segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Projeto Natal II


Justificativa

No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal.

Objetivos

• Compreender a importância do Nascimento de Jesus para a humanidade.

• Incentivar o aluno a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a convivência familiar e com o próximo.


Atividades

• Pesquisar sobre os símbolos de Natal (Estudo Histórico)

• Confeccionar cartões de natal (mensagens)

• Preparação de natal para necessitados (Natal Solidário)

• Montar cestas de natal para um asilo ou orfanato

• Teatro de Natal

Metodologia

• Discussão em sala de aula sobre o assunto

• Aulas no laboratório de Informática


Recursos Materiais


• Cartazes

• Cartões para confecção de um painel de natal

• Mensagens natalinas para os professores

• Material para montagem

• Material para cenário do teatro


Avaliação


• Acontecerá após a culminância do projeto


domingo, 13 de novembro de 2011

Projeto dia da conciencia negra EDUCAÇÃO NÃO TEM COR






• História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa

cultura que adquirimos por influência africana?

• Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da

nossa sociedade?

• Educação, ética e etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade.



1.2. CONTEÚDO FOCO:
                                  

O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do

negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do

respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito,

desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas

nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.

Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas

coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.);

estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre

o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no

conhecimento sobre o assunto.



ROBLEMA:

                          
Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva

diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira

até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre

brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o

atual quadro.

                                

No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e

convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do

ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos

e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias

raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação

brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante

disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa

contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?

3. JUSTIFICATIVA:


Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de

novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um

no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho

espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da

violência, do preconceito e do racismo.



4. OBJETIVOS:
                        

• Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e

na sociedade;

• Entender e valorizar a identidade da criança negra;

• Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;

• Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura

africana;

• Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um

posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.


5. DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos

citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local,

estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será

desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração,

sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações

diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos,

experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:

• Livro:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática,

2007;

• Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e

Otávio Roth, 2003;

• Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;

• Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton

Nascimento;

• Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade

que tratam sobre o tema;

• Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas

do sul”;

• Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços”

fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de

negro”.

• Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;

• Produção em artes com sucatas;

• Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira – a confirmar;



Atividades:

• Hora da história: leitura e análise de alguns artigos do livro “Declaração

Universal dos Direitos Humanos” e “Menina bonita do laço de fita”;

• Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do

mapa mundi;

• Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações

pedagógicas para uma amostra cultural;

• Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que

tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;

Realizar brincadeiras e jogos infantis:

• Construção de uma máscara africana com saco de pão;

• Construção e de um tabuleiro do jogo Kalah – feito com caixa de ovos (um jogo

de tabuleiro que veio da África que simula o plantio de sementes, desenvolvendo

a atenção e a concentração da criança);


6. FECHAMENTO DO PROJETO:


MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA



(Ana Maria Machado)



Era uma vez uma menina linda, linda.

Os olhos pareciam duas azeitonas pretas brilhantes, os cabelos enroladinhos e bem negros.

A pele era escura e lustrosa, que nem o pelo da pantera negra na chuva.

Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laços de fita coloridas.

Ela ficava parecendo uma princesa das terras da áfrica, ou uma fada do Reino do Luar.

E, havia um coelho bem branquinho, com olhos vermelhos e focinho nervoso sempre tremelicando. O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele tinha visto na vida.

E pensava:

- Ah, quando eu casar quero ter uma filha pretinha e linda que nem ela...

Por isso, um dia ele foi até a casa da menina e perguntou:

- Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia, mas inventou:­

- Ah deve ser porque eu caí na tinta preta quando era pequenina...

O coelho saiu dali, procurou uma lata de tinta preta e tomou banho nela.

Ficou bem negro, todo contente. Mas aí veio uma chuva e lavou todo aquele pretume, ele ficou branco outra vez.

Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:

- Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia, mas inventou:

- Ah, deve ser porque eu tomei muito café quando era pequenina.

O coelho saiu dali e tomou tanto café que perdeu o sono e passou a noite toda fazendo xixi.

Mas não ficou nada preto.

- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha?

A menina não sabia, mas inventou:­

- Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina.

O coelho saiu dali e se empanturrou de jabuticaba até ficar pesadão, sem conseguir sair do lugar. O máximo que conseguiu foi fazer muito cocozinho preto e redondo feito jabuticaba. Mas não ficou nada preto.

Então ele voltou lá na casa da menina e perguntou outra vez:

- Menina bonita do laço de fita, qual é teu segredo pra ser tão pretinha?

A menina não sabia e... Já ia inventando outra coisa, uma história de feijoada, quando a mãe dela que era uma mulata linda e risonha, resolveu se meter e disse:

- Artes de uma avó preta que ela tinha...

Aí o coelho, que era bobinho, mas nem tanto, viu que a mãe da menina devia estar mesmo dizendo a verdade, porque a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até

com os parentes tortos.E se ele queria ter uma filha pretinha e linda que nem a menina,

tinha era que procurar uma coelha preta para casar.

Não precisou procurar muito. Logo encontrou uma coelhinha escura como a noite, que achava aquele coelho branco uma graça.

Foram namorando, casando e tiveram uma ninhada de filhotes, que coelho quando desanda

a ter filhote não para mais! Tinha coelhos de todas as cores: branco, branco malhado de preto, preto malhado de branco e até uma coelha bem pretinha.

Já se sabe, afilhada da tal menina bonita que morava na casa ao lado.

E quando a coelhinha saía de laço colorido no pescoço sempre encontrava alguém que perguntava:

- Coelha bonita do laço de fita, qual é o teu segredo para ser tão pretinha?

E ela respondia:- Conselhos da mãe da minha madrinha...



6.1. RESULTADOS ESPERADOS:


• Apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas

relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres etc.;

• Desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos;

• Apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos

sobre outras culturas.

No final, sempre com a orientação do professor, os alunos deverão organizar os

conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades, com desenhos,

esquemas, confecções e etc. E durante essas atividades várias atitudes e valores éticos e

humanos podem ser trabalhados para a consolidação do conteúdo foco.

Montaremos uma exposição com os materiais coletados e produzidos pelas

crianças em conjunto com o professor para que sejam apresentados no mural que

faremos na escola, para possível visita dos pais que, infelizmente, não tem muita

disponibilidade para vir à escola, então, estarei mostrando e comentando estes trabalhos

com eles no dia da reunião de pais.



7. AVALIAÇÃO:


A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma

contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente

criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas

potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da

coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com

as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.



8. CONSIDERAÇÕES FINAIS:


O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa

se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos

que confirmem essa expectativa.

O projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser,

sem constrangimentos nem equívocos.

Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e

estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.


9. REFERÊNCIAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TEMA COM AS

CRIANÇAS:


BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico–

Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria

Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Brasília: MEC, 2005. 35p.

MACHADO. Maria Helena. Menina bonita do laço de fita. São Paulo-SP. Ed. Ática,

2007.



Revista Nova Escola. Vários autores. São Paulo-SP – edição de Nov. 2004 e

2005.

ROCHA. Ruth. ROTH. Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo-

SP, 2004.



Sugestões de coro-falado para o Natal

NASCE JESUS

(Para três crianças)

1 - Nasce Jesus,

fonte de luz,

descem os anjos cantando,

2 - Nasce Jesus, fonte de luz!

Trevas vem pois dissipando.

Nasce Jesus, fonte de luz!

Rompe as cadeias do forte,

raia o dia da salvação, triunfante vem!


3 - Salve Jesus!

Ó firma teu justo império

grato louvor os homens e os anjos dêem!

Todos: Nasce Jesus, fonte de luz!

Oh, glória a Deus nas alturas!

Paz na terra aos homens, a quem quer ele bem!


DEUS NOS AMOU

(Para três crianças)


1 - Deus nos amou e nos mandou

Cristo seu filho querido!

Deus nos amou e nos encarnou!

Vede o menino nascido!


2 - Deus nos amou!

Deus no amou!

Digam-no todos os povos!

Gozam paz e salvação todos os que crêem!


3 - Reino bendito!

Reino de amor divino!

Eis que as nações resgate

por Cristo têm!



A MENSAGEM DE AMOR

(Para quatro crianças)


JUNTAS: Todas as belezas,

Que há na terra e céus,

para nosso encanto, criou-se nosso Deus.



1ª criança - (com uma cestinha de flores)

Deu à flor mimosa,

cores de encantar,

deu ao passarinho, seus cânticos sem par.


2ª criança - (com uma cestinha de frutas).

Da invernia o vento, céu azul,

verão, as maduras frutas nos vem de sua mão.


3ª criança - (com uma Bíblia na mão).

Deu-nos a santa lei,

salmos de louvor;

mandou os profetas falar do seu amor.

Mas o homem surdo não deu atenção,

nem amou, seu criador, em seu coração.


4ª criança - (com uma grande estrela dourada ou prateada).

Deus mandou seu filho,

do alto raiou a luz;

Jesus rendeu a vida,

morreu por nós na cruz.



JUNTAS: Cantem nossas almas,

hinos de louvor pelas grandes bênçãos,

que mostram seu amor.

Achei essa guirlanda linda e super simples de fazer.


Além de ser ecologicamente correta e barata, o visual fica maravilhoso!!!
Para fazê-la só é preciso cortar o fundo na própria marcação da garrafa, furar com ferro de solda ou prego quente e passar um arame, que dá mais estabilidade.
Após atingir o tamanho ideal, encerre o trabalho torcendo bem o arame para não abrir e arremate.
Feito isso, é só decorar a guirlanda como quiser...
Basta usar a criatividade...

Projeto Natal




I – JUSTIFICATIVA:

Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?

Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.



Conteúdos:



1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:

• Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?

• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.

• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.

• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:

- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)

- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)

- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)

- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)

- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)

- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)

- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles

• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!





2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.

• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.

• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.

• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.

• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.

• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.

• Confeccionar enfeites para a árvore da Emei.

• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.



3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS

• Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.

• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.

• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.

• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre

• Valorizar a família,

• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.



II – OBJETIVOS GERAIS:

• Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;

• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;



III- ETAPAS PREVISTAS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

• Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.

• Produção coletiva de pequenos textos.

• Escrita espontânea.

• Cruzadinhas, caça-palavras.

• Atividades com alfabeto móvel.

• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.

MATEMÁTICA

• Situações-problema envolvendo o tema.

• Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).



NATUREZA E SOCIEDADE

• Observação do ciclo da água.

• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.

• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.

• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.

• Vídeos que abordam o tema.

• Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.



ARTES VISUAIS

• Desenho livre e de observação.

• Recorte e colagem

• Dobraduras

• Releitura de obras de arte

• Modelagem com areia e argila

• Técnicas de pintura.

• Confecção de caixinhas para a troca de presentes.

• Confecção dos enfeites da árvore.

• Confecção dos tsurus pelas professoras ( 20 cada)



MÚSICA E MOVIMENTO

• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.

• Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)

• Corais de músicas natalinas



AVALIAÇÃO

• Hora social e/ou exposição de trabalhos.

• Carinha das crianças.





DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa

• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.

• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora,



2ª Etapa



• Cada professora confeccionará 20 tsurus e fará um pedido de natal, ou um agradecimento com a turma depois de conhecerem a lenda japonesa.

• Pindurar os Tsurus pela escola.

• Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio.

• Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal.

• Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões. (Ver final do plano).



3ª Etapa



• Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.

• Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.

• Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto. Trocar bilhetes também.





Sugestão de coro-falado:





NASCE JESUS

(Para três crianças)

1 - Nasce Jesus, fonte de luz,

descem os anjos cantando,



2 - Nasce Jesus, fonte de luz!

Trevas vem pois dissipando.

Nasce Jesus, fonte de luz!

Rompe as cadeias do forte,

raia o dia da salvação,

triunfante vem!



3 - Salve Jesus! Ó firma teu justo império

grato louvor os homens e os anjos dêem!



Todos: Nasce Jesus, fonte de luz!

Oh, glória a Deus nas alturas!

Paz na terra aos homens,

a quem quer ele bem!





DEUS NOS AMOU

1 - Deus nos amou e nos mandou

Cristo seu filho querido!

Deus nos amou e nos encarnou!

Vede o menino nascido!



2 - Deus nos amou! Deus no amou!

Digam-no todos os povos!

Gozam paz e salvação

todos os que crêem!



3 - Reino bendito! Reino de amor divino!

Eis que as nações resgate por Cristo têm!





A MENSAGEM DE AMOR

JUNTAS:

Todas as belezas,

Que há na terra e céus,

para nosso encanto,

criou-se nosso Deus.



1ª criança - (com uma cestinha de flores)

Deu à flor mimosa,

cores de encantar,

deu ao passarinho,

seus cânticos sem par.



2ª criança - (com uma cestinha de frutas).

Da invernia o vento,

céu azul, verão,

as maduras frutas

nos vem de sua mão.



3ª criança - (com uma Bíblia na mão).

Deu-nos a santa lei,

salmos de louvor;

mandou os profetas

falar do seu amor.

Mas o homem surdo

não deu atenção,

nem amou, seu criador,

em seu coração.



4ª criança - (com uma grande estrela dourada ou prateada).

Deus mandou seu filho,

do alto raiou a luz;

Jesus rendeu a vida,

morreu por nós na cruz.



JUNTAS:

Cantem nossas almas,

hinos de louvor

pelas grandes bênçãos,

que mostram seu amor.





Sugestões de lendas e contos:





Flor da noite de Natal

Conta a lenda que uma camponesa olhava do lado de fora de uma igreja as pessoas oferecendo presentes ao Menino Jesus. Ela se sentia triste, pois não tinha nada para homenagear. Então um anjo apareceu e lhe disse: "Apanhe algumas plantas que crescem ao lado da estrada e oferece como presente."

Ela aceitou o conselho e apanhou uma porção de folhas de poinsettia verdes e as levou para dentro da igreja. As pessoas da congregação riram quando a viram entrar com suas roupas maltrapilhas carregando um punhado de ervas daninhas. Envergonhada e ruborizada diante da situação, conforme seu rosta ficava vermelho, um fenômeno aconteceu: as folhas mudaram de cor, tornando-se em vermelho sangue, transformando-se em lindíssimas flores. As pessoas ali presentes ficaram extasiadas com o fato.

Esta flor, conhecida como "bico-de-papagaio", tem o nome científico de Poinsettia, uma homenagem ao seu descobridor Dr. Poinsett. Ele a encontrou no México em 1828, e é chamada por "Flor da Noite Feliz".

A explicação científica para a mudança de cor, se dá pela reação da planta exposta a luz durante muito tempo.









A última árvore de Natal

Um antigo conto de Natal



Eu vi um caminhão cheio de árvores de Natal

E cada uma tinha uma estória prá contar,

O motorista colocou-as numa fileira

Esperando que as pessoas as viessem comprar.

Ele pendurou umas luzinhas brilhantes

E uma placa em que se podia ler

"ÁRVORES DE NATAL"

e em vermelho escrevia

"ÁRVORES DE NATAL PARA VENDER"

Ele se serviu de chocolate quente

Numa garrafa térmica fumegante,

E assim começou a nevar

Enquanto uma família estacionava esfuziante.

Uma mãe, um pai, e um menininho

Pararam o carro, rapidinho

Vieram caminhando e começaram a procurar

A perfeita árvore para se decorar.

O garotinho ia na frente,

com seu olhar reluzente, a exclamar:

"Elas têm cheiro de Natal, mamãe!

Sinto cheiro de Natal em todo lugar."

"Vamos comprar uma árvore de quilômetros de altura!

A maior que pudermos encontrar!

Uma árvore que encoste no teto!

Uma que nem dê para carregar!"

"Uma árvore tão grande

Que até mesmo o Papai Noel, quando olhar,

Vai se admirar:

"Esta é a árvore mais bela

Que já vi neste Natal!"

Para achar o pinheirinho perfeito

Procuraram com muita prontidão

Aqui e ali, e até mais de uma vez,

O papai examinou e balançou mais de seis!

"Mamãe, mamãe eu achei, eu achei!

O pinheirinho que mais gostei!

Tem um galhinho quebrado

Mas que pode ficar disfarçado."

"Do anjinho da vovó tiraremos o pó

E lá no alto esperando

Ficará nos guardando.

Poderemos comprá-la? Por favor, por favor!

Pediu com fervor."

"Que tal tomarmos chocolate quente?"

Perguntou o vendedor indulgente.

Enquanto abria a garrafa para aquela gente.

"Isto sim vai aquecer o ambiente!"

Em três pequenos copos de papel

Ele serviu o chocolate espumante,

Enquanto brindavam, esperançosos,

Por mais um Natal esfuziante.

"Você escolheu certinho", disse ele,

"Este é realmente o melhor dos pinheirinhos".

Mas o garotinho estava agoniado,

Pois o preço, para o pai, era muito elevado.

"Feliz Natal"disse o homem,

Amarrando o pinheirinho com um cordão.

"A árvore é sua com uma condição:

Manter uma promessa de Natal."

"Na noite de Natal,

Quando for deitar e rezar,

Prometa no seu coraçãozinho guardar

O encanto do Dia de Natal!"

"Agora corra para casa!

Pois este vento gelado

Suas bochechas têm queimado.

E peça ao papai para com todo cuidado

Enfeitá-la com os ornamentos comprados.

E que, no fim da empreitada,

Mate-lhe a sede, coitada!"

E assim foi com o vento zunindo

Durante toda a noite gelada.

Tendo o homem dado árvore,

Após árvore,

Após árvore...

Para cada pessoa que apareceu,

Brindou com o chocolate espumante

Nos pequenos copos, tão quentes,

Para manter aconchegante o ambiente.

Quem jurou manter a promessa

De guardar no coração o encanto do Natal,

Saiu na noite contente

Cantando canções alegremente.

E quando tudo acabou

Só uma árvore restou:

Mas ninguém estava lá

Para esta árvore adotar.

O homem que vendia árvores, então,

Vestiu seu grosso casacão

E partiu para a floresta

Com a última árvore da festa.

Ele deixou o pinheirinho

Perto de um pequeno riachinho.

Para que as criaturas, sem pousada,

Pudessem fazer dela sua morada.

Ele sorria enquanto tirava os flocos de neve

Que na sua barba encontrava.

Foi aí que de trás de um arbusto

Uma rena quase lhe pregou um susto.

Olhou para ela e sorriu.

Fazendo um carinho na grande criatura,

Pensou com brandura:

"Parece que o Natal chegou novamente!."

"Ainda temos muito chão,

E muitas coisas por fazer!

Vamos para casa, amigo, trabalhar

Neste Natal que vai começar.

Ele olhou para o céu,

Ouviu os sinos a tocar,

E, num pestanejar...

O vendedor já não estava mais lá!





SUGESTÕES DE ENFEITES PARA A ÁRVORE DE NATAL



1. Bolas de Isopor grande enfeitadas ao gosto de cada turma

2. Artesanatos em geral

3. anjinhos

4. botinhas de Eva

5. cartões de natal

6. papais-noéis

7. estrelinhas cobertas com glíter

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CAMINHADA "XÔ DENGUE"


Com faixas e cartazes alertando para o perigo do mosquito transmissor da dengue, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Casulo Santa Terezinha do Menino Jesus, Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães e outras escolas, participaram nesta última sexta-feira (11) a caminhada “Xô mosquito da dengue”, percorrendo as ruas da cidade, levando informação para a comunidade. A ação faz parte do projeto “Xô Dengue” , Com o objetivo de conscientizar a população através de ações diretas. Desde o inicio de novembro estamos trabalhando com as crianças e suas famílias a importância do combate à dengue, onde aprenderam sobre o mosquito, os sintomas da doença e como combater a proliferação começando de suas próprias casas. A programação do projeto segue até o final do terceiro trimestre, com atividades lúdicas, gincana e brincadeiras comandadas pelas professoras e pedagogas.


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tema: Projeto xô Dengue

Conhecer sobre os cuidados que se DEVE ter para Evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para Melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importância de previr o mosquito da Dengue.

Objetivos Gerais:

Refletir sobre a Necessidade das medidas preventivas para o bem estar social. Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e consequentemente da sociedade. Valorizando a Saúde e os Meios da conservação da mesma.

PREVISTAS Etapas:

*Conversa informal sobre o tema em questão.

*DVD educativo ( Sobre a Dengue)

*Momento de questionamento sobre o tema.

*Pesquisa nas principais fontes de comunicação.

*História e desenho livre.

*Construção de um painel ensinando a prevenir contra o mosquito o mosquito.

*Ronda pela escola a procura de focos de Dengue.

Propostas para finalização:


*Mural de Trajetória:

*Pessoas evitando a Dengue

*Confecção de uma lembrancinha do mosquito da Dengue!

*Confec de livrinhos com informações de combate a Dengue.

*Cartazes de conscientização.

*Encerrando com caminhada de Combate a Dengue.





Avaliação:



A avaliação será dada mediante uma abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da Participação e Cooperação do trabalho durante a Realização do projeto.


Informática:http://smartkids.terra.com.br/passatempos/dengue/index.html



Música:



Dengue (Ritimo Jardineira)



Óh, dengue porque estais tão triste?

Mais o que foi que te aconteceu?

Foi o "Viver" e esses meninos

que tiraram as Águas pneus de todos (2x)

Óh, mosquitinho Qual é a sua dor?

eeee que com esse

movimento até a caixa d'água se fechou

E agora com tudo sequinho

Não tenho mais onde botar ovinhos (2x)



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