Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de
Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora:
Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno:
Matutino e Vespertino
Tema:
Meios de Transporte /Família/Estudante
Público
Alvo:
Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo:
01 a 11 de julho2017
Sequência
Didática
Eixos
de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária,
Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem
Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.
Competências:
*Conscientizar
os alunos sobre a importância da Família e meios de transportes;
*
Conhecer o número 9 e a Letra M;
* Valorizar o dia do
Estudante.
Habilidades:
*Diferenciar
diversos meios de transportes;
*Compreender
a evolução dos meios de transportes;
*Identificar
a origem dos meios de transportes;
*Conhecer
meios de tranporte aéreo, terrestre e aquáticoe saber diferencia-los;
*Identificar
as cores do semáfaro e o significado de cada uma;
*Ampliar conhecimento de letras e números;
*Identificar o dia do Estudante;
* Identificar membros da Família.
Conteúdo(s)
-Meios de
transporte /Dia do Estudante e Família
Desenvolvimento
01/08– 1º momento /Atividades de
rotina
Hoje vamos falar sobre os Meios de Transporte.
Seja na cidade ou no campo, na praia ou na fazenda,
para passear, trabalhar, ir à escola ou ao supermercado, é praticamente
impossível imaginar nossa vida sem algum meio de transporte.
Além de ser fundamental para transportar pessoas, os
diversos meios de transporte são importantíssimos para levar de um lugar para
os outros diversos tipos de carga como alimentos, matéria prima para produção
de vários produtos, medicamentos etc.
Os meios de transporte são classificados da seguinte
forma: terrestres, aquáticos e aéreos.
Agora vamos conhecer mais sobre cada um desses meios
de transporte:
- Recorte colagem/mural (Meios de
Transporte).
02/08 – 2º momento /Atividades de rotina
Cantar a música “Eu vou andar de trem e você vai
também...” para dar continuidade ao abordado.
-Pinte de rosa o primeiro vagão e o ultimo de cinza.
03/08-– 3º momento /Atividades de rotina
-- Pinte o meio de transporte que
você usa para ir para escola.
04/08-4º momento /Atividades de rotina
-Ligar o numeral a quantidade.
07/08-5º momento /Atividades de rotina
Vamos treinar a letra M e desenho livre (meio
de transporte-aéreo)
08/08-6º momento /Atividades de rotina
-Massinha de modelar
(Aquático) e música
09/08-7º momento /Atividades de rotina
Pintura (Cartão
do Estudante) Feliz dia do Estudante e ensaio Família.
10/08-8º
momento /Atividades de rotina
-Confecção de
viseira (Dia do Estudante) e brincadeiras dirigidas.
11/08-9º momento /Atividades de rotina
-Homenagem a Família
(Café da manhã e apresentação e dinâmicana sala).
Atividades:
01/08-Recorte colagem (meios de
transporte);
02/08-.Pinte o primeiro vagão de rosa
e o ultimo de cinza(Terrestre);
03/08- Pinte o
meio de transporte que você usa para ir para escola;
04/08-Ligar o
numeral a quantidade;
(07/08-Vamos
treinar a letra M e desenho livre (meio de transporte-Aéreo);
08/08-Massinha de modelar (Aquático);
09/08-Pintura (Cartão do Estudante) Feliz dia
do Estudante/ brincadeiras dirigidas;
10/08-Confecção de viseira (Dia do Estudante)
e homenagem para os mesmo (sala de aula) Brincadeiras dirigidas;
11/08- Homenagem a Família (Café da manhã e
apresentação e dinâmica na sala);
Recursos/ material de apoio de 01 a 11 de agosto.
Papéis diversos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis,
coloridos e giz de cera, Hidrocor, Máquina fotográfica, pincéis, Painéis,
Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, Pen
drive...
Avaliação:
Será através do envolvimento, participação e criatividade das
crianças no decorrer das atividades propostas
Nenhum comentário:
Postar um comentário