quarta-feira, 6 de setembro de 2017

História : 7 de setembro



Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:
- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.
- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!
Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.

(Bernadete Sena de Santana)

Fonte:http://www.xalingo.com.br/clubinho/curiosidades/independencia#sthash.0qSZjLoW.dpbs

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

TABAGISMO

O tabagismo é uma doença causada pelo excesso de nicotina no organismo. Essa substância, um dos componentes do tabaco, é a responsável por gerar a dependência química e psicológica.
Em poucos segundos, após a primeira tragada com inalação das toxinas que compõem um cigarro, as substâncias atingem a corrente sanguínea chegando ao cérebro (órgão do sistema nervoso central, controlador das reações vitais do ser humano), desencadeando a sensação de bem-estar.
Organicamente provoca efeitos adversos, como: redução da ansiedade, diminuição da fome, perda de peso e melhora na concentração. No entanto, a fumaça do cigarro contém, aproximadamente, 4,7 mil substâncias químicas, das quais 60 são cancerígenas.
Além de ser responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão, também pode desencadear doenças cardiovasculares e até mesmo contribuir com o aumento de infecções respiratórias por bactérias e vírus.
Os efeitos consequentes do vício não se limitam apenas ao indivíduo, e tampouco comprometem somente a sua saúde, mas o consumo exagerado do tabaco acentua o processo de envelhecimento do organismo, bem como induz a impotência sexual do gênero masculino.
O cigarro também afeta significativamente o público comunicante (fumantes passivos) que convive diretamente com um tabagista. Eles possuem maior probabilidade de contrair câncer de pulmão, em relação às pessoas que não convivem com fumantes.
O combate ao tabagismo concilia tanto o tratamento psicológico quanto o uso terapêutico de nicotina em pequenas doses, podendo ser realizado através de adesivos, gomas de mascar ou inaladores, evitando o choque provocado pela abstinência.
Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
TurnoMatutino e Vespertino
Tema: Tabagismo
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 29 de agosto de 2017

Sequência Didática

Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.

Competências:
  *Conscientizar da importância de não fumar.

  Habilidades:
*Conhecer as consequências para a saúde resultantes do uso do cigarro.

Desenvolvimento
29/08– 1º momento /Atividades de rotina
Roda de Conversa: O cigarro causa muitos males no organismo do usuário.
A fabricação do cigarro é composta de muitos aditivos químicos. A fumaça é repleta de substâncias como acetona, arsênico, monóxido de carbono, etc. A nicotina, um dos componentes do cigarro, é a responsável pela dependência.
O fumo pode ocasionar doenças no coração, câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, bexiga.
As pessoas que convivem com quem fuma são “fumantes passivos”.
O cigarro é um dos piores inimigos da saúde e tornou-se o maior problema de saúde pública mundial.

*Confecção de mural com recortes de fotos relacionadas ao tema "Apague essa idéia"

Atividades:
 29/08-Pintura e confecção de mural com fotos relacionadas ao tema.

 Recursos/ material de apoio 29 de agosto.  
 Papéis diversos, Folhas xerocadas, Lápis, pincéis, Painéis, Vídeo, Jornal, Cola, Tesoura, revistas. 

Avaliação
Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer da atividade proposta.

Plano de aula: Meios de Transporte /Família/Estudante

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Meios de Transporte /Família/Estudante
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 01 a 11 de julho2017
Sequência Didática
Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.

Competências:
 *Conhecer e interpretaras sinalizações básicas, a infra-estrutura e a organização do sistema de trãnsito, tornando essas informações funcionais e significativas na conquista; de maior segurança no seu dia a dia;
*Conscientizar os alunos sobre a importância da Família e meios de transportes;
* Conhecer o número 9 e a Letra M;
* Valorizar o dia do Estudante.

 Habilidades:
*Diferenciar diversos meios de transportes;
*Compreender a evolução dos meios de transportes;
*Identificar a origem dos meios de transportes;
*Conhecer meios de tranporte aéreo, terrestre e aquáticoe saber diferencia-los;
*Identificar as cores do semáfaro e o significado de cada uma;
*Ampliar conhecimento de letras e números;
*Identificar o dia do Estudante;
* Identificar membros da Família.
Conteúdo(s) 
-Meios de transporte /Dia do Estudante e Família
  
Desenvolvimento

 01/08– 1º momento /Atividades de rotina
Hoje vamos falar sobre os Meios de Transporte.
Seja na cidade ou no campo, na praia ou na fazenda, para passear, trabalhar, ir à escola ou ao supermercado, é praticamente impossível imaginar nossa vida sem algum meio de transporte.
Além de ser fundamental para transportar pessoas, os diversos meios de transporte são importantíssimos para levar de um lugar para os outros diversos tipos de carga como alimentos, matéria prima para produção de vários produtos, medicamentos etc.
Os meios de transporte são classificados da seguinte forma: terrestres, aquáticos e aéreos.
Agora vamos conhecer mais sobre cada um desses meios de transporte:
Terrestres:
BicicletaCaminhãoCarroMetrôÔnibusTrem
Aquáticos:
Navio
Aéreos:
Avião
 - Recorte colagem/mural (Meios de Transporte).
02/082º momento /Atividades de rotina
Cantar a música “Eu vou andar de trem e você vai também...” para dar continuidade ao abordado.
-Pinte de rosa o primeiro vagão e o ultimo de cinza.
03/08-3º momento /Atividades de rotina
-- Pinte o meio de transporte que você usa para ir para escola.
04/08-4º momento /Atividades de rotina
-Ligar o numeral a quantidade.
07/08-5º momento /Atividades de rotina
 Vamos treinar a letra M e desenho livre (meio de transporte-aéreo)
08/08-6º momento /Atividades de rotina
-Massinha de modelar (Aquático) e música
09/08-7º momento /Atividades de rotina
Pintura (Cartão do Estudante) Feliz dia do Estudante e ensaio Família.
  10/08-8º momento /Atividades de rotina
 -Confecção de viseira (Dia do Estudante) e brincadeiras dirigidas.
11/08-9º momento /Atividades de rotina
-Homenagem a Família (Café da manhã e apresentação e dinâmicana sala).
    
Atividades:

01/08-Recorte colagem (meios de transporte);
02/08-.Pinte o primeiro vagão de rosa e o ultimo de cinza(Terrestre);
03/08- Pinte o meio de transporte que você usa para ir para escola;
04/08-Ligar o numeral a quantidade;
(07/08-Vamos treinar a letra M e desenho livre (meio de transporte-Aéreo);
08/08-Massinha de modelar (Aquático);
09/08-Pintura (Cartão do Estudante) Feliz dia do Estudante/ brincadeiras dirigidas;
10/08-Confecção de viseira (Dia do Estudante) e homenagem para os mesmo (sala de aula) Brincadeiras dirigidas;
11/08- Homenagem a Família (Café da manhã e apresentação e dinâmica na sala);

Recursos/ material de apoio de 01 a 11 de agosto.

  Papéis diversos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Hidrocor, Máquina fotográfica, pincéis, Painéis, Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, Pen drive...

Avaliação:
 Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas




Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE