segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Regrinhas e Combinados –

Os Combinados da Turma
Fazer combinados não significa apenas captar a opinião dos alunos e construir um cartaz bonito com as responsabilidades do grupo. Significa também uma mudança de postura por parte do educador. O professor precisa abandonar os velhos métodos autoritários e se propor a construir uma relação afetiva com sua turma. Precisa estar disposto a ouvir, a respeitar cada criança, a conquistar a confiança da turma. Precisa estabelecer limites justos, que ajudem a criança a se desenvolver moralmente, em vez de causar apenas humilhação e revolta. Agindo assim, normalmente o professor leva mais tempo para conquistar o respeito da turma, porém, quando essa conquista ocorre ela é permanente, pois o professor atinge uma autoridade que não se baseia apenas no medo, mas numa verdadeira relação de confiança e admiração pelo mestre. Quando educamos as crianças para se comportar bem em função do medo de receber punição, corremos o risco de formar pessoas capazes de obedecer quando são vigiadas, mas que agem de forma anti-ética quando “ninguém está olhando”. Os combinados ajudam a criar uma cidadania autêntica e não apenas um jogo de hipocrisia social onde o que vale é a aparência de bondade.
A sala de aula é um reflexo da bagagem que o aluno traz de casa. Se uns não dão trabalho, sabem se comportar e ter disciplina, outros acreditam que estão na própria sala de estar, onde fazem o que querem. Por isso, é importante estabelecer regras desde o primeiro dia, para evitar a indisciplina.
O ambiente de uma sala de aula de Educação Infantil deve ser agradável e prazeroso, de maneira que promova relações estimuladoras de desenvolvimento da criança com o professor, com os estudos, com outras crianças e com as regras.
A maneira de conduzir a relação entre os alunos, interagir com eles e propor as atividades interfere na aprendizagem.






Dinâmica Bem Vindo para volta às aulas


*Fazer a apresentação das pessoas e promover a integração do grupo.
*Entregar a cada aluno um círculo de papel com seu nome (crachá).
*Passar um saco com pares de balas doces para que cada pessoa retire uma.
*Pedir que cada um procure seu par (de bala igual) e sente-se ao seu lado.

Trabalho em duplas: conversar com o par sobre a origem/escolha do seu nome, idade, signo, música e filme de que gosta, desejos etc, por 5 minutos.

Trabalho em grupo: pedir que formem um círculo e que cada um apresente o seu par dizendo que descobriu sobre a outra pessoa. A medida que se apresentam, colocam um no outro o crachá com o nome, desejando boas-vindas.
Pedir para estarem atentos às apresentações, pois todos merecem ser bem recebidos.

Ao final, compartilhar: O que gostaríamos de encontrar neste grupo?
Encerrar com um aperto de mão e uma salva de palmas a todos.






quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Ensinar com amor e não por amor exige comprometimento e muita dedicação...

                                      
Não basta carregar consigo uma enorme bagagem intelectual, formada por conhecimento em diversas áreas do conhecimento, é preciso, além disso tudo, ter amor, comprometimento, dedicação e motivação para ajudar aqueles que estão à sua volta nas suas respectivas formações. Esta é a missão de um professor, que se compromete a ensinar crianças a adultos a ter uma visão de mundo, a conhecer o universo à sua volta e a se preparar tanto profissionalmente quanto pessoalmente em suas respectivas áreas e para os seus mais variados desafios. Aqueles que seguem esse caminho precisam ter o dom e o prazer em ajudar na formação dos milhares de educandos que chegam aos espaços educativos.
                                 
 "Eu escolhi ser professora porque o magistério é uma das profissões mais gratificantes que existem. É árdua, sem dúvida, mas indescritivelmente prazerosa. Conhecer nossos alunos, transmitir e receber conhecimentos, criar laços e ver o desenvolvimento de cada um é maravilhoso. Foram esses e muitos outros motivos que me influenciaram a atuar na área da Educação".
                             
Sou apaixonada pelo Ensino Infantil e  a cada dia que passa me sinto realizada com cada desafio. "Desde criança, eu adorava brincar de escolinha e sempre queria ser a professora. Minha educadora da pré-escola foi a minha inspiração, eu admirava o seu modo de ensinar e tratar os pequenos, sempre muito amorosa, caprichosa e comprometida.


 Aos 8 anos, eu ensinei os meus dois irmãos mais novos a ler e escrever. Meu avô sempre dizia: 'Essa vai ser  professora'. Hoje, eu me sinto realizada em sala de aula, adoro lidar com as crianças. Todos os dias uma novidade, um sorriso, um olhar, uma reação, uma alegria. Enfim, adoro o ambiente escolar, é um dos lugares onde eu me sinto feliz".
                                   
 "Sempre achei que tinha que haver alguém que fizesse a diferença na vida das crianças especiais. E, quando comecei a lecionar, ingressei numa sala que contava com dois alunos que precisavam de ajuda, pois eram especiais. Logo, fui procurar o que fazer para ajudá-los. Comecei a buscar conhecimento diferenciado, mas havia algo diferente na vida delas e na minha também. Comecei, então, a trabalhar a parte afetiva desses alunos e fui percebendo que oralmente consegui despertar o interesse delas em tudo o que lhes proporcionava, distribuindo, em conjunto, carinho e amor. Comecei fazer a diferença na vida deles, pois eu não me atentava apenas às atividades, mas, sim, em compartilhar o afeto", descreve.

Essa paixão a levou a especializações nessa área e a se dedicar ao ensino de crianças especiais.

 "Amo o que faço com eles, pois, na verdade, somos todos iguais".





terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Estava dando boas-vindas à 2017 quando de repente pisquei e... era dezembro!



Que ano trabalhoso foi esse... Vocês puderam ver que não me fiz tão presente quanto em anos anteriores devido aos trabalhos paralelos ao blog, mas cada post de projetos realizados em sala de aula ou divulgação dos meus parceiros foi feito com muito carinho e amor, dentro das minhas possibilidades (e agenda).
Em 2017 o blog completou 10 anos e ganhou destaque na mídia , mas meu maior presente foi a possibilidade de ser conhecida entre as blogueiras (dia desses virei a "professora do blog" e nem estava divulgando o mesmo, mas achei o máximo a definição).
Pelo que já passou, fica o meu agradecimento aos erros e acertos, mas o foco está no que ainda virá. Novo ano, novos projetos, mas a mesma dedicação à este espaço que compartilho com vocês desde 2007. 
Obrigada de coração aos leitores, seguidores, apoiadores e críticos. 
Embora eu me divirta muito sendo a "A Professora que Ensina com Amor e não Por Amor ou a Professora do Blog", o que eu escrevo e compartilho tem o único e especial objetivo de interagir com os leitores, seguidores, Pais, Educadores, Pedagogos... Estarei postando artigos e atividades referentes a Educação Infantil. Alguns dos materiais encontrado aqui, tais como artigos e imagens, são de minha autoria, mas 50% foram coletados da Internet. Não tenho a intenção de violar os direitos autorias, se você tiver direito sobre alguma imagem ou texto, peço que entre em contato, assim se preferir eu posso retirar do blog ou colocar os devidos créditos.
Que em 2018 a gente continue nessa relação de amizade que eu tanto gosto!
Falando nisso, vou aproveitar as férias fazer algumas postagens de como Ensinar com amor e Não Por Amor... Se alguém quiser fazer algumas postagens também é só me enviar o texto com seu nome e foto, ok? .
Feliz Natal e Feliz Ano Novo, meus amores!




segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

UMA ÁRVORE DE NATAL ESPECIAL


Queremos neste Natal, poder armar uma árvore dentro de nossos corações e nela colocarmos, no lugar de presentes, fotos de pessoas da nossa Família. 

Os que vivem longe e os que vivem perto;
os antigos e os mais recentes;
os que vemos todos os dias e os que raramente vemos;
os que sempre recordamos e os que às vezes esquecemos;
os das horas difíceis e os das horas alegres;
os que sem querer ferimos e os que sem querer nos feriram;
aqueles que conhecemos profundamente e aqueles que conhecemos superficialmente;
os que nos recordaram e os que recordamos, nossas Famílias humildes e nossas Famílias importantes, aqueles que nos ensinaram e os que deixaram-se ensinar por nós, uma árvore de raízes muito profundas para que os seus nomes nunca sejam arrancados de nossos corações.

Uma árvore de folhas muito largas para que os membros das famílias   de todas as partes, 
venham  se juntar aos existentes. Uma árvore de sombra muito agradável para que nossa amizade seja um momento de repouso na luta pela vida.

Que o espírito de Natal faça de cada lágrima um sorriso, da amargura a sabedoria e de cada coração uma casa aberta para receber a todos. 

Autora:Christina Tourinho 
Adaptado: por Cida Marques




CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL- JARDIM DE INFÂNCIA, ES.


                                

Com a chegada do fim do ano, muitas  escolas organizam eventos de encerramento do ano letivo e de comemoração ao Natal. Na quinta-feira passada , dia 07 de dezembro foi a vez da Turma do Jardim I A, matutino e vespertino do Centro de Educação Infantil Jardim de Infância "Corina Bicalho Guimarães" de Mimoso do Sul-ES” Realizar uma linda festa de encerramento do ano letivo com festa de Natal para os alunos. As crianças apresentaram uma dança  com a música-Vem que esta chegando o Natal  e se divertiram muito com os bombons e pirulitos que  Papai Noel distribuiu ! (Família x Escola).



                  
                   
                     Apresentação da Música "Vem que esta chegando o Natal"





                Papai Noel alegrando a criançada com bombons ,balas, pirulitos...





                                                            Brincadeiras Natalinas...

                                    
     




Brinquedos...
                                               
                                        Bolo, pipoca, refrigerante,picolé,doces...

                                             Até presentes para professora.




sábado, 2 de dezembro de 2017

ENSINANDO COM AMOR E , NÃO POR AMOR!: Ficha descritiva/Relatório Individual-Terceiro Tri...

ENSINANDO COM AMOR E , NÃO POR AMOR!: Ficha descritiva/Relatório Individual-Terceiro Tri...: REGISTRO DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO (A) ALUNO (A)                                               CRECHE/PRÉ- ESCOLAR           EIXOS...



Postagem em destaque

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

 EM MIMOSO DO SUL, ES. CEIM JARDIM DE INFÂNCIA “CORINA BICALHO GUIMARÃES” ABRAÇA A DEFESA DAS CRIANÇAS, COM O PROJETO “ESCOLA QUE PROTEGE” N...

OLINE