segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Plano de aula: Meios de Transporte /Família/Estudante

Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Infância Corina Bicalho Guimarães
Professora: Maria Aparecida Rodrigues Marques
Turno: Matutino e Vespertino
Tema: Meios de Transporte /Família/Estudante
Público Alvo: Alunos de 4 anos \Jardim I-A
Tempo: 01 a 11 de julho2017
Sequência Didática
Eixos de Trabalho:
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Literária, Comunicação e Expressão em Artes, Linguagem Musical, Linguagem, Linguagem Matemática, Ludicidade, brincadeiras e jogos, Natureza e Sociedade e Educação.

Competências:
 *Conhecer e interpretaras sinalizações básicas, a infra-estrutura e a organização do sistema de trãnsito, tornando essas informações funcionais e significativas na conquista; de maior segurança no seu dia a dia;
*Conscientizar os alunos sobre a importância da Família e meios de transportes;
* Conhecer o número 9 e a Letra M;
* Valorizar o dia do Estudante.

 Habilidades:
*Diferenciar diversos meios de transportes;
*Compreender a evolução dos meios de transportes;
*Identificar a origem dos meios de transportes;
*Conhecer meios de tranporte aéreo, terrestre e aquáticoe saber diferencia-los;
*Identificar as cores do semáfaro e o significado de cada uma;
*Ampliar conhecimento de letras e números;
*Identificar o dia do Estudante;
* Identificar membros da Família.
Conteúdo(s) 
-Meios de transporte /Dia do Estudante e Família
  
Desenvolvimento

 01/08– 1º momento /Atividades de rotina
Hoje vamos falar sobre os Meios de Transporte.
Seja na cidade ou no campo, na praia ou na fazenda, para passear, trabalhar, ir à escola ou ao supermercado, é praticamente impossível imaginar nossa vida sem algum meio de transporte.
Além de ser fundamental para transportar pessoas, os diversos meios de transporte são importantíssimos para levar de um lugar para os outros diversos tipos de carga como alimentos, matéria prima para produção de vários produtos, medicamentos etc.
Os meios de transporte são classificados da seguinte forma: terrestres, aquáticos e aéreos.
Agora vamos conhecer mais sobre cada um desses meios de transporte:
Terrestres:
BicicletaCaminhãoCarroMetrôÔnibusTrem
Aquáticos:
Navio
Aéreos:
Avião
 - Recorte colagem/mural (Meios de Transporte).
02/082º momento /Atividades de rotina
Cantar a música “Eu vou andar de trem e você vai também...” para dar continuidade ao abordado.
-Pinte de rosa o primeiro vagão e o ultimo de cinza.
03/08-3º momento /Atividades de rotina
-- Pinte o meio de transporte que você usa para ir para escola.
04/08-4º momento /Atividades de rotina
-Ligar o numeral a quantidade.
07/08-5º momento /Atividades de rotina
 Vamos treinar a letra M e desenho livre (meio de transporte-aéreo)
08/08-6º momento /Atividades de rotina
-Massinha de modelar (Aquático) e música
09/08-7º momento /Atividades de rotina
Pintura (Cartão do Estudante) Feliz dia do Estudante e ensaio Família.
  10/08-8º momento /Atividades de rotina
 -Confecção de viseira (Dia do Estudante) e brincadeiras dirigidas.
11/08-9º momento /Atividades de rotina
-Homenagem a Família (Café da manhã e apresentação e dinâmicana sala).
    
Atividades:

01/08-Recorte colagem (meios de transporte);
02/08-.Pinte o primeiro vagão de rosa e o ultimo de cinza(Terrestre);
03/08- Pinte o meio de transporte que você usa para ir para escola;
04/08-Ligar o numeral a quantidade;
(07/08-Vamos treinar a letra M e desenho livre (meio de transporte-Aéreo);
08/08-Massinha de modelar (Aquático);
09/08-Pintura (Cartão do Estudante) Feliz dia do Estudante/ brincadeiras dirigidas;
10/08-Confecção de viseira (Dia do Estudante) e homenagem para os mesmo (sala de aula) Brincadeiras dirigidas;
11/08- Homenagem a Família (Café da manhã e apresentação e dinâmica na sala);

Recursos/ material de apoio de 01 a 11 de agosto.

  Papéis diversos, Internet/computador, Folhas xerocadas, Lápis, coloridos e giz de cera, Hidrocor, Máquina fotográfica, pincéis, Painéis, Vídeo, Jornal, Livros de literatura infantil, Cola, Tesoura, revistas, Pen drive...

Avaliação:
 Será através do envolvimento, participação e criatividade das crianças no decorrer das atividades propostas




Nenhum comentário:

Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE