivo:
Desenvolver a concentração e a coordenação motora.

Procedimento:
Fazer canudinhos com revista, depois enrolá-los no palito de churrasco, colando-o próximo ao lado pontiagudo.


Sugestões de brincadeiras:


1)- Cobra-cega

Objetivo:
Estimular o desenvolvimento da percepção tátil.

Procedimento:
Todas as crianças deverão sentar-se na roda, uma delas será escolhida para ser a cobra-cega, esta terá os olhos vendados, ficando no centro da roda ao comando da educadora começara andar até chegar em uma criança passando as mãos em seu roto, cabelo e em seguida tentar identificá-la, esta dará continuidade ao jogo.


2)- Andar de trem;

Objetivo:
Contribuir para a socialização e a integração das crianças enquanto brincam.
Contribuir para o desenvolvimento da linguagem;
Contribuir para o desenvolvimento da expressão corporal.

Procedimento:
As crianças deverão andar com as mão no ombro do amigo, em forma de trem cantando a música e realizando os gestos propostos de acordo com a música: "Eu vou andar de trem".


3)- Corre cotia;

Objetivo:
Desenvolver a praxia global (coordenação motora) e agilidade corporal.
Procedimento:
As crianças sentarão em uma roda e cantarão a música "Corre cotia", uma será o comandante e outras respondentes, o comandante terá nas mãos um lenço e colocará (na ultima frase), atrás de uma criança. Essa criança deverá pegar o lenço e correr para pegar a que colocou esta deverá se sentar rapidamente no local da outra, e assim sucessivamente.


4)- Batata quente

Objetivos:
Contribuir para a socialização das crianças;
Desenvolver a atenção e a agilidade enquanto brincam.
Material:
Uma bola, ou algo para ser a batata quente.
Procedimento:
As crianças deverão permanecer sentadas no circulo, voltadas para o centro. Uma delas escolhida por sorteio começa a brincadeira sentada de costa para o grupo e cantando "batata-quente, quente,.....queimou". A criança que estiver com o objeto na mão neste momento deverá continuar cantando.


5)- Põe a mão na cabeça (musica da raposa)

Objetivo:
Contribuir para o desenvolvimento corporal identificando as partes do corpo;
Contribuir para a socialização das crianças e para o desenvolvimento da linguagem enquanto cantam a música.

Procedimento:
Ao cantarmos a música da raposa às crianças deverão repetir os gestos mostrando as partes do corpo nela referidas.


6)- Vamos passear (jogo simbólico).

Objetivo:
Desenvolver da imaginação e da fantasia, assimilação da realidade ao "eu".
Procedimento:
Através do "faz de conta", estimularemos as com algumas brincadeiras utilizando os materiais da sala.
Pois na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", ainda mais quando expressa corporalmente as atividades.
Faremos de conta que estamos em uma floresta, e daremos inicio ao nosso passeio por esta aventura que imaginaremos juntos.


7)- Produção de massinha;

Objetivo:
Desenvolver a criatividade e a coordenação motora.
Procedimento:
Fazer a massinha com farinha de trigo, demonstrando todas as etapas para as crianças, em seguida dividir entre elas a massinha, pedindo-lhes que façam uma escultura para que possamos deixar secando para expormos no dia da apresentação do projeto.


Avaliação:

O brincar é de suma importância no desenvolvimento infantil por este motivo é importante desenvolver um projeto focado em jogos e brincadeiras.
Em todas as aulas as crianças devem ser convidadas a sentarem-se na roda de conversa, onde se discute sobre os mais variados assuntos (final de semana, meu brinquedo favorito, minha família, os combinados, a chamada entre outros); em seqüência apresenta-se à proposta, falando sobre o projeto e a atividade a ser trabalhada no dia vigente.
Todos devem saber o tema do projeto e o que este significa, todos devem ter acesso aos diversos tipos de jogos e brincadeiras, tanto livres como de regras simples, promovendo assim o desenvolvimento do raciocínio lógico de todo o grupo, respeitando a etapa desenvolvimento individual de cada criança.


Referência Bibliográfica:
• Livro do professor, Sistema de Ensino –Aprende Brasil - EDITORA POSITIVO.
• WWW.aprendemimosodosul.com.br
• Brandão, Heliana - O livro dos jogos e das brincadeiras para todas idades - Ed. Leitura.
• Revista nova escola - ano XXI nº 18 dezembro 2006 ed. Abril.
________________________________________

PLANO DE AULA - FESTA DO MUNICÍPIO DE MIMOSO DO SUL-ES



“CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus”.
Data: 06 a 09 de julho de 2009
Assunto: Festa do Município.
Período: Maternal –II-B , Matutino
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques e Julio Cezar de Oliveira

OBJETIVOS:

*Conhecer e Valorizar história do Município
*Conhecer e Identificar os pontos turísticos do Município;

*Socializar;
*Estimular a criatividade;


INCENTIVAÇÃO:

* Música
*Passeio

*História


DESENVOLVIMENTO:

- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam interagir.

ATIVIDADES:

06/07 – História ( Do município) e brincadeiras dirigidas;
07/07 – Pintura ( Pontos turísticos do município) e música;
08/07 – Passeio para conhecer o local da festa
09/07 - Desenho livre

1. História


Situada no extremo Sul do ES, Mimoso do Sul recebeu muitos imigrantesAlemães durante o século XIX. Já recebeu as denominações de Ponte de Itabapoana, Monjardim e São Pedro entre outros, até o nome atual deMIMOSO DO SUL. Tem grande potencial de crescimento, privilegiada pela sua posição geográfica fica a 44 km de Cachoeiro de Itapemirim- ES, 87 km de Campos dos Goytacazes- RJ e 173 km de Vitória, com grande facilidade de entrada e escoamento de produtos, é a principal produtora de café do Sul do Espírito Santo, sendo o café e a agropecuária de corte e leitera a principal fonte de renda da cidade desde o século XIX. As indústrias da cidade basem-se em beneficiamento de Mármore e Granito, a produção é voltada para o mercado externo. Nascida entre montanhas, de topografia acidentada, rica em minerais, pedras preciosas e água doce, de clima agradável e com vários pontos turísticos.

O Mimosense de maior destaque foi o ator Stênio Garcia.
O comércio se destaca com produtos da terra, alguns feito artesanalmente, como por exemplo, a goiabada cascão, o grande Camarão da Malásia.
O esporte mais praticado na cidade é o futebol que tem como destaque o time da cidade o Mimosense Futebol Clube , que já revelou grandes nomes do futebol brasileiro como: o zagueiro Odvan que atuou no Vasco , o atacante Ademilson que atuou no Botafogo e no Fluminense.
2. Turismo

Museu São Pedro
Uma região rica em casarios históricos é o distrito de São Pedro que possui 41 patrimônios históricos e culturais. O distrito é também muito conhecido pelo tradicional Festival de Sanfona e Viola de São Pedro , em que ocorrem anualmente apresentações de atrações nacionais da música sertanejos e violeiros da região.

A festa da cidade, que acontece em data móvel, tem início geralmente na segunda quinta-feira do mês de julho. Já o Festival de Sanfona e Viola de São Pedro tem início entre a última semana do mês de julho ou na primeira semana do mês de agosto. Durante a festa são realizados passeios ecológicos, a descida do rio Muqui do Sul de caiaque e caminhada até São Pedro, no programa "Caminhos do Campo".
Na época do carnaval, acontece um dos melhores carnavais do Espírito Santo com os desfiles dos blocos de ruas que animam os foliões.

Pontões
Um dos principais pontos turísticos de Mimoso do Sul são o mirante doCristo Redentor , a Cachoeira das Graças , o pico dos Pontões(localizado no distrito de Conceição do Muqui) e a pedra Estrela D'Alva , onde, em dias claros, se avistam as praias de Marataízes .
3. Geografia
Mimoso está localizado à 173 km de Vitória, na mesorregião Sul-Espíritossantense. Seu relevo é relativamente acidentado com 69% de sua área acima dos 600m. Possui 867 km de extensão territorial sendo a terceira maior em extensão territorial do Sul do ES, perdendo apenas paraAfonso Cláudio e Cachoeiro de Itapemirim.
Os pontos mais altos são: PONTÕES com 1.938 metros de altitude, localizado no distrito de Conceição do Muqui. O pico do ESTRELA DALVA com 1.050 metros de altitude, localizado no distrito de São José das Torres. Pico do FAROL com 800 metros de altitude, localizado em São José das Torres e o pico da TORRE DE TV com 700 metros de altitude, localizado em Mimoso do Sul.
3. 1. Hidrografia
A cidade pertence a bacia do Rio Muqui e Rio Itabaopana.

3. 2. Rodovias
• ES-177
• ES-391
• BR-101
• ES-297
4. Administração
• Prefeito: Angelo Guarçoni (2009/2012)
• Vice-prefeito: Pedro Costa
• Presidente da câmara: Hércules Maurício (2007/2008)
5. Economia
A Participação na economia do estado com seu pontencial de produção decafé conilon e arábica no distrito de Conceição do Muqui e ainda a agropecuária de corte e leiteira. As indústrias da sede são as de serragem e beneficiamento de mármore granito. A produção é basicamente voltada para o mercado externo: Mercosul, Itália, Alemanha, Indonésia e Japão no mercado mundial. E relações comercias internas com Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal e Nordeste. O solo do lugar é rico em mármore, granito, pedra preciosas e sobra lugar para águas marinhas (pedra preciosa).
Até 2010 o governo do estado investirá em recursos para Mimoso do Sul. Alguns dos investimentos feitos já implantados pelo governo fedral são:Posto da Polícia Rodoviária Federal será o maior posto de fiscalização da América Latina; Usina hidrelétrica em Ponte do Itabapoana, fará abastecimento de energia em Mimoso e Apiacá.
6. Suas distâncias
• Vitória: 173 km
• Colatina: 287 km
• Linhares: 310 km
• Cachoeiro de Itapemirim: 44km (via Muqui), 56 km (via BR 101)
• Muqui: 15 km
• Rio de Janeiro: 328 km
• Belo Horizonte: 355 km
7. Ligações externas
• Página da prefeitura
8. Referências
1. ↑ Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
2. Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
3. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
4. ↑ Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

PLANO DE AULA - ESTAÇÕES DO ANO


“CEIM Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus”.
Data: 01 a 03 de julho de 2009
Assunto: Estações do Ano.
Período: Maternal –II-B , Matutino
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques

OBJETIVOS:

*Identificar as estações do ano;
*Saber identificar o tipo de vestuário e alimentação adequado às estações;
*Desenvolver a linguagem oral;
*Estimular a criatividade;
*Socializar;
*Desenvolver a atenção e o
raciocínio

INCENTIVAÇÃO:

* Música
*Poemas;

*Fantoches;;

*Livro das Estações;

*Artes;
* Brincadeiras

DESENVOLVIMENTO:

- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir.
Conversar sobre as Estações do ano.

ATIVIDADES:

01/07 – História ( As estações do ano) e brincadeiras dirigidas;
02/07 – Pintura ( As estações do ano) e música;
(03/07 – Confecção do livro

quinta-feira, 18 de junho de 2009

COMIDAS TÍPICAS DE FESTA JUNINA!

Tem muita gente que gosta de Festa Junina só por conta das comidas típicas.
Realmente, dançar, festejar e comemorar a festa junina é muito legal, mas se tiver uns comes e bebes fica melhor ainda, não é mesmo?
Afinal de contas, saco vazio não para em pé…
Confira algumas comidas típicas de Festa Junina!
 Arroz doce - sobremesa preparada com arroz, leite e açúcar, perfumada com casca de limão e canela.
 Bolo de milho - sozinho ele já é uma delícia, imagina então com uma cobertura de chocolate…
 Bolo de fubá – feito a base de fubá e algumas pitadas de erva-doce.
 Canjica - tem gente que gosta dela pura, bem branquinha. Outros preferem com canela. Na dúvida, fique com os dois!
 Cuzcuz de milho – feito com flocos de milho, coco ralado e leite de coco, fica irresistível.
 Doce de leite - o típico das festas juninas é feito no tabuleiro e cortado geometricamente. Mas, quem é que se importa com o formato?
 Milho verde – este não pode faltar numa festa junina!
 Paçoca - você sabia que existem dois tipos de paçoca? Há a paçoca doce, feita de amendoim e típica das festas de São João, e a paçoca salgada.
 Pamonha - para quem não sabe, a pamonha é uma espécie de bolo feito de milho, e pode ser doce ou salgada.
 Pé-de-moleque - feito de amendoim, o doce tem este nome porque parece um pé cascudo e escuro, como são os pés de moleques.
 Pipoca - pipoca não é só para a hora do cinema. A pipoca é típica das festas juninas. O nome vem do tupi “pi’poka”, que significa “estalando a pele”.
 Quentão – cachaça preparada com limão, gengibre, canela e açúcar.
 Vinho quente – vinho preparado com frutas canela e gengibre.




http//anjinhosdatiacidamarques.blogspot.com

terça-feira, 2 de junho de 2009

Projeto “ Aprendendo e Brincando no Arraiá do CEIM casulo”

Local: C.E.I. M Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus.
Turma: Maternal - II B e Jardim- I B
Duração: Mês de Junho

Justificativa
Estamos iniciando o mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Diversas atividades interdisciplinares no universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto meu objetivo é enriquecer o conhecimento das crianças quanto aos costumes das festas juninas e a socialização.

Objetivo Geral
*Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte.
Objetivos Específicos
*Identificar o que os alunos entendem por festa junina;
*Conhecer a origem e as características das festas juninas;
*Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
*Valorizar a tradição das festas juninas;
*Desenvolver a linguagem oral e escrita;
*Ampliar o vocabulário;
*Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
*Incentivar o gosto pela culinária junina;
Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
*Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;

Desenvolvimento
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as festas juninas (Origem, comidas, danças e brincadeiras).
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças; .
- Levar as crianças a pesquisar comidas e brincadeiras típicas.
- Brincar com massinha ( confecção de bandeirinhas)
- Espalhar bandeirinhas coloridas pela sala de aula e pedir que as
crianças que as encontrem. Incentivar a dizerem a cor.
-Montagem de painés juninos para enfeitar a escola.
-Leitura de textos informativos.
-Leitura de poesias e/ou músicas juninas.
-Confecção de enfeites juninos.
-Montagem de painel com crendices e superstições.
-Conscientização do perigo de soltar balões.
-Finalizar com exposição dos trabalhos e danças.

Atividades
-Hora do conto
-Pesquisas
-Confecção de um caderno de receitas de comidas típicas da época
-Origami
-Liga pontos
-Desenho livre
-Poemas-Massinha de modelar
-Pintura
-Danças
-Músicas juninas
-Receitas
-Oque é o que é?
- Poesias


METODOLOGIA:

As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas.

FINALIZAÇÃO:
O projeto será finalizado com a realização de exposição dos trabalhos e danças juninas internas.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será através de registro em relação a aprendizagem individual e coletiva dos alunos frente as atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto.

RECEITAS



RECEITAS


Bolo de Fubá Cremoso
Ingrdientes:
3 gemas
4 colheres de sopa de óleo
3 xícaras de chá de açucar
4 xícaras de chá de leite
1 xícara de chá de fubá
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de chá de queijo ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
3 claras em neve
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador,menos o fermento e as claras. Junte depois numa tigela, coloque a massa numa assadeira untada com margarina, leve em forno pré aquecido por 35 minutos, espere esfriar e corte em quadradinhos
Rendimento: 40 pedaços

Fatias de Amendoin
Ingredientes:
500g de amendoim torrado e moido
500g de açucar
3 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo de fazer:
Junte tudo e amasse eté ligar. Coloque-se em forma retangular untada, e com a palma da mão vai se calcando até formar uma camada lisa e nivelada. Para facilitar, pode se ir molhado a mão pra não grudar na massa. Leve ao forno, com uma calor moderado, por 20 minutos. Depois de esffriar, cortar em fatias.



Doce de Abóbora com Coco
Ingredientes:
2kg de abóbora vermelha
Água suficiente para cozinhar a abóbora
800g de açucar cristalizado
4 xícaras de chá de água
Cravinho e canela em rama a gosto
1 pacote de coco ralado (100g)
Modo de fazer:
Descasque e corte a abóbora em padaços. Cozinhe com água em fogo forte. Coloque numa peneira para escorrer completamente. Prepare a calda em ponto de pérola com açucar e a água (4 xícaras). Junte a massa de abóbora e mexa deixando ferver até ficar transparente. Acrescente o coco, mexa e retire do fogo. Sirva bem frio, de preferência dentro de uma compoteira.

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE